Qual a Pregação Para esta Geração?

28/09/2020

Apresentação

A geração gospel abraçou a fé sem a mudança de mentalidade e o resultado disso é uma geração cristã imatura e influenciável pela cultura do mundo.

Que tipo de mensagem é capaz de alcançar esta geração?

2 Tm 4:3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.

Introdução

Todos os pregadores do Novo Testamento - incluindo Jesus - enfatizavam: conduta, mudança comportamental e obediência. Na verdade uma pessoa só demonstra que acredita de fato no que a Bíblia diz quando ela obedece, quando põe em prática o que as Sagradas Escrituras afirmam.

Alguém pode dizer: "Eu acredito na doutrina da santificação". Muito bem, mas será que essa pessoa tem vivido longe do pecado e procura diariamente fazer a vontade de Deus? Não? Então ela, de fato, não acredita no que disse e não valoriza o que falou. A sua crença real é outra.¹

¹ - A palavra Crença nesta reflexão tem o sentido amplo daquilo que acredito, valorizo e tenho paixão.

1 João 2:17 - "O mundo e seus desejos passam, mas o homem que faz a vontade de Deus vive para sempre."

1 João 2: 3 (NIV), E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos.

Que tipo de pregação leva à obediência? Que tipo de pregação muda os valores e as paixões de uma pessoa?

1. O comportamento humano é baseado em uma crença que é valorizada.

Se você se divorciar do seu cônjuge por uma razão que não seja a infidelidade conjugal é porque você acredita que desobedecer a Deus causará menos dor do que permanecer em seu casamento. É claro que isso é uma mentira, mas você acredita nisso.

Quando alguém chega até você e diz: "Estou deixando meu marido e vou me casar com fulano porque acredito que Deus quer que eu seja feliz". Essa pessoa apenas lhe disse a crença dela por trás do seu comportamento. É uma crença errada, mas é o que ela acredita.

2. Por trás de todo pecado há uma crença em uma mentira.

No momento em que você peca você está fazendo o que acredita ser a melhor coisa para você naquele momento. Você pensa: "Eu sei que Deus diz para não fazer isso, mas eu vou fazer isso". Por que você quer fazer isso? Porque você valoriza a sua crença, ainda que seja algo que desagrada a Deus.

Por trás de todo pecado há uma crença enganosa. Faça uma experiência comportamental. Procure descobrir as crenças (paixões) por trás das razões pelas quais as pessoas que você conhece agem da maneira que agem. Quando você começar a lidar com isso, perceberá que as crenças valorizadas são as que mais escravizam.

Tito 3:3 declara: "Outrora fomos também tolos, desobedientes, enganados e escravizados por todo tipo de paixões e prazeres"

Quando você vive em pecado, você está escravizado por uma paixão carnal e acreditando em uma mentira.

Quando você olha para as pessoas na igreja, você não consegue ver as suas crenças e as paixões, mas consegue ver o comportamento delas: algumas são infiéis, outras não têm compromisso. Você percebe isso. Em todas elas, porém, há uma crença, uma ilusão apaixonante, uma mentira por trás do comportamento.

Se você conversar com essas pessoas começará a identificar as suas crenças e mentiras. Você perceberá que os padrões de comportamento são comuns nas pessoas que abraçam a mesma mentira/crença/paixão.

3. Uma Mudança de Comportamento sempre começa na mente.

Muito antes da Psicologia Comportamental e da Ciência do Comportamento, a Bíblia já dizia que uma mudança de comportamento começa na mente.

Romanos 12: 2 (NVI): "Transforme-se pela renovação de sua mente".

O modo como você pensa influencia o modo como você se sente e o modo como você se sente determina a maneira como você age.

Se você quer mudar a maneira de agir, deve mudar a maneira de pensar. Você não deve começar com a ação, com o comportamento, porque fazendo assim não demorará muito e tudo voltará a ser como antes. Você tem que começar com a mudança de pensamento, renovando a mente na Palavra de Deus.

4. Para que as pessoas mudem de comportamento, precisamos ajudá-las a mudar suas crenças em primeiro lugar.

Jesus disse: "Você conhecerá a verdade e ela libertará você." (João 8:32 NVI) Se queremos ajudar as pessoas a mudar, precisamos fazê-las entender que estão presas a uma crença/paixão que determina os seus comportamentos. É por isso que quando você conhece a verdade, tem a grande chance de ser liberto da ilusão (da mentira). Certamente a verdade liberta.

5. Tentar mudar o comportamento das pessoas sem mudar suas convicções morais é uma perda de tempo.

Se você falar a uma pessoa para mudar de comportamento, antes que sua mente seja renovada, não funcionará. Ainda que essa pessoa tenha boa vontade ela não conseguirá resultados duradouros se não mudar primeiro a crença/paixão. Não adianta tentar mudar o comportamento, sem mudar as crenças das pessoas. Cada um tem que internalizar a Palavra de Deus primeiro (a Verdade), para ser liberto da mentira e dos falsos valores do mundo, passando a viver sob novos padrões de pensamento: bíblicos, verdadeiros e saudáveis.

Os padrões de crença estão em sua mente. Toda vez que você pensa em uma crença, você cria uma rotina mais profunda. Toda vez que você vivencia uma prática comportamental você confirma a sua crença e consolida a sua paixão.

Quando as pessoas praticam algo repetidas vezes, elas são programadas para seguir nesse caminho.

Imagine um homem que tem o hábito de fumar um cigarro toda vez que está sob tensão. Um dia alguém chega a esse homem e diz: "Isso está lhe matando! Você terá um câncer". Consciente da advertência, o indivíduo esforça-se e passa uma semana sem cigarro, duas semanas ... mas o tempo todo está sob tensão porque não mudou a programação em sua mente. Eventualmente, ele vai fraquejar e pegar um cigarro novamente.

Se você quer ser transformado radical e permanentemente, você tem que fazer do jeito apresentado no Novo Testamento. Você tem que ser transformado pela renovação de sua mente.

Não basta dizer ao fumante mil e uma vezes: "Você precisa parar de fumar ..." não vai funcionar. Você precisa ajudar essa pessoa a mudar seu padrão de crença, de pensamento e de valores. Se você quiser ver a mudança no comportamento de uma pessoa, você deve ajudá-la a sair da rotina e mudar esse piloto automático.

6. O termo bíblico para "mudar de ideia" é "metanoia".

Mc 1:15 - Arrependei-vos, e crede no evangelho.

Não há uma única palavra em português para traduzir o significado amplo de metanoia. Os tradutores usaram, então, a palavra arrependimento. Metanoia vem do grego metá, que significa "depois", após, além; e νοῦς, que significa "pensamento, mente ou intelecto". A interpretação literal seria semelhante a "mudar a mentalidade", pensar além.

Metanoia é fundamentalmente uma mudança de mentalidade, própria daquele que estreita suas relações com Cristo. Aquele que está aliançado com Cristo muda a maneira de pensar, de sentir e de agir, em total comprometimento com a vontade de Deus. O discípulo de Cristo passa a enxergar a sua existência com novos valores e propósitos; passa a ter a conduta certa, sem imposições de qualquer natureza.

7. A Palavra de Deus sob a ação do Espírito Santo cria todas as condições de mudança de mentalidade nas pessoas.

Na pregação real, Deus está agindo através do pregador, mas não é o pregador que muda a mente das pessoas. A Palavra de Deus anunciada graciosamente cria todas as condições de mudanças.

2 Samuel 23: 2 (NVI) diz: "O Espírito do Senhor falou através de mim. Sua palavra estava na minha língua.

Zacarias 4: 6 diz: "'Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito', diz o Senhor Todo-Poderoso."

Você não muda a mente das pessoas, a Palavra de Deus aplicada graciosamente cria todas as condições de mudanças.

8. Mudar a maneira de agir é fruto do arrependimento (metanoia).

A verdadeira mudança de comportamento é o resultado da metanoia.

Muda-se de ideia, muda-se de afeição (de valores), muda-se de comportamento. Há frutos, bons frutos.

João Batista disse em Mateus 3:8

(NVI): "Produzi fruto em harmonia com o arrependimento".

(ARA): "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento".

Provem por suas ações que vocês se arrependeram. Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados.

Quando uma pessoa muda sua opinião sobre Deus, sobre o pecado, sobre a salvação, sobre a vida e sobre si mesma e passa a ter novos conceitos, crenças e valores conforme as Escrituras, seu novo comportamento será fruto dessa metanoia. Bons frutos surgirão.

9. O tipo mais profundo de pregação é a pregação do arrependimento. Por quê?

  • Porque a mudança de vida só acontece depois que você muda o pensamento e os valores (a crença e as paixões erradas);
  • Porque a mudança de vida só acontece depois que você é liberto da mentira, da ilusão, do engano.

Então, a pregação precisa ser completa, integral, para ter a eficácia garantida pelas Escrituras. Todavia, insistimos em afirmar que a falha de nossa mensagem está na ausência de metanoia. O mensageiro precisa ter uma mentalidade Cristocêntrica para formar discípulos de Cristo preparados para enfrentar os desafios desta geração.

Mc1:15 - Arrependei-vos, e crede no evangelho.

Cada um de nós deve esforçar-se para comunicar a Palavra de Deus de tal maneira que ela possa mudar a maneira errada como as pessoas pensam.

O arrependimento é a mensagem central do Novo Testamento. O que os pregadores do Novo Testamento pregaram?

  • João Batista: "Arrependa-se, porque o Reino dos Céus está próximo" (Mateus 3: 2).
  • Jesus: "Arrependa-se e creia no evangelho" (Marcos 1:15)
  • O que Jesus disse a seus discípulos para pregar? "Então eles saíram e pregaram ao povo que se arrependesse" (Marcos 6:12 NVI)
  • O que Pedro pregou no Pentecostes? "Arrependam-se e cada um de vós seja batizado".
  • O que João pregou em Apocalipse? O arrepender-se.

Acredito que uma das grandes fraquezas da pregação nos dias atuais é que não pregamos mais sobre metanoia/arrependimento.

Se os pregadores não pregam mais sobre arrependimento e não estão dispostos a desafiar as pessoas a ter uma mentalidade segundo as Sagradas Escrituras, causando uma mudança nas suas crenças e paixões mentirosas e, consequentemente, trazendo mudanças de comportamento, não podemos esperar "ordem e progresso" em nossa nação. Não podemos esperar que os "crentes" deixem de pensar da forma do mundo; não podemos esperar que deixem de seguir a cultura do mundo, não podemos esperar que deixem de amar o mundo.

Provérbios 29:18 adverte: "Onde não há profecia, o povo se corrompe". É preciso coragem para fazer isso.

Devemos falar a verdade com humildade. Podemos pregar o Evangelho de autoridade falando mansamente, com humildade.

  • Por quer uma geração tão influenciável na igreja atual?
  • Por quer uma geração tão apaixonada e seguidora do mundo?

Entendo que a grande falha está em pensar que o crente pode manter a fé desconsiderando ou negligenciando a metanoia.

Lembre-se a mensagem do Novo testamento é completa: Arrependei-vos e crede no Evangelho! Mc 1:15.

Conclusão:

Que cada um de nós possa desejar e permitir que o SENHOR Jesus renove o nosso entendimento, conceda-nos uma mentalidade centrada nas Escrituras Sagradas e possibilite uma transformação plena em nossas vidas sob a direção do Espírito Santo. Amém!

Então agora, eu tenho uma proposta pessoal para você - uma aplicação na vida.

Você está disposto a pensar de acordo com as Escrituras? Está disposto a ter tesouros e paixões de acordo com as Escrituras? Está disposto a resistir a cultura do mundo? Está disposto a renunciar toda aparência do mal e procurar cada vez mais viver integralmente o Evangelho do Reino de Deus? Você está disposto a pregar o Evangelho do Reino de Deus de acordo com o que está registrado em Marcos 1:15?

Você está convicto e disposto, a partir de hoje, a pregar não somente sobre a fé, mas pregar sobre arrependimento/metanoia, levando as pessoas a se libertarem de suas paixões enganosas e contrárias à Palavra de Deus?

Amém!

Que Deus nos conceda maturidade e valores reais; que a nossa mentalidade seja Cristocêntrica e assim possamos ter a qualificação para pregar a esta geração.

Que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!