Guiados pelos Valores de Deus

17/07/2023

Você chegou até aqui guiado por quais valores? Os seus, os de sua família ou outros?

Quais foram as principais influências na formação dos seus valores de vida? A sociedade, a cultura, seus amigos, suas crenças, a educação escolar, suas predisposições e tendências genéticas ou outros fatores?  

Alinhando os nossos valores com os do Reino ou Guiados pelos Valores de Deus.

"Pedro começou a dizer-lhe: 'Veja, nós deixamos tudo e o seguimos.' Jesus disse: 'Em verdade vos digo, não há ninguém que tenha deixado casa ou irmãos ou irmãs ou mãe ou pai ou filhos ou terras, por minha causa e pelo Evangelho, que não receba cem vezes mais agora neste tempo, casas e irmãos e irmãs e mães e filhos e terras, com perseguições, e no futuro a vida eterna. Mas muitos primeiros serão últimos, e os últimos, primeiros" - Marcos 10:28–31.

Jesus estava falando sobre as pessoas que, por sua causa e pelo evangelho, renunciaram aos prazeres e satisfações que as relações pessoais e posses materiais geralmente proporcionam.

Os que abandonaram seus valores e projetos pessoais por causa de Cristo, não serão perdedores na questão, nem neste mundo e nem no porvir.

  • Neste mundo - Aquele que renunciou receberá cem vezes mais; não coisas do mesmo tipo, mas em valor real. Mais felicidade do que qualquer coisa renunciada, apesar das perseguições.
  • No porvir – a vida eterna.

Em resumo: Jesus dará àqueles que se desprenderam de valores pessoais em prol do Reino de Deus,  o sustento e a proteção para apoiá-los em sua jornada nesta terra até o dia glorioso em que tomarão posse da vida eterna.

Uma confrontação necessária

Se lermos Marcos 10 com uma mentalidade comum, egocêntrica, veremos os versículos como uma lista de tudo o que perderemos por seguir a Cristo. Mas se lermos o capítulo com os olhos da fé, o Espírito Santo nos revelará que o texto é mais sobre investimento do que sacrifício, mais sobre o que ganhamos do que perdemos.

O plano de Jesus Cristo não visa nos prejudicar, entretanto, nós deixamos de ver Sua bondade quando estamos focados apenas em nossos valores, ou seja, em tudo o que realizamos ou amamos que não esteja alinhado com o Reino.

Jesus sabe que, se abrirmos mão de nosso controle sobre o que não está de acordo com os valores do Reino de Deus, nossa vida será transformada, viveremos seguros e esperançosos.

Talvez ninguém tenha lhe falado sobre este assunto. Eu posso dizer algo semelhante. Durante a minha juventude e idade adulta não li e nem ouvi nada a respeito.

Felizmente, hoje posso ver a importância de substituir os sistemas de crenças, de tradições e de valores seculares e pessoais por uma perspectiva do Evangelho.

À medida que amadurecemos espiritualmente, podemos ter que nos separar de alguns valores que não são pecados em si mesmos, mas que causam embaraços e nos impedem de crescer em Cristo e de completar a missão. Às vezes desapegar de algo não significa abandoná-lo ou largá-lo para sempre, mas não ser tão apaixonado por ele, a fim de ter domínio próprio, controle da situação e saber priorizar o que é mais importante.

Certamente, temos o poder de minimizar as influências em nossas vidas que não se alinham com os valores do Reino de Deus. Esta é uma decisão que todos nós cristãos temos que tomar mais cedo ou mais tarde: O que realmente importa? Onde derramo o meu suor, gasto o meu tempo e invisto a minha vida? É isso que Deus planejou para mim?

Quando jovem eu busquei realizar os meus interesses em muitas áreas da vida: teatro, música, dança, ciclismo, escotismo, artes marciais, apresentação de eventos, campeonatos de xadrez, grêmio estudantil, literatura, jornal estudantil, grupos jovens católicos, pastoral universitária, clube da ciência, e outras atividades. Felizmente os meus interesses espirituais me levaram em uma direção diferente do mundo em que vivia.

Em algum momento, todos nós seremos confrontados pelo Espírito Santo. E aí, teremos a chance de abrir mão de alguns valores de nossa juventude e permitir que a imagem divina determine os nossos interesses.

Como disse, nem sempre temos que largar no sentido pleno e para sempre, as coisas que nos apegamos. Às vezes precisamos aprender a reescrever o que experimentamos na vida, à luz do que agora sabemos ser verdadeiro em Cristo.

Meu caminho me levou a vários lugares por um tempo, e sem me aperceber estava sendo treinado em diversas áreas para um dia ter a oportunidade de não mais ser escravo de alguma coisa, mas ter domínio e confiança que minhas habilidades adquiridas podem ser alinhadas ao propósito de Deus.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20.

Conclusão - Minha oração é que, à luz do que você sabe agora ser verdadeiro em Cristo, tenha domínio próprio em tudo que colocar a mão e possa alinhar os seus valores aos valores do Reino de Deus.

Embora incorporar os valores de Deus não eleve o nosso status na opinião do mundo, a nossa decisão trará paz e segurança ao nosso espírito e o nosso exemplo certamente iluminará muitas vidas ao nosso redor.

Ao nos afastarmos humildemente de algumas práticas e serviços, por causa de Cristo, nossa vida apontará para a mesma promessa que Jesus Cristo fez ao apóstolo Pedro naquele dia: Enquanto vivermos debaixo do Sol, mesmo com perseguições, receberemos muitas coisas, em proporção maior ao nosso desprendimento, mas a verdadeira esperança e recompensa está no porvir, onde teremos a vida eterna. Faça a sua vida valer a pena!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!.