Lunáticos, ontem e hoje

22/03/2021

Estamos no Século XXI e ainda há muita dúvida sobre o tema libertação espiritual. Ao longo dos anos de caminhada ministerial já vi muitos casos de pessoas demonizadas em vários níveis de domínio espiritual.

Nesta breve reflexão temos a narrativa de um jovem demonizado que sofria de constantes ataques convulsivos.

Lunáticos, ontem e hoje.

O título desta breve reflexão apresenta uma palavra pouco conhecida em nosso vocabulário. Essa palavra aparece somente duas vezes na Bíblia. Estamos falando de "lunático".

E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. Mateus 4:24.

A nossa reflexão tem o foco principal nos lunáticos. A raiz dessa palavra é "luna", que em latim se refere à lua. Além disso, o dicionário grego e o da língua portuguesa acrescentam a palavra "epilético após lua cheia".

Texto Básico

Quando chegaram à multidão, aproximou-se de Jesus um homem que, ajoelhando-se diante dele, disse: Senhor, tem compaixão de meu filho, porque é epilético e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água.

Eu o trouxe aos teus discípulos, e não o puderam curar. E Jesus, respondendo, disse: ó geração incrédula e perversa! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei? Trazei-lo aqui.

Então Jesus repreendeu ao demônio, o qual saiu do menino, que desde aquela hora ficou curado.

Depois os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, perguntaram-lhe: Por que não pudemos nós expulsá-lo? Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível, mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum. Mt 17:14-21.

O jovem lunático narrado em Mateus 17:15 era propenso a ataques convulsivos, ataques epiléticos. Entretanto, o texto bíblico deixa claro que essas convulsões eram causadas por um espírito demoníaco. No relato do Evangelho segundo São Lucas nada é dito sobre "loucura" - ao invés disso, o texto diz - "Um espírito o toma, e de repente grita, e ele tem convulsões até espumar. Esse espírito só o larga depois de machucá-lo".

Ao lermos o Evangelho segundo São Marcos, o pai desse jovem lunático disse que o seu filho fora possuído por um " espírito mudo ". E por último, S. Marcos descreve aquele demônio como " espírito mudo e surdo ". Mc 9:25.

Bem, o conjunto dessas informações mostra que o pobre rapaz, além das convulsões periódicas, não podia ouvir ou falar. Felizmente, Jesus Cristo curou o jovem ordenando que o demônio se retirasse.

Perceba que este jovem é alvo de um ataque demoníaco de grande proporção, em níveis distintos: corpo, mente e espírito.

Faremos aqui um parêntese...

Nos dias atuais podemos ser testemunhas míopes de batalhas semelhantes ao nosso redor. Os lunáticos sempre existiram e hoje, em particular, há uma luta espiritual sendo travada diante dos nossos olhos, mas nem todos percebem. Achamos que tudo que acontece tem a sua explicação natural e humana. Desconsideramos ou desprezamos as causas espirituais de muitos problemas, doenças e enfermidades.

Não estamos negando as causas e os fatores naturais das enfermidades e dos problemas. Longe de nós tal entendimento. Estamos, tão somente, enfatizando algo pouco percebido que acontece na dimensão espiritual e que tem os seus desdobramentos no dia a dia das pessoas.

Algumas pessoas estão lutando contra doenças, outras contra um problema familiar ou contra as dívidas. Tudo isso é uma batalha real no mundo físico. Entretanto, é importante que você saiba que os grandes conflitos que enfrentamos no cotidiano costumam ter um fator espiritual por trás. Sim, há batalhas espirituais que envolvem você, sua casa, sua família... e o mundo. E você só terá a vitória no plano terreno, quando for vitorioso na dimensão espiritual.

Em Efésios 6 e versículo 12 diz: 'Porque não lutamos contra carne e sangue, mas contra principados, contra poderes, contra os dominadores neste mundo tenebroso, contra as hostes da maldade espiritual em lugares celestes.

Em 2 Coríntios, capítulo 10 e versículo 4, diz: 'Porque as armas da nossa guerra não são carnais', não são armas físicas ', mas são espirituais para derrubar as fortalezas de Satanás'.

O que aprendemos com essas passagens das Escrituras? Que as batalhas espirituais só podem ser vencidas com as armas certas, armas espirituais.

Fechemos o parêntese e voltemos ao texto de Mateus 17.

Um Ataque Cruel

O jovem lunático foi habitado por um demônio extremamente cruel. O pai do rapaz disse: "o demônio o pega e o maltrata... o jovem espuma e range os dentes". O espírito aproveitou todas as oportunidades para lançar o jovem em lareiras abertas ou em poças de água.

Jesus Cristo perguntou ao pai: " Há quanto tempo isso acontece? E o pai disse: desde criança".

Problema hereditário, genético, doença neurológica, adquirida ou o quê? Amados, quando se trata de pessoas não renascidas, não há nada para impedir que um demônio influencie, domine e habite em uma pessoa. Esse demônio, em particular, simplesmente escolheu sua vítima e a tomou como escrava.

O fato é que esse demônio tornou a vida desse rapaz e de sua família um verdadeiro inferno.

À luz dessa realidade, qual é a atitude do discípulo de Cristo?

Os discípulos de Jesus estavam fazendo o possível para ajudar esse homem e seu filho. Aquele pai aflito disse a Jesus: "Eu o trouxe a teus discípulos, e eles não puderam curá-lo." "Supliquei que teus discípulos o expulsassem; e não podiam. "

Os discípulos de Jesus já haviam expulsado demônios em outras ocasiões; eles não eram inexperientes nessa área. Mas desta vez tudo o que eles fizeram foi ineficaz.

O que aconteceu? O Senhor falou sobre a incredulidade.

E Jesus, respondendo, disse: ó geração incrédula e perversa! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei? Trazei-lo aqui. Mt 17:17.

É possível que a incredulidade das pessoas presentes tenham obstaculizado a ação dos apóstolos de Jesus e impedido a libertação do rapaz; é possível que a fé dos apóstolos não tenha sido suficiente para conectá-los à fonte de poder espiritual de que precisavam para expulsar o demônio.

Mais tarde, o Salvador disse: "Essa casta não pode sair a não ser por oração e jejum". Talvez, em outras situações, os discípulos tivessem sido bem-sucedidos com outras castas demoníacas, mas aquele tipo exigia um preparo especial: oração e jejum.

Amados irmãos, estamos em guerra e os nossos reais inimigos não são humanos, mas seres espirituais, perigosos e poderosos. A grande pergunta é: "Estamos preparados para identificar o inimigo e expulsá-lo em nome de Jesus Cristo?".

Você é capaz de identificar os lunáticos do Século XXI? Você é capaz de reconhecer quando alguém está sob ataque de espíritos malignos? Você é capaz de libertar essas pessoas do cativeiro espiritual que se encontram?

O crente em Jesus Cristo pode resistir e expulsar demônios.

Mc 16:17 "Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios".

Voltemos ao que Jesus disse aos apóstolos sobre essa casta de demônios:

Mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum. Mt 17:21.

A expressão "à força de oração e de jejum" pode ser interpretada como ao poder adquirido quando o crente ora e se consagra; quando o crente se abstém do alimento natural e passa a ser espiritualmente alimentado. A fonte do suprimento, do fortalecimento e do poder vem do Alto, da submissão e da comunhão com Deus, do esvaziamento material e da apropriação espiritual.

Deus quer que você se prepare da maneira certa.

Não podemos vencer o inimigo no grito. Temos que seguir a recomendação bíblica:

"Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder". Ef 6:10.

  • Fortalecimento espiritual em Deus;
  • Fortalecimento espiritual no poder de Deus.

Primeiro é necessário o fortalecimento espiritual em DEUS: comunhão, fidelidade, adoração, honra, submissão, devoção, consagração, vida santa, atos de justiça, obediência, etc.

Como consequência vem o fortalecimento espiritual no PODER de Deus: unção, revestimento espiritual, dons espirituais e poder do Alto.

Conclusão:

Lembre-se: Jesus Cristo veio com uma missão:

Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 1 Jo 3:8.

Concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. At 10:38.

Jesus libertou o jovem lunático de um espírito maligno. Aquele que era oprimido pelo diabo foi liberto e curado. Agora imagine quantos lunáticos estão ao nosso redor precisando de nossa ajuda.

Imersos nesta pandemia, quantas pessoas estão escravizadas pelo espírito de medo, pânico e pavor?

A nossa missão deve estar ajustada com a missão de Jesus Cristo: "destruir as obras do diabo".

Liberte vidas do cativeiro espiritual. Seja poderosamente usado por Jesus Cristo. Levante-se, desprenda-se dos embaraços do desânimo, tome posse da bênção do Calvário e siga na fé, com a motivação certa. Não deixe de fazer a vontade do Pai, não perca o foco de sua missão. Não importa se lá fora faz frio ou calor, se temos abundância ou escassez, se estamos em paz ou em guerra. Lembre-se:

"Tudo posso Naquele que me fortalece". Fl 4:13.

A vitória é certa.

"pois o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar". Dt 20:4.