Buscai as Coisas do Alto

13/09/2021

Introdução

Você já parou para pensar sobre a eternidade e o mundo vindouro? Faz parte de suas reflexões cotidianas e de seus projetos de vida pensar e buscar as coisas do Alto, de Deus?

A nossa geração vive e promove a cultura do momento. O mundo diz: "Viva intensamente o aqui e agora". A maioria segue por essa trilha ilusória e perigosa. Não há tempo para buscar as coisas do Alto porque as pessoas estão ocupadas demais com as coisas que amam aqui na terra.

É triste quando constatamos que essa cultura migrou para a igreja e encontrou plena aceitação por aqueles que deveriam viver o oposto disso.

Quando os crentes passam a viver em sintonia com o curso deste mundo, em desacordo com o que Cristo diz nas Escrituras (buscai as coisas lá do alto) é sinal de que algo está errado. A geração gospel está tornando-se cada vez mais materialista, humanista, superficial, fria e vazia de Deus.

Influência Externa e Interna

Além da influência externa deste mundo, modismos, doutrinas e comportamentos totalmente diferentes dos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos foram sorrateiramente introduzidos no sistema de crenças e práticas da igreja. No meio evangélico há dois grupos que priorizaram o olhar para este mundo:

1) Há um grupo cuja ênfase é a vitória, a prosperidade, o sucesso. O Céu foi substituído pela conquista de tesouros pessoais e temporais nesta terra. Nessa busca desenfreada, as pessoas olham cada vez mais para este mundo e se tornam mais gananciosas, carnais, frias e sem vida com Deus.

2) Há também um grupo composto de pessoas acomodadas, cuja ênfase é a falsa convicção de segurança soteriológica. "Estou salvo e isso basta". O Reino de Deus é esquecido e negligenciado, o foco é a vida pessoal, profissional e familiar. As pessoas desse grupo olham cada vez mais para si e se tornam frias, sem amor ao próximo, egoístas, vazias de Deus...

Analisando os Dois Tipos

Há muito que dizer sobre estes dois grupos deformados que estão presentes nas congregações espalhadas pelo mundo, mas gostaria de me ater somente a um fato. Esses dois grupos tiram a nossa visão do Alto e o nosso esforço em fazer a vontade de Deus. Esses grupos direcionam o nosso foco para nós mesmos e para as coisas deste mundo, perecíveis e temporais.

Fomos chamados por Deus para ter os nossos olhos no Alto, no ETERNO Deus. Mas, a maioria de nós insiste em viver um cristianismo particular, do seu jeito, de um modo diferente do modelo apostólico apresentado nas Escrituras Sagradas.

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus." (Cl 3.1-3)

Qual a Dificuldade de Olhar para o Alto?

Buscar as coisas do Alto e pensar nas coisas do Alto não é um conselho sugestivo ou algo alternativo para o crente, mas um mandamento que precisa ser obedecido pelo discípulo fiel. E isso para o nosso bem.

Creio que a desobediência a esse mandamento esteja relacionada a dois fatores principais:

1) O fato de muitos não terem experimentado uma real conversão a Cristo;

2) O fato de muitos serem carnais e apaixonados pelo mundo.

Esta breve reflexão não se propõe a falar sobre os congregados que não tiveram uma genuína conversão a Cristo. Infelizmente, há muitos frequentadores de templos que não nasceram do Espírito. A nossa breve reflexão, entretanto, paira sobre aqueles que experimentaram o novo nascimento, mas seguem a vida manifestando uma grande paixão pelo mundo e pelas coisas do mundo.

Primeiro é preciso esclarecer que há uma enorme diferença entre: amar a vida e amar o mundo. O primeiro amor é louvável, o segundo é extremamente perigoso.

Amar a vida é o que se espera de todo ser humano psicologicamente saudável. Ter consciência da própria existência, dos direitos e deveres, do trabalho e do descanso, dos altos e baixos, da individualidade e da coletividade, da juventude e da velhice, entre outras estações de nossa peregrinação debaixo do Sol.

Acontece que a verdadeira vida não se resume a uma mera sobrevivência biológica e temporal. A vida, em sua plenitude de significado e de sentido, extravasa o tempo e os dissabores da queda espiritual.

O Filho de Deus, Jesus, veio para que tenhamos a verdadeira vida, a de Deus, que adentra o nosso interior e que nos faz romper os portais da eternidade. Quem Nele crê segue a jornada terrena com o coração no Alto, investindo seus sonhos, recursos e trabalho no mais extraordinário projeto de vida.

Jesus tem um plano para cada um de nós e o nosso olhar para as coisas do Alto nos ajuda a entender e viver o propósito divino.

Mas...Amar o mundo é diferente; é deixar de olhar para o ETERNO e se prender ao temporal; uma devoção a esse tempo de peregrinação; uma imersão total no "aqui e agora", em suas propostas, ilusões e mentiras. Amar o mundo é optar por uma versão enganosa de felicidade, em detrimento do chamado vocacional, consolidando desejos e projetos pessoais em total independência do Criador. O amor ao mundo nos afasta do propósito de Deus, tira completamente a nossa visão do Alto.

Quando amamos o mundo, vivemos focamos em nós mesmos, em nossa felicidade, por isso, ignoramos a vontade de Deus e o seu reino; dia a dia desaprendemos a amar a Deus porque temos outro amor, outra paixão, outro tesouro.

Portanto...

1 Jo 2: 15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

1 Jo 2: 17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.

Olhar para o chão?

Em toda a Bíblia encontramos instruções e admoestações quanto à direção do nosso olhar. Citaremos dois fatos bíblicos que nos ajudam a entender o assunto.

1) O Tabernáculo que Deus mandou Moisés construir - Deus encheu os artesãos com seu Espírito para que pudessem executar o modelo divino ordenado. (Ex 25:40).

A Tenda da revelação era muito linda, mas quando alguém entrava na tenda, se queria ver algo belo tinha que olhar para cima, para o alto. Mas se conservasse seus olhos no chão não veria beleza alguma, pois o chão era feio, de terra. Contemplar o Tabernáculo levaria o homem a refletir sobre sua vida com Deus: o belo e maravilhoso está no Alto, daí a necessidade de andar olhando para Deus.

2) Uma judia encurvada há 18 anos - Lc 13:11-13

E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. (Lucas 13.11-13).

Essa mulher narrada no Evangelho de Lucas frequentava uma Sinagoga, mas há 18 anos vivia encurvada olhando para o chão. Podemos identificar aqui um símbolo do plano de Satanás contra aqueles que querem servir a Deus. Aquela mulher frequentava a Sinagoga e parecia estar livre, mas na verdade estava cativa do Diabo. Ela naturalmente só olhava para o chão. Este fato ilustra a ação de Satanás sobre muitos frequentadores de congregações cristãs: de alguma forma a visão do Alto foi-lhes retirada.

Olhando Para Si Mesmo

Necessitamos urgentemente ser libertos da "glória humana".

É necessário que ele cresça e que eu diminua. (Jo 3:30).

Quando deixamos de olhar para o Alto, para onde olhamos? Para baixo, para nós mesmos e para as coisas deste mundo. O crente torna-se carnal e passa a viver constantemente buscando sua própria glória e vantagem pessoal.

Os crentes carnais estão focados em suas vontades e não no propósito divino. Estão mais preocupados em serem abençoados em vez de abençoadores. Eles desejam apenas um Cristo Salvador e doador de todas as bênçãos espirituais, mas não se submetem a Ele com SENHOR de suas vidas.

O modelo bíblico é diferente. Aquele que nasceu de Deus tem prazer nas coisas do alto. Ele prioriza Deus porque o seu foco está em Deus. Ele se deleita em obedecer a Deus, em fazer a Sua vontade.

Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." (Ef 2:10).

O Plano de Satanás

O plano do inimigo é desviar o nosso olhar. Tirar o nosso olhar de Deus. Por que Satanás quer tanto que deixemos de olhar para o Alto e tenhamos nosso foco nas coisas deste mundo ou em nós mesmos? Porque ele sabe que existe uma afinidade muito forte entre a pessoa e a visão focada. Aquilo que focamos, passa a influenciar e direcionar a nossa vida.

O olhar nos prende, atrai, seduz, fascina; o olhar apresenta imagens, desperta sonhos e projetos ao coração.

Entre outras coisas:

  • Pensar no alto fortalece e enriquece o nosso viver cristão;
  • Pensar no alto faz contraste com as coisas pecaminosas do mundo, ajudando-nos a abandoná-las;
  • Pensar no alto aguça a sensibilidade espiritual para identificar o propósito de Deus;
  • Pensar no alto renova a esperança da vida eterna;
  • Pensar no alto traz a revelação que Deus reserva aos que O buscam;
  • Pensar no alto gera intimidade com Deus, proporcionando um testemunho mais forte.

O que o inimigo quer? Ele quer, de alguma forma, tirar a nossa visão do alto e assim roubar, matar e destruir o propósito de Deus para as nossas vidas.

Se os nossos olhos (coração) não estiverem no Alto, tiraremos a preeminência de Cristo e não teremos a sensibilidade espiritual para:

• Entender e executar o propósito de Deus;

• Perceber a drástica condição espiritual das pessoas ao nosso redor e fazer alguma coisa para salvá-las.

Olhando Para o Alto

Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu. (Atos 7.55-60).

Esta passagem mostra onde deve estar o olhar do crente em qualquer circunstância. Estevão, cheio do Espírito, não focou os seus algozes, não destilou ira contra os seus inimigos. Ele olhou para o Céu. Estevão foi o primeiro mártir e nos deixou um modelo perfeito de vitória sobre o inimigo: seus olhos estavam no Alto.

Muitos olham para trás, para a Terra, para a Tentação, para a Tribulação, para os Tesouros Temporais. O crente deve olhar para o Alto (Deus). Quando nossos olhos estão em Deus, somos fortalecidos Nele e na força do Seu poder. Não é fácil passar por provas e tribulações, mas aquele que sempre olhou para o Alto terá uma visão diferente delas. Sua fé está em Deus, sua força e vitória estão em Deus.

Conclusão

Se você seguir a vida com o olhar fixo no perecível, no final você terá apenas castelos de areia que serão todos destruídos;

Se, ao contrário, você seguir a vida olhando para o Alto, talvez não tenha uma história de sucesso para contar agora, mas no final todos verão que você construiu sua vida sobre a Rocha e o seu tesouro será eterno.

O olhar para o alto nos ajudará a entender e a buscar o propósito de Deus para nossas vidas.

Confesso que "quanto mais vivo neste mundo, trabalho, estudo, compro, gasto, converso, viajo, brinco, alegro-me e sofro nesta terra, mais percebo o tremendo vazio que seria a vida sem a eternidade, o enigmático, o infinito, a sabedoria, a graça, o esplendor e a glória de Deus".

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!