Liderança em Crise, o que fazer?

24/09/2023
Introdução:

Há 2.400 anos, o filósofo grego Diógenes saiu de casa com uma lanterna na mão. O sol brilhava naquela manhã, todos perguntavam a ele a razão de levar uma lanterna e por que fazia isso. Diógenes respondia: "Procuro um homem". Segundo ele, não havia nenhum homem nas ruas e nos lugares públicos de Atenas.

Você já parou para pensar sobre a importância de uma boa liderança na família, na escola, no local de trabalho, na empresa, na cidade, no país e no mundo?

Bons líderes promovem o crescimento, a segurança, o progresso, a paz, o desenvolvimento, as oportunidades e o bem-estar de um povo.

Há vários exemplos de grandes líderes na igreja de Cristo nos primeiros séculos. A história eclesiástica mostra homens notáveis que transformaram a vida de muitos e que influenciaram a geração em que viviam. Entretanto...

Hoje, infelizmente, a realidade é outra, temos uma carência enorme de uma liderança de forte impacto e influência, que seja capaz de:

  • Salgar a terra apodrecida moralmente e de iluminar uma geração alienada em trevas espirituais;
  • Formar líderes cristãos fortes e nortear o caminho da igreja nestes dias confusos e tenebrosos.

A boa notícia é que nem tudo está perdido. Apesar da dificuldade em encontrar líderes que preencham a lacuna entre a igreja e os desafios pós-modernos, ainda podemos contar com o maior e o melhor exemplo de liderança: Jesus Cristo que foi enviado por Deus ao mundo para nos salvar (João 3.16). Jesus estabeleceu a igreja como Seu Corpo nesta terra, no intuito de dar continuidade à missão de pregar o Evangelho a toda criatura debaixo do Sol.

Se a igreja é o Corpo de Cristo, obviamente ela precisa seguir o Cabeça em tudo, inclusive no âmbito da liderança. Então, é necessário que tenhamos um foco maior na liderança de Jesus se quisermos prevalecer nestes dias. Olhemos para o estilo de liderança de Jesus, resgatando princípios, valores e estratégias de Sua liderança, conservando o modelo/método do SENHOR até o fim dos tempos.

Vamos refletir sobre como era a liderança exercida por Jesus cumprindo seu chamado.

LIDERANÇA EM CRISE, O QUE FAZER?  Lucas 4.14-30

Como Jesus liderava?

Em seu ministério nesta terra, Jesus liderou com os pés no chão e a cabeça no céu. Basicamente este é o modelo de liderança que devemos seguir:

  • Estar com os pés no chão representa a relação natural do líder com o trabalho a ser feito: preparo, disposição e esforço;
  • Estar com a cabeça no céu simboliza a sintonia com Deus para ser orientado no trabalho a ser feito.

Analisemos esses dois pontos com mais detalhes:

  • O tempo de preparo - Jesus só iniciou o seu ministério com a maior idade. Ele passou 30 anos em anonimato, em preparo, aguardando o momento certo para dar início ao seu trabalho diante dos homens. Algo semelhante precisa acontecer conosco. Não podemos ocupar uma posição de liderança sem o devido preparo. Veja que o preparo vem antes da função, do ministério e deve continuar até o fim da missão.

2- Jesus foi guiado pelo Espírito Santo: Lc 4:14.18

O esforço humano e suas habilidades são insuficientes diante da obra a ser realizada. O líder precisa ser guiado e cheio do Espírito Santo.

Jesus só começou seu ministério depois de seu batismo quando o Espírito Santo veio sobre ele (Lucas 3.21,22) para nos ensinar que sem o Espírito Santo não temos o poder para testemunhar (Atos 1.8).

A palavra poder é dunamis, que significa força, dinamismo, energia, o contrário de inércia. Jesus estava sempre em ação, mas direcionado pelo Espírito Santo e não pela vontade do homem.

Jesus foi para Nazaré (v.16), um lugar que as pessoas não gostavam de ir (João 1.46) para cumprir seu chamado entre os parentes de sua família. O Espírito Santo lhe deu autoridade para pregar ao povo de Nazaré (v.22) e enfrentar adversidades (v.30).

"Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo" – At 1:8. Infelizmente, muitos líderes estão em busca de outras formas de poder: fama, dinheiro, rede de seguidores, catedrais, inovações tecnológicas, jogo político, envolvimento com sociedades secretas, etc.

O único poder que pode dominar a sua vida no centro da vontade de Deus é o Espírito Santo (I Co 6.12). Lidere guiado pelo Espírito Santo, ainda que você seja anônimo na terra, mas o importante é que você será bem conhecido no Céu!

3- Liderança Baseada na Palavra: Lucas 4:17-19

A mente do líder deve ser Teocêntrica, ou seja, pensar de acordo com a vontade de Deus. Isso só é possível quando o prazer do líder é a Palavra de Deus e nela medida de dia e de noite. Salmo 1.

Tudo o que Jesus fazia era baseado na Palavra (Mt 3.15). Sua história de vida, desde o nascimento até a morte, foi para cumprir as profecias registradas nas Sagradas Escrituras.

Jesus é o logos, a Palavra que se tornou carne (João 1.1 e 14). Jesus conhecia as Escrituras desde novo (Lucas 2.46,47). Assumiu as palavras de Deus para sua vida na terra (v.21).

A liderança cristã só pode ser bem sucedida se for baseada na Palavra de Deus. Não seguimos o mundo, nem modismos, nem destaques humanos. Se não vivermos a Palavra de Deus, a mensagem que transmitirmos, mesmo revestida de conhecimento e de beleza na oratória, será impotente para salvar o homem e transformar o seu modo de viver nesta terra.

Não faça nada em seu ministério sem orientação das Escrituras, mas busque entender a vontade de Deus. Tudo o que já estiver escrito e determinado por Deus na Bíblia é o que devemos fazer (II Timóteo 3.16).

Certamente, tudo o que fizermos com base na vontade de Deus, expressa em Sua Palavra, haverá a bênção do Senhor. Portanto, guie sua liderança pela Palavra de Deus!

4- Jesus era Conservador e Inovador: Lc 4:16, 17 e 20, 21

Jesus era conservador. Ele seguiu os costumes judaicos de seu povo: frequentava à sinagoga (v.16), lia o texto das Escrituras (v.17), assentava-se para ensinar como era comum fazer (v.20).

Jesus falava a língua do povo, conversava com as pessoas, mulheres, crianças e pobres.

Jesus era também um inovador estrategista. O seu propósito era anunciar o Reino de Deus, como uma nova realidade e para isso as pessoas precisavam largar as obras mortas; conservar os valores sim, mas abrir os olhos para novas possibilidades, renunciando crenças/obras mortas, sem valor espiritual (João 4.35).

  • Conservar os valores;
  • Abandonar as crenças/práticas mortas;
  • Discernir novas possibilidades.

O cristão deve ser conservador dos valores bíblicos e inovador de acordo com a revelação divina, no tempo certo.

O trabalho de liderança cristã não é estático e nem consiste em mudar ou inovar o tempo todo. O nosso trabalho é dinâmico que transita do conservadorismo às mudanças necessárias, deixando de lado as crenças estruturas, costumes, comportamentos e práticas mortas.

Aquilo que nada acrescenta ao Reino de Deus ou não é saudável aos de Deus deve ser evitado ou eliminado, mas os valores, as tradições e os princípios bíblicos devem ser mantidos, além da disposição do líder de ir além, na perspectiva divina, conforme a revelação dada.

5- Bom Testemunho de Vida: Lc 4:22

Todos conheciam o "filho de José". Mas o que impressionava as pessoas é que falava "palavras de graça" (v.22). Se Jesus não vivesse o que falava, as pessoas saberiam, pois o que manifesta a graça de Deus em nossas palavras é o testemunho de vida.

Fomos chamados para servir como testemunhas de Jesus (Atos 1.8), por isso precisamos cuidar de nossa vida espiritual, da nossa relação com Deus e com as pessoas, do nosso comportamento e como reagimos diante das situações da vida. Todos estão nos observando o tempo todo e se cometemos um erro seremos desacreditamos. Não adianta uma fala bonita se as pessoas não conseguem ver coerência entre o que falamos e o que vivemos.

Muitos líderes são desacreditados porque as pessoas não viram mudança em suas vidas. Mas quando o líder realmente passa por uma transformação em Cristo e prega o que vive, todos reconhecem (Lucas 8.35-39). Portanto, cuide bem de seu testemunho de vida!

6- Capacidade Para Enfrentar Adversidades: Lc 4:23-30

Jesus enfrentou perseguição ideológica (v.25,26). As pessoas ao perderem a razão ficaram iradas com ele (v.28), o expulsaram da cidade (v.29), e tentaram a violência física, desejando matá-lo (v.30). Mas Jesus soube como sair daquela situação, cheio de autoridade espiritual (v.30), não se deixando levar pela ira das pessoas (compare os versículos 22 e 28).

Um grande empecilho para a liderança cristã é a oposição das pessoas, a discordância, a aversão e insubmissão, expressa em sentimentos ou comportamentos.

O bom líder não pode usar as mesmas armas dos opositores. Ele não pode ser levado pelo "clima" da situação, mas agir com sabedoria, domínio próprio, enfrentando as adversidades com autoridade espiritual.

Aprenda com Jesus a enfrentar as adversidades, porque grandes líderes se revelam em momentos de crise.

Conclusão

O nosso maior exemplo de liderança é Jesus Cristo. Então, olhe para Jesus e se espelhe Nele, em tudo!

  • Aprenda a esperar o tempo oportuno se preparando e não murmurando e nem se precipitando;
  • Cuide de seu testemunho de vida cristã para que suas palavras sejam poderosas e cheias de graça;
  • Conserve os valores cristãos, abandone as práticas mortas e esteja aberto para ir além, na perspectiva divina;
  • Busque sempre a direção do Espírito Santo para suas ações;
  • Que a Palavra de Deus habite ricamente em seu coração para você tomar decisões certas e instruir o povo nos caminhos do SENHOR;
  • Não se abale com as adversidades, mas saiba vencê-las com sabedoria, fé e autoridade espiritual.

Vivendo assim, podemos ter uma liderança cristã destacada, ricamente abençoada por Deus porque segue o modelo de liderança de Jesus Cristo.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!