Quem Tem Ouvidos Ouça o Que o Espírito Diz às Igrejas

06/12/2021
Introdução

Deus em sua infinita bondade sempre se revelou à humanidade. Sem dúvida, a revelação suprema e a maneira clara e definitiva em que Deus falou à humanidade, foi através de seu Filho unigênito Jesus Cristo. Quando Jesus subiu ao Céu nos enviou o Espírito Santo. Hoje temos o Espírito Santo que fala à ¹ igreja a revelação do SENHOR e convence o ²mundo do pecado, da justiça e do juízo de Deus. (Hb 1:1-2;I Pe 4.10).

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Ap 2:7.


No Apocalipse, o Espírito de Deus é enviado a toda a Terra (Ap 5:6), mas de modo especial fala à Igreja (Ap 2,7.11.27.29). O Espírito é para a Igreja, Aquele que a fará entender e interiorizar toda a orientação divina no tempo da tribulação global.

O Espírito Santo é quem concede à igreja a inteligência para ler toda a história e saber interpretar os sinais dos tempos, segundo o olhar de Deus, animando a fé da igreja, outorgando-lhe consolo e conforto, inspirando-a profeticamente, conduzindo-a até o dia glorioso da vinda do Senhor Jesus.

Quem tem ouvidos, ouça ... - Essa expressão ocorre no final de cada uma das epístolas endereçadas às sete igrejas. Parece projetada para prender a atenção e denotar que o que foi dito foi de especial importância.

Trata-se de uma sentença que precede a promessa nos três primeiros discursos (Éfeso, Esmirna e Pérgamo), e a sucede nos últimos quatro (tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia). Assim, as promessas são fechadas em ambos os lados, com o preceito exigindo a mais profunda atenção quanto às mais importantes verdades.

Esse hebraísmo é frequentemente usado por Jesus Cristo (Mt 11:15). É uma expressão proverbial, implicando que a maior atenção deve ser dada ao que foi falado.

Todo homem tem audição natural, mas somente o que tem ouvidos espirituais pode ouvir o que Deus fala. A prova disso é que o discurso de Jesus não foi recebido por todos. Isso porque muitos de seus ouvintes eram surdos de coração, tinham os ouvidos fechados por sua própria incredulidade e descrédito à Palavra de Deus.

Deus ainda fala conosco sim e, às vezes, não ouvimos a Sua voz por que estamos distantes Dele, vivendo em pecado. Mas quando nos aproximamos de Deus podemos identificar perfeitamente a Sua voz.

Deus fala conosco sim e, às vezes, não ouvimos a Sua voz por que estamos com o coração em outra sintonia, dando ouvidos a outras vozes deste mundo.

Quem tem ouvidos...

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça - Cristo exorta os que são capazes de ouvir, a considerar atentamente a notável revelação de Deus, e não permanecer surdo juntamente com os incrédulos.

Evidentemente o que o Espírito Santo fala -Ele é considerado nas Escrituras como a Fonte de inspiração e designado para divulgar a verdade ao homem.

A linguagem usada aqui é de caráter geral - "Quem tem ouvidos"; isto é, o que foi falado mereceu atenção de todos. As verdades anunciadas tinham caráter geral que mereciam a atenção de todos.

O que o Espírito está dizendo às Igrejas?

As advertências às sete igrejas no Apocalipse são uma advertência à igreja em todas as épocas, em especial às igrejas dos últimos dias.

O Espírito de Deus está falando às igrejas e chamando-as a "vencer" - para superar sua situação presente, seja perseguição de fora ou turbulência interna. O fracasso em conquistar e permanecer fiel resultará no enfraquecimento de sua luz e testemunho.

Há muitos detalhes nessas cartas que são fascinantes historicamente e desafiadores teologicamente. Existem, no entanto, sete coisas que eu acho que Jesus quer nos ensinar - sete critérios pelos quais a igreja em todas as épocas deveria julgar se suas lâmpadas continuam a brilhar:

1-Mantenha seu primeiro amor. (Éfeso)

Jesus lamenta que a igreja em Éfeso tenha perdido seu primeiro amor. Tudo que a igreja é e faz deve emanar de um amor ardente por Cristo. A igreja deve ser conhecida primeiro como "um povo que ama a Deus e ama os outros". Sem esse amor apaixonado como base, uma igreja rapidamente se tornará apagada e impotente.

2-Supere o medo. (Esmirna)

"Não tema o que você está prestes a sofrer", disse Jesus. "Sê fiel até a morte e eu te darei a coroa da vida." Muitas vezes, o medo nos silencia, nos tira da luta e nos faz retroceder. O medo invalida a fé. Jesus diz para não ter medo. Ele venceu a morte e aqueles que superam o medo recebem a coroa da vida. Nós proclamamos a ressurreição, a esperança e a vida eterna. A igreja que focar nisso será a igreja vitoriosa.

3-Apegue-se à verdade. (Pérgamo)

A igreja em Pérgamo estava lidando com falsos mestres/profetas que desencaminhavam o povo de Deus para o erro.

Os mesmos ataques acontecem hoje e a igreja perdeu sua capacidade de dizer "não" à cultura mundana ao seu redor.

A palavra de Cristo corta a mentira e expõe a verdade se estivermos dispostos a ouvi-la. Jesus desafia a igreja a se comprometer novamente com sua palavra, sua verdade para sermos vitoriosos.

4-Não se comprometa. (Tiatira)

A igreja em Tiatira estava tolerante com o pecado.

"Tolerância" é um termo de grande uso em nossa cultura, mas não tem valor bíblico. A igreja deve recusar-se a se comprometer com as diversas formas pecaminosas do mundo, caso contrário, ela se tornará irreconhecível como pertencente a Cristo. A maior ameaça ao Cristianismo em nosso tempo é a tolerância ao pecado. Aceitar o que Deus abomina, fará uma igreja fraca, desacreditada e apóstata.

5-Vigilância! (Sardes)

Jesus exorta a igreja a não dormir na hora de Sua vinda. "Se você não acordar, virei como um ladrão, e você não saberá a que horas estarei com você", disse Jesus. O chamado é estar vigilante, sendo sempre uma obra de preparação para a vinda do Senhor.

A igreja evita transigir e permanece fiel é viver cada dia como se Jesus estivesse para voltar. Quando ele voltar, o que ele nos encontrará fazendo? Estaremos sonolentos na cama com a cultura ou estaremos acordados,espalhar o evangelho e viver nosso primeiro amor?

6-Procure portas abertas. (Filadélfia).

Temos uma porta aberta. Temos uma oportunidade de impactar as pessoas ao nosso redor com a mensagem do Evangelho e com o nosso testemunho pessoal. Podemos ajudar muitas pessoas. Certamente há muitas portas abertas para a igreja que está seguindo a Cristo.

7-Não seja morno. (Laodiceia).

Jesus está dizendo para a igreja não ser morna, de estado intermediário ou indefinido pela influência e consórcio com o mundo.

O estado espiritual da igreja de Laodiceia mostra uma igreja dominada pela vontade do homem e não pela vontade do Espírito. Uma igreja que pensa sobreviver sem vida no Espírito.

A Condição Espiritual da Igreja de Laodiceia

Desgraçado: Falta da graça, que é a garantia da salvação. Quem não tem a graça está perdido. Esta é, infelizmente, a condição da igreja de Laodiceia. "Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim" (Mateus 7:23; 25:41).

Miserável: É a condição de extrema pobreza espiritual das pessoas que pensam que estão abastadas, prósperas, mas padecem de uma pobreza espiritual crônica.

Pobre: A ausência de valores, de qualidades e de conteúdo. Nada tem de valor.

Cego: É a situação dos que não discernem os fatos ao redor e nem sequer percebem sua própria condição espiritual.

Nu: Faltam as vestes núpcias para as Bodas do Cordeiro. A igreja está nua ou vestida de trapos.Aqui fala de uma igreja despreparada para as bodas do Cordeiro.

Igreja morna é aquela que prossegue sem vida no Espírito; que insiste em viver atendendo à vontade do homem e não à vontade de Deus. Por conseguinte, Cristo deixa de ser o SENHOR desta igreja.

Ouvir e Dar Ouvidos

Ouvir é uma dádiva especial quando se trata da Palavra do SENHOR. Entretanto, ouvir é uma coisa e dar ouvidos é outra totalmente diferente.

O salmista como boca de Deus disse: Mas o meu povo não me quis escutar a voz (dar ouvidos), e Israel não me atendeu. Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos (Sl 81:11-12).

Conclusão

As sete igrejas do Apocalipse não existem mais, entretanto, o Espírito continua falando às igrejas de todas as épocas. Ler essas cartas hoje é uma oportunidade de avaliação, de ajustes e mudanças diante de Deus. Como estamos?

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

A noite avança e Cristo parece demorar. A igreja está sonolenta... o Espírito fala, desperta, chama!

O primeiro chamado é mais discreto, silencioso - é um despertamento à consciência moral do crente. O segundo chamado será ao som da última trombeta.

A Igreja será despertada com o alto clamor da convocação do exército Celestial, do Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus Cristo. Lamentavelmente, alguns se despertarão para o desespero... O nosso azeite acabou!

O Espírito está falando...Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!

Jo 10: 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem.