Que Horas São?

23/01/2023

Então Ele lhes ponderou: "Quando começa a entardecer, dizeis: 'Haverá bom tempo, pois o céu está avermelhado'. Ou, pela manhã, dizeis: 'Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho nublado'. Sabeis, com certeza, discernir os aspectos do céu, mas não podeis interpretar os sinais dos tempos? Mateus 16:2-3.

Introdução

Uma mulher jogou fora seu relógio e decidiu não ter mais escrava do tempo. Ela disse: "Eu me libertei da tirania do tempo". Ela estava farta da pontualidade burguesa. Ela queria viver livre de compromissos e de prestação de contas, como se todos os dias fossem férias na praia.

Os antigos observavam o tempo

Os antigos gostavam de observar o tempo - a passagem das estações, nascer e pôr do sol, os sinais de um bom inverno, etc.

A realidade é que o tempo faz parte do nosso mundo e tudo ao nosso redor segue o tempo.

Você pode não ser ligado a esse tipo de assunto, mas o tempo segue de forma independente do que você pensa, deseja ou faz.

É importante sabermos que...

Há dois aspectos do tempo neste mundo:

1. O tempo da civilização - Era;

2. O tempo pessoal - os anos determinados para a minha vida.

Sobre o tempo pessoal

  • Efésios 5:15-16 lemos: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus".

Somos exortados a libertar, resgatar o tempo do cativeiro, do poder ou domínio de outrem. Pagar o preço de resgate.

Jesus pagou o preço de nossa redenção. Ele nos resgatou do cativeiro, do poder do Império das trevas e nos transportou para o Reino da Luz (Cl 1:13-20). Acontece que humanamente ainda estamos vivendo neste planeta e, consequentemente, estamos sujeitos ao tempo. Não temos poder para resgatar uma Era, mas somos exortados a resgatar o tempo que nos pertence.

Que não sejamos enganados pelo inimigo e não andemos como néscios, mas tenhamos o esforço de resgatar, libertar o nosso tempo da escravidão. E fazemos isso procurando viver segundo a vontade de Deus.

Procrastinação - o descanso que desagrada a Deus

A realidade é que muitos cristãos estão vivendo como se fossem eternos neste mundo e tivessem todo o tempo para fazer o que deve ser feito. As coisas do reino de Deus são sempre adiadas: agora não, depois em faço, hoje não!

O tempo é impessoal e não questiona as nossas opiniões, ele simplesmente segue o seu curso e o que deveria ser feito não acontece.

  • Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Jeremias 8:20

A maioria de nós pode testemunhar que os anos passaram e não fizemos o que era para ser feito. Decidimos mal, adiamos projetos, gastamos o tempo da forma errada. Quanto tempo desperdiçado em coisas distantes da vontade de Deus.

O Tempo de uma civilização - Era.

Mateus conta-nos uma parábola muito interessante: Um grupo de donzelas é convidado para uma festa de casamento. O noivo tarda e quando o anúncio da chegada do noivo finalmente é proclamado: o óleo das lâmpadas acabou. Essas donzelas néscias saem apressadamente, compram azeite, retornam, mas infelizmente, a porta foi fechada. Elas tiveram sua chance, mas o tempo delas passou. (Mateus 25:1-13).

Mateus registra outros ensinos sobre este assunto:

  • E, como foi nos dias de Noé...Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos... Mateus 24:37-39.

Noé sabia a hora, o povo não. Quando Noé construiu a arca, seus conterrâneos comiam e bebiam em festas. Seguiam a vida normalmente. Não ouviram Noé e nem observaram as nuvens de chuva que estavam surgindo no horizonte. A história deles poderia ter um final feliz se tivessem o discernimento dos tempos. Mas, o povo não ouviu o profeta e nem olhou para os sinais dos tempos (profecias pela instrumentalidade da criação).

A Bíblia mostra que todo sistema de coisas tem um começo e um fim. Este sistema de coisas começa em Gênesis com a criação do mundo e termina em Apocalipse com um novo céu, uma nova terra e uma nova Jerusalém.

Que horas são no relógio deste sistema de coisas? Está tarde! A noite se aproxima.

Não podemos viver fora de uma Era, mas podemos desperdiçar tempo.

Desperdiçar o tempo pessoal e não discernir os sinais dos tempos está se tornando algo comum à igreja de nossos dias.

A Volta de Jesus

Jesus havia dito que voltaria em breve para estabelecer o seu reino. A igreja esperou e nada aconteceu. A igreja relaxou, afrouxou seu estado de vigilância e acomodou-se no cotidiano das coisas. Hoje, o "inconsciente gospel" informa que já se passaram cerca de 730.000 manhãs desde que Jesus disse que voltaria e... nada.

A verdade é que Jesus não disse quando voltaria, mas que deveríamos estar preparados, vigiando e observando os sinais dos tempos.

  • Viver sem resgatar o tempo é viver como um tolo.
  • Viver sem observar os sinais dos tempos é muito perigoso.

A Era Final

Tudo ao nosso redor sinaliza o fim de uma Era. Tudo ao nosso redor mostra que precisamos estar preparados. O mundo está agonizando - todos estão falando do apocalipse, mas há cristãos que não se importam com isso; não querem saber que horas são no relógio escatológico. Essas pessoas querem que o amanhã continue e que elas possam aproveitá-lo do seu jeito.

Às vezes preferem as fábulas porque olhar para o relógio escatológico destrói os seus sonhos.

Você e eu podemos seguir a vida sem resgatar o tempo pessoal. Temos também liberdade para não olhar os sinais do relógio escatológico. No entanto, sabemos que as nossas decisões trarão consequências...

Quando o pastor Guilherme H. Willimon servia em uma pequena igreja na zona rural da Geórgia, um dos membros da congregação tinha um parente que havia falecido e o pastor e sua esposa Patsy foram ao funeral, demonstrando apoio à família. A cerimônia fúnebre foi em uma pequena igreja batista do interior. O pastor Guilherme disse que nunca tinha visto nada parecido. As pessoas levaram o caixão e o pastor local começou a pregar. Ele gritou e gesticulou. "É tarde demais para Joe". "Ele pode ter desejado fazer isso ou aquilo na vida, mas agora é tarde demais para ele. Ele está morto. Está tudo acabado para ele. Ele pode ter desejado endireitar sua vida, mas não pode agora. Acabou".

Você consegue imaginar uma pregação desse tipo para uma família enlutada? Mas, o que o pregador disse era verdade.

Certamente a palavra do pregador não serviu de conforto para aquela família, mas será que ela tem importância para nós hoje ou alguém terá que falar algo semelhante quando chegar a nossa hora?

Conclusão

Eu não sei o seu tempo, na verdade eu não sei nem o meu, mas no relógio escatológico já é tarde e a noite se aproxima. Este momento, enquanto estamos vivos é o dia da decisão. Hoje é o dia de fazer sua vida valer a pena. Entregue sua vida a Jesus! Trabalhe ativamente na Seara de Deus, enquanto é dia. Envolva-se, dê o seu melhor, seja santo, prepare-se, use o tempo que lhe resta com sabedoria, invista o seu tempo fazendo a vontade de Deus e, certamente, a sua obra terá recompensa.

  • Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa. 2 Crônicas 15:7.

Resgate o seu tempo e olhe mais atentamente para o relógio desta Era.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!