Exibicionismo

23/08/2020

Vivemos imersos em uma cultura onde despertar a admiração alheia parece uma obrigação. A geração pós-moderna adora se exibir, ser prestigiada e admirada o tempo todo.

Introdução

Pessoas desse tipo fogem da naturalidade, tornam-se artificiais, além de pecarem por não guardar a sua privacidade e a preciosidade de seus valores íntimos.

Uma pesquisa realizada pelo Universidade de Humboldt (Alemanha) considerou a inveja como um dos maiores efeitos causados pelo exibicionismo.

Pesquisadores da Universidade Humboldt, em Berlim, entrevistaram 357 universitários e descobriram que o principal sentimento despertado pela vida virtual é a inveja. Quase 30% relataram nutrir esse sentimento ao ver, no Facebook, posts sobre atividades de lazer dos amigos e indícios de sucesso de qualquer espécie (acadêmico, profissional, sexual). Mesmo os exibidos sentem inveja. Cerca de 20% afirmaram chatear-se por sentir que sua própria ostentação não é notada suficientemente pelos amigos. epocaglobo.com, 2014.

É importante destacar que essa pesquisa aconteceu em 2014 e de lá para cá o exibicionismo cresceu de forma avassaladora.

É preciso viver mais e mostrar menos. Ser mais e parecer menos. A humanidade precisa de mais atos de vida e menos "likes".

A Onda de Exibição

Estamos diante de uma crise existencial vivida pela sociedade com gritantes reflexos no meio cristão. Trata-se da onda do exibicionismo (1 Tm 6:8). Todos querem aparecer de alguma forma. Há uma compulsão pós-moderna de ser visto com glamour, ostentação, vida regalada, sucesso pleno.

Vivemos numa época onde a demonstração de superioridade, de grandeza pessoal, adentrou os portais da igreja. O exibido age como se estivesse numa posição acima daqueles com quem convive, parece querer mostrar que faz parte de um grupo superior e desta forma conquistar simpatizantes, seguidores e "adoradores"..

Existe uma necessidade compulsiva do indivíduo mostrar ao mundo suas "qualidades" exteriores: beleza física, jovialidade, músculos, maquiagem, roupas, joias e acessórios, Iphone, títulos acadêmicos, viagens, lugares, comidas, pessoas importantes, etc.

Observa-se nas redes sociais uma impulsão desenfreada de exibir sucesso, conquistas, requinte e ostentação, superioridade, seja isso verdadeiro ou falso.

O Perigo

No aspecto geral o despertamento dessa atitude compulsiva, além de ser uma sedutora armadilha do inimigo para elevação da vaidade, denuncia:

A pobreza espiritual do indivíduo;

A presença de uma neurose compulsiva de aparecer;

Pobreza Espiritual

A realidade mostra que parte da igreja segue o modismo e a cultura do momento, sem questionamentos de qualquer natureza porque não tem sabedoria e nem discernimento espiritual. Uma exibição contínua de grandeza é uma prova de uma decadência espiritual. Em vez de evangelismo, boas obras, santidade, bom caráter, dinamismo ministerial, o crente apresenta ao mundo outro "sucesso": bom emprego, beleza física, saúde, fama, títulos acadêmicos, bens materiais, etc. O resultado é uma geração espiritualmente fraca, materialista, egoísta, egocêntrica, influenciada e seduzida pelo mundo.

A cada dia valorizamos mais o mundo; a cada dia nos apegamos mais às coisas do mundo; a cada dia fazemos mais propaganda do mundo. Na verdade, a maioria já está dominada pelo mundo. Nossas atitudes mostram isso.

Antes de prosseguirmos é necessário deixar claro que a nossa mensagem não advoga a exclusão social, a vida em mosteiros, a pobreza, o desleixo pessoal, a vida hippie, o anonimato ou acomodação. Não! Procuramos seguir o Evangelho de Jesus Cristo marcado por um estilo de vida simples, com uma disciplina de comportamento que aponta sempre para Jesus Cristo e não para o mundo, com seus encantos e fantasias.

O Que a Bíblia Diz

  • "Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; (Mt 23:12).
  • Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. 1 Co 10:12
  • Mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal. Mt 20:26
  • A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Pv 16:18
  • Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tg 4:6)

Um Apelo à Igreja

A nossa mensagem é um apelo à simplicidade do Evangelho de Jesus Cristo em todos os aspectos de nossa vida (2 Co 11:3). Um apelo à igreja para que retorne à simplicidade do Evangelho, deixe o exibicionismo e tenha um estilo de vida ensinado por Jesus e seguido pelos os primeiros discípulos (Lc 9:23) .

  • Um apelo à igreja para viver um estilo de vida centrado em Cristo, onde nossos atos e palavras possam dar um bom testemunho de Cristo, não do mundo.
  • Um apelo para a igreja não viver em exibição carnal e nem em ostentação ilusória. Se tiver que exibir algo, que seja a sua fidelidade a Cristo.
  • Um apelo para resistirmos às trevas e rompermos com qualquer tipo de obediência às propagandas do Inferno disfarçadas de modismos e cultura.

Se você é um crente fiel...

Deixe a sua verdadeira Marca neste mundo, mostre os seus valores em palavras e atos de vida relacionados com o Evangelho de Jesus Cristo. Deixe de ser garoto(a) propaganda do mundo; deixe de propagar os produtos e as marcas de bilionários que querem o seu dinheiro e a sua devoção, aprisionando a sua alma.

A Grande Armadilha

O mundo não propaga o valor da piedade, da santidade e da modéstia cristã. A cultura que nos rodeia valoriza a soberba e não a humildade; valoriza a ostentação e não a simplicidade; valoriza a projeção pessoal e não a honestidade. A cultura pós-moderna alvoroça a vaidade latente no coração humano, com insistentes apelos ao sucesso e ao glamour.

As pessoas querem aparecer de alguma forma. Entretanto, é uma grande ilusão pensar que "quanto mais exibirmos sucesso" mais felizes seremos. O complexo humano não funciona assim. Na verdade, o exibicionismo é uma forte evidência do ego inflamado, de uma autoadmiração equivocada e exagerada que busca aplausos, elogios e adoradores.

Mt 4:10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Fp 3:19 ... cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas.

O perigo da Egolatria

Quando o crente busca uma exibição social intensa deve estar plenamente consciente de que seu comportamento denuncia, além do vazio espiritual, o desejo de ser aplaudido, elogiado, admirado e... adorado. Cuidado!

É necessário que ele cresça e que eu diminua. Jo 3:30

Exibicionismo contínuo revela: vaidade, autossuficiência, amor próprio exagerado, vanglória, presunção, egolatria.

Lúcifer (portador de luz) era perfeito em seus caminhos até o dia em que se achou em iniquidade. Observe o que havia em seu coração:

Is 14: 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei...

O crente precisa tomar cuidado com a vaidade, o orgulho e a ostentação. Há duas ações que nos ajudam a vencer o exibicionismo:

Humildade Preventiva - Ação do homem. O pecador se cuida continuamente, reconhecendo sua fragilidade, suas limitações, sua dependência da misericórdia divina e da ajuda do próximo. Domina seus impulsos por amor a Cristo.

Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tg 4:10

Humilhação Punitiva - Disciplina Divina. Acontece quando não há humildade preventiva. Quem se engrandece será humilhado (Mt 23:12).

Pv 16:18 A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.

Conclusão

O crente fiel deve natural, simples e verdadeiro; deve usar as coisas do mundo, de tal modo que não seja devoto e nem escravo de nenhuma delas. Deve evitar apegos que mudam o foco de sua missão no Reino de Deus (Mt 6:24).

O crente deve sujeitar tudo nesta vida a uma relação prioritária com o Senhor Jesus, o qual deve ser o nosso tesouro maior e ocupar o primeiro lugar em nossos corações (1 Co 7:29-32).

Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus (Fl 2 :5).

Pense nisso e que Deus lhe abençoe rica e abundantemente.