Shalom360°

24/10/2022

Jo 14:27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Será possível experimentar uma paz genuína, apesar das circunstâncias desfavoráveis?

O significado de paz na Bíblia é muito mais complexo do que imaginamos. Paz, na Bíblia, não é apenas a ausência de turbulência e conflito. A palavra hebraica é "Shalom": Significa - paz, seguro, bem, feliz, favor, prosperidade, bem-vindo, saudação amigável, boa saúde, completo, perfeito, etc.

Shalom é a ideia de que tudo está bem na vida de uma pessoa, apesar das circunstâncias. Não se trata de um sentimento subjetivo, mas de uma realidade objetiva.

Você experimenta Shalom hoje?

Após a sua conversão a Cristo, como você tem desenvolvido paz com Deus?

1. Paz de Cristo

A paz que excede todo entendimento está em Deus e o ETERNO a possui em seu próprio ser. Essa paz, por ser um de seus atributos comunicáveis, Ele a compartilha com seus filhos, conferindo-a como um dom, um presente por causa da obra redentora de Cristo, ou seja, se hoje temos a paz de Deus é porque Cristo a mereceu em nosso lugar. Fomos reconciliados com Deus (Jo 14:27; 16:33; 20:19,21,26).

Não é por acaso que praticamente em todas as cartas do apóstolo Paulo ele sempre apresenta essa paz intimamente conectada a graça, na expressão "graça e paz". Isso significa que a graça é o fundamento dessa paz, isto é, sem a graça de Deus não há como se ter a genuína paz.

Essa paz é também uma característica marcante na vida de todo cristão genuíno, visto que ela é uma das virtudes do fruto do Espírito Santo (Gl 5:22).

2. Paz e atitude - Problemas, conflitos, circunstâncias adversas costumam nos tirar a paz. Perdemos o equilíbrio emocional e o controle da situação. Emoções e sentimentos negativos, como raiva, tristeza profunda ou vazio, podem nos tornar vulneráveis ​​a comportamentos errados e decisões imprudentes.

O que fazer?

Há algumas disciplinas espirituais, declaradas pelas Escrituras, que precisamos cultivar e incorporar deliberadamente em nossas vidas.

A paz de espírito não pode ser mantida sem um coração saudável. Para termos uma coração saudável temos que orar. Jesus lembrou seus discípulos de orar (Atos 5:9).

1-Ore sem cessar ( 1 Ts 5:17). Faça uso da oração... Coloque as preocupações nas mãos de Deus (Fp 4:6, 7). Essa é a prescrição de Deus!

Jesus no Getsêmani

Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Mt 26:38.

O que Jesus fez no momento de tristeza? Ele orou intensamente ao Pai Celeste.

Você sabe o que a oração e a súplica fazem ao coração atribulado?

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Fl 4:7.

2-Tenha fé e seja grato - Quando a nossa mente atribulada submete-se à confiança que temos em Deus, a fé, temos uma capacidade maior de paz interior.

A confiança nos leva ao contentamento (interior) e o contentamento nos leva à gratidão (exterior).

A gratidão é a expressão do contentamento. Em tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Ts 5:18.

A Bíblia fala sobre um homem chamado Jó, que passou por uma fase muito difícil, de muitas coisas ruins sobre a sua vida.

Jó perdeu 7 mil ovelhas, 3 mil camelos, mil bois, 500 jumentas e muitos de seus empregados. Mas, o pior foi a notícia de que perdera seus 10 filhos, todos de uma vez. Mesmo expressando suas emoções humanas, ele se humilha em adoração a Deus (Jó 1.20). Apesar de tudo, Jó soube agradecer a Deus. Confira suas palavras:

Nasci nu, Sem Nada, e sem nada vou morrer. O Senhor me deu o Senhor tirou; louvado seja o seu Nome" (Jó 1.21)

O estado de Jó era crítico e para piorar a situação a sua esposa lhe pediu para amaldiçoar seu Deus e morrer Jó 2:9).

" Você fala como uma doida. Temos recebido de Deus o bem, porque não receberíamos também o mal" (Jó 2.10).

Essa foi a resposta que Jó deu para sua esposa. O estado de Jó era crítico... ele sabia disso e tinha motivos para questionar e abandonar a Deus, mas Jó demonstrou que não devemos desistir de Deus quando Ele permite que passemos por situações ruins.

Esse foi o segredo para que Jó suportasse tudo que passou; ele foi fiel, temente a Deus e se desviou do mal (Jó 1.1). Ele soube dar graças em tudo e nada do que estava passando afetou a sua relação com Deus. Portanto, a vida de Jó é um grande exemplo e desafio para todos nós. Precisamos dar graças em tudo.

Paulo aprendeu que a paz interior vem quando encontramos contentamento em Cristo (4:10-20).

Paulo aprendeu a viver acima das circunstâncias. Havia nele o contentamento, a gratidão pela escassez ou dificuldade (temporária) porque a sua vida estava centrada em Cristo.

Quantas vezes em nossas vidas reclamamos por enfrentar algum problema, e questionamos a Deus dizendo que não merecemos passar por isso ou aquilo. Essa é uma postura errada diante de Deus. Se cremos nas Escrituras devemos saber que existe um propósito para tudo que passamos.

E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Rm 8:28.

Portanto, permaneça fiel, temente a Deus e se desviando do pecado. Sua gratidão é a expressão maior de sua confiança e de sua fidelidade a Deus.

Conclusão

Oração, fé e gratidão. Essas três atitudes se interligam e durante o processo em que você ora, louva a Deus e espera no Senhor, a sua fé é fortalecida.

Confiar em Deus ajuda você a tornar-se uma pessoa mais tranqüila, segura, sábia e mais capaz de enfrentar os dilemas da vida.

Só a confiança em Deus é capaz de nos libertar das preocupações.

As preocupações geram ansiedade e podem nos levar ao fracasso. A boa notícia é que a Bíblia diz em 1 Pedro 5:7, que podemos lançar as nossas ansiedades para Deus, e confiar Nele.

Confiamos em Deus que Ele está cuidando de cada detalhe da situação que esperamos.

Lançamos a nossa ansiedade aos cuidados de Alguém que nunca nos desamparou e jamais nos deixará sem provisão.

"Os que confiam no Senhor serão como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre". Salmos 125:1

Quando esperamos em Deus, aguardamos a Sua providência. Descansamos Nele, que tem cuidado de nós, tem criado caminhos que não existiam e aberto portas que estavam fechadas.

Os caminhos de Deus são mais altos que os nossos. (Is 55:8-9). Deus é capaz de fazer o impossível em nossa vida quando simplesmente confiamos Nele.

"Bem-aventurado o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não vê quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e não terá cuidado no ano da seca, nem deixará de dar fruto". Jeremias 17:7-8

Quando você confia em Deus, você se torna mais maduro espiritualmente. Você pode fazer isso orando, lendo a Bíblia e manifestando a sua gratidão a Deus. A paz e a força que você obtém ao confiar em Deus certamente lhe ajudarão em suas dificuldades. Além disso, você pode usar essa fortaleza interior para ajudar os outros e fazer a diferença no mundo por meio do evangelho.

Sendo assim... Shalom Adonai!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!