Cumprindo a Missão

02/01/2023

É natural refletirmos sobre a vida, projetos e sonhos pessoais nas festas de fim de ano. É natural estabelecermos metas para o novo ano e esperarmos dias melhores. Mas...o que somos e onde estamos é fruto de nossas decisões passadas, então...

Não há como projetar o futuro sem primeiro refletir sobre os nossos feitos e sobre o caminho percorrido até aqui.

Quando refletimos sobre a nossa trajetória não é raro percebermos que nos últimos tempos não temos muita segurança a respeito das escolhas que fizemos e da direção que estamos seguindo.

Será que...

  • Fizemos as escolhas certas?
  • Estamos seguindo na direção certa?

Ou será que não?

É verdade que alguns irmãos em Cristo não param para refletir sobre isso. A vida continua colorida, cheia de ilusões, seduções, distrações e, absortas neste mundo de fantasias, essas pessoas não percebem que foram influenciadas e envolvidas com desvio de foco, de modo que continuam fora da missão do Alto, gastando os seus dias em coisas vãs.

A realidade é que muita gente de bem, pessoas honestas e trabalhadoras dentro da igreja, que começaram um projeto promissor aos olhos da sociedade, vivem hoje com a preocupante sensação de que estão seguindo por um caminho que não as levará exatamente ao lugar desejado; outras pessoas piedosas estão indecisas, preocupadas, caminhando confusas no labirinto deste mundo tenebroso.

Seja qual for o seu caso, o que podemos fazer para conseguir mais acertos e menos erros em 2023? Como podemos aproveitar melhor os dias que nos restam?

Antes de entrarmos nesse assunto temos que dar uma resposta a mais uma postura equivocada de outro grupo de cristãos:

E por que não deixar tudo como está? Deus está no comando, basta seguir a vida com santidade!

Isso pode soar canonicamente, mas se deixarmos as coisas como estão e simplesmente seguirmos a rotina natural dos acontecimentos, logo chegará o dia em que teremos que conviver com uma enorme angústia existencial pela descoberta que gastamos os nossos dias em coisas vãs e não no centro da vontade de Deus. Aí será tarde demais.

A dor da frustração, do desperdício e da falta de segurança, será intensa e crescente à medida que o indivíduo permanecer no projeto de vida que não corresponde ao chamado divino.

Certamente, alguns continuarão na teimosia do coração, enganando a si mesmos. Às vezes o orgulho ou o apego demasiado ao mundo não permitem mudanças e o homem passa a viver de aparência, fingindo que está tudo bem, deixando o tempo passar, ocultando a frustração e angústia interior. Sim, o ser humano tem essa habilidade, mas...

Não reconhecer a direção errada que tomou na vida e fingir que tudo está bem não oferece solução. Ocultar ou disfarçar a dor existencial apenas confirma "decisões erradas" nessa trajetória confusa e insegura.

Então, o que Fazer?

Quando observando a vida de Jesus Cristo e de seus apóstolos, entendemos que há duas atitudes essenciais a um projeto de vida bem sucedido agregado ao chamado divino.

1- Dentre as coisas mais essenciais à grandeza da vida humana, a convicção de nosso chamado é a primeira delas. Há uma missão específica para cada um de nós.

Temos dito inúmeras vezes que andar em círculos não é o mesmo que avançar aos olhos de Deus; temos dito de igual modo que seguir na trilha da ilusão pode parecer uma atitude de um guerreiro, de alguém determinado e forte, mas no final as consequências serão frustrantes e irreparáveis, porque continua distante da missão que lhe foi confiada por Deus.

É lamentável vermos pessoas cristãs seguindo atalhos de sucesso temporal, em busca de um falso paraíso neste mundo, experimentando algo totalmente diferente do que Deus preordenou para elas. 2 Tm 1:9.

O primeiro fator que distingue as pessoas triunfantes e realizadas das que simplesmente seguem a vida de modo próprio, não é o dinheiro, sorte ou trabalho árduo, mas a visão certa da missão que Deus determinou para elas. Essa missão precisa ser conhecida, vivida e terminada no tempo que nos resta debaixo do Sol.

O mundo com o seu sistema maligno apresenta diuturnamente distrações para o homem escolher uma das múltiplas trilhas da ilusão e não o caminho preordenado por Deus.

As pessoas que seguiram pela trajetória do chamado divino, alcançaram o cumprimento da missão agregado à satisfação pessoal. Essas pessoas discerniram o chamado específico de Deus para suas vidas e daí passaram a investir dons, talentos, tempo, recursos e suor na conquista da missão. Cresceram, amadureceram, foram fortalecidas espiritualmente e agraciadas com a felicidade interior, experimentando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2).

A visão certa do que Deus espera que eu faça neste mundo, permite que a minha missão seja contemplada como uma "terra prometida", um apaixonante desafio até que os meus esforços sejam coroados de conquista e de júbilo.

2- Aquelas pessoas que já identificaram o seu chamado vocacional, precisam saber como conquistá-lo. Daí surge o segundo fator mais essencial em nossa trajetória ministerial: saber como alcançar o alvo; como avançar e completar a missão. É evidente que nesse processo é preciso planejamento, oração, esforço, consagração, dedicação, recursos, ajuda de cooperadores e sabedoria do Alto para seguir todas as etapas do caminho proposto, até o fim.

A sabedoria do Alto permite que o crente faça escolhas certas e tome decisões certas no percurso da missão. A sabedoria do Alto agrega valores e diminui as resistências durante a caminhada. Nessa jornada há voltas e reviravoltas, mas o sábio sempre consegue manter-se cada vez mais próximo do alvo. Como?

  1. Renovando as forças em Deus;
  2. Reunindo colaboradores fiéis, formando equipes santas e talentosas;
  3. Reinventando-se a cada dia, com novas estratégias e novas atitudes em direção ao alvo a ser conquistado.

Decisivamente para que você tenha um coração preenchido de plena satisfação de estar no centro da vontade de Deus, tenha prazer nas suas relações interpessoais, sinta que o seu trabalho tem valor e significado é preciso seguir fielmente o mais extraordinário projeto de vida para o ser humano: Jesus Cristo - o caminho, a verdade e a vida. Ele é o nosso modelo, padrão e referência. Este projeto de vida ministerial triunfante precisa começar com Cristo, seguir Nele e terminar com Ele.

Conclusão

Saiba que ninguém é chamado à salvação sem ser chamado à missão preordenada por Deus. E que ninguém é chamado à missão, sem ser chamado à salvação. 2 Tm 1:9. Sendo assim, que tal você fazer agora uma rápida avaliação do rumo que a sua vida tomou ao longo dos últimos anos?

Responda com sinceridade:

Você já sabe a missão que Deus lhe confiou? Você está dando o seu melhor a esse chamado?

Se a sua resposta foi SIM, ótimo, Parabéns! Continue firme e forte até o fim porque a sua obra terá recompensa.

Se a sua resposta foi NÃO, redirecione a sua vida para Cristo agora mesmo. Não perca mais tempo, pare de construir o que não é da vontade de Deus. Consagre-se, ore, busque a Deus e não pare de buscá-lo até receber a direção certa. E se já tem a direção certa e "estacionou" por algum motivo, chegou a oportunidade de recomeçar e , em vez de gastar, investir os dias que lhe restam neste mundo fazendo o que Deus lhe preordenou antes dos tempos eternos.

2 Timóteo 4:7-8 - Combati o bom combate, completei a carreira,... guardei a fé.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!