Carregando o Nome

22/05/2023

O terceiro dos Dez Mandamentos (Ex 20:7) proíbe tomar ou usar o nome do Senhor de maneira irreverente, porque isso indica falta de respeito pelo próprio Deus. Por causa da grandeza do nome de Deus, qualquer uso do Seu nome que traga desonra a Ele é tomar o Seu nome em vão.

  • Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Êxodo 20:7
  • Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão. Deuteronômio 5:11

Uma pessoa que usa mal o nome de Deus não será considerada "inocente" pelo Senhor (Êxodo 20:7).

O que significa não tomar/usar o nome de Deus em vão?

I-Falar com o coração vazio de Deus

Significa falar com a boca algo sem efeito, sem resultado, vazio, sem sentido, desperdiçado...etc..

Trata-se de uma advertência para aquele que usa o nome de Deus, mas o seu coração está vazio do SENHOR. Tudo acontece vazio de fé, de afeto e da verdade.

Jesus nos dá uma resposta em Mateus 15.8-9. Ele cita Isaías 29.13:

  • Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando Doutrinas que são preceitos de homens.

O povo falava o nome de Deus com os lábios, mas o seu coração estava distante do SENHOR. Um coração sem fé, sem afeto, sem amor, sem admiração, reverência, carinho ou honra.

Parafraseando, podemos apresentar uma interpretação sobre o versículo:

Não trate o Meu nome de modo vazio, fútil, sem sentido, trivial, sem importância, insignificante. Não deixe que suas palavras sejam vazias da verdade. Não deixe que os seus corações sejam vazios de amor, de respeito e de adoração. Reverencie-me. Ame-me. Confie em mim. Valorize-me. Use o meu nome com temor, respeito, reverência, fé, satisfação, admiração, louvor, adoração, exaltação!!!

Há outras implicações quanto ao mal uso do nome do SENHOR.

II-Não jurar em vão

A segunda forma de usar mal o nome do SENHOR é fazendo juramento falso.

Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19:11,12.

Para prevenir os seus discípulos de cair nessa armadilha, de fazer uma promessa e não poder cumprir, Jesus lhes deu um bom ensinamento:

Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus… Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mateus 5:34-37.

São Tiago disse algo semelhante:

Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra eja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.Tiago 5:12

III-Não blasfemar o nome de Deus

O nome do Eterno deve sempre ser usado em contextos de elevação. Não é que não possamos pronunciar o nome divino. É preciso tão somente ter o cuidado de santificar, exaltar, e engrandecer a Deus, quando fazemos o uso do nome mais sublime que existe. Podemos começar a fazer isso da forma que Jesus Cristo nos ensinou na oração do Pai Nosso:

  • Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Mateus 6:9.

O Eterno esclareceu ao povo de Israel, por meio de Moisés:

  • E aos filhos de Israel falarás, dizendo: Qualquer que amaldiçoar o seu Deus, levará sobre si o seu pecado. Levítico 24:15.
  • E aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente morrerá. Levítico 24:16.

Veja que a blasfêmia contra o nome do SENHOR, receberia a pena capital, no Israel do tempo bíblico. E no N.T. a blasfêmia ao Espírito Santo resulta em morte eterna.

  • E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro. Mateus 12:32.

Os Fariseus acusavam Jesus de expulsar demônios por meio de belzebu, o chefe dos demônios. Mas Jesus estava alertando que a acusação dos fariseus estava enquadra em Êxodo 20:7 e Levítico 24:16, pois quem estava diante deles era o próprio Eterno.

IV- Algo Mais - Muitas pessoas acreditam que tomar o nome do Senhor em vão refere-se somente ao que comentamos até aqui. Na verdade, há algo mais envolvido com o significado do versículo – Ex 20:7.

Há um sentido maior que é "tomar" sobre si. 'Tomar' o nome de Deus em vão vai muito além de pronunciá-Lo indevidamente.

O verbo hebraico נשא utilizado para proibir a utilização do nome de Deus em vão traz no seu bojo a ideia de 'levar', 'carregar', 'suportar', 'sustentar', 'aguentar'.

נשא nasa' ou נסה nacah - uma raiz primitiva - carregar, tomar, levar -Dicionário Bíblico Strong.

Esse mandamento não era um cuidado a ser observado somente no momento de uma fala, antes era um mandamento para ser vivido de modo pleno e perene pelos filhos de Israel. Como? Quando dissessem: "Somos o povo de Deus", nessa fala havia um encargo a ser suportado, levado, sustentado, etc., ou seja, deveriam estar falando a verdade no sentido de prestarem obediência a Deus.

"Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão" (Ex: 20:7).

"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel" (Ex 19:5- 6).

De nada adianta dizer: – "Somos povo de Deus", e não cumprir o juramente solene que fizeram perante Deus, dizendo: "Tudo o que o SENHOR tem falado, faremos" (Ex 19:8), pois alegar 'somos povo de Deus' sem obedecer à aliança é tomar o nome de Deus em vão.

No A.T. tomar o nome de Deus em vão é nomear a si mesmo do nome de Israel. É fazer menção do Deus de Israel, mas não em verdade e nem em justiça.

Ao se autodenominarem povo de Deus, os filhos de Israel tomavam o nome de Deus em vão, pois por causa deles o nome do SENHOR era blasfemado entre os gentios. Is 52;5.

"Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam. Porque o seu coração não era reto para com ele, nem foram fiéis na sua aliança" (Salmo 78:36 -37);

"Este povo maligno, que recusa ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração, e anda após deuses alheios, para servi-los, e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta" (Jeremias 13:10).

Enquanto os mestres de Israel proibiam que se pronunciasse o nome de Deus a pretexto de não transgredirem um mandamento, pela falta de conhecimento, praticavam a iniquidade e assim tomavam sobre si o nome de Deus em vão. De que adiantou os filhos de Israel deixarem de falar o nome de Deus, se eram transgressores da lei?

"Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens" (Marcos 7:7).

E o Novo Testamento? Ao instruir a multidão acerca dos falsos profetas, Jesus alertou que:

  • "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mateus 7:21).

Observe que tomar o nome do Senhor, ou fazer milagre, expulsar demônios ou profetizar em nome do Senhor não é garantia de salvação, pois só é salvo aquele que faz a vontade de Deus.

De nada adianta falar ou deixar de pronunciar o nome de Deus, e continuar desobedecendo a Sua Palavra.

Quem toma o nome do SENHOR sobre si, necessariamente tem que honrar esse nome, obedecendo a Palavra de Deus.

Aqueles que declaram o nome de Cristo, que oram em Seu nome, que se declaram cristãos porque tomaram o nome de Jesus Cristo como parte de sua identidade, mas que deliberadamente e continuamente desobedecem aos mandamentos do SENHOR, estão tomando o Seu nome em vão.

Foi dado a Jesus Cristo o nome acima de todos os nomes, ao qual todo joelho se dobrará (Filipenses 2:9-10), e quando assumimos o nome "cristão", devemos fazê-lo com uma compreensão de tudo o que isso significa.

Se professamos ser cristãos, mas pensamos, sentimos, falamos e agimos de maneira mundana ou profana, estamos desonrando o nome do SENHOR ou tomando o Seu nome em vão.

Quando dizemos que O amamos, mas não fazemos o que Ele manda (Lucas 6:46), tomamos o Seu nome em vão e corremos o risco de ouvi-lo dizer: "nunca vos conheci. (Mateus 7:21-23).

Conclusão -

Pergunta: Podemos falar o nome do SENHOR? Claro que sim!

  • Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10.31).
  • E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus (Colossenses 3.17).

Faça tudo com entendimento, para a gloria de Deus.

Concluímos esta breve reflexão com dois pontos que jamais devem ser esquecidos:

Primeiro - O nome do Senhor é santo, assim como Ele é santo. O nome do Senhor é uma representação de Sua pessoa, caráter, glória, majestade e suprema divindade. Sendo assim, nunca use o nome do SENHOR de forma leviana ou vulgar. Devemos estimar e honrar o Seu nome ao reverenciar e glorificar o próprio Deus. Deixar de fazer isso é tomar o Seu nome em vão.

Segundo - Se assumimos a fé em Jesus Cristo e se decidimos carregar o nome de cristãos, precisamos honrar o nome do SENHOR que está sobre nós.

Que o nosso viver entre os homens, glorifique o nome do SENHOR; que o nosso viver seja um bom testemunho, de modo que todos possam olhar para mim e para você e dizer algo assim: 'Aquele ali carrega sobre si o nome santo do Deus Eterno – vejo a presença de Deus sobre a sua vida". E desse modo o nome do SENHOR seja honrado e glorificado!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!