Soberania Divina e Orações dos Santos

17/04/2020

Não temos o poder de mudar o que está escrito e determinado por Deus. Não, não temos esse poder!

O que temos é uma ferramenta espiritual, graciosamente nos concedida por Deus, chamada oração, que tem o poder de apresentar a nossa vontade diante do ETERNO e Soberano Deus, suplicando-lhe o atendimento de nossa prece. (Tg 5:16; 2 Cr 7:14).

O discípulo de Cristo não assiste o desenrolar dos acontecimentos pré-ordenados por Deus com passividade, indiferença ou acomodação. Ele tem atuação ativa, dinâmica, no desenvolvimento dos planos de Deus na história da humanidade.

Há coisas que têm de acontecer como cumprimento profético, mas as nossas orações podem trazer-nos resultados extraordinários nos desdobramentos dos acontecimentos escatológicos. Vejamos:

Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem. Lc 21:36.

O que concluímos aqui? Há situações que dependem de nossas atitudes para que alcancemos o triunfo; há outras que se cumprem sem nenhuma condição de nossa parte. O SENHOR age na vida humana por atos soberanos de Sua vontade e, graciosamente, por atos responsivos de nossas orações.

Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem - Lc 21:36.

  • A grande tribulação dos últimos dias acontecerá - Não podemos anular ou modificar o que Deus determinou; mas...
  • Podemos escapar de todas essas coisas... - A vigilância e a oração são condições necessárias para estar em pé na presença de Cristo.

Deus está no comando de tudo, mas não existe determinismo contra o exercício de nossa vontade em dizer sim ou não, querer ou não querer, orar ou não. Deus permite as nossas decisões. Sem essa graciosa dádiva não haveria responsável e nem irresponsável, mérito ou demérito, virtude ou vício, nas atitudes humanas.

Pense nisso!