Atos Proféticos e Atos de Fé

28/12/2020

Na criação de Deus há dimensões espirituais e físicas, ambas com suas leis e princípios estabelecidos por atos soberanos do ETERNO.

O Império das trevas, composto por seres espirituais malignos, encontra-se em rebelião acirrada contra Deus e a vida humana. Todavia, há leis e princípios estabelecidos por Deus que regulam a ação dos seres espirituais na dimensão terrestre.

O SENHOR perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela. Jó 1:7 E 2:2

Entendemos biblicamente que a ação de Satanás em nosso planeta está condicionada a dois parâmetros de legalidade:

  • - Soberania Divina;
  • - Pecado dos homens.

Satanás e seus demônios agem por atos soberanos de Deus e pela legalidade conferida pelo pecado dos homens.

Desde a criação do homem, Satanás procurou explorar essa legalidade até consegui-la por meio do pecado de Eva e de Adão.

O pecado confere ao diabo e seus demônios a legalidade para agir na história de uma pessoa, família, povo, raça, humanidade, conforme a gravidade do mesmo. (Is 59:2;Ef 2:2).

Cidades em Cativeiro Espiritual:

O pecado multiplicou-se sem precedentes na história humana. A cada dia temos atraído a justa ira de Deus. Parece-nos que este é o tempo em que o ETERNO tem permitido o avanço da operação do erro na face da terra, afastando-se ou diminuindo a resistência.

Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora; 8 e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda. 2 Ts 2:7-8.

O que se observa hoje é que o mundo inteiro sente o avanço e o domínio das trevas em vários segmentos e todos parecem impotentes na resistência do mal.

Muitas cidades e nações estão dominadas por ações demoníacas e as pessoas, sem perceberem, estão sobrevivendo em prisões espirituais, passando a ter o mesmo pensamento e comportamento dos espíritos dominadores.

O que fazer?

A regra geral das Escrituras para esses dias é vigiar e orar sem cessar. Lc 21:36.

O Espírito Santo tem falado às igrejas e algumas orientações são simbólicas como o Livro de Apocalipse, a revelação de Deus ao seu povo sobre o fim dos tempos. Esse livro está cheio de figuras e símbolos que representam a realidade física e espiritual dos fatos que sucederão.

O Espírito Santo tem nos trazido à memória e ao coração os atos proféticos narrados nas Escrituras Sagradas.

Introdução

No Antigo Testamento, o ato profético era literalmente uma ação executada por um profeta de Deus, chamando a atenção do povo de Deus para o momento em que viviam e serviam para representar aquilo que estava por vir.

Definimos Ato Profético como uma ação executada por um profeta ou enviado de Deus, investido com a devida autoridade, em um local, tempo e modo especificados pelo Espírito Santo, simbolizando um aviso ou intervenção de Deus sobre algo que deve acontecer.

I- Atos Proféticos - Os Atos proféticos são ações realizadas por homens de Deus com determinado sentido profético e sob a direção do Espírito Santo, que apontam para o reino espiritual e que tem consequências no mundo físico.

A Bíblia traz o registro de vários atos proféticos. Entre eles, destacamos:

  • No Egito, no dia da Páscoa, Deus mandou o povo judeu marcar com sangue do cordeiro os umbrais das portas de suas casas (Ex 12:7);
  • Êxodo 15:23-25, Moisés lança uma árvore nas águas amargas de Mara e as torna doce.
  • 2 Reis 2:21, Eliseu derramou sal na cabeceira do rio, que transbordou.
  • 2 Reis 4, Eliseu ordenou que a viúva pedisse vasilhas para o azeite e Deus operou um grande milagre.
  • Números 1:52, Bandeiras que demarcam os territórios como conquistados.
  • Josué 6:4, Toque do Shofar (chifre de carneiros) e marcha rodeando o local a ser conquistado.

Outros exemplos de Atos Proféticos selados com a palavra viva, como:

- Profetizar contra os montes (Ez 6.1-3);
- Bater com as mãos e os pés (Ez 6.11);
- Gritar e gemer (Ez 21.12);
- Bater palmas (Ez 21.14-17);
- Dobrar, virar ou girar uma espada (Ez 21.14b);
- Gravar marcos nas entradas da cidade (Ez 21.19);

-Pisar com a planta dos pés para conquistar territórios (Dt 11:24-25; Js 1:3 e Jz 3:13).

Vejamos agora outros Atos Proféticos utilizados em forma de símbolos em batalhas territoriais, que geraram sinais extraordinários e vitórias espetaculares:

- Moisés diante dos amalequitas - Permanecer com as mãos erguidas (Êx 17.8-16) - um sinal militar duplo, que determina o início da guerra bem como o avanço das tropas;
- Elias diante do rio Jordão - Golpear a água com o manto (2 Rs 2.8,13-14);
- Josué diante dos amorreus - Liberar palavras de ordem em obediência ao SENHOR (Js 10.12-15);
- Elias no Monte Carmelo diante dos profetas de Baal - Restaurar o altar e pedir fogo do céu para vencer confrontos (1 Rs 18.20-46);
- Moisés diante do Mar Vermelho - Estender a vara (cajado) para fender o mar (Êx 14.15-21);
- Gideão diante dos midianitas - Quebrar cântaros e tocar trombetas (Jz 7.16-25);
- Josué diante de Jericó - Marchar em círculos (Js 6.1-20);
- Dar voltas nos quatro cantos da cidade e contar suas torres (lugares fortes) (Sl 48.11-12);
- Deitar na terra confessando pecados e profetizando (Ez 4.4-6);
- Tocar com a vara na rocha e produzir água (Êx 17.6);
- Profetizar no vale sobre ossos secos (Ez 37).

Os Evangelhos registram diversos atos proféticos, onde as coisas que não estão diante de nossos olhos são chamadas à realidade física.

  • Jesus cuspiu diretamente nos olhos do cego e o curou (Mc 8:23-25);
  • Jesus ordenou que os pescadores lançassem a rede do barco para pegarem os peixes, mesmo que não haviam pego nada (Lc 5:4-6);
  • Jesus ordenou que os dez leprosos fossem mostrar aos sacerdotes, e nessa ida profética, foram curados na caminhada (Lc 17:14);
  • Nas bodas de Caná Jesus mandou encher de água os vasos e os transformou em vinho para o casamento (Jo 2:7-9);
  • A promessa do derramar do Espírito Santo sobre os apóstolos. "E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo" .Jo 20:22.

Um ato profético costuma ter uma ação única para atender uma necessidade específica. Exemplo:

  • Jesus cuspiu na terra e fez um pouco de barro e colocou nos olhos do cego de nascença e disse para ele lavar-se no tanque de Siloé... (Jo 9:6-7);

O profeta não cria por conta própria um símbolo ou representação, não inventa ou copia um ritual; ele tem a direção do Espírito de Deus. O que o profeta faz está em alinhamento com o propósito de Deus para uma situação específica.

Acontece que nem todos que integram a igreja de Cristo são profetas, porém, todos são homens e mulheres de fé.

II - Atos de Fé - Além dos atos proféticos, a Bíblia, de modo semelhante, faz o registro de Atos de Fé, ou seja, declarações e atos de fé representados por aqueles que creem.

Marcos 5:25-29 - A mulher hemorrágica tocou nas vestes de Jesus e foi

curada;

Atos 5:14-15 - enfermos foram colocados diante da sombra de Pedro para serem curados (ato de fé);

Atos 19:11-12 - lenços de Paulo foram usados para a cura de enfermos (ato de fé);

Gn 30:39 - Jacó colocou varas simbólicas no local de beber das ovelhas para a procriação próspera de seu rebanho (Gn. 30:39);

Atos proféticos costumam ser realizados por profetas e atos de fé por aqueles que confessam a Cristo.

Na prática, atos proféticos e atos de fé, se associam em um mesmo propósito: um ponto de contato com o sobrenatural de Deus. Na prática, atos proféticos e atos de fé, juntam-se num mesmo sentido: prefiguram a realidade futura, sob a intervenção divina. Exemplos:

- Imposição de mão - Atos 6:6 e 19:6 e Hebreus 6:2;

- Unção com óleo - Tiago 5:14-16 e Isaías 10:27.

O derramar do óleo sobre...

Sabemos que a unção do Espírito Santo é a presença manifesta do Espírito de Deus sobre uma pessoa com um propósito definido.

Em termos simbólicos, o ato de derramar o óleo sobre a cabeça de uma pessoa é a representação física de uma realidade espiritual operada pelo Espírito Santo:

  • Óleo sobre a cabeça do crente - consagração pessoal a Deus, cura e proteção.
  • Óleo sobre a cabeça do não crente - cura divina.
  • Óleo sobre um lugar - consagração a Deus.

O ato de fé pode ser repetidos em outras ocasiões e circunstâncias conforme a fé do discípulo. O ato profético costuma ser específico e único, de modo que não é comum acontecer em outra ocasião. Os dois, porém, têm pontos em comum e todos convergem para a intervenção sobrenatural de Deus.

Diagnóstico de Nossa Situação

Além da multiplicação da iniquidade no mundo, houve um longo período que a igreja baixou a guarda, deixou de se consagrar, de vigiar, de resistir à operação do erro. A igreja simplesmente dormiu, saiu de cena, deixou de orar e de interceder por sua terra e pelas autoridades constituídas. O resultado desse pecado de omissão e de negligência foi o avanço  e domínio das trevas e  muitos lugares e segmentos. O inimigo avançou, conquistou territórios e tratou de demarcar as cidades e nações com sua personalidade maligna.

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas... Ap 3:22. É preciso sair da plateia e entrar em cena.

Assim como aconteceu com Gideão, cuja primeira incumbência após ser levantado por Deus como juiz de israel foi derrubar o poste ídolo de baal que existia em local estratégico em sua cidade (Jz. 6:25-32), oramos para que a igreja consiga discernir a direção do Espírito Santo nestes dias. Oramos para que a igreja tenha o real entendimento desse assunto e se desperte urgentemente. Os atos proféticos e os atos de fé não podem ser meros rituais religiosos. É preciso direção do Alto, discernimento, consagração e obediência. Não se trata de uma simples oração, mas uma incursão de fé em toda a cidade, com um santo clamor a Deus para que Ele, em Sua misericórdia e graça, liberte a nossa terra do cativeiro espiritual, conceda-nos proteção e livramento, que venha o Seu reino e que o SENHOR governe nossas vidas.

Este é o momento da igreja resgatar os territórios dominados pelo inimigo com vida santa, oração e atos proféticos e de fé que expressem o governo de Deus sobre nossa cidade, derrubando as fortalezas espirituais das trevas. Em nome de Jesus Cristo!

Que tenhamos humildade, devoção e disposição de declarar, por meio de atos proféticos e de fé, o governo de Deus sobre a nossa cidade. Que todos possam estar unidos neste propósito. Amém!