Onde Estão os Valentes de Deus?

13/12/2021

Onde Estão Os Valentes de Deus?

Estamos vivendo a maior crise de liderança que o mundo já enfrentou. E essa situação não diz respeito somente ao mundo secular, mas à igreja. Temos uma enorme carência de fortes líderes na igreja.

O que é um líder?

É alguém que atrai seguidores e faz as coisas acontecerem. Ser líder não é ser chefe, ter muito dinheiro ou ser alguém talentoso ou famoso. É mais do que isso. Líder é aquele indivíduo admirado que consegue congregar uma equipe de trabalho capaz de alcançar os objetivos planejados.

A triste realidade é que existe um enorme vácuo entre a liderança de nossas igrejas e os desafios deste Século. Os tempos que antecedem à grande tribulação requerem uma nova liderança composta de "valentes de Deus", com novas perspectivas, novas abordagens e novas soluções.

O que provocou a fraqueza na Liderança Cristã?

Há várias razões para o declínio da liderança cristã, mas uma visão mais acurada à luz da Bíblia nos permite perceber que os valentes de Deus, tinham duas características em comum:

  • Eram fiéis a Deus;
  • Eram fiéis aos seus líderes.

Identificamos essa "fidelidade vertical e horizontal" no ministério dos discípulos de Moisés, Davi, Gideão e Jesus. Podemos dizer que a grandeza de um líder pode ser vista no brilho de sua equipe.

Grandes homens geralmente estão debaixo da liderança de líderes maiores (os mais valentes). Veja o exemplo de Moisés, de Davi e de Gideão.

Davi tinha, pelo menos, trinta valentes com ele. Não estava sozinho, havia formado uma equipe poderosa de homens preparados na arte da guerra. 2 Sm23:8.

Homens valentes se uniram a um mais valente, o rei Davi.

O mesmo pode ser observado no ministério de Gideão.

À espada, pelo SENHOR e por Gideão. Jz 7:20

Mas, o que observamos nas últimas décadas? Tudo mudou. Muitos homens de Deus mudaram a referência de sua liderança: de valentes de Deus para pessoas famosas e importantes; deixaram de seguir os seus líderes pela glória de estranhos.

Uma geração inteira passou a admirar e imitar as celebridades e os grandes deste século e não os seus pastores. Em vez dos seus líderes, muitos cristãos preferiram seguir pessoas de destaque, de projeção social, prósperas e bem-sucedidas neste mundo. Deus não abençoa a infidelidade e nem a falta de unidade. O resultado foi a degradação da liderança cristã.

O que fazer?

Só nos resta o arrependimento genuíno e profundo. Somente o arrependimento nos permite recomeçar com a bênção de Deus. Do modo como se comportaram os valentes de Davi, Moisés e Gideão, precisamos ser fieis a Deus e àqueles que o SENHOR constituiu como nossos pastores.

1-Qual o grande desafio dos cristãos hoje? Identificar os valentes de Deus que foram colocados para nos pastorear. Feito isso, aproximar-se deles, aprender com eles, andar com eles, trabalhar com eles, imitá-los, ajudá-los, orar por eles, etc.

2-Qual o grande desafio dos cristãos hoje? O mundo está cheio de espectadores e carentes de valentes de Deus.

Os dias atuais nos condicionam a viver no anonimato, no silêncio e na servidão. Por medo, comodidade ou outro motivo deixamos no plano secundário o nosso chamado ministerial e pouco fazemos em prol do Reino de Deus.

O que fazer? Entrar em cena. Imagine um crente em Jesus Cristo que decide entrar em cena, com fé e bravura, deixando de ser um simples observador dos fatos, para salvar vidas e influenciar esta geração com a Palavra de Deus.

Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Tm 1: 7.

3-Qual o grande desafio dos líderes nestes dias pré-tribulacionistas?

Formar equipes de valentes capazes de transformar vidas e de influenciar o momento histórico de nossa geração com a pregação da Palavra de Deus.

Não temos o poder financeiro das grandes instituições, nem o domínio da mídia e nem os recursos da máquina estatal, mas temos o poder do Espírito Santo; temos a maior proteção, a fé em Cristo; temos a melhor orientação, a Santa Palavra de Deus e temos um grande número de santos com os mais variados dons e habilidades.

Não precisamos de muito, mas de um pequeno grupo (20%) devidamente preparado, para agir da forma certa na sociedade e ser o agente influenciador do momento histórico que vivemos.

O que fazer?

O líder cristão deve identificar as pessoas certas para a formação de uma equipe de valentes de Deus. Sim, cada líder cristão precisa formar em seu âmbito de ação, uma Equipe de Valentes de Deus de modo que seja capaz de transformar vidas e de influenciar o momento histórico de nossa geração.

  • O mundo está em trevas espirituais, mas nós temos a luz do mundo; temos a verdade que permite a orientação certa para todos que habitam nesta terra;
  • O mundo está apodrecendo moralmente, mas nós somos o sal desta terra, capaz de conservar os valores cristãos na sociedade.

Cada equipe formada deve estar conectada harmoniosamente com outras equipes da igreja, que por sua vez estão alinhadas com a visão da liderança. Essa conexão não é uma união literal, mas uma unidade de propósitos. É de vital importância que todos tenham a mesma sintonia na doutrina, no pensamento, no comportamento, na linguagem e na missão de transformar vidas e de influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.

A unidade é uma força tremenda e sob a bênção de Deus torna-se invencível. Quando existe unidade temos uma estrutura potencialmente poderosa, capaz de prevalecer diante de tantas vozes enganosas.

Como iniciar uma equipe de valentes de Deus?

Se você é um líder cristão:

1. Tome a decisão de agregar uma ótima equipe, agora mesmo - Encontre as pessoas que devem fazer parte dessa missão. Forme uma equipe de valentes de Deus. Isso requer sabedoria, compromisso e iniciativa. Temos pouco tempo. Faça isso o mais breve possível.

2. Reúna o melhor grupo - Quanto maior o potencial de sua equipe, maiores as chances de triunfo ministerial.

A sua equipe deve ser composta de pessoas que influenciam e fazem acontecer. Valentes de Deus no preparo bíblico, no padrão moral, na paixão ministerial e no poder de Deus.

Você precisa agarrar-se a esses irmãos, companheiros de equipe, em todos os momentos.

3. Pague o preço de desenvolver uma equipe de valentes de Deus - isso assegura o crescimento de todos. Você terá de dedicar tempo, investir esforços e colocar de lado a sua própria agenda.

4. Façam coisas como um time - isso produz espírito de equipe. A única maneira de desenvolver um sentimento de equipe é fazer com que o pessoal esteja junto, compartilhando experiências comuns e com o senso coletivo de que são pessoas importantíssimas para o sucesso da missão.

5. Delegue responsabilidade e autoridade - isso suscita líderes para a missão. Qualquer equipe que queira pessoas com elevado nível de desempenho - e níveis mais altos de liderança - deve transmitir aos membros da equipe autoridade e responsabilidade. Não proteja sua posição ou acumule poder. Descentralize autoridade e responsabilidade. Essa é a única maneira de capacitar sua equipe e gerar plena confiança no cumprimento da missão de transformar vidas e de influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus.

Conclusão

Amados irmãos, a Igreja precisa urgentemente de Valentes de Deus, homens e mulheres fortalecidos no SENHOR e na força do seu poder.

Quero concluir esta reflexão com um desafio a você. Estamos em uma guerra diferenciada sem precedentes, talvez a maior da humanidade. Não fique apenas observando os fatos acontecerem. Envolva-se, participe. Não deixe de usar o que Deus providenciou para a sua vida e ministério. Você pode ir mais longe, você pode fazer muito mais... sim, você pode resistir o mal, semear a verdade, realizar grandes conquistas, libertar, curar e salvar vidas da perdição eterna. Você pode ser um valente de Deus. Pode expandir o Reino de Deus nesta terra e ser uma voz profética neste mundo tenebroso. Tão somente seja fiel a Deus e confie Nele o tempo todo. O mais Ele fará.

Amados irmãos, a seara é grande, os tempos são difíceis e nenhum valente de Deus sozinho é capaz de cumprir a missão de transformar vidas e de influenciar o momento histórico de nossa geração. Por esse motivo cada líder precisa empenhar esforços em preparar uma equipe de valentes de Deus, um grupo composto de pessoas fiéis e capazes de investir a sua última gota de suor e de sangue no Reino de Deus.

Onde estão os valentes de Deus?

O grande desafio do líder cristão hoje é Encontrar, Ensinar e Enviar pessoas que tenham o potencial de transformar vidas e de influenciar o momento histórico de nossa geração com a Palavra de Deus. E para o fiel cumprimento dessa missão é preciso orar sem cessar, trabalhar incansavelmente e confiar plenamente na providência divina.

Você está pronto? Vamos começar?

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!