Tempo de Preparo

31/07/2023


Como nos ensina o livro de Eclesiastes, tudo tem o seu tempo determinado. Sobre este assunto, o primeiro grande desafio do crente é discernir o tempo da visitação ou da revelação divina (kairós) em nosso tempo linear aqui na terra (cronos).

João Batista veio para preparar o povo.

Há dois mil anos, no campo aberto da Judéia, surgiu o profeta João Batista preparando o povo judeu para o Messias.

A sua mensagem era de arrependimento. João convocou os judeus a começar uma nova vida com Metanoia - uma mudança de mentalidade com o desdobramento em uma mudança de comportamento, como modo agradável de viver para Deus.

O judaísmo da época não atendia às qualificações espirituais necessárias para o judeu estar interiormente preparado para receber o Filho de Deus, o Messias.

O Messias estava chegando e João foi enviado por Deus para preparar o povo para a chegada de Jesus Cristo. O povo judeu deveria preparar-se. Aquele momento era um kairós, - um tempo da visitação/revelação divina ao povo judeu. O preparo implicava em mudar a maneira de viver. Não se tratava de uma mudança meramente exterior, mas interior, genuína e profunda.

Para o judeu da época, lutar contra o modo que a sua vida foi organizada desde o seu nascimento biológico era um grande desafio.

João pregou arrependimento do modelo atual de vida que os judeus aderiram e que estava distante dos padrões de Deus. Era preciso conversão.

O povo judeu precisava deixar os velhos hábitos, costumes, crenças e pensamentos que não estavam alinhados com Deus, para começar uma nova vida, com uma conversão autêntica a YHWH.

Metanoia significava ir muito além de preceitos e de tradições do judaísmo; o povo judeu deveria começar a viver de acordo com os mais altos princípios espirituais e morais da vontade de Deus.

Para a maioria dos ouvintes, as palavras do profeta João tinham pouco sentido porque ele estava pregando para os judeus, que já eram a família de Deus. E sendo família de Deus, os judeus acreditavam que estavam prontos para o Messias - há muito tempo estavam prontos!

  • Eles eram o povo de Abraão, Isaque e Israel, os escolhidos da promessa e aliança de YHWH!
  • Eles tinham as instruções da Torá, sobre como viver e como corrigir as coisas quando saíam da linha.
  • Eles estavam mais do que prontos para a solução política de Deus quando o Messias chegasse e lançasse fora o jugo da opressão política romana.

Nesse contexto de mentalidade individual e coletiva, veio o profeta João Batista, dizendo aos judeus que eles precisavam de Metanoia para se tornar povo de Deus!

Hoje os verdadeiros pregadores da Palavra admoestam o Israel de Deus - a igreja de Cristo, de que estamos em um novo kairós e que é preciso a igreja viver como povo de Deus, preparando-se para a volta gloriosa de Jesus Cristo. Gl 6:16.

Mas...voltemos a João. Por que o profeta pregava para que os judeus se tornassem povo de Deus, se eles já eram? Na verdade, os judeus estavam com uma mentalidade errada. João Batista queria que os judeus não ficassem acomodados a uma religiosidade exterior, mas se convertessem de fato a Deus.

Paulo explicou este assunto, depois:

Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.

Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Rm 2:28-29.

Partindo do texto acima, podemos fazer uma analogia com o tempo presente. Os evangélicos são realmente o povo de Deus? Quem é o verdadeiro evangélico, o denominacional ou o de coração?

Mas... voltemos a João. O batismo de João simbolizava o arrependimento; era um rito de iniciação, de conversão a uma nova identidade espiritual. Era assim que o judeu declararia perante o mundo que estava começando uma nova vida em total submissão a YHWH.

O Messias veio

O Messias veio, mas nem todos estavam preparados. A oportunidade fora dada, mas grande parte não atendeu à palavra de João Batista. (Jo 1:12).

Jesus começou a pregar o Evangelho do Reino de Deus, partindo do ponto inicial de João Batista. Ele confirmou o ministério de João, continuando com a mensagem de arrependimento:

"O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho". Mc 1:15 - Rm 1:16.

O tema arrependimento continuou e uma nova palavra foi acrescentava: "evangelho".

  • Arrependa-se: Mude de vida, largue o pecado, converta-se a Deus.
  • Creia: Acredite, confie em Jesus Cristo.

Jesus veio para libertar o seu povo do cativeiro espiritual, do reino das trevas, do domínio de Satanás. Ele veio para libertar, resgatar, dar vida eterna ao seu povo.

Depois de cumprir a sua missão nesta terra, Jesus retornou à destra do Pai Celeste, deixando-nos uma promessa que voltaria em glória, como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Conclusão:

Os sinais proféticos e escatológicos em nossos dias anunciam que breve Jesus Cristo voltará a esta terra e de forma semelhante aos dias de João Batista, precisamos de preparo espiritual. Estamos em um novo kairós que aponta para a santidade e o trabalho evangelístico da última hora.

Tudo isso pode causar um conflito de projetos e impactar a vida de muitos. Mudanças são difíceis, grande mudanças são grandes desafios.

Todos nós sabemos que não é fácil iniciar uma grande obra quando os nossos pensamentos, sentimento e desejos estão em outro lugar e precisam ser "migrados/transferidos"para o centro da vontade de Deus.

Sim, começar uma grande obra não é fácil, mas decidir começar, em alguns casos é tão difícil quanto iniciar porque o caminho até o ponto de partida é cheio de conflitos, dúvidas, medo...

Há muita coisa envolvida nessa mudança. Muitos requisitos, recursos, detalhes, planejamentos, motivações, resistências, obstáculos, renúncia, etc.

Iniciar um grande projeto de Deus em nossa vida é realmente desafiador, não é para os fracos de coração. Entretanto, se estamos conscientes de que este é um tempo "kairós" de Deus para que o seu povo se prepare espiritualmente para a volta gloriosa de Jesus Cristo, necessário se faz que o nosso foco e esforços estejam centrados naquilo que tem papel relevante aos olhos de Deus. As demais coisas, por certo, acompanharão o novo projeto de vida pela providência divina. Sendo assim, há duas recomendações bíblicas para este tempo:

  • No tempo que nos resta nesta terra, é preciso viver de modo agradável a Deus, fazendo a Sua vontade;1 Pe 4:2.
  • Como trabalhadores da última hora temos que "... em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações..." Lc 24:47.

Em resumo: consagre-se, santifique-se e pregue o evangelho a toda criatura, procurando resgatar o máximo de vidas para Cristo.

Pense nisso, viva isso e faça isso. E que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!