Sangar

12/09/2022

Texto Bíblico: Juízes 3:31

Há mais de 5000 anos um povo formado de tribos árabes semitas, estabeleceu-se nos territórios a leste do Mar Mediterrâneo que formam hoje a Síria, o Líbano, a Jordânia e a Palestina, ficando conhecido o lugar como Canaã. O SENHOR deu esta terra a Israel (Sl 24:1).


Os povos expulsos de Canaã sempre retornavam contra Israel para a retomada de "suas terras".

Deus levantou juízes em Israel, líderes que organizavam a defesa da nação contra os heteus, jebuseus, filisteus e outros.

Nos dias de Juízes 3:31 Israel estava sob ataque dos filisteus.

Sangar

O destaque no texto acima é um homem chamado Sangar (Gracioso). Um cananeu, da cidade de Bet-Anate (homem da Rocha), território da tribo de Naftali (minha luta, meu combate), ao Norte de Israel, região da Galiléia (província).

Sangar foi um homem desconhecido, sem precedentes, sem história, sem genealogia, sem status social e que não fazia parte da linhagem de Israel, mas repentinamente Deus o levantou e ele se destacou no contexto da nação israelita e tornou-se um herói nacional.

Que lições bíblicas podemos aprender com a história de Sangar?

I - Deus é o SENHOR da história.

Deus é soberano e age no conselho de Sua vontade. Às vezes, para mudar a história de um povo, Deus começa mudando simplesmente a história de um homem.

  • Deus introduz novos personagens na vida de um povo. Ex.: Do nada veio Sangar.
  • Deus usa pessoas desconhecidas. Do anonimato a herói nacional. Deus usa grandes e pequenos. Ex.: José do Egito (governador do Egito), vendido pelos irmãos e comprado por Potifar (oficial de faraó).
  • Deus, soberanamente, põe e tira, cria e muda posições e funções na realização de seus planos. Ex.:. Amós é tirado do gado para profetizar em Israel.(Amós 7:14,15). Mateus é retirado do ofício de cobrador de impostos para ser apóstolo de Jesus Cristo.

Pergunta: Você crer que Deus pode mudar a sua história?

II - Anonimato não é sinônimo de incapacidade ou de impotência.

1-Às vezes os melhores estão guardados. Nem sempre o melhor está à vista. Se você é um homem de Deus continue fazendo o melhor e esteja pronto para o chamado de Deus a qualquer tempo. Deus chama quem Ele quer. Às vezes Ele chama os pequenos e desconhecidos. Exemplo: Dr. Paul young Cho, da Coréia do Sul.

2-Quando os profetas calam, as pedras falam, porque os propósitos de Deus têm que ser cumpridos. Deus levantou um cananeu anônimo para libertar Israel.

3-As necessidades criam oportunidades para os anônimos se destacarem. Aproveite o tempo de preparo para desenvolver o seu padrão, a sua paixão ministerial e o poder espiritual. Aguarde com confiança no SENHOR. Há tempo para tudo. Deus dará uma oportunidade a você. Esteja pronto. Sangar foi uma dessas pessoas anônimas que Deus concedeu uma oportunidade.

III - Deus usa os recursos que você tem.

Deus não precisa de coisas grandes para fazer grandes coisas.

  • Deus potencializa o que está disponível. O pouco que temos terá grande valor se for colocado nas mãos do Senhor.
  • A falta de grandes recursos não impede a obra de Deus e não justifica a inoperância, a inércia, a passividade ou o comodismo do homem. Deus não utiliza coisas sofisticadas, mas o que está disponível no momento.
  • Pequenas coisas podem se tornar em instrumentos poderosos. Aguilhada de bois.

Ex.: Pequenas dobradiças...

Ex.: Sanção ( queixada de jumento feriu mil homens).

Ex.: 5 pães e 2 peixinhos. 5 mil alimentados.

Deus lhe fará vencedor com o que você tem.

IV - Um só ato sob a direção de Deus pode valer mais do que todos os esforços humanos.

Para Deus não é a quantidade que prevalece. Um só feito sob a direção de Deus pode ser mais importante e trazer benefícios maiores do que muitos esforços de grandes homens. Pequenos atos sob a orientação de Deus podem mudar a história de um povo.

Conclusão:

Deus continua o mesmo, ontem hoje e eternamente. Ele continua usando anônimos, desconhecidos, pessoas simples como agentes de transformação de um momento histórico.

Não foi preciso Sangar ser um dos juízes de Israel para que Deus o usasse de forma poderosa para livrar Israel de seus inimigos.

Deus não se importa se você é desconhecido e não tem posição de destaque entre os homens. O segredo está em "encontrar graça diante de Deus" e atender ao chamado divino. O SENHOR costuma chamar homens prontos, trabalhadores,  compromissados e com a disposição de serem usados pelo ETERNO..