Venecendo o Sentimento de Medo

14/08/2023


Jesus estava com a alma profundamente triste até a morte. Ele sabia que seria traído por um dos seus apóstolos, seria preso e morto. Sua alma estava angustiada. O que Ele fez?

Nesse contexto, Jesus foi para o seu lugar de refúgio, de comunhão com o Pai Celeste, o Jardim da oração. Ali Jesus orou intensamente, ao ponto de transpirar suor com gotas de sangue. Suas atitudes formam um modelo para nós seguirmos em situações semelhantes.


Lucas 22:39-46; João 18:11-11

Queremos tomar esse episódio como pano de fundo para refletir sobre o sentimento de medo que assola uma boa parte da humanidade em nossos dias.

Você sente medo? Todos nós estamos sujeitos a ele.

O medo surge quando nos sentimos ameaçados e incapazes de dar solução ao ataque.

Basicamente existem dois tipos de medo:

-Medo natural: preserva do perigo. Temor referencial: para com Deus, os Pais e Autoridades. Preserva do erro/mal/pecado.

-Medo dominador/escravizador: submete o indivíduo a uma fobia ou ação maligna.

O ser humano tem em si um instinto de defesa ou noção de perigo que serve para protegê-lo.

Mesmo sendo um instinto de defesa, o medo é uma insegurança sentida quando a pessoa se sente ameaçada por algo.

Muitas pessoas são dominadas pelo medo. Uma perturbação interior que agiganta o perigo. Medo gera ansiedade, traumas, complexos e fobias.

O medo que escraviza e destrói o homem se caracteriza por:

-Ansiedade excessiva;

- Provoca tralhas mentais e uma aflição desmedida que pode ser acompanhada de sintomas físicos (falta de ar, suor excessivo, mal-estar, etc).

Além disso, as reações do medo podem paralisar a pessoa quanto ou levá-la a uma atitude errada/perigosa.

O Medo no Jardim do Éden

Antes de existir o pecado, não havia medo. Mas quando Adão e Eva pecaram, sentiram medo.

O medo não é da vontade de Deus. Satanás tem usado o medo como uma de suas armas para ameaçar e escravizar vidas. Por isso é importante desfazer as obras do inimigo.

"para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo" (I João 3.8).

Então, como vencer o medo?

Esta reflexão foi escrita para ajudar você a entender que a Bíblia ensina sobre a nossa postura cristã diante do medo.

Como vencer o medo?

Vamos aprender como Jesus venceu o medo por nós:

1- Lute em oração

Jesus foi orar em um lugar que Ele conhecia. Ali naquele jardim era seu lugar de oração. Também escolheu bem quem estaria ali e sabia o risco que corria de ser encontrado por seus inimigos.

Precisamos avaliar os nossos limites.

Não vá enfrentar o inimigo com as armas erradas e nem em território desconhecido. Reconheça suas limitações e fragilidades para vencer. O inimigo quer que você avance no território dele e com as armas erradas. Não seja enganado.

Reconheça suas dificuldades e seja forte para vencer! Lute em oração.

2- Exerça autoridade do nome de Jesus.

Quando Jesus disse 'Sou Eu', o mesmo Deus que se revelou a Moisés no deserto quando perguntou o nome de Deus "disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros" (Êxodo 3.14). Jesus usou a Sua Autoridade, por isso quando disse 'Sou Eu', os soldados caíram por terra.

Sabemos que o nome de Jesus tem poder e autoridade sobre tudo e todos.

Então podemos usar o nome de Jesus para vencer o medo e usar o poder deste nome para expulsar o mal.

Jesus prometeu que nunca nos deixaria (João 14.18) e que estaria conosco "todos os dias até a consumação dos séculos" (Mateus 28.20).

Então quando se sentir sozinho e com medo, chame o nome de Jesus! Ele é socorro bem presente.

O nome de Jesus que tem poder de derrotar todo medo! Você tem exercido autoridade no nome de Jesus?

3- Cuidados com reações carnais: v.10,11

Pedro também sentia medo e ao ver os soldados, cortou a orelha de um deles. Jesus reprovou a reação de Pedro e curou a orelha do homem ferido (Lucas 22.51).

O medo provoca reações erradas. Pessoas violentas frequentemente vieram de um clima de medo. O diabo sabe que você pode errar por reação, se for pego de surpresa numa armadilha.

Jesus disse a Pedro 'mete a espada na bainha' (v.11). Uma pessoa dominada pelo medo fere quem está a sua volta.

"não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem" (Rm 12.21).

CONCLUSÃO

A Bíblia diz:

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" (Isaías 41.10).

"Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares" (Josué 1.9).

Foi num jardim que a humanidade perdeu sua intimidade com Deus e começou a ser dominada pelo medo. O medo surgiu junto com o pecado quando o homem abandonou a Deus, se escondendo de sua presença no Jardim do Éden (Gênesis 3.8), mas foi também num jardim que Jesus derrotou o medo dando a oportunidade ao homem de, por amor a Deus, não temer nada que tente interromper o seu chamado divino.

Se você está lutando contra o medo, reconheça seus limites, lute na fé, usando o poder do nome de Jesus, evite reações carnais que trarão consequências ruins; esteja em comunhão com o SENHOR sempre.