Projeto Filipe

Reflexão Bíblica Semanal Para os Grupos Familiares

Estudos Mais Recentes no Projeto Filipe

Sabemos que o discípulo de Cristo é o Sal da terra e a Luz do mundo. Mas, será que salinizar moralmente os habitantes da terra e iluminar o mundo com a verdade do Evangelho, implica em se envolver em questões distintas do nosso chamado? Em apresentar soluções para todos os dilemas e questões humanas? Em abraçar, por exemplo, a militância...

E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus. 2 Coríntios 8:5.

Hoje existe uma indiferença generalizada e mesmo uma hostilidade franca em relação à lógica e ao seu uso no cotidiano. O que é mais preocupante é que esse comportamento também está presente na igreja de Cristo. A impressão que temos é que houve o divórcio da fé com a razão.

Davi estava sendo muito perseguido por Saul e, por conta disso, decidiu ir para as terras dominadas pelos filisteus para ter mais proteção. Em Gate foi recebido pelo rei Aquis, juntamente os 600 guerreiros fieis a Davi.

Em Lucas 9:23 e Mateus 16:24 , Jesus disse aos seus discípulos que: "Se alguém quisesse segui-lo, deveria negar a si mesmo, tomar sua cruz diariamente e segui-lo".

Estudo da Semana

Coisas Fora do Meu Chamado Vocacional

MENSAGEM EM ÁUDIO


..."o conhecimento superficial  em relação a Deus cria no interior do homem conceitos errados e, consequentemente,  uma teologia errada, comportamentos errados e uma fé com pontos de incredulidade". Denis Frota


Coisas Fora do Meu Chamado Vocacional

Lucas 12:13-34

Uma breve reflexão sobre algumas questões fora do chamado vocacional do cristão. Situações que o cristão não deve se envolver: 1) questões alheias, 2) as questões de outra alçada, 3) as embaraçosas e as 4)fúteis.

 Comente sobre isso!
  • Você já percebeu como é fácil gastar o nosso tempo em coisas que não estão relacionadas com o nosso chamado?
  • Você já recebeu alguma proposta para trabalhar ou fazer parte de um projeto secular ou de uma militância ideológica? Conte a sua experiência.
  • Que exemplos práticos, existentes em sua congregação, você citaria como ilustrações  dos quatro pontos dessa reflexão?
  • Se o tempo se abrevia qual a prioridade para a cristão: cumprir a grande comissão dada por Jesus Cristo ou perder tempo com causas banais e improdutivas?

 Coisas Fora do Meu Chamado Vocacional

Sabemos que o discípulo de Cristo é o Sal da terra e a Luz do mundo. Mas, será que salinizar moralmente os habitantes da terra e iluminar o mundo com a verdade do Evangelho, implica em se envolver em questões distintas do nosso chamado? Em apresentar soluções para todos os dilemas e questões humanas? Em abraçar, por exemplo, a militância de ideologias ecológicas, climáticas e outros assuntos de ordem planetária?

Não! Nós cristãos, recebemos uma grande comissão de Jesus Cristo: Pregar o Evangelho a toda criatura. É preciso ter discernimento e sabedoria para não abraçar a militância de uma causa fora de nosso chamado vocacional.

Acontece que, às vezes, o inimigo tenta nos afastar da missão e nem sempre é o pecado convencional que nos bloqueia temporariamente ou impede definitivamente a concretização de nosso chamado, mas o nosso envolvimento em outras questões, aparentemente boas e que necessitam muito de nossa participação. Cuidado, o inimigo não é um aprendiz, mas um estrategista milenar.

Podemos aprender muito com Jesus Cristo sobre este assunto, no sentido de não nos envolvermos em questões fora do nosso chamado ministerial. Analisemos alguns exemplos reais de situações que o crente não deve se envolver.

1-Jesus e uma Disputa de Herança - Lucas 12:13-34

"Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança" (Lucas 12:13). Um certo homem fez este pedido incomum quando Jesus estava ensinando uma multidão. Ninguém sabe quem ele era, mas evidentemente ele pensava que seu irmão estava enganando-o na partilha da propriedade da família e queria que Jesus intermediasse para resolver o assunto. Jesus recusou-se. fazendo uma pergunta: "Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós?" (Lucas 12:14). Ele estava simplesmente dizendo que não era seu propósito acertar estas questões particulares. Muitos não tinham entendido a real missão de Jesus nesta terra.

O Senhor poderia ter parado aí, mas acrescentou uma advertência:

"Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui" (Lucas 12:15). Que declaração forte!

"Tende cuidado" ‒ "guardai-vos". E qual era o perigo? Avareza. (Marcos 7:22; Romanos 1:29; I Coríntios 5:10-11; 6:9-11; Efésios 5:3, 5; Colossenses 3:5; I Timóteo 6:10; II Pedro 2:14). A avareza é um desejo desordenado por dinheiro, bens, coisas. Vemos e queremos. As coisas materiais tornam-se mais importantes do que o SENHOR, motivo pelo qual a avareza é chamada idolatria (Efésios 5:5; Colossenses 3:5).

A raiz do problema: a avareza ‒ queremos o que queremos, e faremos coisas erradas para conseguir.

O que a Bíblia diz sobre o assunto?

"Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as cousas que tendes" (Hebreus 13:5).

"Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda" (Eclesiastes 5:10).

O que aprendemos aqui?

Não devo me envolver em questões alheias. Cada um deve resolver as suas questões pessoais e familiares.

O que, passando, se põe em questão alheia, é como aquele que pega um cão pelas orelhas. - Provérbios 26:17.

Não devo abraçar uma causa fora do chamado de Deus para a minha vida. Há coisas que estão fora de nossa missão e prestação de contas com Deus.

Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra - 2 Timóteo 2:4.

2-O pedido da mãe de Tiago - Mateus 20:20-28

Inicialmente, Tiago e João aproximam-se de Jesus juntamente com a mãe deles. A mulher de Zebedeu, com os dois filhos, apresenta um pedido ambicioso: que sejam concedidos a eles os lugares de destaque, à direita e à esquerda de Jesus, no seu reino. Esse pedido revela uma visão distorcida do que significa ser discípulo de Cristo, pois reflete um desejo por posição e prestígio, em vez de um compromisso com o serviço e a humildade.

A reação dos outros discípulos diante desse pedido também é reveladora. Os demais apóstolos ficam indignados com Tiago e João, talvez por perceberem que esse pedido ameaça sua própria posição dentro do grupo. Isso evidencia a tendência humana para a competição e a busca por reconhecimento, mesmo entre os seguidores de Jesus.

A resposta de Jesus a essa situação é fundamental para compreendermos os princípios do seu Reino.

Há coisas que dependem única e exclusivamente da vontade do Pai Celeste e ninguém pode mudar essa situação. De modo semelhante há coisas que estão acima de nossa alçada ou competência e não cabe a nós o poder da decisão final.

Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Mateus 24:36.

No entanto, se o que desejamos é lícito, devemos alcançar ou conquistar os nossos objetivos da forma correta, do modo ensinado nas Sagradas Escrituras.

Jesus aproveita a oportunidade para ensinar sobre a natureza da liderança no Reino de Deus. Jesus destaca que a verdadeira grandeza não está em dominar pessoas, mas em servi-las. Jesus fala da liderança servidora e não da liderança dominadora. Ele apresenta a si mesmo como o exemplo máximo desse princípio, afirmando que veio para servir e dar a sua vida como resgate por muitos.

O que aprendemos aqui?

Há coisas que não devo me envolver porque são questões de outra instância/competência/alçada/ e, neste caso, não compete a minha pessoa decidir sobre o assunto.

Assim como o chamado, a missão e a autoridade são dádivas do Pai Celeste delegadas ao crente na presente era, a recompensa futura é uma atribuição divina. O galardoamento do salvo não depende de nossas preces ou súplicas, mas da reta justiça de Deus na consumação dos séculos.

No entanto, se no tempo presente desejo ser grande diante de Deus, tenho que ser pequeno diante dos homens; se desejo liderar, devo primeiro servir os outros e Aquele que sonda mentes e corações saberá, no tempo certo, a medida exata de Sua graça e unção que será derramada sobre a minha vida.

3-A Mulher Samaritana - Jo 4:16-19

16. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá.

17. Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;

18. porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade.

19. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.

A mulher samaritana teve cinco maridos. Se os "maridos" estavam todos mortos ou não, a consciência da mulher agora despertada lhe diria. Mas, o sexto homem com quem a mulher vivia também não era o seu marido. Que situação embaraçosa. O que fazer?

O que aprendemos aqui?

Há situações tão embaraçosas que é praticamente impossível uma solução sem prejuízos maiores.

Em situações assim, é preferível deixar como está. A melhor decisão é não mexer porque a mudança, em vez de solucionar ou ajudar na solução, pode agravar ainda mais o problema.

O que fazer? Deixe a pessoa como está e diga-lhe que seja obediente a Deus daquele momento em diante.

4-Contendas e Questões Insensatas

Paulo disse a Timóteo e a Tito:

... Rejeita as questões insensatas e improdutivas, sabendo que geram apenas discussões. Ao servo do Senhor não convém discutir, mas sim, ser amável para com todos, capacitado para ensinar, paciente. - 2 Timóteo 2:23-24.

Evita, no entanto, todo tipo de questões tolas, genealogias, discórdias e discussões inúteis a respeito da Lei, porquanto essas contendas são vazias e sem valor. Quanto àquele que provoca divisões, adverte-o uma primeira e, ainda, uma segunda vez. Depois disso, rejeita-o. …Tito 3:9-10.

O que aprendemos aqui?

O crente deve evitar questões insensatas e improdutivas, discussões inúteis e pessoas facciosas, com alto índice de toxidade relacional.

Conclusão

O tempo se abrevia, não perca tempo com distrações. Não perca tempo com uma missão fora do seu chamado.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Co 6:12.

Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Mateus 10:16.

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14.

Disputa de Herança

  • Não devo me envolver em questões alheias e nem abraçar uma bandeira fora do meu chamado; preciso ter contentamento e não me envolver com a avareza.

Pedido de Posição Celestial

  • Não devo usurpar uma posição e nem decidir por quem de direito; preciso desenvolver uma liderança servidora se desejo ser grande.
  • Nunca ultrapasse a sua jurisdição/alçada/autoridade ministerial. Redirecione as pessoas para os líderes certos.

Questões Embaraçosas/ Insolúveis

  • Não devo tentar resolver questões complicadas e insolúveis, mas direcionar o futuro das pessoas em obediência a Deus.

Questões Insensatas e contendas

  • Não devo entrar em questões tolas e discussões inúteis com pessoas facciosas.
  • Busque sabedoria para saber quando, o quê e a quem falar.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!


Reflexões e Recursos Adicionais

Baixar Reflexão em PDF


O ABC do Projeto Filipe  - Informativo com Perguntas e Respostas

Apostila do Projeto Filipe

Apostila do Projeto Filipe - Grupos Familiares da Comunidade de Nova Vida

Outros Recursos Didáticos Para o Projeto Filipe


Discipulado - Informativo

Clique abaixo e faça o download do Informativo do Discipulado no Projeto Filipe.

OIKOS

Rede Social Oikos