Fora do Sistema com Simplicidade e Fé

24/01/2022

Introdução

A cada dia somos testemunhas de condições adversas que dificultam a vida cristã em sociedade. Sabemos que um tempo terrível de angústia virá sobre o mundo antes do retorno de Jesus Cristo. Diante disso, à medida que nos aproximamos da grande tribulação o povo de Deus precisará de habilidades de sobrevivência.

"porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados" (Mateus 24:21-22).


De que maneira os filhos de Deus poderão sobreviver à tribulação que virá? Entre outras coisas importantes, os santos terão de aprofundar sua fé na Palavra de Deus e desenvolver um hábito de oração em todo o tempo. Entretanto, há outras práticas que precisam ser consideradas em nosso "Manual de Sobrevivência".

Pense antes de responder:

  • É possível desprender-se do controle governamental e viver sem a tutela do sistema operante?
  • Podemos viver sem documentos, trabalho secular e longe da vida urbana?

§ É possível viver sem dinheiro?

Sim, é possível viver sem a tutela do sistema operante desde que haja uma mudança radical em nosso estilo de vida.

Com o passar dos anos ficamos cada vez mais dependentes de tudo que a sociedade oferece: internet, telefone, bancos, convênio, plano de saúde, seguro, carros, energia elétrica, água, shopping, cinema e outras coisas que nos parecem essenciais.

A maioria pensa que "sem essas coisas que o mundo oferece é praticamente impossível viver", mas a realidade é diferente. Se tentarmos encontrar soluções para sair do sistema operante, começaremos a ver que várias destas coisinhas da vida moderna são totalmente substituíveis ou dispensáveis.

Acreditamos que a melhor proposta para sair do controle e domínio do sistema é uma conexão com a natureza, resgatando a forma de vida dos primeiros séculos. E para surpresa de muitos, observa-se que cada vez mais aumenta o número de pessoas que estão migrando para uma vida ecossustentável em que produzem o seu próprio alimento em quintais e sítios.

Morando nos centros urbanos é bem mais difícil viver sem dinheiro, a não ser que sua casa tenha uma área de plantio considerável. Mas, ao sair da cidade para o campo, é possível se desligar do sistema de uma forma completa.

Sair da cidade para o campo exige dinheiro. Sendo assim, o projeto deve iniciar com uma boa reserva financeira para a compra de um lugar ideal.

A ideia de compra de uma propriedade rural coletiva é uma excelente alternativa. Uma boa terra com nascentes e solo fértil. Esta compra deve abraçar também alguns equipamentos rurais e ferramentas para benefício da comunidade.

Carros podem ser trocados por bicicletas, a luz das casas pode vir através de pequenos geradores de energia dos ventos ou de placas solares, o gás pode vir da combustão do lixo orgânico (biodigestor), a água de nascentes e poços artesanais.

Remédios podem ser manipulados através de plantas medicinais e outros produtos da natureza, escolas e centros de saúde podem ser formados dentro da própria comunidade.

Uma proposta paralela ou em estágio seguinte seria a criação de um micro mercado para troca de produtos. Dá-se o nome de escambo a essa troca direta, sem a existência do dinheiro. Além disso, algumas pessoas ou grupos dentro de uma comunidade podem se especializar num determinado trabalho, oferecendo produtos ou serviços para outras pessoas.

Se houver necessidade de dinheiro para transações maiores, entre as comunidades cristãs, é possível estabelecer uma cotação para o "ouro e a prata" e adotá-los como moeda padrão.

Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos. Ageu 2:8.

Apesar de parecer utópico, muitas iniciativas de "eco-vilas" estão em plena atividade. O segredo é usar mãos e pés em trabalhos verdadeiramente importantes e estar pronto para ajudar e ser ajudado por outros.

Podemos sair do sistema? Sim. É possível uma mudança gradativa até alcançarmos uma total independência. Mas, a grande pergunta é:

Como podemos sair do sistema se amamos o mundo?

Aquele que ama o mundo aceita de bom grado a forma de vida social que o sistema operante apresenta à humanidade. O amor ao mundo prende e escraviza o indivíduo a uma versão enganosa de conquista e de felicidade, em detrimento do chamado vocacional, consolidando desejos e projetos pessoais em vez do propósito divino.

A nossa geração tornou-se 100% dependente do sistema operante e parece amar tudo que ele apresenta de tal maneira que fica difícil ver o nosso povo livre dessa sedução espiritual. Grandes e pequenos correm atrás de novidades tecnológicas, aquisições, formação universitária e diversões o tempo todo e o resultado é uma geração com a forma do sistema operante: materialista, egoísta, gananciosa, inquieta, exausta, frustrada e espiritualmente fraca.

Uma Proposta Bíblica a esta Geração - A Simplicidade.

Vivemos tempos difíceis, mas continuamos crendo que há um remanescente que não se curva à sedução da Serpente. Diante de tudo isso, queremos refletir um pouco sobre uma proposta bíblica de vida essencial à igreja; uma proposta e uma resposta aos desafios da tribulação global que se aproxima. Estamos falando de um chamado a um estilo de vida simples; um convite ao modelo de vida adotado por Jesus Cristo e seguido pelos primeiros discípulos (Lc 9:23).

O que significa ser simples?

  • Significa não precisar de muitas coisas para viver bem nesta terra, mas da presença contínua de Deus, o nosso tesouro maior.
  • Significa ser livre de embaraços do sistema operante e leve para servir a Deus com intensidade e profundidade.

Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Tm 2:4

A Simplicidade Cristã não é um incentivo à pobreza. Ela apenas ensina que o crente não deve ser escravo de um sistema maligno em detrimento de sua liberdade de servir a Deus. Ela ensina que, se preciso for, o cristão deve estar pronto para renunciar muitos privilégios e abrir mão do conforto do mundo para ter assegurada a sua liberdade de servir a Deus.

A simplicidade cristã prega um estilo de vida centrada no contentamento, na liberdade e leveza da alma para melhor servir a Deus.

Tendo, porém, alimento e vestuário, estejamos com isso contentes - 1 Tm 6: 8.

Pois quero que estejais livres de cuidado, ou seja, de muitas tarefas e preocupações. 1 Co 7: 32.

Amados irmãos, não precisamos de muitas coisas para viver nesta terra. Olhemos para Jesus Cristo. O nosso grande desafio é olhar para o estilo de vida de Jesus e imitá-lo. Ele viveu de modo simples porque tinha um só tesouro: o reino de Deus.

Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Mt 8:20.

Nada neste mundo deve obstruir a nossa relação com Deus. O discípulo de Cristo não pode viver em função das coisas e das propostas deste mundo. O crente pode usar as coisas do mundo, mas de tal forma, que não seja devoto e nem escravo de nenhuma delas. Sendo assim, o cristão deve evitar se apegar a qualquer coisa que possa dificultar ou impedir a sua liberdade espiritual e o cumprimento de sua missão nesta terra.

Lembre-se: O tempo se abrevia! O discípulo sábio deve sujeitar tudo nesta vida a uma relação prioritária com o Senhor Jesus, de modo que o Reino de Deus seja o seu tesouro maior e ocupe o primeiro lugar em seu coração.

Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça... Mt 6: 33

Para atravessarmos um período de crise com menos sofrimento é preciso um despojamento da sobrecarga de tarefas, trabalhos e preocupações desta vida.

Deixemos de lado todo peso (Hb 12:1) - significa que o crente deve remover tudo que seja capaz de obstruir ou dificultar o seu progresso na carreira da fé.

O "elemento peso" não é a mesma coisa para todas as pessoas. Para um, pode ser um apego impróprio, para outro o envolvimento com coisas fúteis e para outro uma imersão total nos negócios, ambições pessoais e preocupações desta vida. Seja o que for, todo peso é um impedimento a mais em nossos esforços para conquistar a coroa da vida. Sendo assim, somos exortados a lançar fora qualquer coisa que impeça que avancemos na corrida da fé. Sim, há coisas que atrapalham, dificultam e até impedem o cristão de seguir na fé como deveria.

O crente sábio precisa deixar de lado tudo o que seja capaz de dificultar a sua caminhada de fé e correr de forma leve a corrida que está diante de nós, sem se deixar atrapalhar com nenhuma obstrução no caminho.

Certamente, algumas pessoas cresceriam bastante na fé se jogassem fora muitos dos pesos de preocupações que estão tentando levar até o fim.

É preciso leveza para avançar sem embaraços. Temos absoluta certeza que um estilo de vida simples ajuda-nos na leveza da alma; elimina preocupações, tensões e envolvimento com coisas fúteis. É preciso desapegar-se de algumas coisas que nos prendem e tornam a nossa caminhada mais difícil. A simplicidade deixa-nos livres e leves, com tempo disponível para servir a Deus e cumprir o Seu propósito nesta terra. Entretanto, é importante deixar claro que o viver em simplicidade não caminha sozinho na vida cristã. Pouco ou nada adianta se a simplicidade não estiver conjugada com outras práticas cristãs, tais como: santidade, consagração, comunhão, oração, obediência, etc. Portanto, siga os passos de Jesus, seja simples, santo, amoroso e cheio da presença de Deus! Confie no SENHOR sempre.

Sobrevivendo na Fé

A simplicidade é a primeira parte de nossa proposta. A segunda é a fé.

"...porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé". 1 Jo 5:4.

Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hb 10:38.

O cristão precisa crer que durante a pior hora do mundo e da maior prova para os homens, Deus continuará sendo o mesmo. Jesus continua conosco. Mesmo que a fornalha seja aquecida sete vezes mais, podemos passar com segurança através dela com Jesus Cristo ao nosso lado.

Resgate dos Céus

Na sexta-feira de 2 de junho de 1995, o Capitão Scott O'Grady estava voando com seu F-16 sobre a Bósnia, quando seu avião foi cortado em dois por um míssil inimigo. Miraculosamente, antes de descer para o mergulho fatal no jato F-16, O"Grady conseguiu acionar o que ele chamaria depois, numa reunião da imprensa, a "bela alavanca dourada" entre os seus joelhos, ejetando o assento pára-quedas, que o colocou fora da nave sinistrada. De repente, ele encontrou-se em um mundo diferente e hostil com todo o exército sérvio vasculhando cada centímetro de chão em busca dele. Durante seis dias ele orava, muitas vezes escondido com o rosto no chão para evitar ser visto pelos soldados inimigos passando a poucos metros. Durante seis longos dias, ele sobreviveu ao frio, molhado, cansado, com fome, comendo insetos e bebendo água suja, no pequeno equipamento de sobrevivência, o piloto americano encontrou um rádio transmissor PRC-112, quase do tamanho de um walkman comum, com uma autonomia de 7 horas. Por causa do mau tempo, O"Grady conseguiu fazer um só contato com um outro piloto americano, o capitão Thomas Hanford, indicando sua sobrevivência e localização aproximada. Correndo de inimigos e se escondendo sob arbustos, veio depois um ousado resgate dos céus. Quarenta dirigíveis, centenas de soldados, satélites e a tecnologia combinada de todos da OTAN foram contratados para resgatar o soldado com êxito.

Quando o Capitão Scott O'Grady retornou aos Estados Unidos, ele foi saudado como um herói. Por quê? Porque ele tinha saído de uma grande tribulação. Nós também podemos ter de suportar um breve momento de dificuldade, mas esse tempo de angústia se desvanecerá na insignificância, quando comparado com o momento triunfante do retorno de Cristo, quando os céus se abrirem e todos contemplarem Jesus em glória, com seus exércitos angelicais para resgatar Seus filhos.

"Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós" (Romanos 8:18).

Portanto, seja simples e cheio de fé.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente! Amém!