Santidade

24/07/2023

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor " Hebreus 12:14.

A santidade é um dos atributos de Deus. No que diz respeito a Deus, a palavra santidade mostra absoluta pureza e perfeição - Somente Deus é santo em Si mesmo.

Quando a palavra santidade é aplicada aos homens, ela se refere ao que foi separado para Deus. Significa separação do pecado e do mundo e dedicação a Deus.

Uma vez que recebemos a Cristo como Salvador e Senhor, recebemos poder sobre o pecado (Marcos 16:15-18). Este poder sobre o pecado permite que nos tornemos testemunhas de Cristo (Atos 1:8). Podemos dizer: "Jesus Cristo me libertou da servidão do pecado, para que eu viva em obediência a Deus".

Hebreus 12:14 mostra a condição para que o homem veja a Deus, esteja com Ele no porvir.

Santidade e separação.

Após a experiência do novo nascimento, surge um grande conflito entre a carne e o espírito. Esse conflito é uma batalha pela santidade.

Deus é santo e ELE exige que seu povo seja santo. (I Pedro 1:15-16).

O pecado nos torna imundos e nos separa Deus. A única maneira de manter uma comunhão perene é a santidade. E se pecar, o único modo de restaurar a comunhão com Deus é o arrependimento profundo. (1 Jo 1:9).

O cristão tem que decidir: Ou se separa do pecado ou estará separado de Deus.

O povo de Deus não pode ser profano, vulgar, mundano, imundo.

Somos um sacerdócio santo (I Pedro 2:9). Somos chamados à santidade:

1. Ser separado deste mundo profano - "Portanto saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor , e não toqueis em coisas impuras; E eu vos receberei" (II Coríntios 6:17), porque sem santidade ninguém verá o Senhor.

2. Ser um sacrifício vivo - manter o corpo em santidade. Não atender aos desejos da carne. "Assim, irmãos, rogo-vos pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus , que é o vosso serviço racional. Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento" (Romanos 12:1-2). Um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus , porque sem santidade ninguém verá o Senhor.

A santidade inclui um sacrifício de nossos desejos e vontades por uma causa maior, manter comunhão com Deus e a cada dia ser mais consagrado, a Ele.

I-Santidade pelas Escrituras

As Sagradas Escrituras não só falam sobre a santidade, mas ensinam o caminho da santidade.

A Bíblia dá diretrizes básicas que se aplicam a homens e mulheres de todas as culturas, idades e situações. A Bíblia nos diz do que Deus gosta e do que não gosta . Ela nos conta as práticas e atitudes que Deus não aceita, e aquelas que Ele espera de Seu povo.

II-Santidade pela Liderança Santa

De acordo com Efésios 4:11-12, um mestre é um dom de Deus, a fim de aperfeiçoar os santos . A luta pela perfeição abrange tudo o que a santidade significa, e Deus nos deu apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres para ajudar os santos a triunfar nessa luta, pois sem santidade ninguém verá o Senhor.

III-Santidade Pelo Espírito Santo

Sem santidade ninguém verá o Senhor, e isso é concedido pelo Espírito Santo. Somente com ajuda divina podemos ser santos.

Somente quem vive no Espírito e anda no Espírito tem condições de ser santo. (I Pedro 1:2).

A lei do SENHOR está escrita nos corações daqueles que vivem no Espírito e andam no Espírito – Hb 10:15-17.

Todas as pessoas guiadas pelo Espírito Santo têm as leis de Deus escritas em seus corações. Isso significa que podemos ser orientados pela consciência moral porque estamos sob o ensino do Espírito Santo.

A santidade é ensinada diretamente pelo Espírito Santo.

"Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito " (João 14:26).

I João 2:27 diz: "Mas a unção que recebestes dele permanece em vós, e não necessitais de quem vos ensine; assim como a própria unção vos ensina todas as coisas , e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, permanecei nela".

  • A santidade deve estar no coração do crente e ser motivada pela habitação do Espírito Santo.

A Santidade é uma Questão Individual

Sim, temos recursos dados por Deus e a ajuda do Espírito Santo, mas no fim das contas, a santidade é uma questão individual.

Filipenses 2:12 diz: " Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor ."

Cristo nos deu a responsabilidade de cuidar de nossa salvação. Não podemos negligenciá-la. (Hebreus 3:14).

Depois de receber a experiência do novo nascimento, cada um de nós deve perseverar na fé até o final, mantendo o que Deus nos deu.

É esperado que uma pessoa nascida do Espírito Santo, sinta o desejo de ser santa. E por quê? Pela santidade transmitida pelo Espírito Santo, combinada com a Palavra de Deus.

Quem é de Deus ouve a Palavra de Deus; quem tem o Espírito Santo tem o desejo de ser santo.

É claro que existe uma forte resistência para que não sejamos santos:

  • A carne ou velha natureza está separada de Deus. Ela tem desejos independentes, que não estão alinhados com a vontade de Deus;
  • O mundo jaz no Maligno. Satanás e seus demônios dominam o sistema operante, a cultura e o modo de ser dos habitantes do planeta, afastando-os de Deus.

O crente tem as ¹Escrituras, a ²irmandade da fé e o ³Espírito Santo, para enfrentar essa batalha e vencer.

Deus sempre honra e abençoa aqueles que fazem consagrações pessoais, que exercem domínio próprio e buscam agradar a Deus em tudo que fazem.

A santidade é mantida pelo amor que se tem a Deus.

Por esta razão as Escrituras ensinam: " Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo " (I João 2:15). Só podemos viver uma vida santa amando a Deus, e não ao mundo, que está sob o domínio de Satanás.

A lei ou o medo podem nos obrigar a evitar o pecado até certo ponto, mas somente o amor a Deus criará em nós o desejo de evitar tudo que Deus abomina.

Quando alguém realmente ama outra pessoa, tenta agradar essa pessoa sem considerar sua preferência pessoal. Da mesma forma, quando amamos a Deus, queremos obedecer à Sua Palavra.

Queremos viver de acordo com as Escrituras porque amamos a Deus. Seu Espírito em nós nos ajuda a sermos obedientes.

Como Jesus disse: " Aquele que me ama guardará a minha palavra " (João 14:23. Veja também João 14:15, I João 2:3).

Conclusão

  • O que podemos fazer para chegar o mais perto possível de Deus?
  • Como podemos viver de modo santo que não haja dúvida de que estamos vivendo do agrado de Deus?

Meditemos nos elementos essenciais para vivermos em santidade.

A Bíblia nos ensina os fundamentos da verdadeira santidade.

  • Não vos conformeis com este mundo (Romanos 12:2).
  • Abstenham-se de todo tipo de mal (I Tessalonicenses 5:22).

Essas duas passagens bíblicas mostram a inconformidade com o mundo e a temperança em todas as coisas, como princípios que cooperam com a santidade. Mas, a chave para seguir em santidade, chama-se amor a Deus. (Marcos 12:30).

Ser santo, separado, consagrado, significa exercer restrições sobre nós mesmos, para agradar a Deus. E Isso não se prende ao medo, à obrigação, mas ao amor que temos a Ele.