Anda na Minha Presença e Sê Perfeito

01/11/2021
Introdução

O que é perfeição? A palavra "Perfeição" é comumente usada na Teologia no sentido de: Retidão, excelência e virtuosidade.

Deus é absolutamente perfeitíssimo; seu próprio ser é o resplendor e o derramamento da pureza, da verdade, da justiça, da santidade, da bondade e do amor.

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:48

O padrão de perfeição que Deus exige de seu povo está diretamente relacionado à perfeita natureza moral Dele. Mesmo que essa perfeição não seja atingida nesta vida, ela deve ser o objetivo daqueles que se tornaram filhos de Deus (Fl. 3.12-14).

Deus exige de nós perfeição em nossa esfera de ação, como Deus o é na Sua. Deus deseja de nós o mais perfeito que nos é possível diante Dele.

A palavra "teleios" (grego) transmite a ideia bíblica de perfeição no sentido de relacionamento correto com Deus, que frutifica no empenho sincero de amá-lo de todo o coração em obediência irrestrita de uma vida santa (Dt.6.5; 18.13; Mt.22.37).

Desde a criação, Deus quis um povo santo. Ele desejou uma comunhão especial com os homens que fossem capazes de andar com ele e falar com ele em um relacionamento crescente. Mas a própria natureza de Deus estabelece limites para tal associação. Seu caráter santo não pode permitir ser contaminado pelo pecado e pela corrupção.

O Processo da Perfeição

Você é santo? Quais são os passos que devemos seguir em direção à perfeição cristã?

Para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. II Timoteo 3:17.

A Palavra de Deus é o instrumento de instrução e de aprimoramento do crente a fim de que possa satisfazer todas as exigências que lhe são impostas como filho de Deus. Sendo assim, é de fundamental importância que o crente examine a si mesmo à luz das Escrituras Sagradas e tenha consciência de seu atual estado espiritual. Cada um de nós deve estar ciente de suas fraquezas e do que precisa fazer para estar no centro da vontade de Deus.

Em Apocalipse 3:17, Deus fala da condição espiritual da igreja dos últimos dias.

"Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz sim, miserável, pobre, cego e nu".

Dizemos que conhecemos a verdade e que vivemos a verdade, MAS não é bem assim; pois a palavra do próprio Deus diz que crentes que se amornaram ao meio, são miseráveis, pobres cegos e nus, ou seja, não andam na presença de Deus.

No versículo 18 Deus nos dá um conselho e com ele uma esperança:

"Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas".

O nosso distanciamento do SENHOR é que promove e consolida a situação de cegueira, nudez e pobreza espiritual. Mas, por outro lado, tudo o que precisamos para sair dessa condição miserável está em Deus. A nossa aproximação, o esforço em estar perto Dele, em andar na presença de Deus, é que traz a transformação, a cura.

Amados irmãos, conscientes de nosso distanciamento espiritual, devemos iniciar o processo de aproximação, que visa andar com Deus. Jesus disse:

"Quem quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me".

A cruz que devemos tomar é o esforço que temos que fazer para segui- Lo. (veja também II Pedro 1:5-8).

"E estais perfeitos nEle, que é a cabeça de todo principado e potestade." Colossenses 2:10.

Concluímos esta primeira parte de nossa reflexão afirmando que

O processo à perfeição é uma ATITUDE do crente para com Deus.

O crente deve estar cônscio de seu distanciamento do centro da vontade de Deus e, a partir daí, empenhar esforços para aproximar-se do SENHOR e permanecer andando em Sua presença.

II- PARTE

Deus diz em Gênesis 17:1. "...Deus disse a Abraão: Eu sou o Deus Todo- Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito".

Qual é a condição para Abraão ser perfeito? - andar na presença de Deus.

A perfeição não estava em Abraão, mas em Deus. Mas, o andar de Abraão na presença de Deus é que podia torná-lo um homem perfeito: Deus em Abraão. Em outras palavras Deus estava declarando:

"Ande comigo e serás tocado e enchido com a minha perfeição".

Em Gênesis 5:24 lemos:

"Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si".

Os homens que andaram com Deus experimentaram sua gloriosa presença e a sua incomparável força, provaram sua fidelidade, sua santidade e a grandeza do seu amor.

Este tipo de "andar" significa essencialmente: Concordar, Comungar, Harmonizar, Combinar, Compartilhar, estar em Sintonia.

Para andar com Deus é preciso estar de acordo com Ele.

Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3:3.

Andar com Deus significa:

  • Andar segundo o Espírito, e não segundo a carne (Gl 5:16) -

"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus...". Rm 8:7

"Porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." (Romanos 8:13).

Quando o crente estreita as suas relações com o Espírito Santo, ele passa a pensar, sentir e agir, em total comprometimento com a vontade de Deus.

  • Andar segundo as Escrituras, e não segundo o mundo -

"Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4).

Quando o crente dedica-se à leitura e meditação das Escrituras Sagradas, há uma mudança de mentalidade e de comportamento.

Para andar com Deus é preciso estar de acordo com Ele. Deus é santo e sem santidade ninguém terá comunhão com o SENHOR.

Os Homens só podem estar na Presença de Deus se forem santos

"...porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16

"...para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus". Colossenses 1:10.

"Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2)

Conclusão:

Amados irmãos, cada um de nós precisa esforçar-se para permanecer no centro da vontade de Deus. Seguindo fielmente as Escrituras Sagradas, atendendo a voz do Espírito Santo e imitando o nosso modelo de perfeição: Cristo Jesus, podemos sim, negar a nós mesmos, assumir a fé e andar na presença de Deus.

Somos aperfeiçoados, moldados, lapidados, santificados, quando desejamos e permitimos que o Espírito Santo seja o nosso Guia e Conselheiro, agindo em nossas mentes e corações, direcionando os nossos passos.

Somos aperfeiçoados, moldados, lapidados, santificados, quando renovamos o nosso entendimento segundo as Escrituras Sagradas e passamos a viver pelo padrão estabelecido por Deus.

Lembre-se: Jesus Cristo é quem nos concede o poder que nos permite vencer as nossas fraquezas. Ele é o nosso sustento e fortaleza.

  • Você está disposto a se esforçar para andar com Deus e ser perfeito?
  • Estar disposto a se despojar do velho homem, a renovar o entendimento nas Escrituras e andar na presença de Deus?

Então decida se esforçar persistentemente a andar na presença de Deus até o seu último suspiro debaixo do Sol.

O caminho de Deus é perfeito... Salmos 18:30.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!