Profecia e Palha

26/02/2024

Nos dias do profeta Jeremias, Deus apresentou uma acusação contra os mestres religiosos de Israel. A acusação apresenta três desdobramentos:

  • A primeira é que os falsos mestres roubaram a Palavra de Deus;
  • A segunda é que os falsos mestres substituíram a verdade por uma Palavra falsificada, tendo a forma de piedade, mas sem poder; isto é, casca, sem milho.
  • A terceira é que eles forjaram o nome e o selo de Deus para esta falsificação.

As consequências – A Palavra apresentada ao povo não era a revelação de Deus, não tinha poder de vida e nem de transformação e ainda era prejudicial às mentes e corações dos ouvintes.

Profecia e Palha

O que é o joio do trigo? Não é a minha palavra como um fogo e como um martelo que esmiúça a rocha? Jeremias 23:28.

O texto de Jeremias afirma a superioridade da Palavra de Deus sobre as invenções do homem e expõe o seu poder através de uma ilustração muito interessante.

A primeira ilustração é: "O que é o joio do trigo?"

A segunda é: "A Palavra de Deus é como um fogo e um martelo".

Agora vamos analisar essas duas ilustrações:

O que é o joio do trigo? O joio é a casca, a casca que envolve o grão de trigo e serve a um propósito extremamente útil ao grão. Mas o desígnio de sua criação é algo especificamente útil ao trigo que contém e proteje. Se for simplesmente uma casca, se não houver milho em seu interior, então não serve para nada.

  • A casca tem a forma do milho, mas não é o milho. Ela protege o milho, mas sozinha não serve para o homem.
  • O milho representa o elemento vital, a semente que tem vida e o nutriente que alimenta o homem.

Assim acontece com a Palavra de Deus. Ela tem forma e poder.

Tudo que envolve a palavra de Deus serve a um propósito muito útil quando carrega também o poder de Deus, mas quando a forma não traz em seu âmago a Palavra de Deus, não tem utilidade, não tem valor; pode até iludir as pessoas com o aparente, ou seja, a casca sem o miolo.

Um fazendeiro entende melhor essa ilustração.

Imagine uma praga em uma grande plantação. Lá está o trigo ondulante no campo, apenas com cascas em vez de pesadas espigas de grãos. De longe parece que é um trigo bom, mas o debulhador revela a triste realidade.

Temos que reconhecer a importância da casca na proteção do grão de trigo ou de milho até a maturidade. Todos os bons agricultores observaram uma espiga de milho sem casca. Grãos sem casca não é coisa boa.

Paralelos

Esses fatos da natureza sugerem paralelos no mundo espiritual. Existe uma classe de pessoas que despreza a "excelência" das formas, da didática, dos trabalhos, da pesquisa, dos treinamentos, do zelo, aprimoramento na apresentação da Palavra de Deus e exigem a produção de trigo nu, sem casca. Essas são as pessoas que dizem que não faz diferença a excelência, o que importa é a espiritualidade.

O certo é que deve haver uma coisa e a outra. No entanto, a acusação no texto de Jeremias não é contra a excelência na apresentação da Palavra de Deus, mas o fato que os mestres falsificaram uma apresentação da Palavra do SENHOR. Eles tiveram uma impressão do seu próprio coração e imprimiram nela o aval de YHWH e a repassaram ao povo.

Com referência a isso, diz o ETERNO: "O que é o joio do trigo?"

A casca agregada, consociada, unida ao grão é uma proteção da semente, mas, quando apresentada de forma independente, avulsa, solitária, sem o grão, é simplesmente PALHA, algo sem valor. Assim é a pregação sem a revelação divina. Ela traz somente a casca, a palha e não a semente.

Foquemos agora a próxima ilustração

"Minha Palavra é como fogo e martelo".

A passagem tem referência com a técnica e a arte de extrair metais do minério bruto. É uma das primeiras artes já inventadas pelo homem.

Tubalcaim, sexto na descendência de Caim, foi um instrutor de todos os artífices de latão e ferro. O livro de Jó (Jó 28:2) revela a arte de extrair metal do minério. Ele diz: "Certamente há um veio para a prata e um lugar para o ouro onde o encontram. O ferro é tirado da terra e o latão é fundido da pedra" .

O tratamento de Deus com Seu povo é comparado com este processo de fundição:

"Ele se assentará como fundidor de prata" (Ml 3:3) e "a vossa fé será como ouro provado no fogo" – 1 Pedro 1:7.

A Palavra de Deus é como um fogo e um martelo. O que isso significa?

Ainda existem minas antigas que foram exploradas na época em que Jeremias profetizou, nas quais o fogo e o martelo eram usados ​​exatamente como ele descreve aqui.

Como o metal estava na rocha dura, a primeira coisa a fazer era acender uma fogueira ao redor dela. Depois batiam na rocha com o martelo e assim mais facilmente a quebravam e pulverizavam.

Havia três processos de fogo: torrefação, redução e refino de ouro ou prata.

Na torrefação o fogo torna a rocha quebradiça, enquanto o martelo reduz seu volume a fragmentos utilizáveis.

Na redução, o metal é separado dos fragmentos de rocha e No refino, o metal é trabalho na forma final.

Hoje temos equipamentos de alta tecnologia, mas o princípio continua sendo o mesmo. O moderno triturador de quartzo, por exemplo, é apenas um martelo que quebra a rocha em pedaços. Assim, em qualquer metal retirado da terra, do estado original até sua última e mais delicada formação, seja de ferro, aço, latão, estanho, ouro ou prata, a ação do fogo e do martelo estão presentes. Você não pode dispensar a fornalha. Você não pode dispensar o martelo. Assim é a Palavra de Deus, ela aquece corações e também os quebranta.

O SENHOR fala a Isaías:

  • Eis que Eu mesmo te refinei, todavia, não como a prata; Eu te provei na fornalha da aflição. Isaías 48:10.

E é dito com referência ao nosso Salvador quando Ele vier:

  • "Quem suportará o dia da Sua vinda? Pois Ele se assentará como fundidor de prata. Ele purificará os filhos de Levi" – Malaquias 3:2-3.

Temos agora diante de nós a importância das duas ilustrações, no que diz respeito ao PODER da Palavra de Deus para purificar os homens do pecado e conduzi-los à vida eterna. O único instrumento potente e eficiente para isso é a Palavra de Deus.

  • Primeiro, a Palavra de Deus é como o trigo perfeito, integral, contendo a semente da vida, enquanto a casca solitária é apenas o esforço ou artifício do homem, a PALHA sem o poder da vida.
  • Segundo, o metal não é extraído da rocha e nem refinado, sem o fogo e o martelo. Assim é a pregação da Palavra de Deus no coração do homem pecador. O processo é duro, difícil, dá muito trabalho, mas é compensador.

Aplicativo aos Nossos Dias

Agora, vamos ao aplicativo. Você está diante de um homem inteligente, fazendo-se passar por instrutor da Palavra de Deus, pretendendo ser um expositor do destino espiritual do homem. Mas esse mestre desvia-se das Escrituras Sagradas quando aborda a questão do aborto, por exemplo.

"Tenho uma impressão de que você pode decidir essa questão; Deus lhe deu o livre-arbítrio; o que importa é a sua consciência".

Esse joio dado ao povo não gera vida, nem transformação. Esse joio será uma ilusão, um engano, uma falsificação porque não contém a Palavra de Deus. É Palha venenosa.

Infelizmente, o mundo está cheio desses mestres com seus ensinamentos vazios, sem vida e sem o poder de Deus. Somente a Palavra de Deus é criadora; ela gera fé, desperta, motiva, educa, confronta, encoraja, fortalece, educa, liberta, salva, etc.

Roubadores da Palavra

Satanás foi o primeiro ladrão da Palavra de Deus. Agora, os falsos mestres, substituem a Palavra de Deus pelas impressões de seus próprios corações, pelos caprichos e especulações de sua própria imaginação, roubam a verdade, a revelação divina e dão ao povo o joio sem vida.

Os falsos mestres apresentam uma casca que nunca segurou uma espiga de milho. Palha! Palha! Palha!

Um campo de mil hectares de joio nunca produziria um grão de trigo. No entanto, esse enorme campo assume a aparência de uma grande plantação de trigo e engana a muitos.

O falso mestre forja o nome de Deus para dar credibilidade às impressões de seu coração, dizendo: "Assim diz o Senhor. Este é o ensinamento de Deus:

Bons tempos estão chegando! O Melhor de Deus está por vir. Viva a vida da melhor forma. Aproveite a paz! "Paz, paz, quando não há paz".

Esses falsos mestres vêm até as pessoas, tiram o som do alarme escatológico, acalmam todos para dormir, embalam e abanam aqueles que dormem, para que possam ter um sonho de falsa paz em vez da realidade que a Palavra de Deus revela. "Acorda, ó dorminhoco; levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará!"

Nunca na história do mundo houve tantos pregadores de palha como nos dias atuais. Milhares de "mestres" tentando chamar a atenção do povo ensinando as suas impressões pessoais...:

O Melhor está por vir, dizem. Aproveite a vida porque filho de Rei é príncipe. E o povo parece gostar de palha e não de trigo. O povo parece gostar de coisas suaves e não de fogo e de martelo, por isso os falsos mestres estão tirando o fogo e o martelo das pregações, os únicos meios de para extrair o metal precioso da verdade e da vida.

Esses mestres pós-modernos são enganadores como foi o primeiro, Satanás.

No Jardim do Éden Deus disse: "No dia em que comeres do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morrerás". Mas, o falso mestre disse: "Não", coma e seja sábio. Nenhum mal pode acontecer a você. Seja livre, independente. Viva de acordo com seus desejos. Deixe de lado o medo e a sujeição. Coma!

Do Éden aos nossos dias, o falso mestre é:

  • Aquele que dá PALHA ao povo, no lugar do trigo.
  • Fala de seu coração e não da revelação de YHWH;
  • Tira o fogo e o martelo da Palavra de Deus e prega somente coisas suaves, como a PALHA.
  • Usurpa o nome de Deus para transmitir as impressões de seu próprio coração.

Voltemos à Palavra de Deus

Busque um grupo que valoriza, crê e ensina a Palavra de Deus.

Milho é plantado, palha vai ao fogo. Deixe os montes de palha e vá ao celeiro de trigo. Cada grão contém vida. Embrulhe-o numa múmia, coloque-o numa pirâmide, isole-o da chuva e da luz durante mil anos, e depois exuma a múmia e plante o trigo e ele crescerá! Há vida no trigo. Muito mais na Palavra de Deus. A Palavra do SENHOR é viva e poderosa, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

A lei do Senhor que é perfeita, que "torna sábios os simples e que converte a alma" – Salmos 19:7. A palavra de Deus é a semente incorruptível que dá vida eterna.

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção, para instrução na justiça. Para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17).

"Conjuro-te, portanto, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que julgará os vivos e os mortos na Sua vinda e no Seu reino; pregar a Palavra; seja instantâneo na estação e fora de estação; reprova, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina. Pois chegará o tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas segundo as suas próprias concupiscências amontoar-se-ão mestres, tendo coceira nos ouvidos; e desviarão os ouvidos da verdade e se voltarão para as fábulas" (2 Timóteo 4:14).

Conclusão:

Espero que ninguém que esteja lendo este artigo seja enganado com discursos, falas, propagandas, pregações, ensinos, declarações, pronunciamentos, que não trazem a revelação divina, mas somente as impressões do coração humano.

Aprenda a discernir a revelação da intuição humana.

Afaste-se das especulações humanas e quando questionado sobre assuntos polêmicos, firme-se na Palavra de Deus e diga em alto e bom som: "Assim diz o Senhor".

Terra, terra, terra! Ouça a Palavra do SENHOR! Jr 22:29.

Use a Palavra de Deus como fogo e martelo nesta geração.

Acenda o fogo do Espírito! Aqueça as almas, use o martelo da Palavra e os corações duros se quebrarão e o brilho do ouro surgirá.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!

P.S.:

Quem foi Jeremias?

Jeremias foi filho Hilquias e nasceu na cidade de Anatote, no território de Benjamim, aproximadamente em 650 a.C.

Jeremias era um sacerdote, além de ser um profeta. Ele viveu num dos períodos mais conturbados da história do Oriente Antigo.

O ministério do profeta Jeremias

Antes que te formasse no ventre te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. (Jeremias 1:5).

O profeta Jeremias profetizou na língua hebraica aos judeus por um período de pelo menos quarenta anos, durante os reinados dos últimos cinco reis de Judá.

Ele profetizou que o cativeiro babilônico seria inevitável, e que Jerusalém cairia diante de Nabucodonosor.

Jeremias foi levado ao Egito e lá morreu.