Princípio de Honra

09/04/2023

Textos Fundamentais: Mt 10:40-42 e Nm 12:1-15.


Introdução

Há assuntos que dificilmente ouvimos uma pregação. Um deles é sobre HONRA.

O que é honra? Valor, dignidade, respeito.

E o que é prestar honra?

  • Respeitar, valorizar, estimar, reverenciar, enobrecer, considerar, etc.

A Bíblia tem muitas passagens que falam sobre o assunto:

– Nós encontramos textos que dizem que devemos honrar pai e mãe;

– Textos que nos ensinam a honrar a Deus com os nossos bens e com as primícias de toda a nossa renda;

– E, a Bíblia também diz que nós devemos honrar aqueles que foram enviados por Deus na nossa vida.

Princípios de Honra no N.T. (Mateus 10:40-42)

Veja que lição poderosa no Evangelho segundo Mateus, capítulo 10: Jesus disse que quem recebe um profeta no caráter de profeta receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo no caráter do justo, receberá o galardão de justo; quem recebe um pequenino por ser discípulo do Senhor, também receberá um galardão da parte de Deus.

O que isso significa? Entre outras coisas, significa que...

  • Existe uma promessa de recompensa/bênção sobre a vida daqueles que honram/reverenciam/respeitam/valorizam os enviados de Deus.
  • E que o tipo dessa recompensa está diretamente associado à unção que está sobre o enviado de Deus.

Perceba, então, que a Bíblia faz questão de dizer que existe uma recompensa para quem sabe honrar:

– Quem honra pai e mãe, a Bíblia diz que os seus dias serão prolongados aqui na terra;

– Quem honra a Deus com os seus bens e com as primícias da sua renda irão prosperar (Os seus celeiros se encherão fartamente e os seus lagares transbordarão).

Existe uma recompensa/bênção para quem confere honra.

Em Números 12:1-15 está escrito:

"1 Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita. 2 E disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu. 3 Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. 4 Logo o SENHOR disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três. 5 Então, o SENHOR desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. 6 Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. 7 Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. 8 Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? 9 E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. 10 A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. 11 Então, disse Arão a Moisés: Ai! Senhor meu, não ponhas, te rogo, sobre nós este pecado, pois loucamente procedemos e pecamos. 12 Ora, não seja ela como um aborto, que, saindo do ventre de sua mãe, tenha metade de sua carne já consumida. 13 Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. 14 Respondeu o SENHOR a Moisés: Se seu pai lhe cuspira no rosto, não seria envergonhada por sete dias? Seja detida sete dias fora do arraial e, depois, recolhida. 15 Assim, Miriã foi detida fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu enquanto Miriã não foi recolhida ".

Aqui temos Moisés sendo repreendido pela sua irmã mais velha Miriã. A princípio, Miriã, sendo a irmã mais velha, viu que Moisés casara com uma mulher cuxita, e Deus proibira aliança matrimonial com povos pagãos. Mas... a exortação poderia ser feita de outra maneira, sem desonra.

Moisés era o líder de Miriã e ela perdeu a razão por causa da forma desonrosa que tratou o de Israel. Moisés estava na posição de liderança máxima do povo nação israelita.

A atitude desonrosa de Miriã trouxe consequências. Deus disciplinou a profetisa  e ela ficou leprosa.

Pergunta: Por que Arão não foi repreendido pelo SENHOR se ele estava junto de Miriã?

A Bíblia não diz a resposta, mas, no processo acusatório, Miriã é mencionada antes de Arão, isso pode ser intencional para mostrar a irmã de Moisés como cabeça instigadora da desonra ao líder de Israel. Existe também a possibilidade de que outro juízo viria sobre Arão, posteriormente, mas não sabemos. Particularmente creio que a submissão humilde e penitencial de Arão mostra que somente Deus, o reto juiz, pode dar uma sentença justa porque Ele julga os corações (motivações e propósitos) e não apenas os atos externos.

Diante da súplica e do arrependimento de Arão, Moisés intercedeu pelos dois ofensores, especialmente por Miriã, que foi restaurada, após uma disciplina do SENHOR como exemplo público aos israelitas.

É importante refletirmos sobre o que aconteceu com Miriã...Por que algo semelhante...

  • Tem acontecido na igreja, ao longo dos séculos, ou seja, em vez de bênçãos, recebemos juízo. E Por quê?
  • Porque deixamos de respeitar, de honrar as pessoas da maneira que deveria ser.

Amados irmãos, Deus é o mesmo e o princípio da honra continua valendo para nós hoje.

Que haja em nós temor e submissão à vontade do SENHOR e assim possamos sempre dar honra a quem é digno.

O Princípio da Honra na Igreja

1 Timóteo 5:17

Que os presbíteros que governam bem sejam considerados dignos de dupla honra, especialmente aqueles que trabalham na pregação e no ensino.

1 Tessalonicenses 5:12-13

Pedimos, irmãos, que respeitem aqueles que trabalham entre vocês e estão acima de vocês no Senhor e os admoestam, e os estimam muito no amor por causa de seu trabalho. Estejam em paz entre vocês.

Hebreus 13:7

Lembre-se de seus líderes, aqueles que falaram com você a palavra de Deus. Considere o resultado de seu modo de vida e imite sua fé.

Hebreus 13:17

Obedeçam a seus líderes e submetam-se a eles, pois eles velam por suas almas, como quem há de prestar contas. Deixe-os fazer isso com alegria e não com gemidos, pois isso não seria vantajoso para você.

O Princípio da Honra em Geral

Efésios 6:2 - pais

"Honra a teu pai e a tua mãe" (este é o primeiro mandamento com promessa).

Tito 3:1 - autoridades

Lembre-os de serem submissos aos governantes e autoridades, para serem obedientes, para estarem prontos para toda boa obra.

Levítico 19:32

"Diante das cãs te levantarás e honrarás o rosto de um ancião, e temerás o teu Deus: Eu sou o Senhor.

1 Pedro 5:5

Da mesma forma, vocês que são mais jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Revesti-vos todos de humildade uns para com os outros, porque "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes".

1 Pedro 2:17

Honre a todos. Ame a irmandade. Tema a Deus. Honre o Rei.

Romanos 12:10

Amai-vos uns aos outros com afeição fraternal. Supere um ao outro em mostrar honra.

Conclusão:

O Senhor quer que o princípio da honra seja aplicado em nossa vida cristã. O Senhor quer uma cultura de honra aos nossos líderes no nosso meio.

Onde existe honra, existe bênção, recompensa; onde existe honra existe o mover de Deus e maravilhas. Mas, onde opera a desonra existe juízo.

Diante de tudo isso, reconheça, valorize, estime, respeite cada líder, cada autoridade que Deus colocou na sua vida! Reconheça o seu chefe no trabalho, os seus pais, reconheça o seu professor, o seu marido, o seu líder e aprenda a honrar a vida deles!

Como consigo isso?

Fl 2:3 - Não façam nada por ambição egoísta ou presunção, mas com humildade considerem os outros mais importantes do que vocês mesmos.

Cl 3:23 - Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!