Mudança de Mentalidade
Mudança de Mentalidade
O grande conflito presente na comunidade cristã, dos dias apostólicos aos atuais, pode ser visto no comportamento de crentes nascidos do Espírito vivendo neste mundo com uma mentalidade carnal.
- Qual é a lógica da vida neste mundo?
- Qual é a lógica da vida no Reino de Deus?
Sabemos o que Deus quer para cada discípulo de Cristo:
Rm 8:29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Deus quer que todos que nasceram do Espírito sejam a imagem de Seu Filho Jesus.
O QUE ACONTECEU COM A HUMANIDADE?
O homem perdeu a capacidade de viver a vida na perspectiva de Deus. Is 55:8, 2 Co 4:4; Ef 4:18
- Houve uma Desprogramação. O ser humano perdeu a Imago Dei e passou a viver com uma...
- Programação Natural, onde o sistema operacional condiciona o homem a seguir a vida em uma combinação Ego/Mundo.
A parte processual da "natureza adâmica" é a mentalidade do indivíduo. O homem natural tem uma mente:
Enganosa (Cl 2:4); Corrompida (1 Tm 6:5);
Vaidosa (Ef 4:17); Endurecida (2 Co 3:14);
Cega (2 Co 4:4); Vã (Cl 2:8). Carnal - (Cl 2:18).
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Uma geração de crentes híbridos. Homens e mulheres que nasceram do Espírito, mas continuam vivendo com uma mentalidade natural e não Cristocêntrica.
Resultando: Falhas, travas... desviam-se do alvo, vivem fora do propósito divino.
O QUE PRECISA ACONTECER?
Uma Reprogramação na Mentalidade: Teocêntrica/Cristocêntrica
Necessário se faz um processo educativo bíblico diretivo, no intuito de ajudar o crente a compreender a lógica da vida eterna neste mundo, para que possa desenvolver o seu chamado/missão, experimentando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Esse processo educativo deve acontecer através de um discipulado específico.
Entre os objetivos e vantagens de uma mentalidade Cristocêntrica, destacamos:
1-Pensar Teocentricamente para discernir a nossa identidade ministerial e o propósito de nossa existência. Ef 2:10; 5:17
2-Pensar Teocentricamente para viver no centro da vontade de Deus; Experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)
3-Pensar Teocentricamente para crescer espiritualmente, até a estatura da plenitude de Cristo. Ef 1:17; Cl 3:16; 2 Tm 1:12; Hb 5:14
4-Pensar Teocentricamente para ajudar/libertar aqueles que estão mentalmente carnais, enganados e cativos por Satanás. 2 Co 10:5; 2 Tm 2:26.
A Programação Teocêntrica aqui sugerida é um processo de discipulado Noutético, visando a transformação profunda da mentalidade do cristão, de modo que os pontos dissidentes (conflitantes) do crente sejam "confrontados, tratados e corrigidos" em alinhamento com a Palavra de Deus. O servo de Cristo, através de uma disciplina espiritual (Sacrifício vivo - Rm 12:1) no contexto do discipulado noutético, tem a oportunidade de receber uma nova educação, a do Reino de Deus, e consequentemente, desenvolver uma nova mentalidade, uma nova forma de compreender o propósito da vida neste Mundo.
A programação Teocêntrica utiliza a confrontação noutética como ferramenta bíblico-educacional para desenvolver no crente uma nova mentalidade: uma nova maneira de pensar, de sentir e de agir, em conformidade com a vontade de Deus.Rm 12:2.
COMO FAZER ISSO?
Confrontação Noutética!
Noutético vem da palavra de origem grega "nouthesia", que literalmente significa "o ato de pôr na mente" (formado de nous, "mente", e tithemi, "pôr"). Esta confrontação acontece em um discipulado específico, conhecido como aconselhamento diretivo e consta de 3 etapas:
1-NOUTESE - Diagnóstico - Pontos Dissidentes
2-DIDAQUÊ - Ensino da Palavra
3-POIMÊNICA - Aconselhamento Noutético: orientação pastoral: Encorajamento, admoestação e repreensão.
O processo está fundamentado em:
- Ef 4:22 - Despojamento/Desprogramação
- Ef 4:23 - Novo Entendimento/Programação
- Ef 4:24 - Ativação do Novo Sistema Operacional/ Nova Mentalidade e consequentemente, um novo comportamento.
Conclusão:
O crente vive no mundo sem ser do mundo, se for capaz de se despojar da mentalidade do homem natural, renovar o seu entendimento na Palavra de Deus e passar a pensar, sentir e agir à semelhança de Cristo Jesus.
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!