Vivendo a Missão
Ficamos maravilhados quando pensamos na possibilidade de uma revolução da fé nestes últimos dias.
- Imagine cada crente ter um desejo imenso de sair da platéia e entrar em cena para fazer diferença neste momento histórico.
- Imagine cada um de nós envolvido na GRANDE COMISSÃO, formando pequenos grupos potencialmente preparados, transformando vidas e influenciando o momento histórico de nosso mundo, com o Evangelho de Jesus Cristo.
A Seara é grande e os desafios são gigantescos, mas podemos iniciar a nossa missão partindo de um universo menor para um universo maior.
Aprisco, Projeto Filipe, Pequeno Grupo
Um grupo de 5 ou 10 cristãos é um pequeno universo dentro da sociedade. Entretanto, quando devidamente focado no chamado divino este grupo é capaz de gerar mudanças significativas nas pessoas, dentro e fora de sua estrutura. É desse pequeno universo que podemos exportar "Sal e Luz" para o universo maior.
A sociedade está em trevas e apodrecendo...
O segredo de um pequeno grupo ser capaz de cumprir a sua missão não está na quantidade de pessoas, mas na qualidade espiritual dada por Deus a cada membro da equipe.
O pequeno grupo é o local ideal de formação de uma equipe potencialmente capaz de ajudar, de influenciar e de transformar vidas; isso feito pela prática dos 5 propósitos da Igreja: Adoração, Evangelismo, Discipulado, Comunhão e Serviço. Usando as competências pessoais e os dons do Espírito Santo, podemos ter uma equipe potencialmente capaz de transformar vidas e de influenciar um segmento maior de nossa geração com o mais extraordinário projeto de vida: seguir a Cristo.
Nesse pequeno universo de um grupo cristão as pessoas são treinadas e preparadas para exportar "Sal e Luz" para o universo maior: a sociedade.
O resultado é contagiante. As pessoas de fora percebem o dinamismo, a motivação e o amor do grupo; as pessoas apreciam, querem fazer parte... conhecer a razão dessa felicidade.
O que temos que fazer? Planejar, orar e trabalhar.
Por onde começar?
- Ilumine um ponto tenebroso nesta cidade, uma área específica; (2) salinize um segmento da sociedade moralmente apodrecido.
A Luz - está relacionada com o conhecimento, a verdade, a revelação de Deus para as pessoas saírem das trevas da ignorância espiritual;
O Sal - está relacionado com a moral, o bom caráter, a justiça e a santidade para que as pessoas deixem o pecado, sejam tementes a Deus e santas.
A Seara é grande e os desafios são gigantescos...
Se você quer fazer algo grande, vai precisar de uma boa equipe.
"Por trás de um homem capaz há sempre outros homens capazes" - provérbio chinês.
Lembre-se: indivíduos jogam a partida de futebol, mas equipes vencem os campeonatos.
- Encontre as pessoas certas, coloque-as nos lugares certos, pelas razões certas.
- Essa equipe deve ter uma só alma e um só coração e deve estar pronta para iluminar mentes e transformar corações com a Palavra de Deus.
Jesus Cristo levou três anos e meio para formar os pilares da igreja.
- Jesus Cristo não deixou templos nem riquezas para os seus discípulos administrarem, mas deixou um projeto de vida que deveria ser compartilhado através deles e daqueles que o recebessem (Jo 17.20).
- O bom líder cristão deve esforçar-se para fazer algo semelhante.
Jesus Cristo influenciou o mundo sem jamais ser influenciado. Faça o mesmo. Seja capaz de transformar vidas e de influenciar a mentalidade das pessoas com a Palavra de Deus.
Qual deve ser a nossa meta nestes dias?
Iluminação e salinização.
Para exportar "sal e luz" à sociedade é preciso que o "missionário" seja santo e conhecedor da Palavra.
Seja santo e mostre às pessoas o caminho a Deus!
À medida que os pequenos grupos crescerem em número, mais e mais pontos da cidade e da sociedade serão alcançados com "Luz e Sal".
O princípio do cientista político, sociólogo e economista italiano Vilfredo Pareto¹, que diz que 80% das consequências provem de 20% de causas. Se aplicarmos este mesmo princípio na sociedade será correto afirmar que o grupo menor (20%) é o gerador da realidade do grupo maior (80%). ¹(1848-1923).
Se continuarmos crescendo e alcançarmos 20% da sociedade, estaremos devidamente preparados e motivados para uma obra de conquista: ItaJavé! Com certeza, seremos capazes de resgatar milhares de vidas nesta cidade e de influenciar a cultura, a mentalidade, o comportamento e o modo de viver das pessoas nesta terra.
A sociedade está confusa e medrosa, ela precisa de ajuda, de orientação, de libertação e de salvação.
O que fazer? Exportar Sal e Luz!
- O mundo está em trevas espirituais e nós somos a luz do mundo; temos a verdade que permite a direção certa neste mundo tenebroso;
- O mundo está apodrecendo moralmente e nós somos o sal desta terra. Mt 13:13-14.
Lembre-se: A unidade é uma força incrível. Quando existe unidade interna (no grupo) e unidade externa (nas conexões com outros grupos da igreja), temos uma estrutura potencialmente capaz de transformar vidas e de influenciar a sociedade neste momento histórico.
Um grupo de crentes é mais forte
Forme uma equipe ou faça parte de uma.
1. Tome a decisão de formar uma ótima equipe - Ore, seja dirigido pelo Espírito, observe as pessoas, escolha as que mais se identificam com a missão do grupo. Temos pouco tempo. Faça isso o mais breve possível.
2. Reúna o melhor time possível - essa ação eleva o potencial da equipe. Quanto melhores forem as pessoas de sua equipe, maior o seu potencial e maiores as chances de triunfo ministerial.
O que significa pessoas melhores? Melhores no preparo bíblico, melhores no padrão moral, na paixão ministerial e no poder do Espírito Santo.
3. Pague o preço de desenvolver a equipe - isso assegura o crescimento do grupo. Você terá de dedicar tempo, gastar dinheiro e colocar de lado a sua própria agenda.
4. Façam coisas como um time - isso produz espírito de equipe. A única maneira de desenvolver um espírito de equipe é fazer com que o pessoal esteja junto, compartilhando experiências comuns e com o senso coletivo de que são pessoas importantíssimas para o sucesso da missão.
5. Delegue responsabilidade e autoridade - Não proteja sua posição ou acumule poder. Descentralize autoridade e responsabilidade. Essa é a única maneira de capacitar sua equipe e gerar plena confiança no cumprimento da missão de transformar vidas e influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.
Conclusão
Amados irmãos, os tempos são difíceis, há muito o que fazer e nenhum crente sozinho é capaz de cumprir a missão de transformar vidas e de influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus. Por esse motivo o crente precisa fazer parte de uma equipe potencialmente capaz de PLANEJAR, ORAR E TRABALHAR no sentido de exportar "Sal e Luz" para um segmento específico da sociedade. Chegou o momento de sair da plateia e ser um time vitorioso.
O grande desafio é Encontrar, Ensinar e Enviar pessoas que tenham o mesmo foco missionário e estejam dispostas a gastar a sua última gota de suor no chamado de Deus. Pessoas que tenham o potencial de dar continuidade à visão recebida: transformar vidas e influenciar a sociedade com a Palavra de Deus.
Planejar, orar e trabalhar. É preciso orar sem cessar, planejar à luz do Espírito Santo e trabalhar incansavelmente, exportando "Sal e Luz". Você está pronto? Vamos começar?
Lembre-se:
- O meu legado é formado à medida que eu me envolvo com o chamado de Deus. O meu legado é fruto de minha fidelidade à missão que me foi confiada.
A revolução da fé será a maior prova de uma geração remanescente que se despertou e que empenhou todos os esforços para transformar vidas com o Evangelho e influenciar a mentalidade e o comportamento da sociedade com a Palavra de Deus.
A sua grandeza neste mundo será o brilho de glória refletido em milhares de vidas salvas nesta geração.
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!