Seja um Abençoador

22/10/2023

Deus quer que você seja uma bênção!

Que todos nós possamos entender que Deus quer que sejamos pessoas abençoadoras por meio Dele, em contraposição ao nosso desejo de receber muitas bênçãos.

Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!

Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Que todos nós possamos entender que Deus quer que sejamos pessoas abençoadoras por meio Dele, em contraposição ao nosso desejo de receber muitas bênçãos.

Introdução

A vida de Abraão, nosso pai na fé, é um exemplo para todo cristão. Confiar em Deus verdadeiramente, como Abraão confiou, torna-nos abençoados e mais do que isso: faz-nos abençoadores. Tal como Abraão, Deus deseja que sejamos uma bênção para outras pessoas.

Tema: Sê tu uma bênção! Texto base: Gênesis 12:1-3

O que é uma bênção?

É uma graça, dom, dádiva, bem, benefício, favor, presente recebido de Deus.

Bênçãos são favores, presentes, atitudes, palavras que nos animam, nos dão forças e nos permitem seguir adiante. Recebemos bênçãos em diversos momentos da nossa vida e cada uma tem um significado especial e único.

Qual a última vez que você recebeu uma bênção do SENHOR? E qual a última vez que você abençoou alguém?

Normalmente, pedimos sempre porque queremos ser abençoados: cura, proteção, provisão, libertação, vitória e outras coisas afins. Não há nenhum problema em querer ser abençoado e pedir a Deus a sua graça. Mas, você já pensou que você mesmo pode ser uma pessoa abençoadora, ou seja, um instrumento nas mãos de Deus com o objetivo de beneficiar outras pessoas, seja por meio de ações individuais ou coletivas, sejam bênçãos direcionadas a uma causa imediata ou benefícios para a próxima geração?

Qual palavra tem maior peso de importância para você: receber ou dar, presentear ou ser presenteado, ter ou ser?

Desenvolvimento

Quem era Abraão: Como era a vida de Abraão quando ele foi chamado por Deus: Ele era um homem maduro, casado, sem filhos, vivia no meio dos seus parentes e tinha muitos bens.

Podemos observar que Abraão era um homem próspero, bem sucedido, mas, neste mundo caído, ninguém é perfeito ou completo. Faltava algo na vida de Abraão. Ele não tinha filhos e a sua esposa Sara era infértil. No futuro essa lacuna na vida de Abraão seria preenchida por Deus, quando lhe prometeu e deu um filho, Isaque. Através do filho da promessa Abraão seria "pai" de muitos povos, mas o destaque na vida do patriarca era a fé, a sua confiança em Deus e fidelidade a Ele.

O imperativo de Deus para Abrão foi: Sê tu uma bênção!. Isto significa que Abraão deveria ser um abençoador com a sua própria vida.

O que está em foco no mandamento de Deus não é o que Abraão possuía; gado, terras e outros bens, mas a própria pessoa de Abraão, como instrumento de bênçãos, um abençoador. Deus queria que Abraão fosse um modelo para os demais homens; por meio dele muitas pessoas fossem abençoadas pelo seu exemplo de fé, ou seja, de confiança e de fidelidade a Deus.

Abençoar com recursos materiais é um grande desafio, mas ser um abençoador pessoal é um desafio ainda maior.

Abençoador: supridor, provedor, ajudante, colaborador, socorro presente, referência, padrão, modelo, exemplo. Aquele que lhe dá segurança: porto seguro, âncora, socorro na aflição. O abençoador torna-se referência de confiança na terra, alguém que você pode confiar e contar com ele, sempre.

A estabilidade de Abraão foi alterada pelos desafios de Deus.

A fé em Deus exige muitas vezes ações relevantes (mudança de atitude, de valores e prioridades; obediência e submissão ao Senhor).

Abraão e os demais abençoadores

A bênção recebida por Abrão não ficou somente com ele. Ao abençoar Abrão, Deus também pediu para que ele fosse uma bênção para as outras pessoas.

Todos nós gostamos de nos sentir abençoados, de sabermos que Deus quer o bem para nós. Mas, assim como Deus fez com Abraão, Ele continua fazendo conosco.

Ser uma bênção é um desafio atual para aqueles que Deus já abençoou.

Como ser uma bênção diante de tantos problemas? Como viver abençoando num mundo tão cruel? Como partilhar a bênção recebida?

Assim como Deus não deixou a sua bênção fechada em Abrão, aquele que é abençoado, precisa partilhar a bênção recebida. Mas, por quê? Porque é dando que se recebe e mais bem aventurado é dar do que receber.

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós. Lc 6:38.

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber. Atos 20:35.

A missão de um abençoador exige que saiamos da nossa normalidade ou zona de conforto. Foi o que aconteceu com Abraão.

1. Ser um abençoador implica em olhar para os outros não só para si mesmo (Provérbios 22:9). Certamente essa é a parte mais difícil. Porém, se desejamos apenas receber bênçãos, isso revela o egoísmo do nosso coração nos esquecendo do próximo.

2. Quem é um abençoador é também ricamente abençoado por Deus (Deuteronômio 28). Isso porque essa pessoa revela ter um espírito de generosidade e altruísmo, misericórdia, compaixão e amor tal como de Cristo, que se entregou para abençoar a todos nós (Romanos 8:32).

Conclusão:

Todos os que creem no Senhor Jesus, fazem parte do cumprimento da promessa feita a Abraão (Gn 12:3). Se você crê, tal como Abraão, também é desafiado por Deus a ser uma benção.

Imagine um mundo onde se partilham bênçãos e não maldições. Um mundo onde as pessoas convivem com o senso de partilhar, ajudar, cooperar, apoiar, socorrer... Sei que isso soa utópico demais para a nossa realidade, mas continua crendo nos remanescentes de Deus. Continuo crendo que existe abençoadores e que este número pode aumentar.

Mais que abençoado, Deus chama você para ser uma benção!

1. Não retenha as bênçãos que Deus lhe concede.

2. Seja um canal abençoador para todos ao seu redor (familiares, irmãos, conhecidos e desconhecidos).

Quanto mais temos e quanto mais somos, maior a responsabilidade diante de Deus em relação ao nosso próximo.

Deus lhe mostrará como você pode abençoar. Somos abençoados para abençoar, ungidos para servir, salvos para resgatar vidas, por isso esforce-se para representar Deus nesta terra. Esforce-se para deixar um legado para a próxima geração. Certamente um abençoador será sempre bem lembrado pelos homens e muito bem recompensado por Deus.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!