Vencendo a Angústia

28/06/2021

A angústia é uma condição emocional, bem como uma sensação física, que se caracteriza pelo peito apertado, ansiedade, insegurança e profunda tristeza. É uma experiência complexa que afeta pensamento, humor e comportamento e pode levar ao isolamento, imobilidade e dependência de medicamentos. A dor da angústia é deprimente e a depressão causa e intensifica a dor.

A angústia é um estranho e intenso desconforto anímico, remoendo o indivíduo por dentro, de modo que não sente alegria, nem paz e nem bem-estar; sua alma está atribulada, cessam-lhe os sonhos e a esperança.

Houve um tempo em que os judeus sofreram uma grande angústia. Israel foi cativo na Babilônia por setenta anos. E diante de tanto sofrimento em uma terra estranha, o povo ficou angustiado como descreve o Salmo 137.

E Você? Já passou por momentos angustiantes?

Como podemos vencer a angústia? Nesta breve reflexão faremos uma aplicação das palavras balsâmicas do Salmo 137 contra a angústia. Aprenderemos com as Escrituras como obter a vitória sobre  esse sofrimento.

I-O POVO CHORAVA

(v.1) "Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião" O povo de Deus chorava coletivamente ao se lembrar de que estava longe de Israel. Todos se sentiam tão angustiados que sentavam à beira do rio para lamentar. Era uma terapia coletiva.

Os judeus identificaram-se com o mesmo problema e juntos, às margens dos rios da Babilônia, lamentavam o exílio, extravasando as emoções negativas com choro. Essa terapia coletiva com esse expurgo de emoções continua sendo uma das melhores formas de desabafo e de expulsar as toxinas da alma. Quando uma pessoa vive uma situação angustiante e, por decisão própria, isola-se, não compartilha o seu sofrimento, a tendência é de agravar a situação... ao reprimir os sentimentos, toda carga emocional fica presa e provoca um desconforto ainda maior. Se você estiver angustiado, não fique isolado e não reprima as suas emoções. Desabafe porque "Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão" (Salmos 126.5). Não tenha vergonha de expressar os seus sentimentos. Abra o coração e deixe toda tralha emocional sair.

Até "Jesus chorou" (João 11.35)"Jesus Chorou" para mostrar que não é pecado chorar. Ele mesmo prometeu que "Deus nos enxugará dos olhos toda lágrima" (Apocalipse 1.7). Você tem força para chorar? Derrame suas lágrimas diante do Senhor, em oração e súplica.

II_ISRAEL NÃO TINHA MOTIVAÇÃO PARA CANTAR

(v.2-4) "Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha?"

O Salgueiro é uma árvore que tem suas folhas caindo em direção ao solo, por isso é apelidado de 'chorão'. Até nisso percebemos o contexto de tristeza dos judeus. Penduraram suas harpas no Salgueiro porque não tinham mais motivação para tocar e louvar a Deus. Sabemos que o louvor associado à oração tem um poder imenso de curar e libertar vidas angustiadas (Atos 16.25,26):

25 - Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.

26 - De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão.

Se você estiver angustiado, ore, suplique a Deus por sua vida, mas não deixe de louvá-Lo. Cante para Deus mesmo que seja com o gemido da alma e com lágrimas no rosto. Nunca pare de louvar a Deus. O sobrenatural de Deus virá sobre você. Suas forças serão renovadas e a angústia terá que sair quando Deus lhe der alegria e força (Neemias 8.10) Disse-lhes mais... não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.

O seu cântico não será uma expressão falsa de alegria porque ele não estará relacionado com as circunstâncias que lhe angustiam e sim com sua fé em Deus e sua comunhão com Ele. Portanto, louve a Deus sempre!

III- TEMOS QUE SONHAR

(V.6) "Apegue-se-me a língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria".

Suas mentes estavam dominadas de tristeza que não conseguiam sonhar em mais nada... nenhuma esperança, nenhum projeto novo, nada. A única coisa que conseguiam lembrar era de Jerusalém.

Aquele que está angustiado tem dificuldade de ter esperança e de sonhar; para ele o futuro não existe e o presente é um abismo, o fim de tudo. Por isso pensa que tudo acabou. Sua vontade é desistir.

Quando os sonhos cessam e ficamos apenas remoendo o passado estamos sinalizando a nossa rendição ao sofrimento e o nosso completo fracasso. O sonho é um combustível psíquico que nos motiva a viver. Quando você tem projetos e sonha com eles, você consegue condicionar todo o seu ser em direção ao seu alvo. Por um ideal específico o ser humano é capaz de fazer os maiores sacrifícios e realizar as maiores conquistas. Se você estiver angustiado, ore a Deus, louve a Deus, mas não deixe de sonhar os sonhos de Deus para a sua vida. Se você está vivo é porque a sua missão ainda não acabou. Ore e louve a Deus, medite nas Escrituras e crie expectativas de uma nova realidade. Não pense que tudo acabou, mas que algo novo pode ser iniciado com a bênção de Deus. Contemple o invisível pela fé (Hebreus 11.1) Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Assim você poderá dizer "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Filipenses 4.13).

IV-O TRATAMENTO DE DEUS

(v.7) "lembra-te, SENHOR, do dia de Jerusalém". Israel estava angustiado porque não via saída para o seu cativeiro. Os judeus pediam a Deus para se lembrar deles constantemente. Apesar de toda dor na alma, Israel não desistiu de orar. Os anos passavam e o cativeiro continuava. Aparentemente nada mudava, mas essa percepção era falsa. Uma grande mudança estava acontecendo em toda a nação exilada.

Deus permitiu o sofrimento, a separação, a distância, a dor na alma, a angústia de Israel, porque esse tempo de exílio seria a forma de tratar com o coração infiel de seu povo, que desde a saída do Egito era propenso à idolatria.

A lei de Moisés e as constantes advertências dos profetas não foram suficientes para afastar Israel da idolatria, mas o exílio de 70 anos na Babilônia conseguiu mudar muito o coração de Israel. O povo de Deus foi humilhado, dominado, escravizado, mas tudo isso fazia parte de um plano maior: antes de ser liberto da Babilônia, Israel precisava ser liberto da idolatria e se voltar, única e exclusivamente, ao ETERNO (YHWH).

O tempo de angústia no cativeiro foi o tempo do tratamento de Deus.

Os anos se passaram e o grande dia do povo de Deus sair do cativeiro e voltar a Jerusalém chegou.

E você? Você está angustiado? Está lutando contra a angústia? Está fazendo a coisa certa?

Se você estiver angustiado, não deixe de orar, de suplicar e até de chorar na presença de Deus, para desabafar toda tristeza; não deixe de louvar para buscar alegria em Deus e não deixe de sonhar em busca de uma direção do Alto. Estas três ações conjuntas certamente fortalecerão a sua vida. Mas...

Você já parou para pensar se essa situação desconfortável que você está passando não traz em seu âmago mais profundo um tratamento de Deus na sua vida?

Saiba que Deus quer o melhor para você e no conselho de Sua vontade e sabedoria Ele permite, às vezes, o sofrimento e a tristeza como elementos da cura.

Na segunda carta de Paulo aos coríntios lemos:

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte. 2 Co 7:10.

Em um mundo que busca constantemente a felicidade, ouvir a afirmação de que Deus preza pela tristeza em situações específicas, pode soar como uma afronta a uma sociedade que tem um desejo incansável de alegria, sucesso e prazer. Mas, nós somos crentes em Jesus Cristo e temos a Bíblia Sagrada como regra de fé e de prática. Seguimos a Bíblia.

Paulo disse que há uma tristeza que não produz arrependimento, mas a morte! Nem todas as tristezas são piedosas. Deus quer que tenhamos uma mudança de mente e de coração e pode permitir a tristeza como parte desse processo.

Se a tristeza que nos envolve está nos conduzindo ao arrependimento: consciência do pecado, contrição e vergonha por desobedecer a Deus, confissão genuína da transgressão praticada e conversão radical a Deus, afastando-nos totalmente do pecado, podemos dizer que essa tristeza é piedosa, vem de Deus, tira as toxinas de nossa alma e nos leva à vida.

A tristeza segundo o mundo paira sobre aquele que desistiu de achar propósito e sentido nas coisas da vida, que abraçou a solidão e que agora se entrega à morte em doses homeopáticas.

A tristeza segundo Deus, entretanto, conduz-nos a uma constrição que leva ao arrependimento. As sagradas escrituras afirmam que devemos sim ficar tristes por conta de nossos pecados, pelo fato de agirmos contra Deus e pecarmos contra ele e contra o nosso próximo.

Quando nos entristecemos e nos envergonhamos por termos feito algo de errado contra o ETERNO, estamos iniciamos um processo de arrependimento genuíno, pelo qual somos perdoados.

Mas, a tristeza segundo Deus vai além de sua contribuição ao arrependimento pessoal (Tg 4:9), a tristeza piedosa Deus leva-nos também à lamentação pelo sofrimento do próximo. Muitas vezes a Igreja de Cristo é pronta para se alegrar e celebrar, mas tem dificuldade em lamentar o sofrimento alheio. Não podemos esquecer que a lamentação é necessária ao crente, pois ao contemplarmos o sofrimento das pessoas ao nosso redor, podemos chorar com os que choram (Rm 12:15), identificando-nos com a dor do próximo. Em seguida podemos orar a Deus até vermos a graça, o amor e a bondade do SENHOR derramando a Sua bênção.

Conclusão - O Fim da Angústia

Enquanto nós vivermos debaixo do Sol estaremos sujeitos à tristeza, sofrimento e angústia. Mas um dia tudo isso chegará ao fim.

Amados irmãos, o sofrimento do crente não é interminável; o nosso choro é passageiro. Cremos, professamos e ensinamos a fé no SENHOR Jesus. Vivemos pela fé e temos fé de que breve Jesus Cristo voltará e que estaremos com Ele para sempre.

Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Ap 21:4.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!

Nos lamentemos com o mundo, mas felizes ao mesmo tempo, pelo que Paulo afirma: "Entristecidos, mas sempre felizes;".

Que o Senhor nos guarde e nos fortaleça na fé em Cristo Jesus pois cremos que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Essa manhã que há de vir com Cristo, o sol da Justiça que brilhará sua luz ao mundo de trevas e escuridão.