A Santa Ceia

22/02/2021

Introdução

Na noite em que foi traído, Jesus Cristo celebrou com os apóstolos a última Páscoa. Durante a cerimônia, ele tomou um pão, deu graças, e entregou aos discípulos para que comessem, depois ele tomou um cálice, deu graças, e em seguida deu aos discípulos para que bebessem e que fizessem sempre isso em memória Dele. Mt 26:26. Ali foi estabelecida a celebração de uma aliança, uma nova aliança no sangue de Cristo.

A Santa Ceia é uma celebração alusiva à Nova Aliança. Ela anuncia o grande amor de Jesus Cristo ao entregar-se a si mesmo na cruz, para o perdão dos nossos pecados.

A Santa Ceia deve ser comemorada pelos cristãos até o dia da volta gloriosa de Jesus à Terra.

I-Comunhão - Koinonia (grego)

A Santa Ceia expressa a nossa comunhão com Jesus Cristo e com os demais membros do Corpo de Cristo, a igreja (1 Co 10.16,17).

A mesa do SENHOR é um lugar de confraternização. Sentados à mesa declaramos a nossa «unidade espiritual» com Cristo Jesus; declaramos que compartilhamos da mesma fé, dos mesmos propósitos, da mesma Palavra, do mesmo amor, das mesmas promessas e da mesma esperança futura (Jo 17.21; At 20.34-38; Rm 12.5,10-20; 1 Co 10.17; 12.12-27; Gl 3.28; Ef 4.13; 2 Tm 2.3).

A Santa Ceia destina-se aos que estão aliançados com Jesus Cristo, ou seja, só devem participar da mesma aqueles que são membros do Corpo de Cristo, a igreja: homens e mulheres que creram no Evangelho da Salvação, confessaram a Jesus Cristo como SENHOR, foram batizados nas águas e estão em plena comunhão com Deus.

1-Ao comer o pão e beber o fruto da videira o discípulo de Cristo está declarando que a sua vida encontra-se aliançada, consorciada, interligada com o Senhor Jesus - (1 Co.6.17).

"Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em mim e eu nele." (Jo 6.53-56)

2-Ao comer o pão e beber o fruto da videira o discípulo de Cristo está confirmando também a sua comunhão com os demais membros do Corpo de Cristo e; ao participar da Santa Ceia o discípulo proclama que sua vida está unida e interligada no mesmo Espírito, na mesma fé e no mesmo amor com os demais membros da igreja de Cristo.

"Tomai e comei..., tomai e bebei..., fazei isto..." (1 Co 11:24-25 ).

O que o SENHOR Jesus Cristo falou por ocasião da Santa Ceia não foi uma declaração sentimental do tipo "não se esqueçam de mim". Antes, foi uma fala com grande riqueza de significado espiritual: uma ordenança memorial, proclamadora da nossa salvação em Cristo Jesus.

Assim como o Batismo nas águas anuncia o início de uma nova vida, a Santa Ceia anuncia a continuidade desta nova vida em Cristo. Portanto, participar da Ceia do Senhor é declarar publicamente a continuidade dos aliançados na vida cristã.

II- Quatro verdades destacam-se na Santa Ceia.

1.A primeira é a centralidade da morte de Jesus Cristo. O Mestre estava dando instruções para o seu próprio culto memorial - os discípulos deveriam comer o pão e beber o vinho "em sua memória". Além do mais, o pão representaria não somente o corpo vivo de Jesus, como também o corpo dado em favor deles, enquanto o vinho representava o seu sangue derramado. Em outras palavras, ambos os elementos apontavam para a morte de Jesus. Era pela morte que ele desejava ser lembrado, porque na cruz aconteceu a nossa redenção.

2.A segunda verdade que aprendemos com a Ceia do Senhor diz respeito ao propósito da morte de Jesus. Conforme o evangelho segundo Mateus, o cálice representa "meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados" (Mt 26.28). Esta é a declaração verdadeiramente maravilhosa de que, através do sangue de Jesus, derramado em sua morte, o ETERNO Deus estabeleceria uma nova aliança (Jr 31), cuja maior das promessas era o perdão dos pecados dos aliançados.

3.A terceira verdade ensinada pela Ceia do Senhor é concernente à necessidade de nos apropriarmos de forma pessoal dos benefícios da morte de Jesus Cristo.

O comer e o beber na mesa do SENHOR são indicativos da apropriação espiritual dos benefícios da Nova Aliança. A participação na Santa Ceia ratifica ao participante as promessas e as bênçãos da Nova Aliança.

Na noite da Santa Ceia os discípulos de Jesus não eram apenas espectadores da celebração, mas participantes. Jesus não somente partiu o pão, mas deu-lhes para que o comessem. Não somente derramou o vinho no cálice, como também o deu para que os discípulos o bebessem. Da mesma forma, não podemos ser meramente espectadores da morte de Jesus Cristo - temos que nos apossar das bênçãos de sua morte. O ato de "comer o pão e de beber o vinho" foi, e ainda é, uma parábola viva do receber a Cristo como nosso Salvador e de sermos alimentarmos dele em nosso viver diário, mediante a fé.

4.A quarta verdade destacada da Santa Ceia diz respeito à celebração profética que aponta para a volta gloriosa de Jesus Cristo (1 Co 11.26; Mt 26.29). A Ceia do Senhor anuncia a morte de Jesus Cristo até que Ele venha (1 Co 11:26).

Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai (Mt 26:29).

E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus (Ap 19:9).

A Santa Ceia é um ato profético do grande banquete que Jesus Cristo está preparando para a sua Igreja. Jesus breve voltará para celebrar a Sua Santa Comunhão com os seus aliançados, em seu reino milenar glorioso.

Conclusão

Destacamos a importância do discípulo de Cristo realizar um autoexame em sua consciência moral antes da Santa Ceia; cada um deve fazer uma avaliação própria para saber se está em condições de participar da celebração ou se é necessário fazer alguns acertos prévios. (1 Jo 1.9). Lamentavelmente, há pessoas que não examinam suas consciências, preferindo fingir que estão espiritualmente bem, e desse modo participam indevidamente do que é sagrado. Se uma pessoa insistir em participar da Santa Ceia de forma indigna colherá o juízo divino.

"Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. (1 Co 11.27-32)

Um Exame de Consciência

"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice" I Co 11.28.

Sendo assim, aqueles que se apresentam à mesa do Senhor devem ter consciência plena do significado dessa cerimônia, além do preparo espiritual para a mesma.

Para participar dignamente da Ceia do Senhor convém um preparo antecipado. Assim como os elementos da Ceia: pão e vinho são postos de antemão na mesa, assim devemos preparar os nossos corações para esse momento tão especial, avaliando a nossa conduta e submetendo a nossa consciência moral ao Espírito Santo e à Palavra de Deus (Sl 77.6).

Pense nisso! E que Deus nos abençoe rica e abundantemente! Amém!


P.S.: Mais detalhes aqui