Avivamento ou Julgamento?
A
Igreja apostólica estava crescendo rapidamente e não é surpreendente que lemos
sobre as estratégias do Diabo para intervir ou dificultar esse crescimento. O
Diabo estava fazendo tudo o que podia para impedir o crescimento saudável da
igreja! Em Atos 5, lemos um episódio em que o inimigo usou duas pessoas que
cederam às suas sugestões malignas!
ANANIAS E SAFIRA
Versículos de estudo: Atos 5:1-11
Este incidente se divide em quatro seções:
1. O Pecado de Ananias e Safira
Qual foi o pecado deles? Deve ter sido grande quando pensamos em como Deus o julgou. Pelo relato bíblico esses dois, marido e mulher, não eram estranhos ou inimigos da igreja, pelo contrário, eles tinham testemunhado o poder da bênção de Deus.
Ananias e Safira tornaram-se um obstáculo dentro dela!
Em Atos 4:36-37, aprendemos sobre a generosidade dos primeiros cristãos, particularmente a de Barnabé.
- Ananias e Safira provavelmente ficaram impressionados com a generosidade dos crentes e realmente queriam fazer sua parte.
- Eles decidiram vender uma propriedade e dar o dinheiro aos apóstolos para a obra do Senhor.
Até aqui, tudo bem – mas então lemos que Satanás os tentou (veja os versículos 1-4). Eles venderam a posse por (digamos) R$ 500.000,00 e deram (digamos) R$ 300.000,00 ao Senhor; então, tendo feito isso, fingiram que tinham dado tudo.
Analisando a situação
- Ananias e Safira não precisavam ter dado nada;
- Eles poderiam ter ficado com tudo (veja o versículo 4);
- Mas, eles guardaram parte, e caíram no pecado da pretensão, da hipocrisia, do engano, da mentira e da irrealidade.
- Foi um pecado contra Deus (versículos 3-4), e é claro que foi um pecado contra a igreja porque afetou o trabalho da igreja.
- Eles deram lugar ao Diabo (versículo 3). Eles abriram a porta para o Diabo;
- O pecado foi premeditado, deliberado, intencional e planejado; marido e mulher eram parceiros no engano.
- Eles não precisavam ter cedido à tentação (veja 1 Coríntios 10:13), mas até onde sabemos não houve arrependimento e o pecado não foi confessado.
Que pena que Ananias e Safira não agiram de acordo com Provérbios 28:13 e 1 João 1:9!
2. A coragem e o zelo de Pedro
A trama foi trazido à tona nos versículos 3, 4, 8 e 9. Tudo o que Pedro fez foi desmascarar a farsa de Ananias e Safira, descobrir sua hipocrisia e exibir sua mentira; e ele fez isso porque Deus lhe deu discernimento especial para reconhecer o verdadeiro estado das
Como dissemos anteriormente, grandes estavam acontecendo na igreja e Satanás procurava perturbar a obra de Deus; então foi preciso muita coragem para o apóstolo Pedro agir como agiu.
Em Atos 4:29-30 lemos que nessa reunião especial de oração os discípulos oraram para que pudessem ter coragem de fazer a vontade de Deus, e agora Deus estava respondendo às suas orações. Um verdadeiro servo do Senhor tem que estar disposto e disponível ao Senhor para qualquer ministério que Ele ditar, e às vezes ele tem que falar palavras fortes e desafiar profundamente coisas que estão erradas na igreja.
Por serem totalmente fiéis ao Senhor, Jeremias, Daniel e os apóstolos foram parar na prisão, João foi banido para a Ilha de Patmos – e Estevão foi martirizado. A igreja de Cristo é composta de pessoas simples, mas corajosas. Em toda a sua trajetória há registros de mártires. Hoje, muitos ao redor do mundo estão demonstrando a mesma coragem ao enfrentar os inimigos da Fé.
3. O Julgamento de Deus
O que aconteceu a Ananias e Safira foi um ato de Deus. Isto é claramente declarado nos versículos 5-6 e 9-10.
É espantosa a maneira como Ananias e Safira foram julgados por seus pecados! Se Deus julgasse Seu povo hoje da mesma forma pelo pecado em suas vidas – por hipocrisia, mentira, fingimento – quantos cairiam mortos?
É tão fácil professar mais do que somos, fazer parecer que somos mais santos... – veja Mateus 15:7-8.
Por que o julgamento de Deus caiu assim?
Não sabemos exatamente. Talvez porque foi a primeira aparição deste pecado na igreja; talvez porque fosse para ser um aviso solene à igreja de que Deus não é escarnecido e que Ele deseja a verdade nas partes internas (Salmo 51:6); talvez tenha sido feito de acordo com 1 Coríntios 3:16-17; 1 Coríntios 5:5; 1 Coríntios 11:28-32 – o que João chamou de "um pecado que leva à morte".
Deus trabalha dessa maneira agora? Talvez Ele faça em alguns casos; uma coisa é certa: não podemos, não ousamos, remover esses versículos da nossa Bíblia. Eles estão lá para nos alertar, instruir e nos levar a andar com cuidado e humildade com Deus.
4. A reação do povo
Que efeito essa intervenção divina teve sobre o povo?
Depois que o julgamento de Deus caiu sobre Ananias e Safira, "grande temor tomou conta de toda a igreja" (versículo 11). Foi o suficiente para encher todos com um sentimento de temor, admiração e respeito pelas coisas santas.
Um grande senso de temor caiu sobre o povo, um grande senso da presença e do poder de Deus.
O que é esse medo?
1. Para o descrente, é o medo do julgamento de Deus – olhe para Hebreus 10:27 e 31.
2. Para o crente, é o medo de entristecer o Espírito Santo e de cair no desagrado de Deus – olhe para Efésios 4:30.
É significativo que quando o pecado de Ananias e Safira foi tratado, e os ofensores foram removidos, a bênção de Deus desceu o povo – basta ler Atos 5:11-14!
CONCLUSÃO: 5 Reflexões
O registro bíblico da morte de Ananias e Safiras serve como uma advertência para a Igreja hoje e traz reflexões de grande importância:
1. Na igreja, existem dois tipos de pessoas, e é quase impossível distingui-las do exterior.
Por fora, Ananias e Safira se parecem com outro membro da igreja chamado Barnabé (introduzido em Atos 4). Barnabé tinha acabado de vender sua propriedade e trouxe o dinheiro para os apóstolos, e para o observador casual, Ananias e Safira estavam fazendo a mesma coisa.
Mas no fundo do coração do casal permanecia um amor ao dinheiro e um desejo de louvor das pessoas. Então eles conspiraram juntos para apresentar uma parte de seu dinheiro enquanto passavam como a quantia total.
2. Não podemos nos esconder de Deus.
Pode ser difícil para nós distinguir entre um coração verdadeiramente arrependido e um falsificador experiente, mas nada está escondido de Deus. O Espírito Santo conhece nossos pensamentos como se estivessem sendo tocados através de um alto-falante ou sendo exibidos em uma tela.
É por isso que, apesar de enganar todos os outros, Ananias e Safira ainda foram descobertos. Não há nada escondido para o Espírito Santo.
3. Quanto mais perto estamos da graça, maior a ofensa do pecado.
Ananias e Safira tinham visto a atividade do Espírito Santo tão de perto que a seriedade do pecado aumentou. Quanto mais perto você estiver do lugar santo, mais significativo é cada mancha.
Essas pessoas viram a misericórdia e o poder de Deus em primeira mão. O nome de Ananias significa: "Deus é misericordioso". Eles provavelmente tinham sido testemunhas da morte de Cristo! E, no entanto, apesar de serem recipientes de tão grande graça, eles a rejeitaram para o louvor dos homens.
4. O temor/reverência/respeito faz parte do culto.
Minha definição favorita de temor a Deus é uma admiração misturada com o respeito profundo.
Sem surpresa, essas mortes dramáticas causaram muito medo entre o povo (Atos 5:5, 11). Mas apesar disso, "mais e mais pessoas creram no Senhor" (Atos 5:14). Portanto, o temor/respeito é parte integrante do culto.
5. O pecado é um assunto mortalmente sério para Deus.
Não devemos fazer a pergunta: "Por que eles morreram?" Em vez disso, devemos nos perguntar: "Por que permanecemos vivos?"
Sim, Deus é paciente conosco, mas às vezes esquecemos que a paciência de Deus é destinada a nos levar ao arrependimento e não para nos tornarmos mais ousados em nossos pecados. Como escaparemos se negligenciarmos uma salvação tão grande? (Hebreus 2:3).
Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!