Falha na Percepção da Realidade

20/08/2023

Às vezes, quando olhamos para as coisas no mundo, não conseguimos ver a realidade, porque temos uma percepção distorcida ou incompleta dos fatos.

A verdade é que hoje existe uma falha enorme na percepção da realidade por parte da igreja de Cristo. Os sinais escatológicos estão ao nosso redor em número exponencial e parece que estamos contemplando os fatos apocalípticos com passividade.

Parece que os judeus que aguardavam a primeira vinda de Jesus e os cristãos que aguardam a segunda vinda têm um ponto em comum: uma tremenda falha na percepção da realidade pela falta de discernimento espiritual.

O texto de Jo 1:10-13 fala sobre a falta de percepção espiritual dos judeus nos dias da primeira vinda de Jesus Cristo. O povo não recebeu a Jesus na qualidade de "o Messias prometido". Apesar de seus milagres e ressurreição de mortos, Israel preferiu soltar Barrabás e mandar crucificar a Jesus Cristo.

Falha na Percepção da Realidade - João 1:10-13

O Começo do Problema

A falha na percepção humana diante da realidade começou quando o enganador (Satanás) conseguiu ludibriar Eva e levá-la à desobedecer a Deus. A mente de Eva perdeu o seu estado original e se tornou dessemelhante ao pensamento do Criador.

Em Gênesis 3:1, O Diabo travestido de serpente, usou de artimanhas para conduzir Eva ao caminho da desobediência. Em Gn 3:4, ele diz: "Certamente não morrereis. Pois Deus sabe que, quando dele comerem, seus olhos se abrirão e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal".

A serpente foi persistente e astuta e fez Eva duvidar do que sabia. Satanás enganou Eva propositalmente, mudando sua percepção do que era a instrução de Deus.

É isso que o diabo tem feito ao longo dos séculos.

Agora imagine a quantidade de recursos, de instrumentos usados por Satanás para gerar uma falsa percepção da realidade, em nossos dias.

É crucial estarmos muito familiarizados com as Escrituras, para que possamos reconhecer as artimanhas de Satanás.

O inimigo distorce a percepção em nossas mentes para que não reconheçamos o que há de errado naquilo que vemos ou fazemos. O Diabo mudará, mais cedo ou mais tarde, a nossa percepção da realidade, se não tivermos um firme fundamento nas Escrituras.

Lembre-se de que as coisas nem sempre são o que parecem.

Satanás está constantemente tramando para mudar nossa percepção e consequentemente nos afastar de Deus e da verdade.

O inimigo tentará persistentemente nos levar à desobediência a Deus. Portanto, aprenda a ver o mundo na ótica da Palavra de Deus e não na distorção/ilusão que Satanás apresenta através dos diversos meios de propagação da mentira.

Cuidado com a Fantasia

Fantasia parece uma coisa boa. Desde crianças somos ensinados a amar a ilusão, a fantasia.

A verdade é que a nossa cultura é apaixonada por ilusões. Os influenciadores da Tv e Internet cuidam de celebridades para adoração pública, enquanto por dentro, essas pessoas estão secretamente solitárias, deprimidas e carentes de amizade real.

Muitos jovens caindo no engodo de Satanás, estão tentando redefinir seu gênero, acreditando que reescrever seu sexo biológico irá atenuar o desconforto social e a dor existencial neste século.

A cada dia um novo modismo, um modelo ilusório de mundo é criado. Quando o nosso mundo é construído na ilusão, suas fundações acabam desmoronando muito cedo, porque foram construídas sobre mentiras.

O que fazer? Aprendamos com Jesus

Após o batismo de Jesus, o Espírito Santo o conduziu ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mt 4:1–11).

No deserto, Satanás testou Jesus com três distorções específicas da verdade, que ainda estão no cerne das ilusões nas quais somos tentados a viver.

1-A primeira foi a falsa percepção de independência (Mt 4:2-4). Vamos confiar em nossos próprios desejos e habilidades ou no cuidado amoroso do Pai?

Depois de jejuar por 40 dias, Jesus estava com fome. Assim, o diabo incitou Jesus a cuidar de si mesmo — a quebrar o jejum transformando algumas pedras em pão.

Jesus citou Deuteronômio 8:3: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus".

Jesus expressou uma profunda confiança na bondade do Pai Celeste, independentemente das circunstâncias.

O primeiro passo para lutar contra a ilusão da independência é confiar que qualquer que seja a dor ou sofrimento que possa surgir na vida, cada palavra de Deus para nós — tudo o que ele ordena — é alimento ao nosso espírito; é algo bom e necessário.

2-Em segundo lugar o Diabo veio com a falsa percepção da presunção (Mt 4:5-7). Vamos tratar Deus como um ser poderoso, mas que existe para nos servir. Ele tem por obrigação nos dar conforto, proteção e tudo que necessitamos. (Misericórdia).

O diabo levou Jesus a Jerusalém e o colocou no ponto mais alto do templo: "Se você é o Filho de Deus", disse ele, "jogue-se para baixo". Esta foi uma tentação de presumir as promessas de Deus.

Satanás citou o Salmo 91:11–12: "Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e eles o sustentarão. . . É como se o diabo estivesse dizendo: "Deus não prometeu proteger você? Vamos testar isso."

Mas colocar Deus à prova é percepção arrogante, blasfema; presumir que Deus dará algo de acordo com nossos padrões é fazer de Deus a nossa imagem e suborná-lo para agir de acordo com nossa expectativa de como ele deve responder.

Jesus disse: "Está escrito: Não ponhas à prova o Senhor teu Deus".

3-Por último, foi a distorção da missão, a ilusão de alcançar a glória do reino à parte do sofrimento da cruz (Mt 4:8-11).

Satanás ofereceu a Jesus um atalho para a glória do reino. O diabo estava dizendo que Jesus poderia governar e reinar como Messias sobre os esplendores do mundo e até mesmo evitar os sofrimentos do Calvário. Isso era possível, com uma pequena exigência feita pelo diabo. "Tudo isso eu te darei", disse ele, "se você se curvar e me adorar".

Jesus veio em sua primeira aparição para cumprir a missão designada pelo Pai Celeste, de dar a vida em prol da humanidade e salvar todo aquele que Nele crê. E para que isso acontecesse era preciso passar pela cruz. E Ele foi fiel em sua missão até o fim!

Jesus respondeu: Arreda Satanás! Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele prestarás culto".

Os Dias Atuais

Os nossos dias estão repletos de sinais que anunciam a segunda vinda de Jesus Cristo, mas de forma semelhante os dias da primeira vinda do Senhor, o seu povo parece entorpecido, sem discernimento dos fatos. Cada um busca os seus próprios interesses e pouco é investido no Reino de Deus.

Por outro lado, Satanás sabe que pouco tempo lhe resta e assim trabalha intensamente para enganar, se possível, os próprios eleitos.

Vivemos dias em que as pessoas preferem as fábulas, em vez da Palavra de Deus. Este é o tempo da operação do erro permitido por Deus. Estamos às portas da volta de Jesus Cristo, em poder e glória.

O que podemos fazer para não ter uma percepção errada da realidade?

O que podemos fazer para discernir corretamente os tempos?

Sugerimos 4 atitudes que, praticadas habitualmente, nos darão um novo nível de discernimento espiritual.

1. Conhecer profundamente as Escrituras - (conhecimento experimental, relacional).

2. Vigiar e orar sempre – Lc 21:36.

3. Pedir humildemente por discernimento espiritual – Ef 1:17.

4. Pedir sabedoria do Alto. Tg 1:5.

Conclusão:

Se a sua percepção não for restaurada, você seguirá pelo caminho errado acreditando estar no caminho certo. E, procedendo assim, você seguirá em trevas espirituais, distante da verdade e passível de decisões erradas e irreversíveis.

Não confie em sua própria capacidade para enfrentar os dias da operação do erro, mas esteja fundamentado nas Escrituras, vigiando e orando o tempo todo, pedindo humildemente a Deus, discernimento espiritual e sabedoria do Alto.

Jesus disse: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Jo 8:32.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!