Novo Ano, Novo Você

31/12/2023
Aqui estamos no último dia de 2023. Talvez você tenha tido um 2023 difícil. Problemas familiares, ou doenças, ou dificuldades no trabalho, ou lutas emocionais. Talvez você tenha sido demitido do seu emprego ou seus filhos se afastaram do Senhor. Talvez você tenha perdido um ente querido e haja um lugar vazio em seu coração neste dia! Tenho certeza de que todos nós podemos dizer que tivemos dias bons e alguns dias difíceis e desafiadores em 2023.


Seja com for, 2023 passou e o que sobrou pode ser saudade ou alívio, mas HOJE neste último Domingo do ano, temos uma nova oportunidade: 365 dias para serem resgatados e vividos em conformidade com a vontade do SENHOR.

Amanhã será 2024. Você está animado com as possibilidades do próximo ano? O que Deus tem planejado para você e sua família em 2024?

Bem, esta é a época do ano que as pessoas fazem as resoluções de Ano Novo com novos compromissos. Há muitas promessas de Ano Novo: cursar uma faculdade, abrir um negócio, malhar em uma academia, reformar a casa, trocar de carro, casar, etc. E que tal colocar nessa lista de resoluções: Um Novo Você!

Todos nós queremos mudanças, mas na maioria das vezes não estamos dispostos a fazer o que é necessário para realizá-las. Dizem que mais de 90% de todas as resoluções de Ano Novo não duram mais que um mês.

Acredito que todos nós, se tivéssemos a oportunidade, gostaríamos de mudar algo em nós mesmos. Daí a nossa proposta: Que tal um Ano Novo junto com um Novo Você?

A verdade é que todos nós podemos ser melhores em algum segmento da vida. Então sinta que este é o momento para pensar sobre isso, a desejar isso e orar sobre isso.

Em vez de uma lista de coisas que você deseja fazer, vamos dedicar um momento para nos concentrar na pessoa que Deus deseja que você seja:

Então me permita compartilhar algumas coisas preciosas que nos ajudarão a ser uma nova pessoa segundo Deus.

Lembre-se: Um bom começo é meio caminho andado.

Novo começo

Deus está interessado em nosso ser, na transformação de nossa humanidade e individualidade para o modelo que Ele preparou.

"O desenvolvimento cristão flui do que a pessoa é segundo Deus".

Deus está interessado na transformação do nosso ser e os padrões e processos que Ele usa para nos moldar podem ser resumidos em 3: (Ef 4:22-24):

  • Despojamento do velho homem;
  • Renovação do entendimento;
  • Revestimento do novo homem segundo Cristo.

I-Não viva mais segundo o modelo do homem sem Deus, separado de Deus. Não carregue nada do homem sem Cristo: cultura, comportamento, estilo de vida, nada... largue a vaidade, o orgulho, a avareza, a mentira, a crueldade, os vícios, a carnalidade, a impureza, etc.

II-Renove o seu pensamento na Palavra de Deus. Não pense como a maioria, não se amolde ao mundo. Fale outra linguagem. Tenha uma mentalidade Teocêntrica. Ajuste o seu pensamento ao da Santa Escritura. Há coisas lícitas, mas não convém. Pense segundo Deus, sempre.

III-Siga o modelo do novo homem: Jesus Cristo. Imite-o em tudo. Siga os seus passos. Siga o seu exemplo de vida. Seja como Jesus Cristo: santo, humilde, bondoso, amoroso, misericordioso, justo, obediente, provedor, etc. Agora você tem uma nova identidade. (Rm 8:29).

Amados irmãos,

É meu desejo criar um alto grau de expectativa em seu coração de como Deus poderá usar você no futuro. Talvez você seja a pessoa que está faltando para o desfecho de uma grande obra de Deus nesta terra...

A Palavra ensina o que o homem deve fazer, mas "o novo você" só acontecerá com dedicação deliberada, seguindo o método e a experiência estabelecida por Deus. Não existe caminho fácil, não existe método fácil, não existe experiência sem lutas.

"O desenvolvimento cristão flui do que a pessoa é segundo Deus".

O terceiro processo de desenvolvimento cristão:Revestimento do novo homem segundo Cristo - tem um desdobramento em 4 aceleradores de resultado:

PREPARO - Ser um "Novo Você" segundo Deus exige um PREPARO adequado para suportar o peso de sua responsabilidade;

A Palavra de Deus tem o potencial de tornar o homem preparado para toda boa obra. 2 Tm 3:17.Procure se apresentar a Deus como obreiro aprovado, manejando bem a Sua Palavra. 2 Tm 2:15.

PADRÃO - Ser um "Novo Você" segundo Deus exige um PADRÃO de excelência moral e de justiça, como luzeiro que ilumina a travessia das pessoas neste mundo tenebroso;

O seu mais expressivo atributo será o seu exemplo. O seu exemplo demonstra a veracidade de todas as outras qualidades. No exemplo se resume o seu amor, a sua autoridade, a sua moral, justiça, motivação, habilidade, etc.

PAIXÃO - Ser um "Novo Você" segundo Deus exige PAIXÃO contagiante, que desperta, atrai e envolve vidas no Reino de Deus;

Chamamos de PAIXÃO o amor ao chamado divino, a dedicação em abraçar a fé e a missão que o SENHOR nos confiou. A Paixão ministerial gera significado, motiva nossa vida e molda o nosso destino.

PODER - Ser um "Novo Você" segundo Deus exige PODER do Alto.

O PODER de Deus vem da comunhão com Deus. Você precisa ser fortalecido no SENHOR e na força do Seu poder para vencer os novos desafios. A presença manifesta de Deus em seu viver diário atrairá pessoas para Cristo e afastará o diabo das pessoas.

Em cada um destes quatro processos de desenvolvimento cristão nunca estamos formados e nunca sabemos tudo; somos um ser em constante processo de aprendizagem e aprimoramento.

Em cada processo a sua grandeza será o resultado daquilo que você pensa, sente e faz segundo o modelo do novo homem criado por Deus em justiça e santidade: Jesus Cristo.

Conclusão:

O nosso desejo e oração é que em 2024 você seja uma nova pessoa, segundo o coração de Deus e que além de sentir um enorme significado e satisfação pessoal em seguir a Cristo, o seu exemplo de vida cause uma tremenda influência cristã nesta geração, porque você é o Evangelho que todo mundo lê.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!