Solução ou Salvação?

12/09/2023

O que as pessoas desta geração mais expressam com relação a Deus? De forma ampla, há um crescente distanciamento do homem em relação a Deus, mas entre os que demonstram algum tipo de devoção ao Pai Celeste, percebemos que a maioria prefere um Deus provedor, abençoador, solucionador de problemas e de necessidades pessoais.

Como a igreja tem se posicionado com relação a isso? De modo consciente ou não, a igreja tem procurado atender os anseios do povo, priorizando soluções para os problemas pessoais em detrimento da salvação de nossas almas.

Nas últimas décadas surgiram diversas teologias voltadas para os problemas pessoais do homem: Teologia da Libertação, Teologia da Prosperidade, Teologia Inclusiva, Teologia da Super Abundante Graça...

1. Teologia da Missão Integral: Esta teologia enfatiza as questões sociais, econômicas e políticas. Ela se concentra em uma abordagem holística da missão cristã.

2. Teologia Pós-moderna: A teologia pós-moderna questiona as estruturas tradicionais e hierárquicas da teologia e busca uma compreensão mais descentralizada da fé cristã, muitas vezes enfatizando a subjetividade e a pluralidade de interpretações.

3. Teologia Ecológica: Essa abordagem coloca a ênfase na responsabilidade dos cristãos em relação à criação e ao meio ambiente. Ela se concentra na ética ambiental e na necessidade de cuidar da natureza como parte da missão cristã.

4. Teologia Queer: Esta teologia desafia as normas tradicionais de sexualidade e gênero na teologia cristã, defendendo uma aceitação inclusiva de todas as identidades de gênero e orientações sexuais.

5. Teologia das Religiões Comparadas: Ela explora o relacionamento do cristianismo com outras religiões, buscando pontos de contato e diálogo inter-religioso em vez de conflito.

6. Teologia do Processo: Esta abordagem vê Deus como um Deus em processo, em constante evolução, e enfatiza a interconexão de todas as coisas. Ela desafia as concepções tradicionais de onipotência divina.

7. Teologia Indígena: Esta abordagem busca integrar a espiritualidade e a cosmovisão indígenas com a fé cristã, reconhecendo a riqueza das tradições espirituais indígenas.

8. Teologia Cyber: Explora as implicações da tecnologia e da era digital para a fé e a religião, incluindo questões de ética digital e comunidade online.

9. Teologia Feminista: Esta teologia busca interpretar a fé cristã a partir da perspectiva das mulheres. Ela questiona as desigualdades de gênero na igreja e na sociedade.

10. Teologia da Diversidade: Esta teologia afirma que a diversidade é uma bênção de Deus. Ela promove o diálogo e a compreensão entre diferentes culturas, religiões e perspectivas.

11. Teologia da Restauração: Esta teologia afirma que Deus está trabalhando para restaurar a criação à sua plenitude, e que os cristãos têm um papel a desempenhar neste processo.

Interessante observar que todas as "teologias" pós-modernas estão voltadas para os problemas pessoais do homem e do planeta. Elas buscam soluções para as questões sociais, econômicas, ecológicas, de gênero, etc.

É claro que Deus não quer que o homem sofra, mas não há como resolver o problema do pecado com um método extra Bíblia. Todo o sofrimento humano é consequência do pecado e o sofrimento presente não é nada comparado ao que virá para aqueles que não trataram o pecado segundo as Escrituras.

Todos devem saber que, antes de uma solução temporal para os problemas pessoais, o homem precisa resolver a sua situação com Deus enquanto é tempo.

As teologias acima citadas buscam de alguma forma ajudar a minimizar o sofrimento humano, mas a triste realidade é que não encontramos nas últimas décadas uma só "teologia" que enfatize o despertamento da humanidade para a salvação de suas almas.

Na verdade, dia a dia, tudo gira em torno do humanismo e a palavra salvação eterna torna-se sinônimo de solução temporal para algum problema humano debaixo do Sol.

1. O que é a salvação? Por que o homem Precisa ser salvo?

Há muitos conceitos errados sobre a salvação, mas neste breve estudo queremos enfatizar apenas um:

  • Salvação não é a mesma coisa que a solução de nossos problemas pessoais. Jesus não morreu na cruz para nos dar um bom emprego, um bom carro, uma boa casa, um bom marido/esposa ou para salvar nosso negócio.

A salvação é a maior de todas as bênçãos espirituais que o ser humano pode receber de Deus.

Salvação é a libertação do império das trevas para o reino da luz. E essa salvação só é possível porque Jesus Cristo, o mais valente, nos resgatou, nos libertou das garras do inimigo. Em Jesus Cristo temos a remissão/ perdão/ absolvição/ indulto/ anistia/ dos pecados. Mt 12:29.

Paulo menciona esta mudança de estado espiritual em sua carta aos crentes de Colossos: "Ele [Deus] nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados" (Cl 1.13-14; Rm 8:1).

  • O Resgate - a libertação, o livramento - porque as nossas dívidas/pecados foram pagas por Jesus Cristo.

"...e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura".1 Ts 1:10; veja Rm 8:1.

"…E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne; vos deu vida juntamente com Ele, perdoando todos os nossos pecados; 14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu completamente, pregando-a na cruz; 15 e, despojando as autoridades e poderes malignos, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre todos eles na cruz" - Cl 2:13-15.

  • Reconciliação com Deus – o retorno à comunhão com o Pai Celeste.

Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo suplicamos: Reconciliem-se com Deus. 2 Co 5:18-20. Rm 5:10-11; Cl 1:21-23.

2. Por que o ser humano precisa de salvação?

A humanidade precisa desesperadamente de salvação para ¹sair do domínio das trevas, escapar da condenação do inferno e ter sua ²reconciliação com Deus e vida eterna.

O homem é pecador por natureza e se ele permanecer espiritualmente no império das trevas até o momento de sua morte, será condenado ao Inferno.

Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Hb 9:27;Rm 14:12.

A realidade além-túmulo daqueles que morrem no império das trevas é a condenação eterna ao Lago de Fogo. (Rm 3:23; Rm 6:23; Mt 5.22,29-30; 10.28; 11.23; 16.18; 18.9; 23.15,33).

3. A salvação é um dom de Deus

A salvação não é uma recompensa que recebemos de Deus pelas boas obras que praticamos.

A Bíblia diz: "pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2.8-9).

  • A salvação é a ação de Deus que nos tira do império das trevas e nos conduz graciosamente ao reino de seu Filho, Jesus Cristo. Jo 3:17.
  • A salvação é o único recurso dado por Deus para que o homem não seja condenado ao inferno, mas desfrute da eterna e gloriosa comunhão com o Pai Celeste!.
  • O Evangelho é o anúncio da salvação ao pecador.

Deus nos amou de tal maneira, que decidiu nos salvar. A salvação é anunciada/disponibilizada/oferecida graciosamente por Deus a todos os homens por meio do Evangelho. (Jo 5:24; Ef 1:13).

O homem pecador precisa arrepender-se e crer no Evangelho. Mas...

Arrepender-se de que? De viver longe de Deus, em pecado, fora da vontade de Deus.

1. Arrependimento da ignorância espiritual;

2. Arrependimento de uma devoção errada;

3. Arrependimento da incredulidade;

4. Arrependimento do desinteresse;

5. Arrependimento da rejeição intencional.

Testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus. At 20:21.

Arrependimento para a salvação é uma mudança de convicção em relação a Deus pela fé em Jesus Cristo.

Essa mudança de convicção resulta em uma mudança de comportamento - Mt 3:8. Uma pessoa que realmente se arrependeu de sua rejeição/rebelião a Deus e passou a viver no centro de Sua vontade vai tornar isso evidente através de uma nova vida em obediência a Jesus Cristo (2 Co 5:17; Gl 5:19-23; Tg 2:14-26).

  • Arrependimento bíblico é mudar de convicção sobre Deus, largar a velha vida e seguir pelo novo e único caminho que leva a Deus, Jesus Cristo (At 3:19).

Ninguém pode se arrepender para a salvação a menos que Deus dê as condições para que isso aconteça – Jo 16:8. O arrependimento para a salvação é o resultado da ação do Espírito Santo abrindo nossos olhos e mudando nossos corações, trazendo-nos para Deus, através de Jesus Cristo. Jo 16:8; Jo 14:6; 2 Pe 3:9.

Todo aquele que nele crer não será confundido - Rm 10:11.