Os Pastores de Belém

24/12/2023

"Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu onde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem" (Lucas 2,8-14) Bíblia Almeida.

Pastores de Ovelhas

Uma das atividades mais antigas registradas na Bíblia é a de pastorear ovelhas. Esse era o trabalho de Abel, filho de Adão (Gn 4).

Mesmo depois de Israel instalar-se em Canaã, a atividade de pastorear rebanhos de ovelhas continuou muito ativa, principalmente nas campinhas de Belém, lugar propício para a criação de grandes rebanhos de ovelhas.

O rei Davi, enquanto morador de Belém, sua terra natal, foi um pastor de ovelhas.

Belém era um lugar propício para a atividade dos pastores, porque devido a proximidade com o Templo em Jerusalém, podia fornecer milhares de cordeiros para o sacrifício.

Mas o que levou Deus a escolher estes humildes servos para receberem de primeira mão a notícia trazida pelos anjos de que nasceu o Salvador?

Os pastores viviam uma vida nômade e a principal tarefa deles era a de pastorear seus rebanhos que incluía gado, cabritos e principalmente ovelhas.

Pastorear significa "conduzir, guiar, cuidar", essa é a função de um pastor de ovelhas.

Foram escolhidos por Deus homens desprezados pelo judaísmo por desconhecerem a lei; eram considerados impuros pelo contato constante com animais. Os fariseus caracterizavam os pastores como ladrões, enganadores e pecadores. Um ditado popular rabínico dizia: "Nenhuma classe no mundo é tão desprezível quanto a classe dos pastores." Os pastores de ovelhas não podiam ser testemunhas em um tribunal e não possuíam direitos civis.

É paradoxal dizer que aqueles que eram responsáveis por criar as ovelhas destinadas aos sacrifícios realizados no Templo em Jerusalém eram os excluídos do Templo. Talvez seja por essa razão que Deus tenha escolhido esses humildes e desprezados homens para revelar sua glória e comunicar a mais grandiosa de todas as notícias: a do nascimento daquele que veio para salvar a todos: Jesus Cristo.

Quem são estes "pastores que viviam nos campos" (Lc 2,8).

Os Pastores de Belém foram escolhidos por Deus como: "primícias da revelação", os primeiros a receberem a notícia do nascimento de Jesus. Deus preferiu escolher um grupo de pobres pastores para anunciar as boas novas do nascimento do Salvador dos homens.

Na noite do nascimento de Jesus os pastores de Belém, depois de mais um dia de trabalho árduo continuavam vigiando o rebanho. E de modo repentino um anjo do SENHOR desceu onde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles. Daí ouviram a mensagem angelical sobre o nascimento do Salvador.

Os Pastores de Belém

Os Pastores que visitaram Jesus certamente tem preciosas lições a compartilhar conosco.

1. Eles nos mostram que a revelação divina é extraordinária e transformadora.

2. Eles nos mostram devoção, júbilo e a responsabilidade de compartilhar as boas novas da Salvação.

Vejamos essas preciosas lições com mais detalhes:

1. O impacto da revelação divina. Quando os anjos os deixaram e foram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: "Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer". (Lucas 2:15).

Os Pastores de Belém mostram que quando provamos o poder da mensagem divina, as outras coisas ficam em segundo plano. A Palavra de Deus, quando toca o coração, nos impulsiona a agir. Os pastores agiram: Primeiro foram adorar, depois voltaram testemunhando.

Os Pastores de Belém deixam claro que a revelação divina não é para ser escondida, mas vivenciada e compartilhada e isso exige disposição e ação.

2. Comprovaram os fatos. A revelação dos anjos sobre o nascimento do Salvador Jesus, moveu os pastores a uma atitude. Despertou o interesse deles e os levou a estar mais perto de Jesus.

Então os pastores correram para Belém e lá encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura.

Os pastores contemplaram, adoraram. Eles foram privilegiados como testemunhas de Cristo. Eles provaram a verdade, sentiram os efeitos da verdade sobre as promessas de Deus, em suas vidas.

3. Compartilharam a mensagem. Depois de verem o Salvador, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino (Lucas 2:16,17). Eles saíram jubilosos e trataram de compartilhar a visão e o grande testemunho daquela noite. Eles se tornaram os primeiros pregadores do Evangelho, de forma natural, autêntica, simples e verdadeira.

Quando temos uma vida de experiências com Deus, falar sobre Jesus se torna natural e essencial.

4. A mensagem produzia efeito ...e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados. (Lucas 2:18) Muitas pessoas se surpreendem ainda, com o fato da mensagem do Evangelho, promover transformação. Quando o terreno do coração é fértil a semente da Palavra de Deus produz a 100 por 1. Palavra ungida e coração quebrantado conseguem transformar o mais vil pecador em um santo homem de Deus.

5. Gratidão pela mensagem Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito. (Lucas 2:20). Precisamos ser gratos a Deus pela revelação que recebemos sobre Jesus Cristo.

"Só a gratidão capacita a alma a dar glória a Deus"; Muitos pastores ficam chateados com o fato dos ouvintes não glorificarem a Deus, como Ele é digno, mas somente os corações gratos farão isso naturalmente.

Conclusão:

Deus se revela no conselho de Sua vontade a quem Ele quer e da forma que quer.

A mensagem revelada sobre Jesus deve nos mover para mais perto do SENHOR e nos fazer testemunhas Dele.

Os Pastores de Belém nos mostram o exemplo do que devemos fazer quando Deus nos revela algo extraordinário e nos permite fazer parte de um momento histórico único com desdobramentos universais.

A mensagem dos pastores de Belém ecoa há mais de dois mil anos em todo o planeta e hoje está sendo repetida nesta cidade. Nesta mensagem não há peru, bebidas, músicas e ostentação. Ela simplesmente anuncia o Salvador entre os homens; a mensagem aponta para Jesus Cristo.

Não mude o foco, não seja distraído, não seja enganado. Não perca a verdadeira celebração: Contemple Jesus, adore Jesus, proclame Jesus.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!