O Ordinário e o Extraordinário

15/04/2024


E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus. 2 Coríntios 8:5.

Um trabalho, uma obra, um serviço, uma missão, um comportamento, um projeto de vida pode ser classificado em:

  • Ordinário - comum, normal, habitual, usual, natural, corrente, rotineiro, costumeiro, useiro, corriqueiro, simples, cotidiano, prosaico, mero, banal, trivial, vulgar. Que tem qualidade medíocre - inferior, ruim, mal-acabado, tosco, fraco, fajuto, mixuruca, chué.
  • Extraordinário – admirável, espantoso, maravilhoso, fabuloso, fenomenal, grandioso, inacreditável, incrível, indizível, sensacional, excelente, esplêndido, brilhante, fabuloso, magnífico, notável, elevado, raro, singular, surpreendente.

I – Qual o modo de viver para Deus?

  • Ordinário – vida certa, com comportamento e obras comuns, normais, rotineiras, sem excelência.
  • Extraordinário – vida certa, porém, com comportamento e obras brilhantes, notáveis, excepcionais, excelentes!

Vida Cristã Ordinária – vida normal, sem maiores considerações. Presumível, rotineira, comum, sem grandes mudanças, obras relevantes ou destaques.

Vida Cristã Extraordinária – vida além da maioria, própria daquele que sempre faz algo mais, não para aparecer diante dos outros, mas porque é o do seu agrado e prazer servir a Deus com o seu melhor.

II - JESUS sempre valoriza o extraordinário:

  • Os magos que vieram de longe para adorar Jesus.
  • Zaqueu que subiu em uma árvore para ver a Jesus.
  • O cego de Jericó que clamava sem parar: Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim.
  • O paralítico que foi descido do telhado de uma casa por uma maca para ser curado por Jesus.
  • A mulher com fluxo de sangue que tocou nas vestes de Jesus.
  • A viúva que colocou todas as suas moedas no gazofilácio.
  • A mulher que derramou o azeite de nardo puro nos pés de Jesus.
  • A mulher sírio-feníncia que veio de longe suplicar cura para a sua filha e disse: Sim, mas os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas de seus donos.
  • O centurião que disse: Basta uma palavra tua e o meu servo ficará curado.

Qual a reação de Jesus diante do extraordinário?

  • O extraordinário sempre é louvado por Jesus. O Senhor elogia o comportamento excelente, a atitude relevante.
  • Jesus sempre recompensa aquele que faz o admirável. Quando o homem faz algo notável, dá o seu melhor; quando demonstra esforço, dedicação e comportamentos afins... a sua obra excelente não passa desapercebida. Há uma bênção maior para aquele que faz o extraordinário para Deus.

Aparente Paradoxo

Pode parecer que existe um paradoxo entre o Evangelho e o que estamos enfatizando aqui. E por quê? Porque Jesus escolheu os discípulos não por quaisquer habilidades extraordinárias ou superioridade espiritual. Ele escolheu homens simples, comuns.

Então, o que qualificou esses homens para serem apóstolos? Obviamente não se tratava de nenhuma habilidade ou talento excepcional próprio. Eles não eram a elite. Os discípulos de Jesus eram de classe baixa, rurais e sem instrução. Eles eram pessoas comuns.

Jesus escolheu homens simples, porém, tornaram-se notáveis, a exceção de Judas.

O padrão para liderança espiritual na igreja é extremamente alto. Considere, por exemplo, as qualificações para ser presbítero ou pastor, impressas em 1 Timóteo 3:2-7. Tito 1:6-9 dá uma lista semelhante à lista de Timóteo. O livro de Hebreus no capítulo treze, verso sete (13:7) também sugere que os líderes da igreja devem ser exemplos morais e espirituais para a igreja. Esses são padrões muito elevados.

O padrão da liderança na igreja não pode ser inferior aos liderados. Os líderes são exemplos para todos os outros e a igreja deve imitar os padrões de excelência estabelecidos, tendo Jesus como Modelo principal. Mateus 5:48, Jesus disse a todos crentes: "Sede perfeitos, assim como é perfeito o vosso Pai que está nos céus".

Quem eram os apóstolos

Os doze apóstolos eram como todos nós; eles foram selecionados entre as pessoas comuns e sem qualificações especiais. Eles tinham uma natureza como a nossa (Tiago 5:17). Sua transformação em vasos de honra foi obra exclusiva de Deus.

A escolha dos apóstolos por Cristo atesta o fato de que Deus pode usar pessoas comuns que queiram ser qualificadas.

Sabemos que os apóstolos transtornaram o mundo de sua época (Atos 17:6), não porque tivessem capacidades intelectuais incomuns, influência política poderosa, dinheiro ou algum status social especial. Eles viraram o mundo de cabeça para cima porque desejaram ser usados por Deus, de modo que o extraordinário passou a fazer parte da vida de cada um deles.

Os doze apóstolos tornaram-se, na verdade, os verdadeiros líderes espirituais de Israel. Os apóstolos foram os primeiros pregadores da Nova Aliança. Eles representavam o verdadeiro Israel de Deus – um Israel genuinamente arrependido e crente. Eles também se tornaram as pedras fundamentais da igreja, sendo o próprio Jesus a principal pedra angular (Efésios 2:20).

A Bíblia mostra o futuro dos apóstolos de Cristo. Eles ocupam um lugar exaltado na história da evangelização e eles são dignos de serem considerados heróis da fé. O livro do Apocalipse descreve como os seus nomes adornarão as doze portas da cidade celestial, a Nova Jerusalém. Portanto, o próprio céu oferece uma homenagem eterna aqueles que eram pessoas comuns, mas que deixaram que o Oleiro trabalhasse em suas vidas, de modo que o extraordinário tornou-se a marca dos apóstolos.

Os apóstolos se tornaram grandes líderes espirituais e grandes pregadores sob o poder do Espírito Santo, não por causa de qualquer habilidade em oratória, capacidade de liderança ou qualificações acadêmicas que tivessem. A sua influência deve-se somente a uma coisa: a presença de Deus era manifesta na vida deles.

Na percepção meramente humana, o evangelho foi considerado uma mensagem rasa e os apóstolos foram avaliados pregadores pouco sofisticados. Seu ensino estava abaixo da elite. Eles eram simples pescadores, meros peões. Essa foi a avaliação de seus contemporâneos.

A mesma coisa tem acontecido com a igreja de Cristo ao longo da história. Onde estão os intelectos impressionantes, os grandes escritores e os grandes oradores estimados pelo mundo? Eles não são encontrados, na maior parte, na igreja.

"Pois vedes a vossa vocação, irmãos, que nem muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres, são chamados" (1 Coríntios 1:26).

"Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as coisas poderosas; e as coisas vis do mundo e as coisas que são desprezado Deus escolheu, e as coisas que não são, para reduzir a nada as coisas que são, para que nenhuma carne se glorie em Sua presença" (1 Coríntios 1:27-29).

Deus costuma chamar pessoas comuns, para que ninguém possa se orgulhar diante dele. O SENHOR escolhe pessoas simples para que ninguém atribua o poder do Evangelho aos instrumentos humanos e não a Deus. Entretanto, as pessoas precisam corresponder ao chamado, cada um deve sair da mediocridade permitindo que o Espírito Santo trabalhe em seu caráter. Cada pessoa salva deve frutificar para Deus e para o próximo. Cada crente em Jesus Cristo deve viver o extraordinário como forma de gratidão pelos bens recebidos de Deus, por sua graça, misericórdia, libertação, salvação, maturidade, aperfeiçoamento, capacitação, unção do Espírito e missão ministerial.

Conclusão

Certamente os apóstolos lutaram contra a rotina, contra o orgulho e a teimosia como todo ser humano caído. Mas a paixão motriz de suas vidas tornou-se a glória de Cristo. Eles não mediram esforços, pelejaram, viajaram para terras distantes, enfrentaram muita oposição, perigo, fome, perseguições, prisões e morte por amor a Cristo. E foi essa paixão, sujeita à influência do Espírito Santo, que explica por que viveram e praticaram o extraordinário para Deus, impactando o mundo daqueles dias de forma tão excelente, magnífica, brilhante, notável, esplêndida, fenomenal, surpreendente.

Sigamos o exemplo. Façamos o melhor! Saia da plateia, entre em cena! Que cada um de nós possa desejar e se esforçar para viver o extraordinário para Deus nos dias que nos restam debaixo do Sol.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!