Identidade Real

03/10/2022

Jesus queria saber o que povo pensava a seu respeito. Qual era a percepção do povo sobre a pessoa de Jesus? O Messias, um profeta, um líder, um bom homem ou um impostor?

Será que os grandes sinais e milagres manifestos por Jesus formaram conceitos sobre a Sua verdadeira identidade ou o povo continuava a ver em Jesus simplesmente um filho de José e Maria?

Mt 16:13-17

Chegando Jesus à região de Cesareia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os outros dizem que o Filho do homem é?"

14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas".

15 "E vocês?", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou?"

16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".

17 Respondeu Jesus: "Bem-aventurado é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não foi revelado a você por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Em suas palavras e atos Jesus Cristo estava imprimindo a Sua identidade sobre o povo e sobre os seus discípulos, em particular. Daía a segunda pergunta de Jesus aos discípulos:

E vós, quem dizeis que eu sou?

As características da identidade de Jesus são apresentadas nas Escrituras não somente para que O conheçamos na sua totalidade, mas para que a nossa identidade real seja conhecida e ajustada a dEle. Paulo escreveu: "... até atingirmos a medida da estatura completa de Cristo", Ef 4:13.

Quem sou eu?

Uma das questões mais relevantes da vida gira em torno da compreensão da nossa real identidade.

O que as pessoas dizem a meu respeito? Será que o mundo percebe a minha presença?

Nós, discípulo de Cristo, sabemos biblicamente que somos obra de Deus e que Ele fez cada um de nós com um design único. Sabemos que somos criados com uma identidade própria para cumprir um propósito específico nesta terra. Mas, poucos sabem que é "a partir do conhecimento da Palavra de Deus e do nosso relacionamento com Deus que conseguimos compreender a nossa real identidade e o propósito pelo qual fomos preordenados antes dos tempos eternos". 2 Tm 1:9.

Quem sou? Por que existo?

Lamentavelmente a maioria dos que compõem esta geração não têm as respostas certas para essas questões. Muitos nesta geração sofrem de uma crise de identidade que é repassada pela forma como conduzem suas vidas. O sistema operante contribui para essa desgraça.

O mundo jaz no Maligno e o sistema operante nestes últimos dias está trabalhando "a mil" para desconstruir a convicção da identidade do indivíduo. Constantemente somos bombardeados com quebra de paradigmas, desconstrução de princípios e valores, mentiras e mais mentiras a respeito da família, da sexualidade, do conservadorismo, do patriotismo, da fé, etc.; essas narrativas falsas são baseadas em padrões e pensamentos humanos ingerenciados por espíritos enganadores. (1 Tm 4:1-2).

A sociedade está cercada de mentiras sobre a identidade do ser humano, daí convivermos diante de uma geração que anda em círculos, que pensa que está avançando, quando na verdade está exaustivamente empenhando esforços no fracasso.

O que fazer?

Convidamos você a refletir sobre este assunto até que tenha as respostas certas e, a partir daí, passe a focar suas atenções e esforços naquilo que diz respeito exclusivamente a sua identidade e missão nesta terra.

O salmo 139:14-17 expressa muito bem dois pontos importantes de nossa reflexão:

Identidade e propósito:

1. Fomos criados por Deus;

2. Fomos criados para cumprir um propósito estabelecido por Deus.

A primeira lição importante é que o conhecimento de Deus e o nosso relacionamento com Ele é o que nos dá a compreensão de nossa real identidade.

Jesus Cristo é o nosso maior exemplo de alguém que teve sua identidade sustentada em seu relacionamento com o Pai e ele caminhou integralmente dentro disso. Filipenses 2:5-11.

Jesus em diversas ocasiões afirmou quem era.

1-Eu sou o pão da vida

Diante disso, Jesus ministrou-lhes: "Eu Sou o Pão da Vida; aquele que vem a mim jamais terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede" (João 6:35; cf. 6:41,48,51).

2-Eu sou a luz do mundo

Falando novamente ao povo, disse Jesus: "Eu Sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12).

3-Eu sou a porta das ovelhas

Sendo assim, Jesus lhes disse de novo: "Em verdade, em verdade vos asseguro: Eu Sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e assaltantes; porém as ovelhas não os ouviram. Eu Sou a porta. Qualquer pessoa que entrar por mim, será salva. Entrará e sairá; e encontrará pastagem" (João 10:7-9).

4-Eu sou o bom pastor

"Eu Sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é o pastor a quem as ovelhas pertencem, vê a aproximação do lobo, abandona as ovelhas e foge. Então, o lobo as apanha e dispersa o rebanho. O mercenário foge, porque é um mercenário e não tem zelo pelas ovelhas. Eu Sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e sou conhecido por elas; assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e entrego minha vida pelas ovelhas" (João 10:11-15).

5-Eu sou a ressurreição e a vida

Esclareceu-lhe Jesus: "Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Tu crês nisso?" (João 11:25).

6-Eu sou a videira verdadeira

"Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor [...] Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma" (João 15:1,5).

7- Eu sou o caminho, a verdade e a vida

Assegurou-lhes Jesus: "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

Jesus sabia a sua identidade e a sua missão.

E nós?  O que a Bíblia diz a respeito daquele que está em Cristo:

  • Em Cristo somos livres, fomos libertos do império das trevas e transportados para o Reino da Luz - Cl 1:13-14; Gl 5:1; 2 Co 5.18; Fomos libertos da condenação do pecado (Jo 8.31-36; Rm 6:18);
  • Nós fomos redimidos da maldição da lei (Gl 3.13). Não estamos mais debaixo de condenação alguma (Rm 8.1);
  • Em Cristo somos novas criaturas: filhos, amigos e herdeiros de Deus - Jo 15:15; 2 Co 5:17; 1 Jo 3:1-2; Gl 4:1-7;
  • Fomos salvos pela graça por meio da fé (Ef2.8).
  • Nascemos de novo, nascemos de Deus. (1Jo 2.29). Fomos feitos filhos de Deus (Rm 8.14).
  • Fomos reconciliados com Deus (Rm5.10). Temos paz com Deus (Rm5.1).
  • Recebemos o testificar do Espírito de que somos filhos de Deus (Rm 8.16).
  • Somos participantes da natureza divina (2Pe 1.4).
  • Somos os concidadãos dos santos e membros da família de Deus (Ef2.19).
  • Nós temos a vida eterna (Jo 3.16).
  • Nós somos selados pelo Espírito (Ef1.13,14).
  • Temos o amor de Deus em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5.5).
  • O nosso corpo tornou-se templo do Espírito Santo (1Co 6.19).
  • Temos os dons do Espírito Santo (1Co12.4-11).
  • Somos renovados pelo Espírito Santo (Tt3.5).
  • Somos vivificados com Cristo (Cl2.13).
  • Nós nos tornamos parte do corpo de Cristo (1Co 12.27).
  • Nós recebemos a mente de Cristo (1Co 2.16).
  • Nós nos tornamos co-herdeiros com Cristo (Rm 8.17). Fomos qualificados para compartilhar da Sua herança (Cl 1.12).
  • Somos sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2:5-9);
  • Somos colaboradores de Deus, testemunhas e embaixadores de Cristo (1 Co 3.9; 2Co 5:20; At 1:8);
  • Somos sal e luz neste mundo - (Mt 5:13-14).
  • Vivemos pela fé no Filho de Deus (Gl2.20). Nós vencemos o mundo (1Jo 5.4,5).
  • Somos transformados, de glória em glória, na semelhança de Deus até que Jesus volte a esta terra (2Co 3.18).
  • Somos agraciados com a fé na promessa de que seremos imortais e incorruptíveis na glorificação. Estamos esperando um novo céu e uma nova terra (2Pe 3.12).

Conclusão

Se eu sou um discípulo de Cristo não importa o que as muitas vozes neste mundo dizem a meu respeito. Não importa o que o meu coração enganoso, às vezes, sente. O que realmente importa é o que Deus diz sobre mim.

Sob a revelação divina, Pedro disse a Jesus:

"Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo..." E Jesus replicou:

Bem-aventurado és Simão, Barjonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou, mas o meu Pai que está no céu... Mt 16:17.

Em seguida Jesus declarou: " Eu te digo, tu és petros..."

Foi Jesus quem declarou a real identidade de Simão: uma "pedra viva" na construção da igreja de Cristo. E mais tarde, agora com entendimento, o próprio Pedro disse que todos nós (crentes em Jesus Cristo) somos pedras vivas da igreja. 1 Pe 2:5.

Certamente é libertador, quando nos alinhamos com a palavra de Deus e entendemos quem somos em Cristo Jesus. E baseados na compreensão de nossa identidade em Cristo, podemos chegar a algumas conclusões a respeito do propósito da nossa existência.

"Quando o homem tem a devida compreensão de sua identidade em Cristo, ele passa a perceber e a sentir o propósito de sua existência" .

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!