Não Apagueis o Espírito

31/05/2021

No início do Século XX, morreu um missionário inglês na Índia. Assim que o missionário morreu, seus vizinhos arrombaram sua casa e começaram a levar tudo que estava ali. O cônsul inglês foi comunicado e colou sobre a porta da casa uma grande faixa de papel, carimbada com o selo, o lacre da Inglaterra. Os saqueadores não se arriscaram a quebrar aquele lacre, que representava a nação mais poderosa da terra naquela época.

Paulo escrevendo aos cristãos na igreja em Éfeso, disse que os aqueles que ouviram o Evangelho da Salvação e creram, foram selados com o Espírito Santo. O que isso significa?

O selo do Espírito Santo faz parte de uma série de acontecimentos simultâneos ao nosso arrependimento e fé no Salvador Jesus Cristo, sem nós o percebermos.

No momento da conversão o crente é selado com o Espírito para o dia da redenção: "Tendo nele (no evangelho) também crido, fostes selados com o santo Espírito da promessa" (Ef. 1:13; cf. 4:30).

Parece-me que há dois sentidos fundamentais quando a Bíblia fala de sermos Selados com o Espírito Santo. O primeiro é a segurança, o outro é a propriedade.

Ser Selado, no sentido de segurança, é ilustrado no Antigo Testamento, quando o rei Dario colocou Daniel na cova dos leões, pôs uma pedra sobre a entrada e a lacrou com seu selo (Dn. 6:17) para que Daniel não saísse. Nos tempos antigos, como por exemplo no tempo da rainha Ester (Ester 8:8), os reis também costumavam colocar com um anel sua marca ou selo em cartas e documentos escritos em seu nome. Depois de feito isto, ninguém podia reverter o que estava escrito ou dar ordens em contrário.

Pilatos fez a mesma coisa quando deu ordens aos soldados para guardarem o túmulo de Jesus. Ele disse aos sacerdotes: "Aí tendes uma escolta; ide e guardai o sepulcro como bem vos parecer. Indo eles, montaram guarda ao sepulcro, selando a pedra e deixando ali a escolta" (Mat. 27:65, 66). Ali estava o selo, a marca de autoridade e poder de Roma".

Quando somos selados com o Espírito Santo, temos a marca de Deus, de seu Reino e de Seu Governo. Estamos seguros em Cristo.

Um dos pensamentos mais fascinantes que já passou por minha mente foi a consciência de que o Espírito Santo me selou. E ele selou você também - se você é um crente em Jesus Cristo.

Mas este selo do Espírito significa mais que segurança, Significa também propriedade. Lemos no Antigo Testamento que Jeremias comprou uma propriedade, pagou por ela diante de testemunhas e selou o documento de acordo com a Lei e os costumes (Jr. 32:10). A partir daí Jeremias era o proprietário.


Ilustração

A alusão ao selo como prova de compra deve ter sido especialmente significativa para os efésios. Éfeso era um porto marítimo, e havia intenso comércio de madeira com os portos vizinhas. O método usado na compra era este: o mercador, depois de escolher a madeira, carimbava-a com seu anel, seu sinete - uma prova reconhecida de propriedade. No tempo devido, o mercador enviava um encarregado de confiança, com o sinete; este localizava todos os troncos que tinham a mesma marca e os levava.

1 Pedro 2:9 - Povo de propriedade exclusiva do Senhor Jesus.


Se você é um crente em Jesus Cristo, Você é propriedade de Deus para Sempre!

O Penhor

Quando cremos em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, Deus não nos concede o Espírito Santo somente como selo de Segurança e de Propriedade. O Espírito Santo é também o penhor de nossa salvação (algumas traduções traduzem por "garantia"- de acordo com passagens como 2 Cr. 1:22 e Ef 1:14).

"Porque é o Próprio Deus que nos dá a certeza, com vocês, de nossa vida em Cristo. E foi Deus quem nos separou para si mesmo. Como dono, pôs sua marca (selo) em nós, e colocou o Espírito Santo em nossos corações como garantia de tudo o que ele tem para nós" (2 Co. 1:21, 22).

Penhor em nossos dias é algo dado em garantia de um pagamento futuro. Nos tempos do apóstolo Paulo os comerciantes usavam penhores com três finalidades:

  • Como pagamento adiantado, "entrada" que fechava um negócio;
  • Representava um compromisso de pagamento;
  • Era uma amostra do que haveria de vir.

Imagine que você esteja querendo comprar um carro. O penhor seria:

  • A entrada que você paga, fechando o negócio.
  • Representaria também o compromisso de pagar o carro.
  • Uma amostra do que seguiria - as parcelas restantes do dinheiro.

De maneira semelhante o Espírito Santo é o penhor de que Deus nos comprou, a garantia real de que somos propriedade de Deus. Sua presença mostra o compromisso que Deus assumiu de nos redimir completamente. Talvez o melhor de tudo é que a presença do Espírito Santo conosco, nos dá uma amostra antecipada de nossa herança espiritual, da nossa vida futura na presença de Deus.

No livro de Números, capítulo 13, quando os espias de Israel partiram para olhar a terra de Canaã, era a época das primeiras uvas maduras.

"Vieram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas" (Nm. 13:23).

Os espias levaram consigo esse grande cacho de uvas para mostrar ao povo de Israel. O cacho de uvas era o penhor da sua herança, uma pequena amostra do que os esperava na Terra Prometida. Era a garantia de Deus de que se eles marchassem adiante em fé, receberiam completamente o que agora tinham só em parte.

Já faz um bom tempo que uma das maiores lojas de mantimentos de Nova Iorque expôs um cesto com belíssimas uvas na vitrine. Sobre o cesto havia um cartaz: "Esperamos para os próximos dias um caminhão de uvas como estas." As uvas eram um "penhor" do que haveria de vir. As primícias, comparadas com a colheita toda, são somente uma pequena porção da fartura a ser colhida.

A Bíblia diz que:


1) "(Deus) também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nossos corações" (2 Co. 1:22). A presença do Espírito em nossa vida é a garantia de que Deus vai cumprir Sua promessa.

2) "(O Espírito Santo) é o penhor da nossa herança até ao resgate da Sua propriedade, em louvor da Sua glória" (Ef. 1:14). Nesta passagem o Espírito Santo é a prova de que Deus garante a nossa herança até que o futuro traga a redenção total dos que são propriedade de Deus.

Em resumo, podemos dizer que quando nos arrependemos de nossos pecados e cremos no Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Espírito Santo entra em nossas vidas e nos sela através da Sua presença. Ele é a garantia que Deus nos dá, a certeza de que nossa gloriosa herança virá.

Portanto,

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. (Gl 5:25)

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. (Ef 4:30)

Não extingais (apagueis) o Espírito; (I Ts 5:19) - Essa metáfora é derivada do poder e da natureza do Espírito Santo, de iluminar o nosso entendimento. Paulo admoesta os crentes em Tessalônica a não apagarem a luz de Deus na vida deles.

O Espírito Santo é representado como um fogo que não deve apagado. Imagine um fogo. Se você apagar o fogo, não há mais fogo. Não se pode apagar o fogo e o fogo ainda permanecer; o fogo é extinto. Diante dessa analogia voltemos as palavras do apóstolo Paulo sobre "não apagueis o Espírito". As palavras do apóstolo advertem sobre o perigo da completa cessação do Espírito Santo na vida de uma pessoa. Paulo admoesta sobre o perigo do Espírito Santo ser extinto da vida de uma pessoa. Da mesma forma que o fogo ao ser extinto, não existe mais fogo, ao se apagar o Espírito, não há mais Espírito. E quem não tem o Espírito de Deus não é Dele. Rm 8:9. Ninguém pode ser salvo sem ter o Espírito de Deus.

  • O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. (Levítico 6 : 12)
  • O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. (Levítico 6 : 13)

Deus nos deu seu Espírito e "aquele que se une ao Senhor é um Espírito com ele" (1 Co 6.17). Se estamos unidos a Deus, devemos preservar essa união. Apagar o Espírito não ocorre de forma instantânea, mas aos poucos. O que devemos fazer para que isso não ocorra?

Você deve zelar pela presença do Espírito Santo em sua vida; fortalecer essa comunhão com vida santa, oração e meditação nas Sagradas Escrituras.

Para manter a chama do Espírito acesa devemos ler e conhecer a Palavra, permanecer sempre em vigilância e oração, viver sempre em companhia de outros cristãos. Gravetos unidos mantêm o fogo mais aceso. Devemos fugir das paixões deste mundo, de seu consumismo e de seus modismos.

Em 2 Timóteo 1.14, Paulo diz a Timóteo: "Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós".

Em resumo, podemos dizer que é o próprio Espírito Santo que nos ajuda a não apagá-lo. Guiados pelo Espírito, podemos viver cheios dele. Sua luz não será apagada, mas irá brilhar mais e mais.

Conclusão

Que os nossos corações sejam sempre cheios do Espírito Santo; que as nossas vidas brilhem tão intensamente, que tenhamos compreensão da revelação divina e que sejamos luzeiros neste mundo tenebroso, aspergindo a luz do entendimento do Salvador Jesus às pessoas ao nosso redor.

Vivamos cheios do Espírito Santo, guiados pelo Espírito Santo. Tende óleo em vossas lâmpadas (Mt 25.1-13).

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!