Sabedoria Eterna

30/10/2023

Agora não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para que possamos compreender os dons que Deus nos concedeu. E falamos destas coisas com palavras não ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, interpretando as coisas espirituais para aqueles que são espirituais. 1 Coríntios 2:12-13.

Paulo está no processo de apresentar um argumento que tocaria os corações e mentes dos irmãos, cujas atitudes e estilos de vida não estavam à altura da fé que confessavam.

Nota: Esta reflexão consta de Sete Afirmações extraídas do texto bíblico: 2 Co 2:1-16.

Afirmação Um: Há dois tipos de sabedoria.

Uma é a "sabedoria temporal, própria desta era, com horizontes distantes de Deus.

Há muito que se aprender neste mundo, muitas coisas boas e úteis, mas, em muitos aspectos a sabedoria temporal tem uma dimensão satânica por ser impulsionada pelo poder das trevas, por excluir Deus e ser predisposta ao mal. Exemplo:

O naturalismo nos diz que vivemos num universo fechado de causa e efeito. O que experimentamos através dos nossos sentidos é tudo o que existe.

O Humanismo Secular coloca-nos como seres humanos no centro de toda a realidade, não deixando lugar para a palavra da cruz. Deveríamos ser bons um com o outro. É errado ser mau, mas não existe uma definição clara do que é bom e do que é mau. É um esforço unidimensional para descobrir de alguma forma como os seres humanos podem viver juntos sem qualquer noção de poder divino ou qualquer tipo de poder superior.

O hedonismo declara um universo que não tem significado real, então "coma, beba e seja feliz, pois amanhã morreremos".

O Misticismo da Nova Era nos informa que a realidade se encontra dentro de nós mesmos e, com meditação intensa, chegaremos a uma maior consciência de quem somos e de como funcionar no relacionamento com os outros.

O materialismo estimula a nossa natureza curiosa, prometendo que a riqueza e o poder são o propósito da vida. "Aquele que tiver mais dinheiro vence."

Certamente há outros exemplos de sabedoria temporal. O que todos eles têm em comum? Todos excluem Deus e a Sua Palavra. Além disso, eles estão presos ao tempo, não explicam de onde viemos, por que estamos aqui e para onde iremos. O que eles fazem é apresentar algo que ofereça qualidade para o momento.

Porquanto, esse tipo de sabedoria não vem dos céus, mas é terrena; não é celestial, mas demoníaca. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica – Tg 3:15.

Felizmente existe um segundo tipo de sabedoria.

O segundo tipo de sabedoria é a sabedoria eterna, que vem do próprio Deus. É a revelação natural e especial que Deus faz de si mesmo aos homens. Isso dura para sempre e é a base definitiva de todo o ser, na qual você e eu podemos apostar nossas vidas.

Mas, o que significa ter a sabedoria eterna em nós? Significa ter uma cosmovisão da realidade visível ou oculta na perspectiva divina; uma compreensão verdadeira dos fatos e mistérios; uma capacidade de aplicar este conhecimento revelada à vida, alinhando as decisões e comportamentos com a vontade de Deus.

Afirmação Dois: Nenhum dos governantes desta era entende isso completamente.

A questão não é ser pequeno ou grande, famoso ou anônimo, empregado ou empregador, ignorante ou gênio. A questão é que o homem natural, mesmos os que governam povos e lideram multidões não conseguem discernir as coisas espirituais porque suas vidas estão distantes de Deus.

A sabedoria eterna é vista como loucura para o reino desta terra, ou simplesmente, como algo irrelevante e que não faz sentido.

Afirmação Três: Ninguém pode descobrir a sabedoria eterna sem a revelação divina.

É impossível chegar à verdade de Deus sem a revelação específica de Deus. Paulo parafraseia uma declaração do Antigo Testamento quando escreve: "Mas, como está escrito: 'O que olho nenhum viu, nem ouvido ouviu, nem coração humano concebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam' – essas coisas Deus tem revelado a nós através do Espírito; porque o Espírito tudo sonda, até as profundezas de Deus" (1 Co 2:9-10).

Paulo está dizendo que as pessoas mais brilhantes nunca poderiam apresentar o Evangelho de Jesus Cristo. Na verdade, as pessoas mais brilhantes que já caminharam pela face desta terra não conseguem, de forma clara e racional, desvendar os mistérios do Criador.

Einstein poderia sondar as fronteiras da ciência, mas não conseguiu apresentar a mensagem da expiação substitutiva de Cristo na cruz, que tem poder de salvação para todos os tempos.

O homem precisa da revelação de Deus.

Afirmação Quatro: Deus nos revelou Sua sabedoria por meio de Seu Espírito.

Façamos uma analogia. "Como posso saber os seus pensamentos mais profundos?". Eles são secretos, não são? Ninguém vai conhecê-los, a menos que você se revele honestamente. E ninguém pode obrigar você a fazer isso.

Você escolhe seletivamente revelar o que deseja que outros conheçam. Esse é o seu direito, possuir seus próprios pensamentos e revelá-los quando e a quem quiser.

Percebo isso em meu ministério de aconselhamento. Há camadas que uma pessoa revela, outras não. Raramente alguém chega ao nível mais profundo na primeira ou nas duas primeiras conversas.

Paulo faz esta analogia humana quando escreve: "Pois, qual ser conhece o que é verdadeiramente humano, exceto o espírito humano que está dentro? Assim também ninguém compreende o que é verdadeiramente de Deus, exceto o Espírito de Deus" (1 Coríntios 2:11 ) .

Você não tem oportunidade de saber quem Deus realmente é e o que Ele está pensando ou planejando, a menos que Ele inicie Sua auto-revelação para você. Ele fez isso. O resultado é a sabedoria de Deus que você só pode descobrir através do Espírito Santo.

Afirmação Cinco: Você não recebeu o espírito deste mundo, mas o Espírito de Deus.

Paulo escreve: "Agora não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para que possamos compreender os dons que Deus nos concedeu. E falamos destas coisas em palavras não ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinados pelo Espírito, interpretando as coisas espirituais para aqueles que são espirituais" ( 1 Coríntios 2:12-13 ).

Deus nos deu um tutor, professor e mestre. Se você recebeu Jesus Cristo como Salvador, você tem o Espírito Santo em sua vida. Ele transmite a verdade espiritual. O Espírito Santo pode lhe dar recursos para você aprender muitas coisas, mas a função principal do Espírito de Cristo é revelar a verdade espiritual, para que você possa vir a Jesus Cristo, crescer em Jesus Cristo, ser capacitado por Jesus Cristo, dotado em Jesus Cristo e usado por Jesus Cristo de uma forma que honre a Deus.

Afirmação Seis: O homem não espiritual não entende o agir do Espírito Santo.

Uma pessoa não renascida por Deus não entende, não discerne o agir do Espírito Santo porque essas coisas são loucura para ela. Quem não tem o Espírito Santo não é capaz de entender os dons e as revelações de Deus, porque essas coisas são "discernidas espiritualmente" (1 Coríntios 2:14).

Quem não tem o Espírito ou quem apagou o Espírito vive focado apenas no temporal. Os assuntos do Reino de Deus são considerados loucura ou sem importância. Mas a pessoa espiritual vive com sensibilidade para a sabedoria eterna. Ele crer, busca e aplica na vida.

Afirmação Sete: O homem espiritual tem a mentalidade de Cristo. 1 Co 2:16.

O que diferencia um homem espiritual de um homem natural? A mentalidade. Quem é espiritual tem a mente de Cristo: pensa, sente, deseja, fala, e age de acordo com a mentalidade cristocêntrica.

Uma pessoa que está espiritualmente em Cristo, tem o Espírito Santo operando em sua vida a ponto de realmente ter a mente de Cristo.

Paulo adverte que nós, que cremos em Jesus, podemos extinguir o Espírito Santo. Podemos voltar a um estágio anterior em nosso desenvolvimento espiritual, no qual não estaremos em condição de entender coisas mais profundas da Palavra de Deus.

O fato emocionante é que o crente em Jesus Cristo, à medida que é capacitado pelo Espírito Santo, passa a pensar semelhante a Cristo. De glória em glória vai adquirindo a sabedoria eterna, que vem do próprio Deus.

Porque sou de Cristo e minha vida está aberta a Ele, tenho uma compreensão que vai além da sabedoria deste mundo, uma percepção de profundidade espiritual – uma capacidade especial de sondar as profundezas da verdade espiritual auxiliada pelo Espírito Santo.

²⁷ E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. 1 Jo 2:27.

Conclusão

O reino de Deus é diferente do reino deste mundo. Quem é do Reino de Deus tem e busca a sabedoria eterna.

1. Convido você hoje a desejar a sabedoria do Alto, querer entender a revelação de Deus para a sua vida.

2. Convido você hoje a buscar essa sabedoria do Alto, em comunhão a Deus, oração, estudo das Escrituras e vida santa.

3. Convido você hoje a viver de acordo com a sabedoria que vem do próprio Deus, a colocar em prática em seu caráter e comportamento; que os seus pensamentos, sentimentos, desejos, palavras e atitudes sejam alinhados com à vontade de Deus por iniciativa própria, por entender o que é mais precioso e eterno.

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. - Jo 17:3.

Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Cl 2:4.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!