Projeto Filipe

Reflexão Bíblica Semanal Para os Grupos Familiares

Estudos Mais Recentes no Projeto Filipe

Davi estava sendo muito perseguido por Saul e, por conta disso, decidiu ir para as terras dominadas pelos filisteus para ter mais proteção. Em Gate foi recebido pelo rei Aquis, juntamente os 600 guerreiros fieis a Davi.

Em Lucas 9:23 e Mateus 16:24 , Jesus disse aos seus discípulos que: "Se alguém quisesse segui-lo, deveria negar a si mesmo, tomar sua cruz diariamente e segui-lo".

Nos dias do profeta Jeremias, Deus apresentou uma acusação contra os mestres religiosos de Israel. A acusação apresenta três desdobramentos:

Na casa de Naamã, general do exército da Síria, havia uma menina israelita que servia como escrava. Mesmo trabalhando como escrava em terra estranha, a fé dessa menina permanecia inabalável.

Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os conduziu à parte, sozinhos, a um alto monte. E Jesus foi transfigurado diante deles. Marcos 9:2.

Estudo da Semana

GERENCIANDO CONFLITOS

MENSAGEM EM ÁUDIO


..."o conhecimento superficial  em relação a Deus cria no interior do homem uma teologia errada e, consequentemente,  conceitos errados, comportamentos errados e uma fé com pontos de incredulidade". Denis Frota


Gerenciando Conflitos

1 Samuel 30:1-6

Uma breve reflexão sobre o comportamento do cristão diante de crises inesperadas.

 Comente sobre isso!
  • Você já teve a experiência de uma crise imprevista?
  • Você sabe gerenciar conflitos segundo as Escrituras?

 Gerenciando Conflitos

Introdução

Davi estava sendo muito perseguido por Saul e, por conta disso, decidiu ir para as terras dominadas pelos filisteus para ter mais proteção. Em Gate foi recebido pelo rei Aquis, juntamente os 600 guerreiros fieis a Davi.

Davi pediu ao rei Aquis uma cidade para morar e devido a sua lealdade ao rei, este cedeu a cidade de Ziclague ao Sul de Judá para Davi e seus guerreiros. Ali eles se estabeleceram com suas mulheres.

Certo dia quando Davi e seus guerreiros saíram até Gate, os amaliquitas vieram de surpresa, destruíram a cidade e levaram cativas as mulheres e crianças.

Quando Davi retorna à cidade, Ziclague estava reduzida a escombros e cinzas...

Diz a Palavra do Senhor: "Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e Ziclague, e haviam incendiado a cidade. 2 Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho. 3 Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros. 4 Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças. 5 As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã de Jezreel, e Abigail de Carmelo, a que fora mulher de Nabal. 6 Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus".

Imagine a Cena Desoladora

Davi estava vivendo um período de perseguição e de batalhas. Isso também acontece conosco. Neste mundo caído quase não temos descanso- é uma luta atrás da outra. Quantos aqui estão numa batalha? Nós, filhos de Deus, entre outras pelejas, lutamos para nos manter em santidade, manter a fé, o ministério, a vida.

Davi volta das terras dos filisteus com os seus soldados. Apesar do cansaço, o retorno de uma viagem costumava ser muito festivo.

Mas naquele dia foi diferente. Os guerreiros chegaram e encontraram a cidade Ziclague destruída pelos amalequitas. Os que tinham mulheres, filhos e filhas, viram que todos haviam sido levados como prisioneiros.

Coisas semelhantes acontecem conosco. Às vezes, tudo está indo bem, o nosso time está ganhando, mas de repente surge uma situação difícil e muda o jogo.

Davi e seu exército, não esperavam encontrar as coisas daquele jeito. Mas, aconteceu.

Muitas vezes, nós fazemos um projeto, estabelecemos alvos, começamos bem, estamos ganhando, avançando, mas, de um momento para outro as coisas mudam e mudam para pior.

Não temos o poder de evitar essas mudanças, elas simplesmente acontecem fora do âmbito de nossas decisões. Por quê?

  • A Bíblia diz que estamos em um planeta sob maldição.
  • A Bíblia diz também que travamos lutas espirituais e que existe o dia mau.

Então, por mais que estejamos alertas e façamos as coisas certas, o inesperado acontece.

Aquilo que nunca imaginamos pode surgir com força total. E nessa hora não adianta querer avançar ou seguir para o ataque; é preciso sabedoria e discernimento porque chegou o momento estratégico do Gerenciamento de Conflitos, com o escudo da fé. Só temos a defesa da fé.

Desolação

Não havia mais cidade, não havia mais casas e nem famílias ali... só escombros e cinzas.

A angústia foi tão grande, o choro foi tão intenso, que aqueles homens de guerra perderam as forças.

Percebam o Panorama da situação: caos, destruição, desolação, angústia, pressão emocional, confusão mental...

Que conclusão podemos esperar? Que esperança? Que decisão tomar?

Os guerreiros estavam tão tristes que esqueceram as vitórias anteriores.

Esse momento emocional é um barril de pólvora para decisões precipitadas porque estamos fragilizados, confusos e podemos cometer erros com facilidade e arruinar ainda mais a situação.

O que fazer?

É nessa hora você precisa aprender a Gerenciar Conflitos com Davi.

O que fazer quando somos surpreendidos por uma tragédia?

Davi não tenta animar o grupo e nem acusar ninguém. Ele chora. Há tempo para tudo.

Romanos 12.15 - "Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram".

É muito fácil rir com o outro. Não é tão fácil chorar com o outro e pelo outro.

  • E digo a você, irmã que é esposa: pare de ser acusadora e comece a chorar junto com o seu marido.
  • E digo a você, irmão que é marido: pare de ser crítico e comece a chorar junto com sua mulher!
  • E digo a você, irmão que é jovem, forte e corajoso: pare de reclamar e comece a chorar junto com seus pais e líderes.

Depois da reação humana correta para o momento. Davi fez o que todos nós precisamos fazer: Ele renovou as suas forças no SENHOR.

Há tempo para tudo. O choro tem a sua hora, mas não pode ser eterno.

Da parte de Davi não houve revolta, murmuração e nem desespero. A Bíblia diz que Davi se renovou no Senhor seu Deus.

O momento era muito delicado: cidade destruída, mulheres e filhos levados cativos...

E para piorar a situação alguns soldados de Davi cogitaram de apedrejar o seu líder. E Davi tinha culpa? Não! Ele também teve os seus queridos levados. Todos estavam na mesma dor.

Satanás sempre tenta criar confusão, culpar alguém pela tragédia. Porque é muito mais fácil culpar alguém do que Gerenciar Conflitos com domínio próprio, sabedoria e fé.

"A culpa é de fulano... por isso que está desse jeito!

Se você procurar alguém para culpar, você achará muitos e você sempre será o primeiro da lista.

Davi fez algo melhor, ele se renovou no Senhor. Não está escrito se houve oração, jejum ou outro tipo de consagração.

"Quem está vivo, passa por provação". Mas, tem uma boa notícia: Se você faz parte do povo de Deus, Ele prometeu estar conosco. Não importa se à frente tem uma cova dos leões, uma fornalha ardente ou um mar agitado, Deus está conosco.

Depois da calma, da reação natural do choro, do domínio próprio, é hora de procurar o que renova as forças para seguir no propósito divino.

Davi, diante dessa tragédia, tinha tudo pra desanimar. Havia muita coisa pra causar abatimento, desistência e desespero. É isso que o diabo quer: tirar a sua força pra você não avançar em direção ao propósito de Deus.

Davi gerencia corretamente o conflito: Ele pára, chora, não culpa ninguém, mas procura se renovar no Senhor. Uma renovação profunda, total.

A história não terminou ali. Davi foi renovado e avançou para o propósito de Deus!

No mundo temos aflições, mas precisamos ter bom ânimo no Senhor Jesus. Ele venceu o mundo. Podemos vencer em Cristo, fortalecidos Nele.

Conclusão:

Não desanime se o inesperado acontecer ou se você está passando por uma grande dificuldade. Gerencie o conflito com calma, fé e renovação espiritual para continuar avançando no propósito de Deus.

No final de tudo que aconteceu em Ziclague, podemos ler no verso 19: "Davi recuperou tudo". Tudo que os amalequitas haviam levado, Davi recuperou e ainda ficou com os despojos do inimigo, porque a renovação em Deus nos fortalece.

Após a vitória sobre os amalequitas, Davi e seus seguidores retornaram a Ziclague. A cidade foi reconstruída e Davi estabeleceu-se novamente como seu líder. Ziclague tornou-se um símbolo de superação e restauração para Davi, e sua experiência na cidade fortaleceu sua fé e confiança em Deus.

Uma frase de CS Lewis diz assim: Dificuldades, imprevistos e problemas preparam pessoas comuns para propósitos extraordinários.

As crises quando sabiamente vividas/gerenciadas nos aproximam de Deus e nos fazem mais fortes. Parece paradoxal, mas é assim que funciona no Reino de Deus.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!.


Reflexões e Recursos Adicionais

Baixar Reflexão em PDF


Apostila do Projeto Filipe - Grupos Familiares da Comunidade de Nova Vida

Outros Recursos Didáticos Para o Projeto Filipe

Clique no Botão abaixo: Tipos de Memória


OIKOS

Rede Social Oikos