Cuidando das Necessidades Reais

27/11/2023

Se você espera uma mudança significativa em sua vida, você está no lugar certo. Há uma palavra específica para você nesta reflexão.

Texto Base: Lucas 5:1-11.

Acredito que você concorda que Jesus foi a pessoa mais influente que já existiu. Se quisermos saber como escolher o tipo de vida certo e obter respostas certas para a nossa jornada nesta terra, devemos primeiro observar como Jesus agia, ministrava e influenciava as pessoas todos os dias.

Jesus usou um método ministerial simples de 5 passos para influenciar poderosamente as pessoas em torno do seu ministério.

Os cinco passos ministeriais foram:

  • Jesus foi até as pessoas: Jesus saiu para onde as pessoas estavam (Ex. Ele foi para Genesaré: Ele não esperou que Pedro, Tiago e João 'viessem até Ele' - Lucas 5:1-11).
  • Jesus conhecia seu público: Jesus sabia quem eram as pessoas e entendia seus problemas mais profundos (Ex. Ele viu pescadores sem peixes).
  • Jesus atendeu primeiro a uma necessidade temporal: Jesus atendeu primeiro as necessidades não espirituais das pessoas (ex. Jesus deu-lhes uma tonelada de peixe).
  • Jesus usou a necessidade material como link para atender a necessidade espiritual: Jesus transitou da necessidade imediata para a eterna, ligou as duas para que seu público entendesse a importância da espiritual (Ex. "Siga-me e eu farei de vocês pescadores de almas").
  • Jesus fez um apelo à ação: Jesus chamou seu público à ação com uma proposta clara (Ex. Siga-me - Mateus 4:19 , Mateus 19:21 ).

A estratégia ministerial de Jesus começa com o atendimento das necessidades emergentes das pessoas ao seu redor. Ele inicia tratando de problemas pessoais.

Quando Jesus demonstra a essas pessoas que se importa com suas vidas, ele liga as necessidades seculares às espirituais. Jesus transita de uma necessidade temporal à outra eterna.

Por que Jesus procedeu assim?

Jesus sabia que as pessoas neste mundo não podem entender ou se relacionar com o reino dos céus até que a perspectiva celestial seja contemplada sem desvio de foco, sem problemas que possam atrapalhar.

Muitas pessoas têm problemas materiais que as impedem de pensar em suas necessidades espirituais. Quando Jesus curou a visão dos cegos, deu peixes aos pescadores ou curou a lepra dos leprosos, ele estava aliviando a necessidade pessoal imediata que impedia o seu público de pensar em assuntos espirituais mais importantes.

Jesus deu atenção ao que o seu público acreditava serem as maiores necessidades.

A realidade é que as pessoas não estão abertas para ouvir o que VOCÊ PENSA até saberem que você se importa com o que ELAS PENSAM. É mais ou menos assim.

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda! At 3:6.

Então, procure atender estrategicamente às necessidades das pessoas que Deus enviou até você. Quando você fizer isso, a porta do coração delas se abrirá e elas serão muito mais receptivas à mensagem que você prega.

Quando você sabe o que seu público precisa, você pode ajudá-lo com uma orientação, oração, apoio fraternal ou outra resposta que mudará suas vidas.

Necessidades Reais

MAS, não podemos estacionar nas necessidades temporais. O problema temporal é apenas um "link" para se chegar no cerne da questão pessoal: as necessidades REAIS e isso inclui: Salvação e chamado vocacional. Uma coisa não existe sem a outra; são dois assuntos distintos, mas profundamente relacionados.

Deus nos fez com um propósito. E no mais profundo de cada ser humano existe uma busca de significado, de propósito.

As pessoas realmente querem um propósito, algo que qual vale a pena existir e investir a vida. As pessoas querem uma visão e um motivo para fazer algo realmente significante em suas vidas.

Infelizmente, a maioria não consegue discernir o seu chamado divino; grande número de pessoas segue a multidão, o curso do mundo, entregando a qualquer um o governo de suas vidas. Não faça isso!

Assuma o controle de sua vida! Tenha a responsabilidade de guiar a sua vida em comunhão com Deus. Não seja subproduto da multidão, da grande massa, do mundo ou do sistema operante. Não deixe ou outros decidirem por você, assuma o controle de sua vida. Cuide de suas necessidades reais.

E por onde começar?

Algumas perguntas de suma importância:

  • Você quer mudar sua vida?
  • Você quer assumir o controle de sua vida e não sabe por onde começar?
  • Você quer iniciar um novo projeto de vida e não sabe como?
  • Você confia em Deus ao ponto de fazer mudanças em conformidade com a vontade Dele?
  • Que tal alinhar a sua vida à vontade de Deus?
  • Que tal começar com o que Deus tem planejado para você antes dos tempos eternos? 2 Tm 1:9.

Quando você deseja atender ao chamado divino, você sente que está fazendo a coisa certa. Você realmente quer ajustar a sua vida com a vontade de Deus.

Quando você confessa este desejo a Deus em oração, você está começando a se preocupar em atender às suas necessidades REAIS e não somente às secundárias.

A vida pode ser muito difícil quando você tem um grave problema que incomoda e ainda não sabe como resolvê-lo. Esse problema não foi resolvido porque é um GRANDE problema. O que fazer? Convide Jesus para assumir esse problema; isso exige que você faça a sua parte também. Talvez seja a tarefa mais difícil para ser vencida, mas você não está mais sozinho.

  • Qual é o maior problema que você enfrenta atualmente?
  • Qual é a maior necessidade da sua vida neste momento?
  • Gostaria de ter uma experiência impactante com Jesus?

As duas primeiras perguntas são duas faces da mesma moeda. Uma necessidade não atendida é o resultado de um problema. E um problema cria uma necessidade.

Na terceira pergunta, as experiências são impactantes quando atendem a uma necessidade. A satisfação da necessidade é o que cria o impacto. Jesus causou grande impacto ao dar peixes a Pedro, Tiago e João. Foi algo tão poderoso que eles deixaram tudo (inclusive os peixes) para seguir Jesus.

As pessoas poderão dizer que estão lutando contra um vício, a pobreza, a falta de motivação, a paternidade... Estão com problemas no trabalho, no casamento, no ministério, na relação com os filhos, etc. Mas, tenho outras perguntas importantes:

  • Será que essa necessidade existe para ser uma ponte à verdadeira necessidade, fazendo um alinhamento de sua vida à vontade de Deus?

Uma coisa eu sei... Posso testemunhar que Deus chamou esta Comunidade de "Nova Vida" porque esta é a missão que Ele nos deu. Recebemos não só a missão, mas o potencial do novo, do renovo, do recomeço... Aqui renascemos, somos uma nova criatura, temos a oportunidade de conhecer o chamado de Deus, a nossa vocação ministerial, o propósito eterno para cada um de nós. Aqui temos uma nova vida em Cristo.

Aqui temos o apoio fraternal, a orientação pastoral e o suporte bíblico que nos ajudam a construir um projeto de vida de acordo com a vontade de Deus.

E se você está aqui é porque Deus tem um propósito com a sua vida.

Então, assuma o controle de sua vida. Volte-se para o Criador, convide Jesus Cristo a conduzir os seus passos...

Convide-O a tirar o fardo de seus ombros, direcionar a sua caminhada debaixo do Sol; convide Jesus a fazer com que sua vida tenha significado e propósito.

Queira ser um instrumento de bênçãos nas mãos do SENHOR, cuide de suas necessidades reais. Faça o que foi chamado a fazer, assuma o controle de sua vida. Construa o que foi chamado a construir, assuma o controle de sua vida. Tenha uma nova vida e contribua significativamente para que outros tenham esta mesma oportunidade.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!