Encontro com Deus

13/06/2022

Nosso texto de hoje trata especificamente de como estar na presença de Deus, como aproximar-se Dele e ter um Encontro real. Queremos que você observe algumas lições importantíssimas que aprendemos em Êxodo 19 e que nos habilitam a estar na presença de Deus.

Êxodo 19

A essência da onipresença de Deus preenche o céu e a terra e não se move de seu lugar, mas quando a Bíblia diz que Deus "desceu", há uma revelação especial que fala de um Encontro de Deus com o Seu povo.

Nosso texto de hoje trata especificamente de como estar na presença de Deus, como aproximar-se Dele e ter um Encontro real. Queremos que você observe algumas lições importantíssimas que aprendemos em Êxodo 19 e que nos habilitam a estar na presença de Deus.

I. Aproximar-se de Deus requer consagração

Isso fala de como Deus nos vê.

No versículo 10 Deus diz a Moisés para consagrar o povo, separá-lo, purificá-lo, para que ele esteja qualificado para se encontrar com Deus. A palavra hebraica empregada aqui é da mesma raiz da palavra Santo. Significa ser cerimonialmente limpo ou puro, separar-se daquilo que é profano, e ser dedicado ou consagrado ao que é santo. Uma das palavras do Novo Testamento que carrega o mesmo significado é "santificar" ou "santificação".

Enquanto Deus "desce" para se encontrar com o Seu povo, enquanto prepara-se para falar com Israel e lhe dar a Lei, Ele diz a Moisés que o povo deve estar preparado para esse Encontro e Moisés recebe a missão de levar Israel à consagração ou santificação.

Não sabemos em detalhes exatamente o que Moisés fez para consagrar o povo, mas o que é importante destacar é que aquele Encontro com Deus exigia um preparo especial: o povo precisava santificar-se para estar na presença do SENHOR.

Duas coisas foram ditas por Deus naquela ocasião:

  • O povo deveria lavar suas roupas. Ao lavar suas roupas, os israelitas estavam demonstrando sua compreensão de que Deus era Santo e que encontrar-se com Ele requeria santidade, consagração, preparo.
  • O povo deveria abster-se de atividade sexual. Não que a relação sexual dentro dos laços do casamento fosse impura, mas ao se prepararem para encontrar Deus, ao se prepararem espiritualmente, deveriam abster-se de qualquer ato pessoal que afastasse seu coração e mente de Deus.

A lição aqui é que o Encontro com Deus requer foco e preparo pessoal. Significa buscá-Lo com uma mente e um coração não divididos, mas centrados em um objetivo. Significa não permitir que nada mais, não importa quão abençoado ou maravilhoso possa ser, nos distraia da preparação para o Encontro com Deus.

Se quisermos experimentar Deus, a presença manifesta e gloriosa de Deus como os santos fizeram em tempos antigos, devemos estar preparados, consagrados para esse Encontro.

Tiago 4:8-10 nos diz quatro coisas para fazer enquanto nos preparamos para nos aproximar de Deus.

  • Limpe suas mãos - As mãos representam os nossos atos. Pare de pecar para que suas mãos estejam limpas.
  • Purifique seu coração - O coração é a sede do homem interior, relacionado com os sentimentos, desejos e afeições.
  • Sinta a sua miséria - Isso fala de levar seu pecado a sério, de sentir a culpa e a vergonha pela desobediência a Deus- lamentar e chorar por isso; significa também entender que foi o nosso pecado que levou Jesus Cristo à cruz.
  • Humilhem-se - isso nos leva ao cerne da questão. Aproximar-se de Deus exige humildade, quebrantamento, submissão, rendição, prostração, entrega, renúncia.


Sim, amados irmãos, aproximar-se de Deus requer preparo, consagração, santificação. Requer que sejamos separados de tudo que profana o nosso ser e que tenhamos o foco e a dedicação de sermos separados integralmente para Aquele que nos torna santos.

II. Aproximar-se de Deus requer veneração

Isso fala de como vemos Deus.

Nos versículos 12 e 21-25 Deus estabelece limites.

No versículo 12 Deus disse a Moisés para estabelecer limites ao redor para que o povo não subisse e tocasse a montanha, para não incorrer na pena de morte.

Fixarás ao redor limites ao povo, e dir-lhe-ás: guardai-vos de subir o monte ou de tocar a sua base! Se alguém tocar o monte, será morto.
Êxodo 19:12.

Israel é ordenado a permanecer dentro dos limites estabelecidos por Deus. O povo não devia subir ao monte, nem mesmo tocá-lo. O lugar era tremendamente sagrado, porque a majestade de Deus era exibida ali.

Mas, quando a trombeta soasse longa, os israelitas podiam aproximar-se para ouvir Deus falando com eles pela instrumentalidade de Moisés.

Há duas coisas que podem ser ditas aqui sobre Deus estabelecer limites ao redor da montanha.

  • Primeiro, era para ensinar ao povo que Deus era diferente deles e que não deveria ser abordado levianamente.
  • Em segundo lugar, os limites lhes diziam que Deus só poderia ser abordado em Seus termos.

III. Aproximar-se de Deus requer mediação

Isso fala de como chegamos a Deus.

A mensagem é clara. A única maneira de chegarmos a Deus é através de Jesus, o único Mediador entre Deus e os homens (1Tm 2:5). Jesus Cristo é o mediador, aquele que nos possibilita chegar a Deus.

Portanto, acheguemo-nos com toda a confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e encontremos o poder que nos socorre no momento da necessidade. Hb 4:16.

E a razão pela qual temos acesso a Deus é porque o sangue de Jesus nos consagra, nos santifica ou nos torna santos para que possamos entrar na presença de um Deus santo.

Conclusão:

Amados irmãos, o conjunto de princípios ordenados a Israel naqueles dias é estendido também a nós, de modo que saibamos que um Encontro com Deus exige preparo, consagração, foco e submissão às ordenanças do SENHOR.

Não podemos ultrapassar os limites que Deus nos designa, mas lembrar sempre de nossas fraquezas diante da Majestade, um Deus perfeitíssimo e santíssimo em sua essência, atributos e ser.

A grandeza, a onipotência e o esplendor de Deus são motivos suficientes para querermos estar devidamente preparados para um Encontro com o SENHOR.