A Verdade Que Liberta

01/02/2021

Nos dias de Jesus Cristo os fariseus estavam cegos em seu nacionalismo e religiosidade, manifestando uma ideologia quase racista. Os judeus, em sua maioria, foram influenciados pela doutrina dos fariseus. No diálogo/debate com Jesus Cristo os descendentes de Abraão, replicaram-lhe a palavra afirmando que não precisavam de libertação, porque nunca tinham servido a ninguém.

"Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?" João 8:33

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Os fariseus pensavam que Jesus falava da liberdade do sistema social ou político da época, mas o SENHOR se referia à liberdade espiritual, liberdade da escravidão do pecado.

2 Pedro 2: 19 - Prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo.

Romanos 3: 23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Os Fariseus

Os fariseus tiveram origem por volta do ano 170 antes de Cristo. Época em que a cultura helênica ameaçava invadir o povo que adorava ao verdadeiro e único Deus, Israel. Surgiu então uma classe "ortodoxa" que rejeitava energicamente o helenismo.

Os fariseus foram inicialmente chamados de "os separados". Tiveram uma origem honrosa, foram rapidamente associados como "sucessores de Moisés", responsáveis por oficialmente interpretar a lei.

Com o passar do tempo, os fariseus começaram a isolar-se em uma religiosidade preconceituosa e nacionalista. Não se satisfazendo com aquilo que a lei determinava, começaram a acrescentar e a impor mandamentos e tradições humanas que nem eles mesmos conseguiam cumprir. Assim nasceu a seita dos fariseus.

"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;" Mateus 23:4

Os fariseus se intitulavam os "guardiões da verdade". Julgavam que eram os responsáveis por preservar a lei escrita, fazer os manuscritos, interpretar a Lei de Deus e aplicá-la na vida cotidiana dos israelitas.

A lei de Deus deveria ser um privilégio para Israel. Entretanto, as milhares de prescrições acrescentadas pelos fariseus, fizeram da lei algo muito pesado, um fardo opressivo sobre os ombros do povo. A lei de Deus estava cheia de acréscimos farisaicos, deixando de ser a genuína Palavra de Deus.

Eles eram líderes religiosos orgulhosos. Acreditavam ser mestres superiores a todos os homens. Faziam de tudo para serem vistos e admirados. Pensavam sempre em si mesmos; reclamavam os primeiros postos e os primeiros lugares.

Os fariseus estavam escravizados por todas essas coisas e não compreendiam, no seu orgulho desenfreado, que somente o conhecimento da verdade poderia libertá-los da escravidão espiritual em que viviam.

Todo ser humano precisa conhecer a Verdade para que seja espiritualmente livre.

A maior parte de nossa sociedade não percebe que o sistema operante trabalha com sofismas e engodos, sobrecarregando as pessoas com informações de toda espécie, negando-lhes, entretanto, a revelação da verdade primaz.

Em plena Era do Conhecimento é completamente ilógico e profundamente trágico ter conhecimento e continuar perdido. Isto mostra que saber alguma coisa não significa necessariamente "conhecer a verdade".

As pessoas não se rebelam contra o sistema operante deste mundo quando elas pensam que são livres, quando na verdade não são. O mundo está dominado, submisso, condicionado aos comandos do sistema. Os dominadores deste mundo tenebroso sabem que a ignorância espiritual escraviza e só a verdade liberta; eles sabem que não é possível ser ignorante e livre ao mesmo tempo (Jo 8:32), por isso mantêm as pessoas afastadas da Verdade.

Saiba que a ignorância espiritual escraviza e só a verdade liberta, por isso não é possível ser espiritualmente ignorante e livre ao mesmo tempo.

A pergunta inicial é: o que é a verdade?

No aspecto natural a verdade aponta a realidade; ela revela os fatos com a percepção correta; informa, conscientiza e esclarece, sem omissões e sem acréscimos. A verdade sempre será única.

A mentira é qualquer mudança na verdade; ela altera os fatos, muda a percepção da realidade, subtrai e acrescenta informações, distorce interpretações e se desdobra em versões incontáveis; ela fantasia, ilude e aprisiona suas vítimas na sedução do engano.

Muitos constroem de forma consciente os seus projetos de vida sobre ilusões e engodos; outros não. Esse segundo grupo segue o curso da vida na ilusão de forma inconsciente, não intencional. E por quê? Porque essas pessoas foram enganadas por outras ou pela falha de seus próprios raciocínios e percepções do mundo. Para cada visão da realidade na existência humana, existe uma quantidade enorme de percepções não captadas e outras que são exageradamente enfatizadas, gerando distorções da verdade. Acontece que a construção de nosso projeto de vida sobre uma falácia, seja ela qual for, trará drásticas consequências. Mesmo que acreditemos que algo falso seja verdadeiro, mesmo sendo vítima de uma ilusão não intencional ou inconsciente, as consequências virão.

A Verdade Primaz

A verdade, porém, não se limita aos acontecimentos do nosso cotidiano. No âmago mais profundo ela precisa alcançar, englobar e extravasar sua amplitude além do universo, do cosmo, da criação. Desta forma, em sua origem e no aspecto primaz, somente o Deus infinito, eterno e todo-poderoso, que tudo sabe e tudo conhece, pode conter a verdade.

Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Cl 1:16.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida..." João 14:6

A verdade só pode estar Naquele que é o criador e o detentor de toda criação, onde todas as coisas subsistem, pois Ele é a causa primária de tudo e sustenta todos os elementos da criação com a força do seu poder, segundo a sua boa, eterna e perfeita vontade.

A verdade primaz não está na ciência ou no saber humano, nem em códigos de conduta. A verdade primaz está em sua plenitude de conhecimento e de sabedoria na pessoa de Jesus Cristo.

No qual (Jesus) estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Cl 2:3.

O Logos de Deus foi enviado ao mundo, assumindo a forma humana, mas os homens preferiram acreditar na mentira, rejeitaram o Salvador e o penduraram no madeiro.

Conhecer é Mais do Que Saber

O que significa "conhecer" no sentido bíblico?

Para a maioria a palavra "conhecer" está diretamente relacionada com o aspecto intelectual. Se interpretarmos o texto bíblico dessa forma, corremos o risco de conhecer a Deus apenas no sentido teórico. Podemos ler a Bíblia e aprender alguma coisa sobre Deus, sem, no entanto, ter um conhecimento relacional com Ele.

Jó 42:5 - Antes eu te conhecia só por ouvir falar... Bíblia.

A vida eterna não diz respeito ao conhecimento meramente intelectual, a prova disso está na epístola de Tiago:

Tg 2: 19 - Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o creem, e estremecem - Bíblia.

O conhecer a Deus vai além da racionalidade.

Conhecer, segundo as Escrituras Sagradas, apresenta uma grande variedade de significados, entre eles: a comunhão relacional e a intimidade física.

Gn 4:1 - Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão - Bíblia.

Mt 1:24-25 - E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS - Bíblia.

O Novo Testamento diz em 2 Coríntios 5:21 que Jesus Cristo não conheceu pecado, ou seja, Jesus sabia o que era pecado, mas não teve nenhuma experiência (relação) com o pecado.

Sendo assim, o sentido bíblico de "conhecer" a verdade não é somente um entendimento intelectual, mas fruto de uma convivência, de uma relação, de um viver diário de comunhão verdadeira, íntima, profunda e duradoura com a verdade primaz: Jesus Cristo, o Logos de Deus.

Se a verdade primaz está em Deus, conhecer a verdade significa ter comunhão com Deus, seja em oração, louvor, adoração, consagração, submissão e vida santa; significa ter um conhecimento experimental que vem de uma relação entre Pai e filho, Senhor e servo, Criador e criatura, Mestre e discípulo.

O Eterno Deus providenciou os meios para nós O conhecermos. Apesar de nossa finitude e ignorância o próprio Deus mostra-nos uma partícula de quem Ele é, de modo que podemos ter uma ideia de Sua Magna Pessoa.

Deus, sendo Ele Próprio a Verdade e falando somente a verdade, inspirou as Sagradas Escrituras a fim de, desse modo, revelar-se à humanidade perdida, através de Jesus Cristo, como Criador e Senhor, Redentor e Juiz.

Mas Ele Jesus, o Verbo de Deus, a Palavra viva de Deus, disse:

Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Jo 17:17

Você conhece a verdade através das Escrituras Sagradas. Lendo, meditando, colocando em prática os seus ensinamentos.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Libertará...

O mundo prega a ilusão, a fantasia, a mentira... Os homens são escravos daquilo que acreditam.

Tudo que é crido e excessivamente valorizado, causa um apego profundo que dominará a nossa vida, porque toda paixão traz devoção e escravidão. Assim viviam os fariseus na época de Jesus. Sua devoção irrestrita ao nacionalismo e ao judaísmo trouxeram-lhes cegueira e escravidão espiritual.

Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (Mt 6:21)

Por trás de todo pecado há uma paixão em uma mentira.

No momento em que você peca você está fazendo o que acredita ser melhor para você naquela ocasião. Você pensa: "Eu sei que Deus diz para não fazer isso, mas eu vou fazer". Por que você quer fazer isso? Porque você valoriza a sua crença, ainda que seja algo enganoso e que lhe escraviza.

Você vive de acordo com o que acredita. Quando você vive em pecado, você está escravizado por uma paixão carnal e acreditando em uma mentira. Essa mentira aprisiona-lhe no engano, no erro e no pecado.

Tito 3:3 declara: "Outrora fomos também tolos, desobedientes, enganados e escravizados por todo tipo de paixões e prazeres"

Quando você olha para as pessoas ao seu redor, você não consegue ver as suas crenças e as paixões, mas consegue ver o comportamento delas: algumas são infiéis, outras não têm compromisso. Você percebe isso. Em todas elas, por trás de seu comportamento, há uma ilusão apaixonante, uma mentira por trás do comportamento. Quando você começar a lidar com isso, perceberá que as pessoas são escravas de ilusões, de fantasias, de mentiras.

Ao conhecer a verdade os seus olhos são abertos, você tem a grande chance de ser liberto da ilusão (da mentira) sobre a qual sua vida foi edificada.

A relação diária com a verdade é libertadora; quebra as cadeias e as amarras da escravidão espiritual; o viver diário na verdade destrói as forças opressoras do engano, põe o inimigo em retirada, liberta o povo de Deus. Certamente a verdade liberta da servidão ao pecado.

Conclusão

Somente a Verdade liberta do engano, da mentira, da escravidão do pecado. Todo homem precisa conhecer a Verdade para que seja espiritualmente livre.

Nós somos anunciadores da Verdade. Não podemos nos calar! Se calarmos muitos morrerão na ignorância espiritual, na mentira, no engano.

A palavra de Deus que criou o universo é a mesma anunciada para a salvação do homem.

Portanto, conheça a Verdade, viva a Verdade, pregue a Verdade!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente! Amém!