Por que Duvidamos de Deus?

04/04/2022

Por que duvidamos de Deus?

Por que duvidamos de Deus quando problemas inesperados acontecem? Esta é uma pergunta importante, especialmente quando vem do próprio Deus.

Vamos examinar Mateus 14:22-33 para encontrar algumas respostas que nos ajudarão a fazer reparos em nossa relação com o SENHOR, até que possamos confiar mais em Sua Pessoa e soberana vontade.

1. Por que duvidamos de Deus?

A primeira razão é porque tendemos a esperar resultados positivos quando obedecemos a Deus.

Os discípulos não estavam procurando problemas nesta história. No v. 22 Jesus os fez entrar no barco e ir adiante dele para o outro lado do mar. Jesus disse-lhes para irem e eles foram - provavelmente esperando uma navegação tranquila. Mas quando Jesus despediu as multidões e subiu a um monte para orar, os discípulos estavam com problemas. No v. 24, "O barco estava agora no meio do mar, agitado pelas ondas, porque o vento era contrário".

"Atirado pelas ondas ". Os discípulos estavam com problemas reais, não por causa de algum pecado, mas porque haviam obedecido à ordem de Jesus. Resultados como esse podem nos causar dúvidas e não confiar em Deus como deveríamos.

Hoje muitos cristãos estão sendo influenciados por um falso evangelho da prosperidade. Há uma mentira de sucesso em tudo, de bem-estar sendo ensinada de que você não deve esperar nada além do melhor deste mundo, porque você é um filho do rei. Mas em João 16:33 Jesus disse a Seus seguidores: "No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".

Jó "era irrepreensível e justo, e temia a Deus e se desviava do mal" (Trabalho 1:1). Mas por um tempo Jó perdeu quase tudo o que importava para ele neste mundo.

O Apóstolo Paulo foi um grande herói do Novo Testamento. Se alguém deveria ter recebido apenas coisas boas na vida, deveria ser Paulo. Mas ouça seu testemunho de 2 Coríntios 11:24-28:

24. Dos judeus recebi cinco vezes quarenta açoites menos um.

25. Três vezes fui espancado com varas; uma vez fui apedrejado; três vezes naufragei; uma noite e um dia estive nas profundezas;

26. em viagens muitas vezes, em perigos de águas, em perigos de salteadores, em perigos de meus próprios compatriotas, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;

27. em cansaço e labuta, muitas vezes em insônia, fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez

28. além de outras coisas, o que me ocorre diariamente: minha profunda preocupação por todas as igrejas.

O mal sempre bate à porta de todos. As chuvas e as tempestades vêm a todos, a diferença está nos fundamentos de cada um.

Você precisa continuar confiando em Jesus nos bons e maus momentos. Você precisa continuar confiando em Jesus, não importa o que se passe ao seu redor.

2. Por que duvidamos de Deus?

Às vezes é porque esperamos que o SENHOR atenda às nossas expectativas.

O ETERNO Deus nem sempre age de acordo com a vontade humana. Ele é Deus e nós não. Precisamos entender que Deus faz coisas que não esperamos ou que não entendemos. Foi o que aconteceu quando Jesus veio até os discípulos, andando sobre as águas!

Como lemos nos vs. 25 e 26:

25. Agora, na quarta vigília da noite (provavelmente entre 3 e 6 horas da manhã), Jesus foi até eles, andando sobre o mar.

26. E quando os discípulos o viram andando sobre o mar, ficaram perturbados, dizendo: "É um fantasma!" E gritaram de medo.

Os discípulos não esperavam ver Jesus andando sobre as águas até eles. Em meio aos fatos diferentes das expectativas... os discípulos duvidaram.

É importante sabermos que Deus age como quer e, às vezes, de maneiras misteriosas.

*Os filhos de Israel foram apoiados contra o Mar Vermelho, com o exército egípcio avançando sobre eles. A matança sangrenta parecia inevitável. Mas Deus fez o inesperado. Ele separou as águas do Mar Vermelho com menos esforço do que precisamos para deixar a água sair da pia da cozinha.

*Quatrocentos anos depois, um gigante e seu exército estavam aterrorizando o exército de Israel. Todos no exército estavam com medo de enfrentar o gigante, mas Deus fez o inesperado. Ele usou um menino pastor e um estilingue caseiro para derrubar aquele gigante.

Deus age de muitas maneiras, no conselho de Sua soberana vontade.

3. Por que duvidamos de Deus?

Acredito que, na maioria das vezes, a fé deficiente é porque não conhecemos a Deus em profundidade.

E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Jo 17:3.

Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. Os 6:3.

No versículo 26, quando os discípulos viram Jesus andando sobre as águas, ficaram apavorados e disseram: "É um fantasma! ". E gritaram de medo. Então, no versículo 27, Jesus imediatamente falou com eles, dizendo: "Tende bom ânimo! Sou eu; não tenha medo."

Pedro respondeu a Jesus e disse: "Senhor, se és Tu, (SE és Tu, Jesus) manda-me ir ter contigo sobre as águas".

Neste caso, a Palavra do Senhor não foi o suficiente para Pedro. E hoje tendemos a ter o mesmo problema. Às vezes, duvidamos do que Deus disse porque não O conhecemos em profundidade.

Podemos dizer que há "pontos de incredulidade" em nossa fé.

-A incredulidade sempre foi o pecado que assola o povo de Deus. O escritor aos Hebreus, falando da história dos judeus, disse em Hebreus 3:19 que eles não podiam entrar na terra prometida por causa de sua incredulidade. . .

Jesus não fez muitos milagres em Nazaré porque as pessoas não estavam vindo a Ele com fé. Deus, no conselho de Sua soberana vontade, costuma agir em cooperação com o homem. A fé em Deus é fruto da reação humana em aguardar com confiança a providência divina. Em Nazaré não havia isso. Mt 13:54-58.

A lamentável realidade é que não confiamos em Deus plenamente porque não O conhecemos como deveríamos conhecer. Sim, há um deslize de nossas disciplinas espirituais, oração, leitura das escrituras, meditação e consagração. Essas coisas fortalecem a fé dentro de nós. E por causa disso, poucas pessoas testemunham as grandes coisas que Deus tem feito. . .

*Precisamos confiar mais em Deus, desenvolvendo a nossa relação de comunhão.

Chuck Smith fala de uma época em sua vida quando, como pastor de uma pequena igreja, ele não tinha um salário fixo. A congregação deu a ele o que sobrou na oferta depois que as contas da igreja foram pagas. Houve um período em que não sobrava o suficiente para viver. As contas começaram a se acumular e logo os credores começaram a ligar. Eles estavam atrasados ​​em seus pagamentos de hipoteca e o banco estava prestes a encerrar. A energia deles seria cortada e o carro recuperado.

Chuck foi diante do Senhor em oração e jejum. E toda vez que ele orava, o Senhor repetidamente trazia à mente esta escritura: Fp 4:19: "Meu Deus suprirá todas as suas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus". Mas no dia seguinte não havia sinal de alívio. Então Chuck orou com mais fervor e recebeu a mesma resposta do Senhor: "Meu Deus suprirá todas as suas necessidades de acordo com Suas riquezas na glória em Cristo Jesus". Logo Chuck não conseguia dormir à noite, ele estava tão ansioso, e ele continuou clamando ao Senhor. Mas ainda assim ele não viu nenhuma resposta tangível.

Então, dois dias antes do final do mês, quando eles perderiam a casa e o carro, o telefone tocou. Era um velho conhecido com quem eles não tinham contato há muito tempo. O homem não sabia nada sobre suas circunstâncias, mas disse: "Não tenho certeza do porquê, mas fiquei fortemente impressionado em meu espírito para telefonar e dizer que minha esposa e eu recentemente enviamos um cheque para você. Acredito que você deve receber hoje ou amanhã. Deus imprimiu em nossos corações alguns dias atrás para lhe enviar o dinheiro e nós o fizemos, mas não íamos dizer nada a você. Mas agora o Senhor parece estar impressionando em nossos corações que precisamos chamá-lo agora e dizer-lhe que está chegando".

Então o homem disse a Chuck o valor do cheque. Era exatamente a quantia necessária para pagar completamente todas as suas dívidas. Depois de desligar o telefone, Chuck e sua esposa começaram a gritar: "Louvado seja o Senhor, aleluia, obrigado Jesus" enquanto eles (pulavam de alegria) pela sala de estar.

Mais tarde, quando Chuck estava sozinho, ele disse que o Senhor falou tão claramente com ele que era quase audível. "Chuck, por que você está tão animado?" -- "Bem, você sabe, Senhor, porque um cheque está chegando pelo correio com o valor total que precisamos para pagar nossas dívidas."

Então Deus disse: "Como você sabe que isso realmente vai acontecer?" - "Bem, Senhor, meu amigo me disse que ele colocou no correio e ele não mentiria sobre algo assim."

Então Deus disse: "Chuck, por que você não acreditou em Mim e (pulou de alegria) quando eu lhe disse repetidamente que supriria todas as suas necessidades?"

Precisamos estreitar a nossa comunhão com Deus e crer no que Deus nos diz em Sua Palavra. Pedro deveria ter prestado mais atenção à palavra do Senhor Jesus, e nós também.

4. Por que duvidamos de Deus?

Às vezes é porque nos concentramos mais na grandeza de nossos problemas do que na grandeza de Deus.

Isso foi o que Pedro fez nesta história. Ele havia dito a Jesus: "Senhor, se és Tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas". Assim, no versículo 29, Jesus disse: "Vem". E quando Pedro desceu do barco, ele andou sobre as águas para ir a Jesus.

30. Mas, quando viu que o vento era violento, ficou com medo; e, começando a afundar, clamou, dizendo: "Senhor, salva-me!"

31. E imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

32. E quando eles entraram no barco, o vento cessou.

33. Então os que estavam no barco vieram e o adoraram, dizendo: "Verdadeiramente tu és o Filho de Deus".

Pedro começou a afundar quando tirou os olhos do Salvador e começou a olhar para a tempestade. A quem temos ouvido e dado maior atenção: a Palavra de Jesus ou a voz da tempestade?

Precisamos orar...Enfatizando a grandeza de Deus e não a grandeza do problema.

Conclusão

Lembre-se: Nada terminou até que Jesus diga que acabou.

Problemas vêm a todos que vivem debaixo do Sol, mas Deus é maior do que qualquer tempestade que venha perturbar a nossa vida.

Por razões além das que aqui apresentamos, Jesus pode não solucionar uma crise de acordo com as nossas expectativas, mas uma coisa é certa ELE quer muito mais acalmar a tempestade que está DENTRO de nós do que repreender os ventos exteriores; tudo isso para desenvolver mais a nossa confiança NELE.

Nem sempre os "ventos contrários" ao nosso derredor mudarão no momento que desejamos e do modo que pensamos, mas certamente Jesus acalmará a tempestade dentro de nós, devolvendo-nos a paz e a confiança inabalável em Deus.

Diante de tudo que foi exposto, você deve confiar mais no SENHOR e fazer algo: "De modo semelhante aqueles discípulos no versículo 33, você deve ir a Jesus em oração e adoração e dizer: Verdadeiramente Tu és o Filho de Deus".

E se você ainda não conhece a Jesus como Salvador e Senhor, clame a Ele da mesma forma que Pedro gritou quando estava afundando nas águas: "Senhor, me salve!"

-Você pode invocar o nome de Jesus agora mesmo, enquanto vamos à presença de Deus em oração.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!