Quanto Vale a Sua Alma?

12/12/2023


Em Mateus 16:26, Jesus levanta uma profunda reflexão sobre o valor de nossa alma através de uma pergunta:

O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a alma?

Alma

A palavra Alma nesta mensagem tem o sentido de homem interior, dotado de consciência, identidade pessoal e de uma existência eterna.

  • Ganhar o mundo inteiro pode ser interpretado como possuir, conquistar, dominar, usufruir de tudo o que o mundo tem a oferecer – dinheiro, patrimônio, fama, prazer, poder, governo, etc.
  • Perder a alma é ficar sem a posse, desapossado, entregá-la e não poder recuperá-la mais. Significa ficar sem o privilégio de um relacionamento correto com Deus, morrer sem Cristo e passar uma eternidade no lago de fogo.

Há dois motivos principais que contribuem para a perda da alma:

1-Desvalorização da alma: Quando o homem deprecia o seu maior patrimônio existencial. Quando o homem menospreza o valor de sua alma e não lhe dá o tratamento devido, não lhe oferece a melhor companhia, os melhores projetos, MAS a entrega aos prazeres carnais, aos encantos do mundo, aos mais diversos segmentos inferiores e depreciativos, que contribuem para a descaracterização de sua essência, tornando-a mais e mais dessemelhante ao Criador.

2-Corrupção da alma: Quando o homem envereda pelo caminho do Maligno, perverte e arruína a sua alma com escolhas e decisões voluntárias que desgraçam a sua alma. O homem perde a vontade das coisas celestiais e eternas, desperdiça o tempo da graça, abandona, afasta-se de Deus, une-se ao Maligno, faz votos, alianças e pactos com Satanás; lança fora, larga, livra-se, aborta a oportunidade de caminhar com Cristo nesta terra e no porvir.

Alerta

Ganhos terrenos e temporários em detrimento da perda da alma, pela negligência e desvalorização da extraordinária oportunidade de caminhar com Cristo neste mundo, significa atribuir a si próprio uma completa desvalorização, o pior preço possível, demonstrando uma completa insensatez no tempo presente, além das terríveis consequências eternas.

A concepção judaica

O povo judeu esperava pelo Messias há muitos séculos. Mas, a maioria esperava um líder militar ou um rei como Davi. Os discípulos de Jesus o reconheceram como Aquele que os profetas haviam predito. Contudo, Jesus não falou sobre conquistar um território com um exército ou assumir o governo de um vasto império nesta terra. Em vez disso, Jesus ensinou que o Messias perguntou:

"De que adianta alguém ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?"

Jesus direciona o povo a uma reflexão profunda sobre valores, sobre o que realmente é mais precioso, relevante, vantajoso, significante, benéfico e importante: uma conquista meramente terrena e temporária ou a vida eterna em sua plenitude?

Jesus diz que o caminho da vida eterna passa pelo Calvário. Ele fala que, para o homem ser seu discípulo, é preciso negar a si mesmo e estar pronto para seguir a Cristo, ainda que tenha que passar pela morte. (Mateus 16:24). Tomar a cruz é uma referência a estar condenado à morte.

A declaração de Jesus simboliza um compromisso total e final. O discípulo precisa estar disposto, se necessário for,r a desistir de tudo para ser um seguidor de Jesus Cristo.

  • Primeiro, o homem deve estar pronto para renunciar todas as propostas de ganho terreno e temporário em detrimento da missão de seguir a Cristo;
  • Segundo, se seguir a Cristo implica em sofrimento terreno ou perdas materiais, isso não deve ser um impedimento para aquele que carrega a cruz e está morto para este mundo.

"De que adianta alguém ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?"

Se uma pessoa torna-se a mais rica e poderosa da terra, deixando de caminhar com Cristo, mais cedo ou mais tarde, esses tesouros aparentes desaparecerão e essa pessoa terá perdido a única parte de si mesma que dura para sempre, de valor incalculável, a sua alma.

Não há nada mais valioso do que a alma de um ser humano. Quando alguém escolhe abraçar este mundo em vez do Reino de Deus, ele está desvalorizando a sua alma com critérios de um insensato, depreciando o seu maior tesouro existencial. Se uma pessoa rejeita Cristo por causa de qualquer coisa nesta vida, ela fez um péssimo negócio porque afastou a sua alma da fonte de vida eterna e a direcionou as alfarrobas dos porcos.

  • Esaú desprezou seu direito de primogenitura, preferindo um prato de sopa;
  • Judas traiu o Salvador por 30 moedas de prata;
  • Demas amou mais o mundo e abandonou o ministério. 2 Tm 4:10

Por algum tempo esses homens pensaram que estavam ganhando alguma coisa, mas na verdade perderam tudo.

Conclusão:

Amados irmãos, a alma humana é tão valiosa que o próprio Deus pagou o preço que ninguém poderia pagar para resgatá-la: o sacrifício de seu único Filho! Jo 3:16.

"Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:6)

Que tal você reconsiderar……as suas prioridades e começar a dar o valor devido à sua alma: Ela é muito mais preciosa que toda a riqueza, fama e glória que esse mundo tem para oferecer! Ela não merece está seguindo por um caminho sem Deus.

Lembre-se: A alma do crente não tem preço, ela é um tesouro de valor incalculável e inegociável. Você só deve entregá-la Aquele que já provou que se importa com você, que morreu por você.

Entregar sua vida ao Senhor Jesus e confiar nele é o maior bem que você pode dar à sua alma. É a sua melhor escolha, decisão e presente.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!