Esforço no Reino de Deus

28/08/2023

Empenho, dedicação, diligência, interesse, aplicação, persistência, pertinácia, zelo, força, energia, vigor, potência, robustez, batalha, valentia, intrepidez, ânimo, alento, bravura, destemor, luta, coragem, preço, custo, sacrifício, etc.

Quando você valoriza algo e tem profundo interesse, você não mede esforços para realizar os seus objetivos. Você tem força, disposição, energia, ânimo, para correr atrás, lutar com coragem e intrepidez, persistir, batalhar, abrir mão de outras coisas, renunciar outros afazeres e bens, pagar o preço, sacrificar-se até conseguir realizar o desejo do seu coração.

Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração - Mateus 6:21.

O nosso esforço é diretamente proporcional ao valor que atribuímos ao nosso tesouro. Aquilo que pouco valorizamos, empenhamos pouco esforço; o que muito valorizamos, muito nos esforçamos.

O Chamado de Deus exige esforço

  • Deus chama Abraão para sair de sua terra e de sua parentela;
  • Deus chama Moisés para libertar Israel da escravidão do Egito;
  • Deus chama João Batista para preparar o caminho de YHWH;
  • Jesus disse:

Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim. Mateus 10:37-38.

1. O esforço para atender ao chamado divino exige que o servo de Deus considere profundamente se vale a pena renunciar a própria vontade para fazer à vontade de Deus.

2. Esse esforço mostra a grandeza e a seriedade do chamado; nada pode ser comparado a ele.

3. Esse esforço evita a falsa percepção de que podemos servir a Deus de qualquer jeito ou ao nosso modo.

Obediência & Espírito Voluntário

Há duas formas principais de demonstrar esforço com relação às coisas de Deus:

1. O esforço por obediência – ele pode ser interpretado apenas comos uma obrigação, um dever a ser cumprido, porém, desprovido do afeto, do coração, do genuíno amor a Deus sobre tudo e todos.

2. O esforço com espírito voluntário - é fazer algo com todo o entendimento, motivação do coração e força física, mesmo que não seja obrigado a fazer isso.

Quando Deus Manda o homem se esforçar - II Samuel 15.22

É preciso obediência. Obedecer é um sacrifício que contraria muitas vezes a nossa própria vontade para fazer o que Deus quer.

Josué 1. 7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite ...

Quando o esforço é voluntário: 1 Crônicas 22:14

  • Com a obra - Com muito Esforço providenciei para o templo do Senhor três mil e quinhentas toneladas de ouro, trinta e cinco mil toneladas de prata, e tanto bronze e ferro que nem dá para calcular, além de madeira e pedra. E você ainda poderá aumentar a quantidade desse material. 1 Crônicas 22:14.
  • Com os irmãos - Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Colossenses 2:2.
  • Com o próprio Deus -
  • Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças. Marcos 12:30.
  • Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. Provérbios 23:26.

A nossa dedicação a Deus exige esforço.

Não só o chamado de Deus exige o nosso esforço, mas a nossa busca pelo favor divino.

  • A oferta de um animal sem defeito no A.T. exemplifica isso. Criar o animal, ter toda dedicação a ele, separá-lo para ser ofertado a Deus, levá-lo ao sacerdote, colocar a mão sobre ele e entregá-lo para ser morto.
  • Os dízimos e as primícias de todo renda do servo de Deus, ilustra isso no A.T. Pv 3:9; Ml 3:10.

Vejamos alguns exemplos de esforço voluntário no Novo Testamento:

Os magos do Oriente (Mt 2:1-16), Levi, o cobrador de impostos (Mc 2,13-14), a mulher com fluxo de sangue (Lc 8:43-48), a mulher cananeia, sírio fenícia (Mc 7:24-30), o paralítico de Cafarnaum que foi descido pelo telhado (Lc 5:17-26), Zaqueu, o publicano (Lc 19:1-4), etc.

Três profundas reflexões sobre o esforço do homem debaixo do Sol.

  • Reflexão Para Aquele que está fora do Reino de Deus
  • Que benefício as pessoas obtêm de todo o esforço que despendem na Terra? Ec 1:3.
  • Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Marcos 8:36.
  • Reflexão Para Aquele que deseja entrar no Reino de Deus
  • Faça todo o esforço para entrar pela porta estreita, porque eu te digo, muitos tentarão entrar e não conseguirão. Lucas 13:24.
  • Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. - Mateus 6:33.
  • Reflexão Para Aquele que está dentro do Reino de Deus
  • Portanto, irmãos, façam todos os esforços para confirmar a sua vocação e eleição, porque se você fizer essas coisas você nunca tropeçará. - 2 Pedro 1:10.
  • Faça todo esforço para apresentar-se diante de Deus como um obreiro comprovado que não precisa se envergonhar, ensinando com precisão a mensagem da verdade. - 2 Timóteo 2:15.

Está escrito em Josué 1:9 " Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!