Fidelidade
Fidelidade significa basicamente "lealdade", e é a característica de quem é confiável.
No Antigo Testamento a palavra fidelidade vem do termo hebraico 'emunah, que significa "certeza" ou "fidelidade", como dito pelo profeta Habacuque em seu livro (Hc 2:4).
No Novo Testamento a palavra fidelidade
traduz o termo grego pistis, "fidelidade", "lealdade" ou "confiabilidade". (Tito
2:10).
"...Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida" - Ap 2:10b.
Na Epístola aos Gálatas, o apóstolo Paulo utilizou "pistis" para se referir a um dos frutos do Espírito Santo (Gl 5:22). O contexto da epístola demonstra a queixa do apóstolo pela falta de fidelidade que alguns dos gálatas tinham demonstrado (cf. Gl 4:16).
Podemos concluir que devemos ser fiéis a Cristo, bem como demonstrarmos lealdade e confiabilidade no trato com o próximo.
A fidelidade de Deus
Deus é fiel. Ele cumpre integralmente tudo o que fala, tudo o que promete. A fidelidade é um dos atributos morais de Deus, de modo que tudo que provém dele é verdadeiro e infalivelmente confiável (Hb 10:23). A fidelidade de Deus está também ligada a outro de seus atributos: a imutabilidade. Deus é imutável, ou seja, Ele é sempre o mesmo (Ml 3:6; Hb 13:8). Conforme Tiago escreveu, em Deus "não pode existir variação, ou sombra de mudança" (Tg 1:17).
Deus não muda seu ser, seus propósitos eternos, sua palavra, suas promessas e juízos (Nm 23:19; Sl 102:26,27). Em Romanos 3:3, Paulo escreveu sobre a "fidelidade de Deus" que não pode ser anulada pela infidelidade humana, expressando assim que Deus é imutável, de modo que sua fidelidade nos encoraja e nos conforta; podemos confiar que suas promessas nunca falharão, e que sua aliança é inviolável (Dt 7:9; Ml 3:16; 2Tm 2:13), mas, por outro lado, assim como Deus é fiel a suas promessas, Ele também é fiel aos seus juízos.
A imutabilidade de Deus é um de seus atributos incomunicáveis, ou seja, um atributo que Ele não compartilha ou transmite a ninguém, mas a fidelidade como uma qualidade do caráter divino pode ser refletida na conduta daqueles que são guiados pelo Espírito, não por seus próprios méritos, mas porque o Espírito Santo produz neles a virtude da fidelidade (Gl 5:22). Como resultado disso, os homens de fé possuem conduta exemplar, são confiáveis, defendem o que é correto e justo, e demonstram uma lealdade tal a Cristo que, se necessário, enfrentam até mesmo o martírio (Ap 2:10).
Os homens fieis a Cristo compreendem que o fortalecimento que precisam para perseverarem e vencerem as mais duras aflições dessa vida está fundamentado na lealdade ao Senhor. (1Co 10:13; 1Ts 5:24; 1Jo 1:9; 1Pe 4:19).
Deus Procura Homens Fieis
"Os meus olhos procurarão os fiéis da Terra para que habitem comigo, o que anda em reto caminho, esse me servirá" Salmo 101:6
O Espírito Santo trabalha em nós no sentido de nos conformar à imagem de Jesus Cristo. Paulo diz: "até que todos cheguemos ...à medida da estatura da plenitude de Cristo" (Efésios 4:13). O objetivo do Espírito Santo é que sejamos mais e mais semelhantes a Cristo Jesus. Uma das virtudes de Jesus que precisamos conhecer para que sejamos aperfeiçoados Nele é a fidelidade.
"A tua misericórdia, SENHOR, está nos céus, e a tua fidelidade chega até as mais excelsas nuvens" Sl 36:5.
Deus é fiel. E o homem? Até onde vai a sua lealdade a Cristo?
Os Recabitas - Jr 35:6-10
Quem são os recabitas? Os recabitas, da casa de Recabe, originários dos queneus (I Crônicas 2:55), da linhagem de Hobabe, cunhado de Moisés - da família de Jetro (Juízes 1:16). Eles tiveram um líder de grande influência que os conduziram a práticas comportamentais inegociáveis. Eles foram fiéis a Jonadabe que deixou princípios e estes foram passados persuasivamente de pai para filho. Os recabitas aprenderam de Jonadabe algumas coisas:
- A não beber vinho, pois promove dissensões, imoralidade e divisões.
- A não construir casa, assim era mais fácil fugir quando vinham invasores.
- A não plantar no campo para não se apegar aos bens materiais.
Nos dias do profeta Jeremias, Israel estava indo de mal a pior, em desobediência e em infidelidade. Deus pediu a Jeremias para convocar os recabitas para mostrar a seu povo um verdadeiro exemplo de lealdade. Cerca de 300 anos após a morte Jonadabe, os recabitas seguiam fielmente os ensinamentos de seu líder, mesmo sem a sua presença. Jr 35:6-10.
Lealdade é primariamente fidelidade a alguém. Em seguida é o reconhecimento dos princípios ensinados por esse alguém: Os recabitas eram mais leais a um homem morto do que os israelitas ao Deus vivo.
Os recabitas foram convocados por Jeremias a irem ao templo para colocá-los à prova diante dos líderes religiosos da casa de Deus. O profeta Jeremias ordenou os recabitas beber vinho. O propósito de Jeremias era contrastar a obediência dos recabitas com os israelitas que não obedeciam a Deus. Os recabitas venceram a prova e envergonharam o povo de Deus com sua lealdade e perseverança nos mandamentos de Jonadabe.
Lealdade não existe só na presença daquele a quem somos leais porque a fidelidade está em nosso caráter onde quer que estejamos. Em qualquer lugar, em qualquer tempo. A firmeza e a perseverança nos princípios são as bases da fidelidade.
ANA, UMA MULHER FIEL
"E era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações" Lc 2.37
Sua vida nos é contada em apenas três versículos, mas que são suficientes para considerarmos o quanto essa mulher era fiel a Deus.
Ana, que significa "cheia de graça", era profetisa, da tribo de Aser e filha de Fanuel (Lc 2.36-37). Apesar de pertencer a uma tribo de pouco destaque, ela honra a sua linhagem, cumprindo com fidelidade e responsabilidade o ministério que lhe foi confiado.
Ana tinha 84 anos e exercia o ofício profético desde quando perdeu o seu esposo, após sete anos de casada. Ana atendeu ao chamado de Deus e permaneceu fiel, servindo a Deus até a sua velhice.
Embora pudesse contrair um novo matrimônio, Ana preferiu dedicar-se integralmente a Deus e Sua obra (Lc 2.37). Apesar de sua idade, ela demonstrava prazer em servir ao Senhor, usando duas ferramentas para vencer as dificuldades do ministério: a oração e o jejum.
A fidelidade de Ana nos inspira a sermos cristãos exemplares que vivem uma vida de obediência e fidelidade a Deus.
Um Crente Russo
Certa vez, um rapaz de Deus, orava e buscava em Deus por sua esposa. Essa história se passou em uma igreja cristã na Rússia. Deus disse a esse rapaz que em um determinado dia, ele chegasse cedo na igreja e que a moça que chegasse primeiro seria sua esposa. Assim ele obedeceu. Enquanto esperava ansioso por ver quem seria sua esposa, chegou um casal com a filha, uma bela jovem, que infelizmente era cega. Obedecendo ao que Deus falara, o jovem procurou os pais da moça e propôs o casamento. Mesmo diante da limitação da noiva, que não enxergava, eles noivaram. No dia do casamento, quando perguntaram a ela se aceitava o rapaz como esposo, ela respondeu: "Eu aceito e ele é muito lindo"! Naquele momento, milagrosamente, a moça foi curada e seus olhos começaram a ver. (Testemunho narrado no Blog de Neide Costa Esteves Covilha, de Portugal.)
Filme - Sempre ao seu lado (2009)
Sempre ao seu lado... Um drama baseado fatos reais, o filme apresenta cenas de uma amizade verdadeira entre um professor universitário e o seu cão, onde o amor, o companheirismo e a fidelidade permanecem até o fim.
Em 1924, o cachorro Hachicko, da raça akita, acompanhava diariamente seu dono - Hidesaburō Ueno, professor da Universidade de Tóquio - até a estação de trem Shibuya; no fim do dia, o cão retornava ao local para buscar seu dono após o expediente. O professor adoeceu e morreu, mas nem a morte de Ueno fez com que Hachiko parasse de ir diariamente à estação. O drama acabou tornando-se símbolo da fidelidade do cão, que, por dez anos, enfrentado sol, chuva e neve, alimentado por alguns moradores piedosos, seguiu esperando o dono. Todos os dias marcava presença na estação, sempre no mesmo horário, até a sua morte por velhice, depois de dez anos de espera.
Um filme lindo, que vai emocionar você.
Conclusão
A Bíblia nos dá o exemplo de muitos homens que foram fiéis a Deus: Enoque, Noé, Abraão, Moisés, Daniel, etc. Que possamos buscar neles inspiração para vivermos uma vida de testemunho, plenitude e graça até a volta de nosso Rei e SENHOR Jesus.
Lembre-se: A ação do Espírito Santo em nós é formar um coração para Deus. A obra maior diz respeito à transformação de nosso caráter à imagem de Cristo.
Precisamos refletir sobre a Fidelidade de Jesus e desejar atingir a Sua estatura. Que cada um de nós seja encontrado fiel pelo SENHOR.
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!