Sabedoria Eterna

15/03/2022

Paulo sabia que os crentes na congregação de Corinto estavam divididos. Havia um elitismo com que alguns se orgulhavam de serem seguidores de si mesmo, de Apolo, de Pedro ou de Cristo.
A congregação em Corinto passou a supervalorizar a sabedoria humana; os crentes tinham preferência por uma liderança de destaque: Apolo, Paulo, Pedro. Esse partidarismo eclesiástico só trouxe prejuízos.

A igreja em vez de ser cada vez mais cristocêntrica afastava-se da mensagem da cruz, voltando-se ao humanismo;
Em vez de uma igreja unida na diversidade, sob o senhorio de Jesus Cristo, a congregação estava subdividida, fragmentada e enfraquecida por outros "cabeças" glorificados pelo crentes.
Como resolver essa situação?
Paulo não exclui do Reino de Deus os crentes carnais por causa de suas preferências partidárias pecaminosas. Ele os abraça como irmãos em Cristo e reconhece alguns elementos positivos que marcavam a vida e experiência cristã desses irmãos. Daí Paulo apela a eles para que deixem de lado suas divisões e permaneçam unidos em torno da pessoa de Jesus Cristo.
Paulo compreende a natureza humana. Ele sabe como é fácil para as pessoas voltarem aos seus próprios conceitos naturais e estilos de vida quando saem da comunhão com Deus, por isso ele implora que os irmãos parem de "agir por conta própria".
Paulo podia entender que:
⦁ alguns seriam seguidores orgulhosos dele. Afinal, eram gentios que ele havia conduzido a Cristo e lhes assegurou que não precisavam se tornar prosélitos judeus, obedientes aos detalhes da lei do Antigo Testamento.
⦁ alguns com educação judaica sofisticada adorariam os ensinamentos eloquentes e alegóricos do brilhante Apolo de Alexandria.
⦁ alguns dos judeus mais conservadores confessavam que Jesus era o Messias, mas tomavam suas orientações teológicas diretamente de Pedro em Jerusalém, cuja articulação do Evangelho era de uma mentalidade mais hebraica.
Paulo não toma partido, ele nega qualquer esforço para encorajar um grupo A ou B à divisão; ele aponta para a cruz de Jesus Cristo como um ponto de união que reuniria todos na unidade cristã. Ele escreve:
Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo. Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Co 1:17-18.
Com isso, Paulo enfrenta a questão.
A palavra da cruz é a essência do Evangelho. A mensagem da fé cristã não é de reflexões filosóficas altamente sofisticadas. É uma palavra elementar, a palavra da cruz. Os cristãos em Corinto haviam esquecido isso, eles estavam desenvolvendo um elitismo orgulhoso, com líderes partidários, cada um orgulhando-se de sua própria sofisticação intelectual.
A palavra da cruz, na verdade, é o poder de Deus para aqueles que colocam sua confiança na pessoa de Jesus Cristo e se submetem a Ele.
Paulo então faz referência a pessoas que são conhecidas por serem debatedoras sábias, brilhantes e inteligentes, pessoas que têm a sabedoria deste mundo. Ele se refere aos judeus que querem sinais milagrosos e aos gregos que procuram filosofias eloquentes. Por mais atraente que tudo isso seja, ele sublinha a mais elementar das verdades espirituais: "... o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Pois a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força humana" (1 Co 1:23-25).
Em seguida, ele dá dois exemplos.
1-Considere você como exemplo - Ele os lembra sem rodeios que poucos deles eram sábios, poderosos ou de nascimento nobre. Eles precisavam lembrar-se de suas origens. "Vocês não sabem que os malfeitores não herdarão o reino de Deus? Não se deixe enganar! Prostitutos, idólatras, adúlteros, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes, ladrões - nenhum deles herdará o reino de Deus. E isso é o que alguns de vocês costumavam ser.1 Co 6:9-11.
Poucos querem mostrar as suas raízes. Nenhum de nós é perfeito! Cada um de nós é um pecador.
⦁ Alguns de nós são pecadores que nunca receberam a graça de Deus.
⦁ Alguns de nós são pecadores que receberam a graça de Deus.
Sim, fomos revestidos da justiça divina, não por nossas raízes ou por nosso próprio brilho, poder ou sofisticação, mas pela graça de Deus.
2-Considere-me por exemplo. Paulo está dizendo que sabe que pode debater intelectualmente com as pessoas mais brilhantes; ele continua a declarar que não veio a Corinto com o objetivo de impressioná-los com o quão inteligente ele era. Ele escreve: "Porque decidi nada saber entre vós senão Jesus Cristo, e este crucificado" (1 Co 2:2).
Ele agora faz a transição em seu argumento que é extremamente importante.
Paulo quer repudiar qualquer noção que implique que o Evangelho tão simples em sua enunciação acabe produzindo um cristianismo "água com açúcar", que encoraja a ignorância e o anti-intelectualismo. Isso simplesmente não é o caso. A disposição do cristão está em um conhecimento que não repudia os aspectos saudáveis ​​da sabedoria deste mundo, mas na verdade vai muito além dela.
É minha responsabilidade como pregador, declarar o Evangelho de Jesus Cristo de uma maneira clara, direta e simples, que uma criança sem instrução, um adulto com QI limitado ou uma pessoa com capacidades intelectuais em declínio possam entender a mensagem de Deus. Esse é o ponto de partida.
Por outro lado, tenho a responsabilidade de conduzir cada crente a um crescimento que vai além dos fundamentos da fé cristã. Isso se chama didaquê, uma aprendizagem que vai além do trabalho básico de evangelismo. É minha responsabilidade tomar as Escrituras e imprimir conceitos e valores sobre suas mentes e corações de maneira que cada um cresça espiritualmente.
A vontade de Deus que você e eu avancemos em um processo de crescimento espiritual até alcançarmos a estatura de Cristo.
"...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo". Ef 4:13.
Paulo lembra aos crentes de Corinto que cada um tinha o privilégio de poder crescer até a estatura de Cristo.
Como?
Se quisermos crescer à estatura de Cristo é importante que olhemos para Sete (7) afirmações específicas sobre isso.
Primeira afirmação: Há dois tipos de sabedoria.
"Entretanto, entre os maduros falamos sabedoria, embora não seja uma sabedoria deste século ou dos governantes deste século, que estão condenados a perecer. Mas falamos a sabedoria de Deus, secreta e oculta, que Deus decretou antes dos séculos para nossa glória" 1 Co 2:6-7.
1-Uma é a "sabedoria temporal, deste século". É a sabedoria dos governantes desta época. É uma sabedoria que tem horizontes limitados. Ela é impulsionada pelos poderes espirituais das trevas e encontra pouso na natureza caída do homem.
Há muitos rótulos para essa sabedoria temporal:
Ceticismo, Epicureismo, Estoicismo, Escolasticismo, racionalismo, humanismo, iluminismo, empirismo, idealismo, Marxcismo, Materialismo, Relativismo, Positivismo, Existencialismo, Niilismo, etc. o cientificismo, o naturalismo, o ambientalismo, o hedonismo, o misticismo, etc.
2-O segundo tipo de sabedoria é a sabedoria eterna. Esta é a sabedoria que vem de Deus. É Sua revelação natural e especial de si mesmo. Ela dura para sempre e é a base suprema na qual você e eu podemos edificar nossas vidas.
"...no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência". Cl 2:3.
Há dois tipo de sabedoria, portanto cuidado para não estar edificando a sua vida sobre o fundamento errado.
Segunda Afirmação: Os governantes desta era não entendem isso completamente.
A moeda do reino do mundo é uma moeda diferente.
A sabedoria eterna do Reino de Deus é vista como loucura para o reino desta terra. É uma moeda irrelevante. Não faz sentido.
Não se surpreenda quando algumas pessoas o acharem estranho quando você é fiel a Deus e expõe seus valores e conceitos de acordo com a sua cidadania do Reino de Deus.
Terceira Afirmação: Ninguém pode descobrir a sabedoria eterna por conta própria.
É impossível alcançar a sabedoria eterna sem a revelação específica de Deus. Paulo está dizendo que as pessoas mais brilhantes que já caminharam sobre a terra não são capazes de desvendar os estranhos mistérios do Criador.
"Mas, como está escrito: 'O que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, o que Deus preparou para aqueles que o amam' - essas coisas Deus nos tem revelado pelo Espírito; porque o Espírito tudo perscruta, até as profundezas de Deus" - 1 Co 2:9-10.
Essa é a sabedoria antes do tempo, presente em todas as eras e no porvir.
Quarta Afirmação: Deus nos revelou Sua sabedoria por Seu Espírito.
Uma analogia. Os seus pensamentos mais profundos são privados, secretos. Ninguém vai conhecê-los a menos que você se revele honestamente.
Você escolhe seletivamente algo que deseja revelar. Esse é o seu direito, de possuir seus próprios pensamentos. Ninguém tem o poder de violar o seu interior particular.
Paulo faz uma analogia humana quando escreve: "Pois qual homem sabe o que é verdadeiramente humano, exceto o espírito humano que está dentro? Assim também ninguém compreende o que é verdadeiramente de Deus, exceto o Espírito de Deus" 1 Co 2:11.
Você não tem oportunidade de saber quem Deus realmente é e o que Ele está pensando, a menos que Ele inicie Sua auto-revelação em você.
Quinta Afirmação: Você não recebeu o espírito deste mundo, mas o Espírito de Deus.
Paulo escreve: "Ora, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para que possamos entender os dons que Deus nos concedeu. E falamos dessas coisas não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinados pelo Espírito, interpretando as coisas espirituais para os espirituais" 1 Co 2:12-13.
Você já quis um tutor para lhe ensinar coisas que estão simplesmente ocultas ao seu entendimento intelectual?
Deus lhe deu um tutor. Se você recebeu Jesus Cristo como Salvador, você tem o Espírito Santo em sua vida. Ele foi dado a você para transmitir não a sabedoria humana, mas a verdade espiritual. O Espírito Santo lhe dará sabedoria de vida que o ajudará a tomar decisões certas e de acordo com a vontade de Deus.
Mas a função primária do Espírito Santo é interpretar a verdade espiritual, para que você possa vir a Jesus Cristo, crescer em Jesus Cristo, ser capacitado por Jesus Cristo e viver de modo agradável a Deus.
Sexta Afirmação: A pessoa não espiritual não recebe a sabedoria do Espírito Santo.
Uma pessoa não espiritual não recebe a sabedoria do Espírito Santo porque não é capaz de entendê-la, porque a sabedoria do Alto é "discernida espiritualmente" 1 Co 2:14.
Por exemplo, quando eu prego o Evangelho, se uma pessoa recebe Jesus Cristo como Salvador, a mensagem de Deus terá um tremendo impacto em como essa pessoa usará seu dinheiro, sexualidade e poder. Uma pessoa não espiritual rejeita isso. Ela não entende a nova vida naquele que tem a Cristo.
Sétima Afirmação: A pessoa espiritual tem a mente de Cristo.
Paulo conclui a progressão de seu argumento declarando que uma pessoa que está espiritualmente em comunhão com Cristo tem o Espírito Santo operando em sua vida a ponto de ter a mentalidade de Cristo.
Somos capazes de ter a própria mente de Cristo, sabedoria que vai além da sabedoria natural da pessoa mais brilhante na face desta terra. A sabedoria de Deus vai além da sabedoria deste mundo. E quem está em Cristo tem direito a isso.
Conclusão
Amados irmãos, o reino de Deus é diferente do reino deste mundo. A sabedoria do Reino de Deus é de natureza eterna. A sabedoria deste mundo é temporal. Não seja iludido pelo desvio de valores, não troque o eterno pelo temporal.
Convido-lhe hoje a reconhecer que você precisa da sabedoria de Deus.
⦁ Convido-lhe a abandonar a confiança em si mesmo, o orgulho que exige que você faça o seu caminho.
⦁ Convido você a não depositar sua confiança em homens, por mais brilhantes que eles sejam; a não tomar partido, seja A ou B, mas olhar para Cristo e desejar ter a sabedoria que vem Dele.
⦁ Convido você a empenhar esforços para preservar a unidade na diversidade da igreja, focando o Cabeça da igreja e permanecendo unido aos irmãos em torno da pessoa de Jesus Cristo.
⦁ Convido você a acolher o SENHOR mais uma vez no centro de sua vida. Reconheça o quanto Ele quer que você viva com a sabedoria que vem do Espírito Santo! Aproxime-se Dele, ore, busque, seja redirecionado às Escrituras Sagradas, ao Senhorio de Jesus Cristo e à comunhão do Espírito Santo.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!


P.S.:
Amados irmãos, uma das prioridades dos pastores é pregar sermões relevantes e abençoadores. Semana a semana, o pastor prepara sermões para conectar sua congregação com a Palavra de Deus e assim disciplinar a membresia a um relacionamento mais próximo com o SENHOR. No entanto, discernir a voz do Espírito e encontrar novas ideias para sermões todas as semanas durante vários anos de ministério, em meio a tantas tarefas e responsabilidades, pode ser um grande desafio. Sendo assim, ore por seus pastores para que tenham o discernimento, a sabedoria e a graça de Deus em preparar e anunciar os sermões em total consonância com a revelação do Santo Espírito.