O Silêncio de Deus
E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. – 1 Reis 18:1.
O que fazer quando Deus está em silêncio?
Texto de Apoio: 1 Reis 18:1
Introdução
Elias foi usado por Deus para profetizar que não choveria em Israel por 3 anos, por causa do pecados do povo. Elias ficou escondido neste período.
Há uma declaração na Bíblia que parece complicar ainda mais a situação de Elias:
E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. – 1 Reis 18:1.
A fome em Israel durou 3 anos e meio. Elias permaneceu fiel a Deus, enquanto as pessoas continuavam pecando.
Deus estava em silêncio, sem falar, até mesmo com Elias. As pessoas podiam pensar que o silêncio de Deus mostrava que Ele estava inativo.
Você já passou por algo semelhante? Já provou o silêncio de Deus em sua vida?
Deus fala no silêncio
O silêncio é uma ação diferenciada de Deus e não uma ausência de ação.
O silêncio de Deus também é uma resposta. Muitas vezes, quando Deus se cala Ele está dizendo "espere". Outras vezes, pode ser um sinal que precisamos mudar algo em nós.
Deus pode ter muitas razões para se calar em certos momentos:
1. O senhor silencia como forma de juízo.
2. Ele silencia sinalizando que devemos esperar.
Cada situação é diferente, mas podemos confiar que Deus está no controle (Romanos 8:28). Deus trabalha no silêncio, pois mesmo nos momentos em que Ele cala, está trabalhando nas nossas vidas.
O período intertestamentário: Um intervalo de 400 anos entre o ministério do Profeta Malaquias e João Batista. Deus estava em silêncio, mas preparando o mundo para receber Seu filho, (Gálatas 4:4).
O que é preciso fazer quando Deus Silencia?
Na reflexão desta manhã, estudaremos sobre o que é preciso fazer quando Deus está em silêncio.
Aplicação e lição:
1. Examine a si mesmo e Elimine os pecados em sua vida
A. Nos tempos do Antigo Testamento, os sacerdotes eram mediadores entre Deus e o homem. Quando os filhos de Eli pecaram (1 Samuel 2:12-17, 1 Samuel 2:22), seu relacionamento com Deus foi cortado e Deus parou de falar com seu povo (1 Samuel 3:1).
B. Elias não pecou ,mas os israelitas estavam vivendo em pecado. O pecado dos líderes ou o pecado do povo, impede o relacionamento do homem com Deus.
Não encontre desculpas para justificar seu pecado. Confronte-se, confesse e volte-se para Deus.
2.Tenha Fé, Obediência e Paciência - Quando você estiver no seu ponto mais baixo, quando tudo parecer perdido e o silêncio de Deus for a única coisa que você consegue discernir, tenha esperança em Deus, porque as coisas só podem melhorar a partir daí. Continue confiando em Deus. Continue fiel, trabalhador zeloso e santo.
- Elias foi paciente e obediente a Deus durante todo o processo.
- Tempos de silêncio podem ser mais difíceis porque requerem mais fé, quietude e obediência.
A fé nos sustenta quando não ouvimos nada. Não podemos ver o sobrenatural de Deus o tempo todo, mas podemos continuar confiando e obedecendo sempre. Isso nos prepara para receber a bênção de Deus quando ele romper o tempo do silêncio em nossas vidas.
Resista à tentação de reclamar, de agir por conta própria ou de desanimar e naufragar na fé.
Cuidado Com a Desobediência e a Precipitação
I Samuel 28.5,6 "Vendo Saul o acampamento dos filisteus, foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração. Consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas".
O que fez Saul? Ele prosseguiu pelo caminho da autossuficiência, tentando viver por si mesmo e sem Deus. A atitude de Saul tornou-se em rebeldia, não aceitou o silêncio de Deus, agindo por conta própria.
A desobediência de Saul:
- - Ofereceu sacrifícios que Deus não aceitava (I Samuel 15.1-22).
- - Rasgou o manto do profeta Samuel (I Samuel 15.27-30).
- - Procurou uma feiticeira para consultar mortos (I Samuel 28.6,7).
A impaciência e desobediência de Saul demonstraram a sua distância de Deus e a partir da teimosia do rei, o seu declínio foi rápido e com um final drástico.
Conclusão
O que fazer durante o tempo em que o milagre não vem?
Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. - Salmos 40:1.
Quando Deus silencia a nossa reação deve ser: quietude, exame de consciência, fé e paciência.
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!