Submissão a Deus

17/10/2022

Introdução

Desde o momento em que Eva estendeu a mão para colher o fruto proibido e seu marido se juntou a ela para colocar a vontade humana contra a divina, os filhos dos homens são universalmente culpados da falta de conformidade com a vontade de Deus.

Lamentavelmente, em todos os tempos e em todos os lugares, os homens escolhem seu próprio caminho, pensam de forma independente e não se submetem à vontade de Deus. E hoje, de uma forma mais expressiva, o homem quer ser sua própria lei, seu próprio mestre e deus. Isso é abominável, pois não somos nossos próprios criadores. Foi Deus que nos fez e não nós mesmos". O Senhor Deus deve ter supremacia sobre nós, pois nossa existência depende totalmente de Sua vontade...

Submissão a Deus

Lucas 22:39-45

Tiago 4:7: "Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resista ao diabo, e ele fugirá de vós".

A qualificação primaz exigida do crente não é erudição, mas entrega; não conhecimento especializado, mas disposição de ser guiado por Deus. Deve haver sujeição à vontade de Deus-o homem inteiro a toda a lei de Deus.

Essa submissão claramente implica na obediência à Palavra de Deus nas Escrituras. Mas, o que se observa é que a tarefa mais difícil do homem em todas as épocas é sujeitar a sua vontade à vontade de Deus, os seus caminhos aos propósitos de Deus.

Tiago fala sobre submissão.

Submissão é uma questão volitiva, da vontade. Tiago ordena ao leitor que faça uma escolha, uma rendição consciente de sua vontade imperfeita à vontade perfeita de Deus.

A nossa tendência natural é rebelar-se contra as pessoas e as circunstâncias diárias que Deus usa em nossa vida para "trabalhar" a nossa submissão.

Submeter-se a Deus é renunciar o governo do "eu" para ser governado por Deus, fazendo a Sua vontade; nossos pensamentos, nossos conselhos, nossas ações, nossos afetos devem ser guiados de acordo com a vontade de Deus.

Submeter-se é render-se a Deus. Deixar de lado o orgulho e teimosia, reconhecendo humildemente a nossa condição de pecador.

Submissão é o ato de se entregar à provisão de Deus e isso com contentamento.

O descontentamento é uma rebelião; Os descontentes reclamam porque estão insatisfeitos com Deus. Querem que a sua vontade seja feita, e não a de Deus. Talvez não tenham consciência de que agindo assim estão em contenda, em rebelião a Deus.

Submissão e Humildade -

A nossa disposição de ceder nossos "direitos" é um reflexo da genuína humildade.

Temos que olhar para o exemplo humilde e abnegado de Jesus e escolher diariamente seus passos . Não seja feita a minha vontade, mas a tua. Lc 22:42.

Somente a pessoa humilde entregará voluntariamente a sua vontade e direitos a Deus.

Pessoas orgulhosas são elevadas acima das outras e não se submetem. O orgulho sempre luta contra essa rendição!

O coração do orgulho é a autossuficiente. Pensa que pode existir sem Deus. A humildade, por outro lado, reconhece a necessidade de Deus, coloca o "eu" sob a autoridade de Deus.

Aqueles que ainda estão irados, orgulhosos, contenciosos e egoístas são evidentemente insubmissos. Há alguns homens que não se submetem a ninguém, desejam ser seus próprios deuses e uma lei para si mesmos. "Submeter" é uma palavra irritante para eles.

Não há salvação sem submissão

Um homem não é salvo até que ele se curve diante da suprema majestade de Deus. Ele pode dizer: "Creio em Jesus", mas se continuar seguindo os seus próprios desejos, gratificando suas próprias paixões, sua fé não será tão boa quanto a crença dos demônios, pois eles "creem e estremecem", Não é este tipo de credulidade que salva.

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus.

Como deve ser a nossa submissão a Deus?

Ninguém está acima de Deus e um dia todos se curvarão diante de Deus. (Isaías 45:23; Romanos 10:9,14:11; Filipenses 2:10; 2 Tessalonicenses 1:7-9; 1 Pedro 3:18-22; Apocalipse 4:1-11).

A palavra submeter foi usada como um termo militar que significa 'subordinar'. Refere-se a alguém que está sob a autoridade soberana de Deus, obedecendo-lhe em tudo. No entanto, a submissão nem sempre acontece como deveria ser: voluntária, espontânea, um ato de rendição, de quebrantamento, de entrega, de humildade, de dependência, de amor.

A sujeição é melhor quando há disposição. Oferecer Isaque foi um dever muito difícil para Abraão, e ainda naquela manhã Abraão acordou cedo (veja Gn 22:3 ).

A nossa sujeição é para a glória do Senhor, não para nossos próprios fins. A vida cristã deve ser para Deus (Gl 2:19), segundo a vontade de Deus, para a glória de Deus.

A vontade de Deus é tanto a regra quanto a razão da obediência. Assim, 1Ts 4:3 nos exorta: "A vontade de Deus é que vocês sejam santos"; veja também 1Ts 5:18 e 1Pe 2:13 . Isso é garantia suficiente e motivo suficiente; Deus quer que seja assim.

Resistir ao Diabo

A segunda parte do versículo é sobre a resistência ao diabo. Se alguém não resiste ao diabo é porque não está se submetendo a Deus. Se alguém não se submete a Deus é porque está se submetendo ao diabo (João 8:43-44 ).

Aquele que é chamado a se submeter a Deus, é igualmente chamado a resistir ao diabo, fugindo de suas tentações, propostas e caminhos. "O que devemos fazer? A resposta é clara como o sol do meio-dia: ¹pare de se submeter ao diabo. Se resistirmos ao diabo, ele fugirá. ² Submeta-se a Deus! Se nos aproximarmos de Deus, Ele se aproximará de nós!" .

Submeter - É ficar sob a autoridade de Deus. O ponto de Tiago é que, a menos que estejamos submetidos a Deus, não teremos o poder de resistir ao diabo.

É loucura abandonar o serviço honroso do Altíssimo para se tornar escravo de Satanás.

É loucura resistir a Deus em vez do diabo. Toda resistência contra Deus é insana. O bom senso ensina que a rebelião contra Deus é insanidade e blasfêmia. A sabedoria, bem como a justiça, convidam o homem a se submeter a Deus, ficar sob a autoridade de Deus.

Exame e Aplicação do Texto:

1) Como podemos resistir ao diabo? Submetendo-se a Deus (versículo 7a).

2) Como alguém se submete a Deus? Sendo humilde (versículo 6b).

Esses passos provavelmente simplificam demais os fundamentos sobre submissão. No entanto, a ideia principal é reconhecer que, para resistir ao diabo, você precisa aproximar-se de Deus em submissão.

Conclusão:

O grande escritor puritano Richard Baxter disse:Senhor, o que quiseres, onde quiseres e quando quiseres. Podemos dizer o mesmo?

Estamos dispostos a nos entregar sem reservas à vontade de Deus? Podemos submeter tudo, sem qualquer hesitação ou relutância, à obediência de Cristo? (2 Coríntios 10:5 ).

Lembre-se: A submissão requer que uma pessoa negue a si mesma e venha diante de Deus com humildade, reconhecendo a soberania de Deus sobre todas as coisas e, em especial, sobre a sua vida. E a partir daí diga: Senhor, eis-me aqui, seja feita a Tua vontade. Usa-me segundo o Teu querer. Eu me rendo, entrego a Ti a minha vida integral, os meus sonhos e propósitos, a minha vontade... Tudo Te entrego.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!