Palavra Profética

30/08/2021

Introdução

A voz profética é a orientação de Deus para o homem, na linguagem e na instrumentalidade humana. Deus revela os seus segredos aos seus servos, os profetas (Am 3:7).

Sem a profecia não temos condições de discernir o que está oculto ao nosso entendimento natural. Além de bússola que norteia os passos da igreja, a Profecia funciona como instrumento de sinalização, de advertência e de freio espiritual diante do perigo.

"Não havendo Profecia, o povo se corrompe" Pv 29:18

Profeta é aquele que traz a Palavra de Deus, a revelação divina aos homens.

  • O profeta, por ação do Espírito Santo, tem a visão do Alto e consegue ver além do natural! Ele sabe o caminho a seguir em tempos confusos.
  • O profeta, por ação do Espírito Santo, que tem o coração santo e obediente, ouvidos afinados para ouvir Deus e boca pronta para falar a Palavra do Senhor.

O profeta não é um ser superior ou melhor do que os outros, ele é simplesmente um servo do Deus Altíssimo, com uma missão árdua e muitas vezes incompreendida de trazer a Palavra de Deus aos homens.

O Profeta, movido pelo Espírito Santo, costuma apresentar uma mensagem reveladora para uma situação específica, muitas vezes embaraçosa e conflitante, trazendo uma orientação segura para o povo de Deus. Certamente os profetas são dotados pelo Espírito Santo para ministrar exortação, consolação e edificação à Igreja local (I Co 14:24-31).

Em geral, o profeta tem um perfil diferente da maioria das pessoas porque a sua maneira de ver as coisas e de pensar foi radicalmente transformada pela comunhão com Deus.

O profeta deve a missão de exortar? Sim!

Não confunda exortação com acusação.

Na acusação temos uma recriminação, denúncia, delação, reprovação, juízo condenatório, uma investida própria do acusador de nossos irmãos, Satanás, julgando e condenando os erros do pecador, de modo que se sinta discriminado, derrotado, destruído, abandonado por Deus e por todos.

No segundo caso temos a exortação, que pode ser: pastoral ou profética.

Quando a exortação é pastoral, temos um conselho, uma orientação bíblica visando a correção do crente; quando a exortação é profética temos uma advertência, uma admoestação sobre as ciladas do inimigo, uma convocação ao arrependimento e um retorno aos caminhos do SENHOR.

No âmbito geral e específico, não podemos confundir uma exortação bíblica com acusações, afrontas e represálias diabólicas; exortar é uma demonstração de atenção, uma advertência recomendada e autorizada por Deus a qual devemos praticar todos os dias visando o crescimento espiritual. Exortar está relacionado a admoestar, persuadir, encorajar, convencendo o pecador da falta, repreendendo as falhas e orientando para o bem.

A Exortação dos Líderes

Acontece que nem todos os líderes são profetas, mas os líderes têm uma responsabilidade especial de exortar a igreja. Por serem mais maduros e conhecerem mais da palavra de Deus, os líderes têm autoridade para advertir os santos sobre os laços de Satanás.

"...Prega a palavra... corrige, repreende, exorta com toda longaminidade e doutrina..." (2 Tm 4.1-5).

O apóstolo Paulo diz "exorta com longanimidade e doutrina"- 2 Tm 4.1-5.

  • Longanimidade é aquele ânimo generoso, com paciência e bondade.
  • Doutrina é o ensino da Palavra de Deus.

Disso concluímos que exortar é chamar alguém para o lado, com paciência e bondade, para lhe ensinar o caminho a seguir de acordo com a Palavra de Deus.

Mas a exortação não é um dever cristão exclusivo dos líderes. A Bíblia diz que os crentes devem exortar uns aos outros, para se fortalecerem e crescerem juntos na caminhada cristã. Exortar é o trabalho de todos.

"Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado" (Hb 3:13 - veja também 1 Ts 5:11).

Como Exortar o irmão?

  • Com espírito de mansidão (Gl 6.1-3);
  • Com consideração (Hb 10.24-25);
  • Cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento (Rm 15.13);
  • Com toda longanimidade e doutrina, (2Tm 4.2b);
  • Com franqueza. "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto" (Pv 27.5).

Por que Exortar?

"Para não sermos endurecidos pelo pecado"- (Hb 3:13).

"Para não sermos condenados com o mundo"- (I Co 11.31-32).

O objetivo da exortação é ajudar o outro a seguir Jesus fielmente, sem desistir da fé (1 Ts 5:14), advertindo-lhe das ciladas de Satanás e dos encantos deste mundo. Isso deve ser feito com temor a Deus e com respeito ao próximo, com o desejo de ver o bem da pessoa exortada, não querendo jamais forçar ou machucar alguém. Por isso, quem exorta também precisa estar aberto para ser exortado. A exortação ajuda o crente a crescer e ficar mais maduro. Amados irmãos, se desejamos amadurecer na fé, cada um de nós precisa passar por essa via dupla: exortar e ser exortado.

Deus é o nosso maior exemplo.

"O SENHOR repreendeu o profeta Samuel por ter pena do Rei Saul que tinha endurecido o coração, desprezando as ordens de Deus". (1 Sm 16.1).

1-Deus nos corrige revelando o Seu amor.

"... Deus corrige a quem ama". (Hb 12.5,6).

2-Deus disciplina demonstrando a nossa filiação.

"... Deus vos trata como filhos; pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardo e não filhos". (Hb 12.7,8).

3-Deus nos disciplina para o bem.

"...Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade" (Hb12.10).

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (2 Tm 3:16-17).

Finalizando...

Hoje, já não se ouve tantas vozes proféticas no mundo... Que pena! As poucas vozes que ainda restam, por vezes são silenciadas por aqueles que não querem admitir a intromissão de Deus em suas vidas.

Onde está a Igreja? Bem, a Igreja de hoje anda na contramão da Profecia; ela já não anuncia ao mundo a História de Deus e já não fala do Deus da História, mas caminha de modo próprio.

Houve uma segunda queda, desta vez em direção à apostasia irreparável. Hoje os poderosos da Igreja são partidários da "filosofia" do mundo, guiados pela mídia, organizações globais e pela opinião pública. Eles não se importam com a revelação que vem do alto, mas sim com as informações científicas, próprias do saber humano.

Por outro lado, a grande multidão prefere ouvir uma "palavra pop", radiante, envolvente, que ilude e aprisiona suas vítimas na sedução do engano.

Voz profética, onde estás? Pergunta-se hoje:

Onde está o profeta de YHWH que tem a coragem de enfrentar a multidão de falsas vozes e ainda que sob ameaças e riscos de vida proclame a Palavra que está no coração do Deus Vivo?

O Sistema Maligno não silenciará a voz dos profetas que profetizam aquilo que os homens desejam ouvir, mas sim aqueles que corajosamente dizem: "Assim diz o Eterno" e liberam as palavras que haverão de mudar os rumos do mundo. Tais homens são tidos como os "estranhos" no meio da humanidade, pois falam e vivem em nome de Deus.

Assim como foi na antiguidade, profeta de Deus hoje é coisa rara... No padrão secular, as pessoas desejam ouvir somente aquilo que agrada seus ouvidos; no padrão celestial está escrito: "Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as Igrejas"!

Voz profética, não te cales agora que é o tempo de clamar ao SENHOR, agora que é o tempo de chamar a Igreja ao arrependimento e à revolução da fé nesta última hora.

Que nunca cesse a palavra profética entre os povos - uma voz que clama, proclama, conclama - voz daqueles que veem e ouvem do ETERNO as coisas que hão de acontecer. Amém!

Conclusão

Estamos cientes de que esta breve reflexão não esgota o vasto e profundo ensinamento bíblico acerca do assunto, todavia, essa não é a nossa proposta, mas deixar alguns tijolos para construirmos um estudo maior, edificando a vida com sabedoria e humildade, exortando e sendo exortado quando necessário.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!.