Vivendo Com Propósito Eterno

11/05/2025

Introdução

A vida é uma grande jornada. Todos nós estamos inevitavelmente operando em direções diversas, mas com o mesmo destino temporal: o fim de nossas vidas. Se você está ouvindo esta pregação a sua corrida já começou e faz algum tempo. As duas perguntas iniciais são: Para onde você está indo e por quê?

O que nos impulsiona a seguir no caminho desconhecido e da incerteza?

A vida tem um combustível motivacional. Todos nós seguimos a jornada, movidos por algo – diversão, fama, sucesso, dinheiro, prazer, conquista, estabilidade, segurança, realização, felicidade, etc.etc.. Mas Deus quer que sejamos pessoas movidas por Seu plano, Seu propósito para nossas vidas.

Antes mesmo de Deus planejar o mundo, Ele planejou a sua missão debaixo do Sol (2 Tm. 1:9). O Criador planejou seu propósito antes mesmo de você nascer. Quando você cumpre esse propósito de vida, isso traz honra a Deus, benefícios ao próximo e satisfação a si mesmo.

Jesus Cristo era uma pessoa movida pelos propósitos do Pai Celeste. Ele disse em João 17:4: "Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer." Se você é um crente, você deve viver de modo a trazer glória a Deus. Como você faz isso? Você faz isso completando a obra que Deus lhe deu para fazer. [Outros versículos sobre o propósito: Ef. 1:5-11; 3:11. Rm. 8:28. 2 Tm. 1:9. Pv. 29:18].

I- Os Três Níveis da Trajetória da Vida

O ser humano segue a jornada da vida em um dos três níveis básicos:

1- Sobrevivência. Aqui há um desdobramento triplo: ¹ O Peso Morto – Aquela pessoa que não tem nenhuma utilidade na sociedade e que continua sendo um incômodo. São parasitas, vivem sem trabalhar, às custas dos outros, andam na "reserva" ou em "ponto morto. ² O Escravo da Carne – Aquela pessoa que vive em busca de prazer, aventura e diversão. Não aproveita as oportunidade e nada faz pelo próximo. Segue a vida sem grandes objetivos e tudo que ganha é desperdiçado nos prazeres pessoais. O terceiro tipo é ³ O Escravo do Sistema – Aquela pessoa que só vive para servir ao Sistema Operante. Não têm ideais e nem tempo para nada. Não vivem de verdade, apenas existem para trabalhar. A cada dia batem o ponto e seguem a vida sem grandes objetivos ou grande motivação.

2- Sucesso. Grande parte das pessoas está no segundo nível, um pouco mais alto, chamado de nível do sucesso. O foco está em crescer, prosperar, ter sucesso ou estabelecer um estilo de vida confortável. No entanto, esse nível também escraviza e, além disso, ilude as pessoas nas trilhas da ilusão, afastando-as do propósito divino.

3- Significado. Significado é quando você sabe por que está aqui na Terra, vivendo nesta geração, neste tempo. Você tem um propósito, uma missão a ser cumprida no tempo que Deus lhe deu. Você sabe que sua missão importa, que ela é uma peça significativa no "quebra-cabeça" da vida. Você sabe que há um significado por trás do que está acontecendo na sua vida. Ao cumprir o propósito de Deus para sua vida, você se sente realizado e ajuda outras pessoas no cumprimento de sua missão.

Precisamos passar do nível 1 e 2 para o nível 3: Da Significância /Relevância/Importância.

II- Como Viver uma Vida Orientada por Propósitos Eternos

  • Decida o que é mais Importante (Valores).

1-O propósito flui dos valores. Toda vez que tomamos uma decisão na vida, estamos filtrando essa decisão através de nossa "grade de valores", estejamos conscientes disso ou não. Os valores afetam tudo o que fazemos. Todos nós temos valores, mas muitas vezes não os esclarecemos ou examinamos. Ilustração: Se o seu cachorro e uma pessoa desconhecida estivessem morrendo afogadas em um lago, quem você tentaria salvar primeiro?

De onde você tira seus valores? Nós os pegamos de nossos pais, colegas, revistas, livros, filmes que assistimos, das músicas que ouvimos, da sociedade em geral. Hoje, uma das maneiras pelas quais pegamos nossos valores é através da mídia, especialmente da internet e televisão.

Você e eu obtemos nossos valores de um de dois lugares: o Mundo ou a Bíblia. Você obterá seus valores na vida da cultura do mundo ou do Reino de Deus.

1 João 2:15-16. 'Não amem os costumes do mundo, a cobiça pelos prazeres físicos, a ambição de comprar tudo o que lhes agrada e o orgulho que vem da riqueza e da importância — estes não vêm de Deus, mas do mundo.' Parafraseado.

  • Prazer. O prazer é um dos três valores primordiais deste mundo. Se você perguntar à maioria das pessoas: "O que você quer da vida?", elas responderão: "Quero me divertir". "Quero ser feliz, quero me sentir bem". São maneiras diferentes de dizer prazer. Uma das maiores indústrias da atualidade é o entretenimento. Somos uma cultura obcecada pelo prazer.
  • Posses. A ambição de comprar tudo o que lhe agrada. Nossa sociedade é consumida pelo consumo. Roupas, carros, casas, joias. Queremos que todos vejam o que temos. Colecionamos coisas, acumulamos coisas e compramos coisas de que não precisamos, mas continuamos comprando. Baseamos nossa autoestima em nosso patrimônio líquido.
  • Prestígio. Poder, posição ou popularidade.

No nosso mundo, imagem é tudo. Somos muito preocupados com status. Queremos que as pessoas nos admirem. Queremos que as pessoas pensem que somos importantes, bem-sucedidos e que temos valor.

Romanos 12:2 diz: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que vocês possam experimentar e comprovar qual seja a boa, agradável e perfeita a vontade de Deus." Parafraseando: "Não se ajustem à cultura do mundo a ponto de se encaixarem nela sem nem mesmo pensar." Se você aderir ao sistema de valores do mundo, que afirma que o valor supremo da vida é o prazer, a posse e o prestígio, você perderá o propósito de Deus para a sua vida.

O prazer não dura. Hb 11:25 diz: "Os prazeres do pecado duram pouco".

As Posses não duram. 1 Timóteo 6:7 diz: "Nada trouxemos para o mundo e nada podemos levar dele". Quando o milionário morre, quanto ele deixa? Ele deixa tudo! Já viu uma carreta de mercadorias seguindo um sepultamento?

O prestígio também não dura para sempre. Marcos 10:31 diz: "Muitas pessoas que parecem importantes agora serão as menos importantes na eternidade". E continua: "Muitos que parecem menos importantes hoje serão os mais importantes no céu".

Pense nos seus valores e para onde eles o levarão. Pense no futuro! Não espere que uma grande crise ou dor chegue para pensar na sua vida. Pergunte a si mesmo: "O que vai durar?" Pense daqui a 10 ou 20 anos e até mesmo na eternidade.

Salomão tinha tudo e ainda assim se desviou do propósito de Deus em sua vida (veja Eclesiastes). Sua conclusão? "Eu tentei de tudo. Mas é inútil, sem valor. É tudo vaidade." Se você não tem propósito na vida, nada disso importa. A questão principal é: "O mundo e a sua concupiscência (os valores deste mundo) passarão, mas aqueles que fazem a vontade de Deus viverão para sempre" (1 João 3:17).

  • Defina seu propósito

Existem 3 aspectos principais no propósito de Deus para sua vida:

1-Aproxime-se de Deus – desenvolva um relacionamento profundo. Busque saber qual é a vontade de Deus - Efésios 5:17.

Deus diz que Ele me fez para conhecê-Lo e amá-Lo. Veja Lucas 7:34. João 15:13-15. Tiago 2:23.

O amor divino precisa ser correspondido.

Mateus 22:37 "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, alma e mente. Este é o primeiro e maior mandamento." Ele diz que esta é a principal prioridade. Ele diz que, se você não fizer mais nada na vida, precisa aprender a conhecer e amar a Deus.

Deus deseja um relacionamento íntimo com você. Ele quer amar, cuidar, prover e proteger você. Ele quer passar tempo com você. Este é o nosso propósito ou chamado mais elevado e deve ser o fundamento de qualquer outro "ministério".

2-Ajude os Outros

Primeiro você deve ser amigo de Deus. Em seguida, Deus quer que você comece a "fazer" a Sua vontade ajudando os outros. Qual será a contribuição da minha vida para esta geração? Em outras palavras, o que farei com os talentos e potenciais que Deus me deu?

Efésios 2:10 diz: "Somos feitura de Deus, criados em Cristo Jesus para boas obras (não assistir TV), as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." "Boas obras" são coisas feitas com amor para o benefício de outras pessoas. Nosso motivo não é ganhar a salvação ou nos promover, mas beneficiar os outros por causa do amor de Deus em nossos corações.

Você foi colocado nesta terra para dar uma contribuição, não apenas para ocupar espaço. Você foi colocado nesta terra para deixá-la melhor, para fazer algum tipo de contribuição positiva com sua vida.

1 Pedro 4:10: "Deus deu a cada um de vocês habilidades especiais. Usem-nas para se ajudarem mutuamente, repassando aos outros as muitas bênçãos de Deus." Estamos aqui para ajudar uns aos outros.

A vida cristã deve ser de "servidão". Esta é a chave para a verdadeira grandeza. Um servo de Deus sempre se vê como "inferior" aos outros e busca promover e fazer com que outras pessoas cresçam e sejam bem sucedidas (Marcos 9:33-37). Jesus foi um servo. Ele veio como servo para servir e dar a sua vida por nós. Jesus disse aos discípulos que eles também foram chamados para servir."Faça como eu fiz a você" (João 13:15). Sua missão era a de um servo e assim é a nossa (Marcos 10:42-45).

A família de Deus é nossa prioridade. Gálatas 6:10. Portanto, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé ('família da fé'). (NVI)

3- Influencie o Mundo

Marcos 16:15. Ele lhes disse: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criação.

O 'mundo' inclui todos os aspectos e lugares onde as pessoas vivem e interagem.

Jesus viveu 'no mundo'. Ele se movia por diferentes setores da sociedade — líderes religiosos, cobradores de impostos, crianças, necessitados, pecadores, todos os tipos de pessoas de todas as esferas da vida e diferentes setores da sociedade. Ele era um 'amigo dos pecadores' (Mt 11:19). Ele passava tempo com eles. Eles viam sua vida, ouviam suas palavras, sentiam seu coração. Ele se sentia confortável perto deles, mas não abria mão de seu estilo de vida ou de seu caráter. Veja também Lc 5:27-32.

III- Fazendo Acontecer

Três áreas refletem nossos valores:

  • Nossa agenda — onde você gasta seu tempo? Tempo de silêncio diário, trabalho, negócios, passeios, reuniões da igreja? Todos nós temos a mesma quantidade de tempo por semana — 168 horas. Todos nesta sala têm a mesma quantidade de horas — 168 horas por semana. Nessa semana, a diferença entre aqueles que realmente fazem suas vidas valerem a pena e aqueles que não o fazem é a gestão. Todos nós temos a mesma quantidade de tempo, é apenas a maneira como você o usa.
  • Nosso orçamento — onde você gasta seu dinheiro? Manutenção, Compras, Dízimos, doações?
  • Nossos relacionamentos — com quem você anda? Família, igreja, fora da igreja?

Recomendação: Elimine coisas inúteis, que não importam. Pare de fazer o que não é relevante para ter tempo, dinheiro e energia para fazer as coisas que realmente importam.

"Por que gastais dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?" Isaías 55.2.

IV- Os Benefícios de uma Vida com Propósito

  • Reduz a frustração. Um senso de propósito facilita as decisões diárias.
  • Aumenta a motivação. Um senso de propósito lhe dá um motivo para acordar de manhã.
  • Cria concentração. Um senso de propósito permite que você se concentre e evite distrações.
  • Atrai cooperação. Um senso de propósito atrai outras pessoas para sua vida, dispostas a ajudar e se envolver.
  • Prepara-me para a Avaliação. Um senso de propósito prepara você para a eterna "auditoria", quando Deus fará a cada pessoa duas perguntas importantes:

"O que você fez com Meu Filho, Jesus Cristo?"

"O ​​que você fez com todos os talentos que Eu lhe dei? Sua vida, sua oportunidade, seu tempo, sua energia? Você gastou tudo consigo mesmo ou usou tudo para cumprir a missão que Eu preparei para você? O que você fez com o que Eu lhe dei?"

Conclusão:

Corra a sua Corrida - Equilibre sua vida, controle seu ritmo, seja renovado diariamente, mantenha o foco em Deus e cumpra integralmente a sua missão.

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7.