Glorioso Encontro

25/07/2022


EIS QUE VOU PARA OS FILHOS DE ISRAEL, E DIREI A ELES: "O DEUS DE SEUS PAIS ME ENVIOU A VÓS". AGORA PODEM DIZER-ME: "QUAL É O NOME DELE?" O QUE DEVO DIZER A ELES? DEUS DISSE A MOISÉS: "EU SOU O QUE SOU"; E ELE DISSE: 'ASSIM DIRÁS AOS FILHOS DE ISRAEL: 'EU SOU ME ENVIOU A VÓS... ESTE É O MEU NOME PARA SEMPRE, E ESTE É O MEU NOME MEMORIAL PARA TODAS AS GERAÇÕES.' (ÊXODO 3:13-15).

Moisés teve um encontro com Deus. Este encontro foi agendado pelo próprio Deus e mudou a história de Moisés e de Israel. Mas, antes que possamos apreciar plenamente este grandioso encontro, devemos primeiro entender o significado deste nome extraordinário, "EU SOU".


O SIGNIFICADO DO NOME "EU SOU"

"EU SOU" é a tradução portuguesa do verbo hebraico (hayah) significa "existir", "ser". É desse verbo que vem o Nome Yahweh, o ETERNO ou auto-existente.

Ocorrendo 6.823 vezes no Antigo Testamento, este Nome (YHWH) destaca a perfeição da auto-existência de Deus. Mas o que significa auto-existente? Primariamente significa que Deus não foi criado. Ninguém ou nada trouxe "EU SOU" à existência.

Mas como pode isso? Sejamos honestos, algumas das perfeições de Deus são mais fáceis de entender do que outras. Podemos entender, mesmo com limitações, o que é ser FIEL, por exemplo, ou BONDOSO, mas como podemos entender o atributo da auto-existência de Deus?

Ninguém fez Deus. Deus fez todas as coisas. Deus não é uma criatura. Pelo contrário, Ele é o Criador. Ele é independente... e somente Ele tem o poder de 'ser' dentro de Si mesmo" . Ele é auto-existente.

Esse atributo divino (auto-existência) é difícil de compreensão porque não podemos nos relacionar com ele. Podemos defini-lo, descrevê-lo e nada mais. Temos uma identificação com a Fidelidade, com a Bondade, com a Verdade, mas com a auto-existência temos profundas dificuldades e limitações racionais.

A auto-existência divina é uma verdade bíblica que nossas mentes finitas simplesmente terão que entregar essa questão aos domínios da fé.

Não somos capazes de compreender completamente a magnitude do nosso Deus! O que nos conforta é saber que "se pudéssemos entender completamente tudo sobre Deus, Ele não seria o Altíssimo, mas um ser tão finito quanto nossas mentes".

O ETERNO Deus está tão além de nossa compreensão que estamos dispostos a nos sentir "pequenos" quando estamos diante de Sua presença.

"EU SOU" é auto-existente. Mas o que isso tem a ver conosco? O que podemos tirar dessa lição e que nos fará bem?

Deus é auto-existente, Ele está em uma posição bastante singular. Aquele que não foi trazido à existência trouxe todo o resto à existência. Ele falou e tudo aconteceu. Ele não precisava que existíssemos; nós é que precisamos dEle.

o ETERNO Deus está na melhor posição possível para ser um Provedor sábio e poderoso. Ele sabe exatamente o que cada um de nós precisa para ser tudo o Ele quer que sejamos. Mas...

SER TUDO O QUE VOCÊ PODE SER às vezes significa que YHWH pode retirar de você algo que Ele dá a todos os outros.

Você já ficou insatisfeito com o que Deus não lhe deu? Já houve um momento em sua vida em que você teve dificuldade em aceitar a vontade de Deus para si mesmo?

Você Pergunta:

Por que não posso ter a aparência que os outros parecem ter? Não sou tão atraente quanto eles. Por que não posso ter a saúde que os outros parecem ter? Não sou tão forte quanto eles. Por que não posso ter o QI que os outros parecem ter? Não sou tão inteligente quanto eles. Por que não posso ter a personalidade que os outros parecem ter? Não sou tão simpático quanto eles. Por que não posso ter uma certa habilidade que os outros parecem ter? Não sou tão talentoso quanto eles. Por que eu não tive as oportunidades que os outros tiveram? Sinto-me carente. Você já se sentiu em segundo plano por Deus?

MAS, você já parou para refletir que YHWH tem o direito de fazer isso... reter de nós algo que Ele deu a quase todo mundo? Sim ele faz. Por quê? Porque Seu Nome é "EU SOU", o Auto-existente.

Yahweh é o Criador de todas as coisas - incluindo você e eu. E como Criador Ele tem o direito de nos fazer ter e ser e fazer o que Ele quer que tenhamos e sejamos e façamos. OU O OLEIRO NÃO TEM DIREITO SOBRE O BARRO PARA FAZER DO MESMO GRUPO UM VASO PARA USO HONROSO E OUTRO PARA USO COMUM? (ROMANOS 9:21) Nosso Criador, auto-existente, tem o direito de esculpir nossas vidas da maneira que Ele quiser. Ele tem o direito, mas também tem uma razão muito boa para fazer o que faz. Primeiro, Ele nos torna fracos de nós mesmos para sermos fortes nEle.

POR CAUSA DA GRANDEZA DAS REVELAÇÕES, POR ESSA RAZÃO, PARA ME IMPEDIR DE ME EXALTAR, ELE ME DEU UM ESPINHO NA CARNE, UM MENSAGEIRO DE SATANÁS PARA ME ATORMENTAR - PARA ME IMPEDIR DE ME EXALTAR! POR ISSO, IMPLOREI AO SENHOR TRÊS VEZES PARA QUE PUDESSE ME DEIXAR. E ELE ME DISSE: "A MINHA GRAÇA É SUFICIENTE PARA VOCÊ, POIS O PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA." DA GRAÇA, PORTANTO, EU ME GLORIAREI DAS MINHAS FRAQUEZAS, PARA QUE O PODER DE CRISTO POSSA HABITAR EM MIM. (2ª CORÍNTIOS 12:7-9).

Deus nos torna fracos por Sua própria causa e para o nosso próprio bem. Em cada Encontro Deus coloca algo dEle em nós.

Yahweh, o Criador auto-existente, tem todo o direito de intervir na vida de Suas criaturas da maneira que Ele escolher. E quando Ele decide desmoronar a autoconfiança de um indivíduo, o enfraquecido torna-se mais dependente do poder de Deus... para que ele possa ser a imagem do Salvador com mais precisão em um mundo néscio que está tateando nas trevas ... para que o crente enfraquecido possa participar mais plenamente da glória radiante do Filho de Deus por toda a eternidade ... para que possa glorificar o Pai, agora e por toda a eternidade eternidade.

Não somos fracos porque Deus falhou em nos manter fortes. Somos fracos na carne para sermos fortes em Deus. Somos fracos por causa da glória... a glória eterna que Deus, decidiu compartilhar conosco.

II - Moisés

Agora voltemos para o grandioso encontro no deserto de Midiã.

Havia uma razão pela qual Yahweh escolheu Moisés para levar mais de 2 milhões de escravos para fora do Egito. Sim, havia, mas não foi porque Moisés "ERA BONITO" (ÊXODO 2:2) ... não porque "A FILHA DO FARAÓ O CUIDOU COMO SEU PRÓPRIO FILHO" (ATOS 7:21) ... não porque "ELE ERA UM HOMEM DE PODER EM PALAVRAS E AÇÕES" (ATOS 7:22) ... "MOSES FOI EDUCADO EM TODA A APRENDIZAGEM DO EGÍPCIOS" (ATOS 7:22) ... O motivo foi outro.

É fácil para nós ver o que Moisés ganhou nos primeiros 40 anos de sua vida: status social privilegiado, influência política, educação formal nas melhores escolas, a melhor alimentação nutritiva, a melhor assistência médica do mundo.

Antes de ser quebrado por 40 anos no deserto, Moisés chegou a pensar que o seu status na corte de Faraó o qualificava para libertar Israel da escravidão. Ele supôs que o povo de Israel iria ouvi-lo por causa de sua influência política. Foi por causa dessa atitude autoconfiante que ele falhou. Ele não estava apto para ser usado por Deus naquele momento. Havia muito de Moisés no caminho para que o poder de Deus se manifestasse. Mas Deus tinha um plano. Moisés passaria pela Escola da Fraqueza, a escola do anonimato, da impotência, do quebrantamento e da mudança de mentalidade.

É preciso um pouco mais de discernimento para compreender os benefícios dos próximos 40 anos de vida de Moisés. O que Moisés ganhou quando fugiu do Egito e passou 40 anos no deserto pastoreando ovelhas?

Yahweh teve que investir os 40 anos seguintes da vida de Moisés, humilhando este homem para ele deixar de pensar que era poderoso e passar a pensar que, na verdade, ele era um simples pastor de ovelhas, desconhecido e dependente do seu sogro e patrão. Para Moisés ser qualificado como uma liderança espiritual eficaz, Deus teve que diminuí-lo, humilhá-lo até ficar no ponto certo de ser trabalhado por Deus. Foi somente depois de 40 anos na Escola da Fraqueza que Moisés estava pronto para ser usado por Deus:

QUEM SOU EU, PARA IR A FARAÓ, E PARA TIRAR OS FILHOS DE ISRAEL DO EGITO? (ÊXODO 3:11) Quarenta anos depois, Moisés já não supunha que era o homem para o trabalho. Na verdade, ele passou a acreditar que não estava de forma alguma qualificado para a missão ordenada por Deus. Usando essas desculpas, Moisés estava dando ao SENHOR razões pelas quais ele deveria ser o instrumento para levar Seu povo à Terra Prometida. Moisés deixou de ser um "homem de poder em palavras e ações", deixou de ser autoconfiante, filho da cultura egípcia, para ser um homem que, em sua própria opinião, "nunca foi eloquente... LENTO DE FALA E DE LÍNGUA". Moisés estava quebrado e agora estava qualificado para exercer uma liderança espiritual eficaz. E por quê? Porque a "grandeza daquele homem" se foi. Agora o poder de Deus podia ser ampliado:

QUEM FEZ A BOCA DO HOMEM? OU QUEM O FAZ MUDO OU SURDO, OU VISTO OU CEGO? NÃO SOU EU, O SENHOR? AGORA VAI, E EU, EU MESMO, ESTAREI COM A SUA BOCA, E TE ENSINO O QUE DEVE DIZER. (ÊXODO 4:11-12)

A fraqueza do ego é um dos paradoxos da vida espiritual. Quando pensamos que somos fortes, somos, de fato, bastante fracos. E quando pensamos que somos fracos, estamos em condições de ser bastante fortes... no SENHOR.

Ao contrário do sistema de valores do mundo, YHWH NÃO NOS ESCOLHERÁ OU USARÁ PORQUE SOMOS PODEROSOS EM NÓS MESMOS.

O SENHOR NOS USARÁ POR CAUSA DE NOSSAS FRAQUEZAS.

POR CONSIDERAR SEU CHAMADO, IRMÃOS, QUE NÃO HÁ MUITOS SÁBIOS SEGUNDO A CARNE, NEM MUITOS PODEROSOS, NEM MUITOS NOBRES; MAS DEUS ESCOLHEU AS COISAS TOLAS DO MUNDO PARA ENVERGONHAR OS SÁBIOS, E DEUS ESCOLHEU AS COISAS FRACAS DO MUNDO PARA ENVERGONHAR AS COISAS QUE SÃO FORTES, E AS COISAS BÁSICAS DO MUNDO E O DESPREZADO, DEUS ESCOLHEU AS COISAS QUE NÃO SÃO, PARA QUE ANULE AS COISAS QUE SÃO, PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE DIANTE DE DEUS. MAS POR ELE ESTÁS EM CRISTO JESUS, QUE SE TORNOU PARA NÓS SABEDORIA DE DEUS, E JUSTIÇA, E SANTIFICAÇÃO, E REDENÇÃO, PARA QUE, COMO ESTÁ ESCRITO, "AQUELE QUE SE GLORIFICA, GLORIE-SE NO SENHOR". 1 CORÍNTIOS 1:26-31).

Então, você já sentiu que Deus o TRATOU EM SEGUNDO PLANO? ... que Ele não lhe deu uma força que parece ter dado a todos os outros (ou talvez tenha tirado de você uma força que você já teve)? Por quê? Porque o poder de Deus é infinitamente mais importante do que o polimento humano.

Pode não parecer muito bom, mas o fato é que nossas fraquezas são um presente inestimável, destinado a nos forçar a nos ajoelhar em submissão e dependência a Deus para que o poder do Todo-poderoso possa ser exibido através nós.

VOCÊ NÃO SABE? VOCÊ NÃO OUVIU? O DEUS ETERNO, YAHWEH, O CRIADOR DOS CONFINS DA TERRA NÃO SE CANSA NEM SE CANSA. SUA COMPREENSÃO É INESCUTÁVEL. ELE DÁ FORÇA AO CANSADO, E AQUELE QUE FALTA ELE AUMENTA O PODER. AINDA QUE OS JOVENS ESTEJAM CANSADOS E OS JOVENS VIGOROSOS TROPEÇAM MAL, AQUELES QUE ESPERAM EM YAHWEH GANHAM NOVAS FORÇAS; MONTARÃO COM ASAS COMO ÁGUIAS, CORRERÃO E NÃO SE CANSARÃO, ANDARÃO E NÃO SE CANSARÃO. (ISAÍAS 40:28-31)

Yahweh tomou o Moisés exaltado - que tinha em alta conta de si mesmo - e o humilhou. Quando Moisés tinha 80 anos, Deus pegou aquele homem quebrado - que pensava pouco de si mesmo - e o usou poderosamente para mudar a história de Israel e torná-lo uma referência de liderança para todas as gerações.

YHWH tinha todo o direito de fazer isso com Moisés. E Ele tem todo o direito de fazer isso conosco. Ele é nosso o Criador. Ele "nos uniu" no ventre de nossa mãe (e, portanto, conhece intimamente nossa estrutura).

Yahweh sabe exatamente o que nos dar para sermos tudo o que podemos ser para a Sua glória e para o nosso próprio bem. Deus sabe igualmente o que reter de nós para sermos tudo o que podemos ser para a Sua glória e para o nosso próprio bem.

Se respondermos adequadamente (com fé, submissão, humildade) as fraquezas e limitações em nossas vidas, encontraremo-nos mais dependentes do SENHOR para preencher cada lacuna de nossas vidas. E quando Deus o fizer, começaremos a entender o valor inestimável da fraqueza ao observarmos o Seu poder de ressurreição em nossas vidas. E então...

Nos regozijaremos por termos o privilégio de participar da exaltação de nosso Deus.

Descansaremos, com profunda satisfação, sabendo que compartilharemos dessa glória - Sua glória - por toda a eternidade.

E então nos maravilharemos com a sabedoria de Deus.

PORTANTO, ESTOU BEM CONTENTE COM AS FRAQUEZAS, COM OS INSULTOS, COM AS ANGÚSTIAS, COM PERSEGUIÇÕES, COM DIFICULDADES, POR AMOR DE CRISTO; PORQUE QUANDO ESTOU FRACO, ENTÃO SOU FORTE. (2ª CORÍNTIOS 12:10)

Conclusão:

Amados irmãos, Deus sabe o que está fazendo. O ETERNO Deus, auto-existente, quer que o homem, criado a Sua imagem e semelhança, possa expressar o Seu poder neste mundo. E...Para que isso aconteça...

O ETERNO Deus permite que sejamos educados por algum tempo na Escola da Fraqueza, da impotência, do quebrantamento e do anonimato, a fim de sermos despojados de nossas forças carnais até que estejamos no ponto de sermos revestidos do poder do Alto. Poder esse que nos qualifica para sermos usados para o propósito e glória de Deus.

Quando o Encontro é agendado por Deus é porque já estamos no ponto de sermos usados na missão que Ele tem para nós.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!